domingo, 26 de setembro de 2010

RETRATOS DE BAURU (88)

ERALDO, UM CANTANTE A EMBALAR AS NOITES BAURUENSES
Eraldo Bernardo Marques é um músico completo e está na estrada faz um tempinho. Quem o conhece e acompanha sua trajetória, todos, indistintamente já ficaram de cabelos brancos, mas o gajo não envelhece (nem embarriga), ou melhor, vai ficando melhor a cada dia e com a mesma cara de antanho. Gosta de um rock (sua banda, a Stage, circula muito por aí), mas ataca maravilhosamente bem uma MPB e algo que incorporou ao seu refinado repertório, música latina, principalmente tangos e milongas. Teve a quem puxar, pois o pai, milongueiro da vila Falcão, ensinou a filho a trilhar a caminho da música. Fui vê-lo pela primeira vez no resistente Armazém Bar (bota anos nisso) empunhando uma guitarra e depois a mais antiga recordação que possuo dele é de uma campanha eleitoral, onde como vice de Tuga Angerami, acabamos por perder aquela eleição, fruto de algo repugnante que o PSDB continua a fazer vida afora, o uso de imagens indevidas em propaganda eleitoral (para eles, tudo é possível, infelizmente). Da política, ouço, não querer mais saber, mas afinou o canto e investiu mais em sua carreira. Virou um cult no cenário musical de Bauru e região, com público fiel a seguí-lo por onde se apresente, hoje, na maioria das vezes, empunhando um violão e afinadíssimo no microfone (Jeribá, Alecrim, Templo, Amadeus, Armazém, etc). Não consegue ainda viver exclusivamente da música, mantendo uma empresa de mídia digital, mas para presenciar o sorriso estampado em seu rosto é cantando que descarrega seus males e encanta a todos.
Em 23/04/2010 postei aqui um vídeo dele cantando "Por una cabeza", tango latino de Gardel (ao lado de Marco Zambon) e hoje uma milonga, ao estilo portenho, acompanhado pelo violão de outro grande da noite bauruense, Issac Ferraz.



OBS.: Essa semana, com uma eleição, onde o tucanato estão com o bico mais sujo que pau de galinheiro, havia prometido me dedicar a escrevinhar só em cima desse tema até o dia do pleito, mas Eraldo me faz dar uma escapada, uma trégua, pois nada como uma boa música e falar dos amigos para espairecer um bocadinho. É o que faço. Amanhã retorno à pauleira. E hoje é domingo, chove lá fora, nhoque da mama na mesa e no fundo a voz do cantente Eraldo a embalar uma reunião familiar pelos lados do mafuá.

8 comentários:

Helena Aquino disse...

Eraldo é tudo isso mesmo e muito mais, uma pessoa inteligente e coerente com os seus pensamentos, não se deixa levar por idéias comuns e conformistas, vive à sua maneira, de acordo com a sua consciência.
Músico de primeira e escritor competente. Gosto dos textos de música que nos envia no Jornal Você Aqui, onde dá suas opiniões e críticas de uma forma educada e verdadeira.
Eraldo, um lindo amigo.

Helena Aquino

Eraldo Bernardo disse...

Meu querido Henrique.

Minha dmiração por ti vem de longe, e fiquei extasiado ao ler no Blog esta matéria. Tu fizeste meu dia.

Devo dizer que dificilmante eu poderia exercer minha arte sem a valiosa companhia de meus parceiros, como Marco Zambon [um dos maiores hamrmonistas, se não o maior, que já vi], Isaac Ferraz, [um tremendo músico/intérprete de MPB], Norberto Motta [Monstro sagrado da guitarra], os companheiros da Stage [Rogério Trevisan, João Grandini, Carlão (que eu chamo de Carlão Garrido)], maestro Badê, o pessoal da Liga Kathólika [Turtelli, Valmir Alves, André Villela], Reinaldo e tantos outros amigos e parceiros do maior talento. Bauru é uma cidade privilegiada nas artes, e tenho muita sorte em participar de todo esse movimento.

Fico feliz com o reconhecimento de nossos esforços por gente como você.

Desejo a ti e a Helena tudo de melhor, e um sucesso crescente em todos as seus projetos.

Vocês moram em meu coração. :)

[na próxima vez teremos "In My Life" na agulha, :)]

Beijão!

Anônimo disse...

REALMENTE O GAROTO MANDA BEM ...TIVE O PRAZER DE OUVIR E ASSISTIR EM BAURU,NA ULTIMA VEZ QUE ESTIVE LA...MAIORRRRR BOM,ACHO QUE É UM DOS MELHORES QUE JA OUVI.BJS E SE LIGA,PRECISA DE ASAS E COMEÇAR A VOAR MAIS LONGEE..O MUNDO TB MERECE OUVIR E VER SEU TRABALHO PERFEITIMMMM.

maria clara disse...

REALMENTE O GAROTO MANDA BEM ...TIVE O PRAZER DE OUVIR E ASSISTIR EM BAURU,NA ULTIMA VEZ QUE ESTIVE LA...MAIORRRRR BOM,ACHO QUE É UM DOS MELHORES QUE JA OUVI.BJS E SE LIGA,PRECISA DE ASAS E COMEÇAR A VOAR MAIS LONGEE..O MUNDO TB MERECE OUVIR E VER SEU TRABALHO PERFEITIMMMM.

Anônimo disse...

Obrigado pela parte que me toca(entre parenteses)não sabia que o Eraldo tocava violão

Marco Zambon

Anônimo disse...

Msrco como disse pra ti no facebook ,o Henrique quis dizer isso à muito tempo e não agora que vc estava tocando com o Eraldo, por favor não estrague a homenagem que foi feita ao Eraldo , qdo for a sua vez será homenageado tbém ....
Sorryyyyyy

helena Aquino

Anônimo disse...

Henrique

Eraldo é um cantor valoroso, desses que vale a pena sair à noite de casa para vê-lo cantar nas casas noturnas de Bauru. Antigamente (não sou tão velha assim, mas...) existiam muito mais casas noturnas tocando MPB e música ao vivo. Quantas já fecharam e quantas hoje pagam uma merreca para o músico, desvalorizando-os na hora do reconhecimento. Saio pouco hoje, muito menos do que na época de solteira, mas nas poucas vezes, tenho encontrado muitos da minha geração, que continuam na frente dos microfones, como o Eraldo, o Norba, o Issac, o Carlão, a Denise. Outro dia fiquei radiante pois fui no Templo e revi o Pês, fazendo o que fazia anos atrás. Continua melhor que antes e pelo que vi, mais requisitado que antes. Já mudei de assunto, mas escrevi só para dizer que gosto muito do Eraldo e que quero continuar saindo de casa por causa dele, até não poder mais.

Valéria

Anônimo disse...

eraldo
fui eu quem pedi in my life. era só pra dizer pro henrique - com a sua voz e a sua equipe musical de priemira - o quanto sinto por ele. cumpra o prometido de ter na próxima ver que te ver - na ponta da língua. um beijo da ana bia andrade