sábado, 11 de setembro de 2010

MEUS TEXTOS NO BOM DIA (90)

OJERIZA À HIPOCRISIA II - texto publicado edição de hoje do diário bauruense BOM DIA
O leitor e colunista, MRN, teve duas cartas publicadas neste BOM DIA versando sobre meu último texto. Duas obsessões a persegui-lo. O PT de Lula, único culpado de tudo e Cuba, pior lugar do planeta. Como construiu isso não sei. Eu obtenho conhecimento por fontes diversas e confiáveis, depois tento conhecer in loco experiências em curso. Ele me lê e lisonjeado fico. Primeiro afaga, depois apunhala. Assimilo bem essas coisas. Faz menção a petistas, mistureira de amargar. Comungo do apreço por alguns, como Celso Amorim, Marco Aurélio Garcia, Mercadante e Dilma, atuantes por um país pujante e altaneiro. Abomino Zé Dirceu, mas vejo gente muito pior ao lado de Serra e isso não o enrubesce. E ele não cita Lula. Ufa!, enfim temos algo em comum. A diferença com o PSDB é que esse não busca soluções para nossos eternos problemas sociais, a secular miserabilidade. O privatista tucanato só quer alinhar o país ao pensamento único dominante e ao neoliberalismo. Fujo disso. Corrupção existe cá e lá, assim como no nefasto período militar, glorificado por saudosistas sem memória. Ele deixa claro não gostar do regime cubano. Torce por uma total abertura de pernas na ilha, ou seja, deixar de ser comunista, para cair nos braços da prostituição capitalista. Estive lá anonimamente por 20 dias em 2008, percorri a ilha de cabo a rabo e voltei certo de ter encontrado um lugar único. Onde mais existe saúde, educação, cultura e comida para todos, com custo quase zero? Incomoda a não exaltação ao deus supremo capitalista, o dinheiro. Viveríamos muito melhor com muito menos, sem ostentação, exploração do homem pelo homem, sem fome, mas isso não é mais permitido. Qualquer país que ouse seguir os passos cubanos, fazer uma divisão equitativa dos bens de consumo, fogueira inquisitorial nele. Se fosse usar o mesmo método proposto por MRN, estive lá e posso opinar, ele não, mas assim mesmo se diz entendido, pelo que lê, ouve e vê (sei lá aonde). Defendo com unhas e dentes meu sonho mais do que possível.

OBS fora da publicação: Tudo o que faço é com argumentos consistentes. Não me venha esse senhor, o tal MRN - Manoel Ribeiro Neto, como fez ontem no seu texto para o jornal acusar o governo Lula e o PT por tudo de ruim (Farc, mensalão, paraísos fiscais e quebra de sigilos), quando sabemos que o lado que ele defende faz pior. Mostrando os dois lados, expondo isso dá para debater, do contrário, ele já sai desqualificado.

Eleições 2010 (03) – Sobre a quebra de sigilos na Polícia Federal, algo novíssimo no ar e com pequena repercussão pelo PIG. A filha do Serra, a tal que se diz única a ter o sigilo do Imposto de Renda quebrado fez o mesmo com mais de 60 milhões de pessoas, quando em 2001, com a sua empresa, a Decidir, não se sabe como, escancarou a ficha dos brasileiros na internet. Faz isso com os outros e hoje se diz vítima. Tenho dó e pena de sua cara de pau. Ela dizia fazer isso por estar assessorando licitações públicas e concorrências (pode isso? É legal?). Vergonha maior é nossa imprensa (todos que omitem isso considero membros ativos do PIG – Partido da Imprensa Golpista) não falar nada disso. Por quê? A resposta é simples, a mesma de sempre. “Eles” nunca aceitaram governos com origem no trabalho, e não no capital. Quem escancara tudo é a melhor revista semanal brasileira, a Carta Capital (chega às bancas bauruenses hoje, sábado por volta das 13h – quero ser o primeiro a comprá-la) e em dois blogs já vi repercussão imediata, o Conversa Afiada do Paulo Henrique Amorim (clique no http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/09/10/filha-de-serra-fez-a-maior-quebra-de-sigilos-do-mundo/) e no Tijolaço do deputado brizolista carioca Brizola Neto (clique no http://www.tijolaco.com/, na postagem de 10/09). Se isso não reverter a situação, colocando Serra, que certamente sabia das ações da filha, no centro das negativas atenções, a imprensa brasileira perde de vez o pouco que lhe resta de credibilidade. Se é que já não perdeu... Carta Capital continua sendo única e está jogando a pá de cal na hipocrisia tucana.

7 comentários:

Anônimo disse...

Companheiro,


Acho que vale a pena ler toda esta matéria do blog do Brizola Neto.
Leiam com atenção esta matéria que foi publicada na "Carta Capital" porque vale a pena.
A matéria completa pode ser lida diretamente no blog.
Procurem a matéria "Filha do Serra quebra sigilo de milhões, diz Carta".


Boa leitura


Abraços


Tristan

Mafuá do HPA disse...

No BOM DIA de hoje, 12/09, domingo, o sr Manuel respondeu algo em cima do meu texto. Amanhã sai minha resposta. Eis o dele:

Ojeriza à hipocrisia - 2


Ato falho não ter citado Lula nos artigos anteriores. Ele é o grande responsável pela lambança que estamos vivendo. Eu sei que serei perdoado por isso. Quanto à afirmação de que não posso opinar por não conhecer o assunto, gostaria que o professor Perazzi tivesse tido a mesma felicidade de estar presente à queda do Muro de Berlim (cheguei à Alemanha com um dia de atraso vindo da Grécia) e poder sentir a alegria do alemão oriental em se livrar de um regime ditatorial. Não havia palavras nem gestos que expressassem melhor a alegria do que olhar daqueles alemães que não esperaram a queda total do muro: eles pulavam por cima do que sobrava das ruínas, pois eles aspiravam somente pela liberdade espiritual. Abandonavam seus carros (só existiam Trabants carcomidos, pois os de melhor qualidade eram para os Lula e Marco Aurélio Garcia de lá) e nos pediam carona, felizes da vida do passo dado em direção à liberdade e à dignidade humana, idêntico ao que observamos nos milhares de cubanos nas ruas da Flórida que arriscam a vida para fugir da “ilha que é um paraíso”. Por força de minha vida profissional, conheço pessoalmente diversos modelos de governos e nenhum deles satisfaz integralmente os anseios de seus povos. Alguns se aproximam bastante daquele que seria o ideal, principalmente os desenvolvidos nos países nórdicos. Mas afirmar que uma republiqueta ditatorial de banana caribenha é um paraíso para se viver na terra é abusar da inteligência das pessoas que têm pelo menos mais de dois neurônios.

Manoel Ribeiro Neto,
consultor

Anônimo disse...

Camarada Henrique, antes de fazer meu comentário sobre este reacionário senhor Manoel, é de impressionar mesmo a falta de cartas do jornal, 3 cartas do dito cujo em menos de 1 semana, e para fazer as velhas criticas vazias, soma-se a isso o fato de ser colunista do mesmo jornal, é melhor então fechar o espaço destinado aos leitores e fica os colunistas discutindo entre si.
Agora sobre o novo ataque ao camarada Henrique, o sr. Manoel parece achar que pessoas com vários neuronios são apenas aqueles bem abastados como ele.
Para contradizer, tenho certeza que possuo neuronios suficientemente bem utilizados para fazer uma rapida observação.
O problema de pessoas como o sr. Manoel a partir primeiramente do pre-conceito que estabelecem religiosamente onde não argumentam nada além de destilar todo o ódio, arrogancia, discriminação, egocentrismo, tipico de velhacos que se acham os lordes da sociedade.
O grande problema de se generalizar para se fazer criticas simplistas é que se foge da realidade e complexidade das relações sociais da humanidade.
Dizer apenas que no caso de Cuba, ser esta uma republiqueta das bananas, é muito pouco para quem se acha com muitos neuronios funcionais.
O sr. Manoel mesmo que fosse para cuba, não mudaria a opinião, pq como todo bom sectário, mesmo diante das evidencias, não muda nunca seus conceitos pré estabelecidos.
Falar do social cubano, da saude, educação é chover no molhado, pq até a unesco recnhece o alto IDH da ilha. Desafio o sr. Manoel a me mostrar com fatos, q a vida cubana é uma porcaria, q não há oportunidade de educação, de emprego, de saúde, de moradia, mostre-me crianaças nas ruas, pessoas desesperadas sem ter o comer, mostre-me violencia, desigualdade social, com certeza riqueza o sr. não vai ver, pq para existir os nobres como o sr. é preciso existir milhões de miseráveis a se explorar o trabalho para sustentar inclusive as empresas que o sr. presta consultoria, por um acaso o sr. sabe o que é mais valia???
Com certeza não viajei tanto quanto o sr. por não ter a mesma condição, mas tenho conhecimento de muita coisa para poder opinar de forma justa, sem invenções.
O sr. fala da antiga DDR sem mostrar nenhum fato, apenas diz de pessoas felizes com a queda do muro, além de generalizar uma visão do cidadão alemão oriental o sr. generaliza emoções, como se soubesse o pensar de toda uma nação, deveria fazer uma viagem hj para a alemanha e fazer uma sincera pesquisa e perguntar aos mais velhos se vivem melhor hj ou antes no comunismo, irá se assustar com o percentual favoravel a DDR. Claro que viver bem para o sr. é cultivar as frescuras das veleidades burguesas, e mente ao dizer que o belo Trabant era uma carroça para o povo, conheci coleções de carros em SP onde vários Trabants, lindos, foram comprados de populares alemães, e no fim das contas pouco importa discutir carros, e sim a dignidade das pessoas, esta que sr. pouco sabe o que significa, pergunte para vários cubanos na florida se estão realmente felizes, bem acolhidos pelos EUA, pergunte a eles como anda a saude e seu acesso a educação, cultura e lazer, vai se assustar de novo.
Seu conhecimento sobre comunismo é muito fraco, pois o coloca apenas como sistema de governo e ele é muito mais que isso, nos mostra acima de tudo como funciona o organismo social, a consciencia e relações entre individuos, como sistema de governo, jamais iria generalizar dizendo que este satisfaria a todos, pq como toda espécie do reino animal, somos complicados, complexos, e jamais satisfaria pessoas gananciosas, atrasadas como o sr. Mas ainda bem que vcs não são a maioria o povo reconhece os que a eles libertam, discutir isso, queda de muro, apenas com simbolismo é muito pouco para quem se julga com mais de 2 neuronios.

Anônimo disse...

É engraçado tb citar os paises nordicos, visto q alguns ainda pagam a conta da coroa, sabia tb que embora esses paises em suas leis garantem a igualdade entre homens e mulheres, a violencia domestica se compara a paises subdesenvolvidos???? Sabia tb que as leis de mercado favoressem grandes multi nacionais e o trabalho bem remunerado é privilégio de poucos??? A acesso a educação, saúde são boas sim, embora é necessário discutir tb o tipo de pedagogia ensinado nas escolas, o sr tb precisava conhecer o lado mais popular destes paises e ver se realmente os trabalhadores são livres, lembremos recentemente uma comunidade na Dinamarca que foi expulsa de suas terras para atender interesses politicos e economicos, idéia de algum consultor talvez. E um detalhe muito curioso destes paises, que na boa saude, e acessos a escolas embora como disse discutiveis suas pedagogias, é estes pontos se dão, não por uma lógica socialista, não, mas por um peso forte do estado na sua economia, onde não se privatiza certos serviços, e aí a incoerencia movida claro pelo preconceito, o sr. fala do Lula como um mentor da lambança deste país, sendo q não foi ele que inventou o capitalismo, e pela sua ótica de um elogiavel governo dos paises nórdicos, o ponto de vista do governo Lula é identico aos estados nórdicos, o estado ter grande peso na economia ao invés de se entregar ao privatismo total, diferente da visão de FHC, no fundo, observando bem, o sr. é um lulista, só que ainda não se deu conta disso.

Tenha um péssimo dia.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Lula mostra como a elite paulista governa

Governo, o PT construiu 14 universidades e 240 escolas técnicas...
"A elite paulista que governou nunca se preocupou em colocar os pobres na universidade. Eles achavam que só eles tinham direito." A frase do presidente Lula é curta, simples, direta e sintetiza à perfeição o que são os tucanos no governo dos Estados e na Presidência da República.

O presidente a proferiu em discurso na inauguração do Instituto Federal de Ensino de Suzano (Grande São Paulo), quando aproveitou para fazer críticas a seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, e às administrações do PSDB nas cidades, Estados e no país, e compará-las à sua no governo federal.

Mais contundente ainda foi o exemplo invocado no ato pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. "Durante 100 anos, foram construídas 140 unidades como esta em todo o país. O presidente Lula, sozinho, está entregando 214 novas unidades, construídas apenas em seus oito anos de governo", registrou o ministro.

Haddad lançou, ainda, um desafio irrespondível da parte dos nossos adversários: "Quem investiu mais em educação? Foi o presidente Lula ou qualquer doutor que passou por lá antes?". O governo Lula construiu ou expandiu, também, 14 universidades em todo o país.

Na solenidade nosso candidato a governador, senador Aloizio Mercadante (PT e mais nove partidos aliados) lembrou a critica situação em que se encontra o ensino público paulista em termos de qualidade e apontou uma das razões para isto: o PSDB de nossos adversários, Geraldo Alckmin, candidato a governador e José Serra, a presidente, quando no governo (nos últimos 16 anos) tentam o tempo todo "privatizar" o sistema educacional.

REPASSADO POR MARCELO CAVINATTO - BARRA BONITA

Mafuá do HPA disse...

essa minha resposta à carta do sr manuel, publicada ontem.
saiu no bom dia bauru de hoje:

OJERIZA À HIPOCRISIA 2
O colunista Manoel quer polemizar e ocupando o espaço dedicado ao leitor (que reclamará e com razão). Queria me limitar ao que possuimos, mas se ele assim quer, assim será. Quem sugeriu escrevinhar com conhecimento de causa foi ele e depois reclama. Só alfinetei, pois achei insensibilidade de sua parte. Assim como acusar nossos países latinos, ávidos por liberdade de republiquetas. Sou muito mais os modelos atuais de republiquetas, do que a submissão ao Grande irmão do Norte. Lula será lembrado como o grande estadista que é, pois o iletrado fez mais do que qualquer outro, todos letrados. Mas como? Sim, o que falta à nossa cruel e insensível elite, pensando sempre no próprio bolso, sobra para Lula, que soube olhar para seu povo. Os seus índices de aprovação conprovam isso. Quanto à Cuba, nada a acrescentar ao que disse. Dividir o bolo é mais do preciso e os que subtraem mais terão sim que pagar mais, para que todos vivam em paz e harmonia, como na ilha. Todos viveríamos mais felizes, pobres, com orgulho de si mesmo e vivendo a vida como ela deve ser vivida, intensamente e sem os inúteis penduricalhos que o capitalismo possibilita. Espero reencontrá-lo só na sexta, sr Manoel e eu no sábado. Já nos é suficiente, não?

Henrique Perazzi de Aquino - professor de História (www.mafuadohpa.blogspot.com)

Anônimo disse...

A filha do Serra, uma especialista em violação


A revista CartaCapital que está nas bancas traz reportagem de Leandro Fortes que vai calar o Zé Baixaria e seus auto-falantes do PiG (*).

Por 15 dias no ano de 2001, no governo FHC/Serra a empresa Decidir.com abriu o sigilo bancário de 60 milhões de brasileiros.

É isso mesmo o que o amigo navegante leu: a filha de Serra abriu o sigilo bancário de 60 milhões de brasileiros por 15 dias durante o governo FHC/Serra.

A Decidir.com é o resultado da sociedade, em Miami, da filha de Serra com a irmã de Daniel Dantas.

Veja aqui a prova da associação com documentos do Estado da Flórida, nos Estados Unidos.

O primeiro “plano de negócios” da empresa era assessorar licitações públicas.

Imagine, amigo navegante, assessorar concorrências !

A certa altura, em 2001, a empresa resolveu ser uma concorrente da Serasa.

Fez um acordo com o Banco do Brasil e através disso conseguiu abrir sigilos bancários.

O notável empreendimento de Miami conseguiu também a proeza de abrir e divulgar a lista negra do Banco Central.

O intrépido jornalismo da Folha (**) fez uma reportagem sobre o assunto, mas motivos que este ordinário blogueiro não consegue imaginar, omitiu o nome da empresa responsável pelo crime.

A Folha (**) divulgou ela própria o sigilo de autoridades que passaram cheques sem fundo.

O então presidente da Câmara, Michel Temer, oficiou o Banco Central.

E, a partir daí, operou-se um tucânico abafa.

O Banco Central não fez nada.

A Polícia Federal não fez nada.

O Ministério da Fazenda não fez nada.

O Procurador Geral da República não fez nada.

Faltava pouco para a eleição presidencial de 2002, quando José Serra tomou a surra de 61% a 39%.

A filha dele largou a empresa, provavelmente em nome dos mais altos princípios da Moral.

Mino Carta tem a propriedade de publicar reportagens que equivalem a tiro de misericórdia.

Quando dirigia a revista IstoÉ, publicou a entrevista do motorista que implodiu o governo Collor.

Agora, ele e Leandro, processados por Gilmar Dantas (***), dão o tiro de misericórdia na hipocrisia dos tucanos paulistas.

A partir desta edição da CartaCapital, a expressão “violar o sigilo” passa a ser uma ofensa à memória dos brasileiros.


Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
(**) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.
(***) Clique aqui para ver como um eminente colonista (****) do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista (**) da GloboNews e da CBN se refere a Ele.
(****) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (*) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.

repassado por Paschoal Macariello - Rio de Janeiro