quarta-feira, 29 de setembro de 2010

UMA ALFINETADA (74)

O QUE VOU REMOENDO PARA CONSTRUIR MEU VOTO - Texto publicado no semanário O Alfinete, de Pirajuí SP, edição de sábado passado, 25/09/2010
As eleições estão aí, batendo à nossa porta e com elas uma discussão acalorada a ocorrer todos os anos. Como partidas de futebol e contendas entre religiões, o partidarismo toma conta do país. Na defesa do que acha correto, ou na do seu interesse, sem pensar no coletivo como um todo, são proferidas as mais diferentes, pertinentes e desconexas participações do cidadão comum. A massificação do conteúdo político feito via imprensa é altamente tendencioso, pois os próprios órgãos de imprensa, principalmente os maiores, mesmo apregoando isenção, possuem um lado e torcem para que o seu vença.

Uma coisa que sempre assusta muito nas campanhas a deputado é a ostentação que algumas apresentam. Como um candidato pode gastar zilhões mais do que ganhará nos quatro anos que estará atuando? Quem paga sua milionária campanha? Que interesses são esses? Aqui em Bauru temos nosso único deputado eleito, Pedro Tobias, fazendo e acontecendo na região e algo inexplicável aos olhos de um eleitorado incrédulo. Como pode? Outra é a candidatura da atual vice-prefeita de Bauru, Estela Almagro, que tem uma campanha de muita ostentação. Algo a impressionar, mais pelo lado negativo do que positivo. Sem responder aos questionamentos de como fazem para possuir uma campanha desse quilate, prefiro optar por sacramentar meu voto em candidatos mais discretos, mas que possuem proposta de transformação de nossa sociedade. Para quem ainda não leu, esse QUEM É PEDRO TOBIAS, extraído do blog dos Investigadores de Polícia é bem elucidativo: http://www.investigadordepolicia.blog.br/archives/492

Quase todos os muitos candidatos de Bauru, tanto a deputado estadual, como a federal, caem na ladainha de que “Bauruense vota em bauruense”. Pura besteira e pior que isso, hipocrisia, pois todos, sem distinção, buscam votos em outras cidades. E assim sendo, por que outros não poderiam vir buscar votos aqui? Voto em quem me representa, em quem acredito e tenho a certeza de que possa fazer algo de concreto e para todos, não só para mim.

Repudio também o candidato que faz campanha isolado, como se não existisse os majoritários. Vejam o caso do candidato ao governo Skaf, pelo PSB, um partido dito de esquerda. Esse não fala em nenhum momento quem é seu candidato à Presidência. Quase todos dessa legenda possuem esse procedimento. Se renegam os que estão com ele, renego ele nas urnas, pois farão atuação excludente. Recebi hoje uma cédula de um desses, só com o seu nome para deputado e mais nada.

Como posso querer votar em quem desprestigia a classe onde atuo, o magistério? Como posso votar em quem impõe os mais caros pedágios do mundo aos seus habitantes? Como posso votar em quem privatizou tudo, desde bancos, ferrovias, estatais lucrativas e quer continuar fazendo isso? Fujo de tucano, pois acompanho o que fizeram de nosso estado. Quero algo novo e um estado e país sempre para frente, olhando melhor para todos, com sensibilidade. São pequenas coisas, que vou juntando para sacramentar meu voto.
HPA, 50 anos, muitas eleições e uma certeza: Tô com quem olha melhor para os menos favorecidos e luta por uma sociedade sem desigualdades e preconceitos

Eleições 2010 (09) - Seria muito bom todos pudessem ler esse texto do escritor Eric Nepomuceno (o tradutor de Gabriel Gárcia Marques), " Imprensa - Verdadeira oposição no Brasil", publicado no Página 12 argentino, no último domingo. É histórico e mostra a verdade nua e crua: http://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/4-153843-2010-09-26.html .

11 comentários:

Anônimo disse...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010
AOS MILITANTES

http://www.youtube.com/watch?v=nWCIbTde09k&feature=player_embedded


"Que seria deste mundo sem militantes?
Como seria a condição humana se não houvesse militantes?
Não porque os militantes sejam perfeitos, porque tenham sempre a razão, porque sejam super-homens e não se equivoquem. Não é isso.
É que os militantes não vem para buscar o seu, vem entregar a alma por um punhado de sonhos.
Ao fim e ao cabo, o progresso da condição humana depende fundamentalmente de que exista gente que se sinta feliz em gastar sua vida a serviço do progresso humano.
Ser militante não é carregar uma cruz de sacrifício.
É viver a glória interior de lutar pela liberdade em seu sentido transcendente".

publicado hoje no blog do Cloaca (www.cloacanews.blogspot.com)

Marcelo Rodrigues disse...

Caro HPA,

Entre as diversas categorias de políticos, penso que Pedro Tobias pode ser considerado patrono da pior delas: arrogante, prepotente, contumaz em distorcer, mal educado, gritalhão e tem toda a pinta de estar lá para proveito próprio.

Anônimo disse...

O PSDB não difere em nada do PT, sr Henrique. Só a mídia não enxerga isso. São farinha do mesmo saco. Sem tirar nem por. Cada um com a sua perversidade.

FRancisco Carlos

Anônimo disse...

23:09 (53 minutos atrás)



SARGENTO RODRIGUES

Do quartel de Quintaúna ao vale do Ribeira
Companheiros sonhavam uma nação livre
Ideais subversivos disparavam a traição aos oligarcas
Mas o idealismo esvaziou-se a queda juvenil
O capitão ficou sozinho no sertão
Ao lado apenas do fiel escudeiro
Dom Quixote assassinado diante dos moinhos
Sargento Rodrigues para onde foram o senhor e os companheiros???
O que houve com todo seu idealismo??
Fechou o caixão do capitão
E milhões pagaram a conta da viúva
Ideais foram engarrafados para a publicidade
Coturnos sinceros trocados pelos chinelos hipócritas
As notas verdes do capital estatal ficaram amigas
Covardes os que se escondem atrás da política
Pegou a lembrança do capitão para cristo
Transformando o rum em coca-cola
Vergonha não é o sentimento da cara de pau
O que aconteceu Sargento Rodrigues???


Marcos Paulo
Movimento Comunismo em Ação - A RETOMADA

Anônimo disse...

Por que ninguém mais faz uma clara alusão do deputado Pedro Tobias com o que ocorreu na Associação Hospitalar de Bauru, afinal só tinha gente de sua confiança por lá? A cidade está com medo de tocar nessa chaga? E vamos deixar ele se eleger novamente. Ele é do tipo do Roriz, se pegarem no pé dele é capaz de colocar a mulher como candidata e sair dizendo que ela é a renovação na política.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Netinho e a hipocrisia dos que "nunca erram"
Blog A Trincheira, do Bruno Ribeiro, correio Popular, Campinas
Queridos amigos,
.
É com certo desânimo que tenho recebido, de gente próxima a mim, comentários do tipo: “Você vai votar no Netinho para Senador? Aquele pagodeiro espancador de mulheres? Não acha uma contradição?”.
.
Queria dizer que não, não acho uma contradição. Netinho não é um “espancador de mulheres”. Ele cometeu uma agressão e pagou por isso. Ninguém está isento de errar na vida. Desconfio dos arautos da moralidade, dos que se dizem perfeitos e extremamente honestos ou justos. Tenho medo de quem nunca erra.
.
O leitor Sinval quer saber se vou votar em Netinho.
.
Por quê?, pergunta ele. Inicialmente, pensei em responder: “Porque sim”. Mas, como tenho visto muita gente indignada com a adesão que a candidatura do negão tem recebido, vou tentar justificar meu voto, sendo breve e direto:
.
1) Esse papo de que Netinho bateu na ex-mulher e que, por este motivo, não poderia se candidatar, é hipocrisia pura. Num momento de descontrole, no calor da discussão, ele cometeu uma agressão covarde, foi processado, pagou por isso, pediu perdão, foi perdoado e ganhou elogios até da Maria da Penha, a grande feminista brasileira. Muita gente que o critica tem o telhado de vidro. Ninguém está isento de cometer uma agressão e isso não faz de alguém, necessariamente, um criminoso.
.
2) Votarei em Netinho porque, num eventual governo Dilma, ele estará do nosso lado. Netinho é do PC do B, partido que está na base aliada do governo desde o primeiro mandato de Lula. Ter muitos aliados no Senado é fundamental. Os senadores criam e alteram leis no âmbito federal. Quanto menos aliados Dilma tiver no Senado, mais dificuldades ela terá para governar. Em São Paulo, só temos dois candidatos governistas ao Senado: Marta Suplicy e Netinho de Paula. É óbvia a razão pela qual votarei em ambos: se voto em Dilma, voto em quem está com ela. Do contrário, eu estaria atrapalhando o futuro governo.
.
3) Por fim, posso dizer que também acreditei, um dia, que Netinho pudesse ser um candidato fabricado, um aventureiro, um oportunista. Só que não fiquei no achômetro. Não dei muita atenção para boatos. Fui atrás de informações seguras, consultei fontes confiáveis e gente do partido, li entrevistas concedidas por ele, falei com o próprio candidato e, então, percebi que eu estava sendo preconceituoso. Eu não o conhecia fora do contexto midiático e fazia um julgamento apressado, baseado somente em impressões erradas adquiridas pela televisão. Essa "caixa de fazer doido" é mesmo coisa séria.
.
Resumindo: o fato de Netinho ser um “pagodeiro” (como dizem alguns em tom de deboche) não o impede de ser um bom político e de exercer dignamente o seu mandato. Nem o fato de ser preto e da periferia. Esses são detalhes que não fazem dele um homem melhor ou pior, mas acrescentam qualidades simbólicas à sua eleição. Esses oito anos de governo Lula derrubaram muitos mitos. Um deles é o de que pessoas de origem humilde não são capazes de ocupar cargos de protagonismo na política nacional. Conversando com Netinho, percebi que ele está muito mais preparado do que certas raposas velhas que estão no Congresso há décadas.
.
Para quem ainda acha que Netinho de Paula (650) não tem condições de ser senador, recomendo vivamente a entrevista abaixo. Nela, o candidato se mostra bem articulado e consciente ao falar sobre suas pretensões políticas, sobre comunismo e sobre o caso da agressão, entre outros temas que rondam as bocas.

http://botequimdobruno.blogspot.com/2010/09/netinho-e-hipocrisia-do...

Blog A Trincheira, do Bruno Ribeiro, correio Popular, Campinas

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1336204-7823-EN...

Anônimo disse...

Caros amigos e amigas,

Compartilho um texto de um jornalista do Correio Popular ( jornal de Campinas) sobre a Candidatura de Netinho ( Pc do B) ao senado, eu estava decidida a não votar nele, mas, desde o início da semana, venho repensando o assunto e fico me perguntando: quem será mais deletério para São Paulo, Netinho ou Aloysio Nunes ? Após ler o texto e ter assistido a sua entrevista ( confesso que pela primeira vez prestei atenção em sua fala) decidi votar nele, e é claro, arcar com o bônus e o ônus do meu gesto.

Grande abraço,

Salete

Anônimo disse...

Meus caros, peço licença ao blogueiro para fazer algumas considerações sobre o ultimo comentario.
Nós do "Comunismo em Ação" existimos para defender o comunismo, sua memória, sua histórica base teórica e condenação ao capitalismo. Portanto condenamos qualquer tipo de reformistas e revisionistas, condenamos os que se utilizam e se escondem com proposito oportunista e distorcem uma das maiores obras conquistadas pela historia da especie humana que é o marxismo.
O Netinho é articulado e o Tiririca não, mas em ambos os casos ouvi as mesmas justificativas para seus partidos investirem nas suas candidaturas, ambos darão base de sustentação ao governo, votaram de acordo com as normas do partido, ou seja, com ou sem articulaçao todos dizem amém as ordens do capital.
O sr. Netinho no começo da campanha lembro bem de uma entrevista onde perguntado se era comunista, esquivou-se dizendo que hj os partidos são amplos, democrático com espaço para todos, está claro que os marketeiros do partido deram uma lapidada, mas mesmo nesta recente entrevista quem conhece marxismo vê seu total desconhecimento e incoerencia nos argumentos do mesmo, sem contar e ao tentar ser articulado nas respostas e evitar falar diretamente sobre defender países comunistas, comete o absurdo de chamar a China de comunista, ora meus caros, a China teve sua revolução traída há muito tempo pelo Deng Xiaoping, virou uma farra de exploração da mão de obra barata e do trabalhador, e ao tentar conciliar o socialismo dentro do "sólido" estado a que se refere, onde uma constituição defende a propriedade privada e beneficia os ricos, os mesmos financiadores de camapnha diga-se de passagem, não há nada de socialismo aí, apenas um liberal atrás de reformas que em nada liberta uma nação.
Precisamos começar a ter transparencia na hora de fazer uma critica, chega de ficar iludindo as pessoas com um sistema podre, viciado, onde o rico financia, o pobre elege e quem tem que mais a receber depois foi quem pagou a conta eleitoral.
Sem contar que o sr. Netinho nunca prestou vamos dizer um bom serviço cultural não é verdade???

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

só não podemos esquecer que são paulo vai eleger netinho senador e tiririca.... ana bia andrade - indo pro rio de janeiro votar.

Helena Aquino disse...

Como a Polícia Civil não faz falta em São Paulo?????
Só se for na casa dele .... prepotente !!!!!
Absurdo maior é um indivíduo desse ser reeleito.... repugnante mesmo ...

Helena Aquino

Anônimo disse...

Conselho na hora de votar...




Aquele botão verde na urna eletrônica significa "CONFIRMA" e não "FODA-SE",

por isso pense bem antes de votar!!

SILVIO M. MAX.