quarta-feira, 15 de setembro de 2010

RETRATOS DE BAURU (87)

GASPAR MOREIRA, UM ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO DE LUTA
Gaspar Reis Moreira é essa doce pessoa, conhecida na cidade inteira, sempre sorridente e prestativo nas suas questões sociais. Dizem por aí, que nem sempre foi assim. Nos meios da imprensa nativa corre algo divergindo dessa presteza, quando apregoam ter sido Gaspar um beque dos mais duros nos seus tempos de futebol amador pelos gramados dos bairros bauruenses. Batia doído, mas sempre pedia desculpas para o oponente logo a seguir. Isso faz parte de um folclore, que ele não confirma nem desmente. O fato é que Gaspar foi se especializar numa profissão quase toda dedicada às mulheres. Ele é Assistente Social e atua com uma consciência de classe das mais dignificantes. Bate um bolão em todas as posições. É desses que põe a cara para bater e compra brigas. Membro atuante do Conselho da Comunidade Negra e no núcleo de sua atividade profissional, desdobra-se para cumprir com afinco sua missão, algo intrinseco à sua moda de tocar a vida, com simplicidade e moderação. Atua também num segmento religioso evangélico, mas não se furta em emitir opiniões contundentes quando essas resvalam em quesitos contra a discriminação e ao preconceitos, principalmente o das minorias. Cruzando com ele por aí, saiba de antemão que deve estar em alguma empreitada voltada para a defesa de alguma causa social. Assim ele toca sua vida.

4 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Henrique.
Que legal o seu comentário sobre a pessoa mais querida de nossa cidade. Sou suspeito para falar à respeito pelo carinho e admiração que tenho pelo Gasparzito. Ele é mais que um irmão. Parabéns Henrique, mais uma vez vc acertou em cheio. Abraços. Tito Pereira

Anônimo disse...

É isso ai meu jovem, infelismente a feira do rolo se não acabar já não terá mais a beleza que tem pois asfalto naquele lugar não tem nada ha ver alem de ficar feio acho alguns negociadores daquelas bujigangas todas não mais a frequentarão infelismente já asfaltarão quase a metade e tirar este asfalto agora, quero ver quem o fará.
Indiguinação TOTAL a essas pessoas sem visão, ou sem competência para fazer tal obra.
Abraços MARCÃO DA Gráfica

Anônimo disse...

O Tio Gaspar, é um vencedor, começou sua jornada muito novo, como vendedor das Casas Vermelhas, e dai para frente não parou mais até alcançar o cargo de Assistente Social, que sempre desempenhou com desenvoltura e muita competência.
O seu sucesso completou com o apoio da sua espôsa Tia Rosa Mielli, também Assistente Social, que além de espôsa, sempre apoiou os trabalhos desenvolidos pelo Tio, inclusive com participação ativa, que hoje em dia é difícil de ser ver, o apoio total e irestrito as atividades do esposo. Portanto se Tio Gaspar é um vitorioso é porque tem uma grande esposa que o apóia, juntos tiveram 02 filhos o Dr. Gustavo,advogado e Camila, professôra de educação fisica, com vários cursos de especilizaçõ, ambos muitos competentes.
Portanto, não é só a educação, que se forja uma grane familia, mas também com os exemplos vividos pelos genitores.
Muitos pensam que só as politicas publicas é que irão resolver os nossos problemas transferindo a responsabilidade para o já falido Estado.
Não é este o caminho. O camilnho é o Lar, aonde realmente se forjam os verdadeiro cidadãos.
Não se esqueçam que o Casal Tio Gaspar e Rosa Mielli, tem uma vida que serve como exemplo para todos, pois ambos vem de familias simples, mas que tinham na base a honestidade, o trabalho e a vontade que os filhos vencessem.
Aos meus Tios Meus Parabéns, por esta vida de glória, por terem o prazer de servir aqueles que não sabiam o caminho que tomariam até conhecer vocês.(Vanerlei-VABREU)Rib. Preto 290910

Anônimo disse...

Henrique, meu primo querido!
Adoro Gaspar companheiro de lutas de muitas datas...Parabéns pela homenagem que prestou a ele.
Gaspar, estou distante mas acompanho as questões importantes da minha terrinha Natal e fico feliz por você ter sido lembrado pelo meu nobre primo, pois tudo o que vc plantou e vem plantando será sempre lembrado e semeado por aqueles que fizeram parte da sua história.
Um abração à você, a Rosa sua esposa e ao grande primo.
Célia Grandini Albiero - Tocantins.