terça-feira, 28 de setembro de 2010

OS QUE SOBRARAM E OS QUE FAZEM FALTA (12)

MÃES DA PRAÇA DE MAIO, UM NOBEL LATINO, PELA LUTA DELAS QUE É TAMBÉM A MINHA
Sou um tanto cético quando me deparo com a premiação dos tais Prêmios Nobel. O estilo e a forma de escolha não são lá muito claras e em muitas vezes favorecem o algoz. Isso já se repetiu varias vezes e continuará o sendo. Mesmo assim, quero comentar algo que me seduz na premiação deste ano. A premiação que sempre me chama mais a atenção é a do Nobel da Paz. A deste ano, em especial. Sabem por que? É que as Mães da Praça de Maio, as Loucas mães que inicialmente circulavam pela famosa praça, onde está a sede do governo argentino, reclamando do sumiço dos seus entes queridos pela ditadura militar lá deles, pois bem, elas concorrem ao prêmio. A luta delas e tudo o que está no entorno da luta me é muito grato. Acompanho com todo o carinho (também é nossa luta), pois temos tantos desaparecidos como lá. Muitos insepultos. Em 2007, num grande comício de Chávez no estádio Ferrocarril, subúrbio de Buenos Aires, presenciei a fala da mais famosa delas, Hebe de Bonafini. É dessas pessoas e instituições que gosto de acarinhar a todo instante.

Pois bem, a luta e dedicação empreendida pela Mães de Maio estão para conquistar um prêmio de visibilidade para todos nós, latinos. Leio diariamente o diário argentino “Página 12” (http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/1-153844-2010-09-26.html ) pela internet e no último domingo, parei tudo para reverenciar o empenho latino para que elas ganhem o prêmio, afinal, como digo aqui, elas fazem parte de uns poucos “que sobraram”, na luta social que continuo empenhado. Lá declarações do juiz espanhol Baltasar Gárzon, do cantante João Manuel Serrat e o apoio que todo o selecionado argentino deu durante a última Copa para elas. Hoje presidido por Estela de Carlotto, com instituições educacionais com seu nome, promovem, mais do que tudo, uma luta social, por dias melhores para toda América Latina. Por estarem empenhadas e engajadas na luta por uma América livre do domínio cruel dos oligarcas e os que fazem do dinheiro fácil o seu modo de vida, não me furto a me postar ao lado delas. Torço muito, para que em 08/10, elas vençam mais essa luta, dando visibilidade à crueldade de insanidade, ainda vivida dentro dessa nossa América, uma que o Brasil parece não fazer questão de fazer parte. Uma incansável tarefa, a delas e a dos que sobraram.

Quando nós, aqui no Brasil, estamos adentrando uma semana de muita luta contra a tirania de uma minoria a nos espezinhar e querer nos impor as condições de nossas vidas, saliento que a luta pela candidatura de Dilma presidente possui a mesma força, guardadas as devidas proporções, da luta continental que todos os socialistas empreendem mundo afora. Eu luto por tudo o que possa me garantir algo dentro da forma como penso e promovo minhas ações.

ELEIÇÕES 2010 (08) - O site Conversa Afiada reproduz e-mail de Stanley Burburinho, o reparador de iniquidades, com algo muito útil. Para facilitar a divulgação nesta última semana de campanha, compilo os emails falsos que circulam nesta campanha sobre Dilma Rousseff e seus respectivos desmentidos. Cada link remete ao leitor ao texto em questão. Espalhem, é importante:
A morte de Mário Kosel Filho: http://migre.me/1pfAb
A Ficha Falsa de Dilma Rousseff na ditadura: http://migre.me/1pfCc
O porteiro que desistiu de trabalhar para receber o Bolsa-Família: http://migre.me/1pfEJ
Marília Gabriela desmente email falso: http://migre.me/1pfSW
Dilma não pode entrar nos Estados Unidos: http://migre.me/1pfTX
Foto de Dilma ao lado de um fuzíl é uma montagem barata: http://migre.me/1pfWn
Lula/Dilma sucatearam a classe média (B) em 8 anos: http://migre.me/1pfYg
Email de Dora Kramer sobre Arnaldo Jabor é montagem: http://migre.me/1pfZH
Matéria sobre Dilma em jornais canadenses é falsa: http://migre.me/1pg1t
Declarações de Dilma sobre Jesus Cristo – mais um email falso: http://migre.me/1pg2F
Fraude nas urnas com chip chinês – falsidade que beira o ridículo: http://migre.me/1pg58
Vídeo de Hugo Chaves pedindo votos a Dilma é falso: http://migre.me/1pg6c
Matéria sobre amante lésbica de Dilma é invenção: http://migre.me/1pg7p

Nenhum comentário: