quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DROPS- HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (49)

ALGO OBSERVADO DE LONGE, DENTRO DE UMA VERDADEIRA "PANELA DE PRESSÃO"
O Rio de Janeiro, como todos sabem é quente pra dedéu. Sofro horrores, transpiro em bicas. E tento alinhavar uns escritos nos momentos livres:

1. “Brasil e Argentina são cruciais para transformar o século XXI no século da América Latina”, declara Dilma na sua primeira viagem internacional, numa escolha feita a dedo à Argentina. Além dos acordos bilaterais assinados, dois momentos a ressaltar. No primeiro, Dilma afirma que “no passado houve interesse de várias nações em nos separar”, algo que, certamente não ocorre mais desde Lula. Por fim, o emocionante encontro com as madres e abuenas argentinas, junto de Cristina Kirchner, gerando seu comentário: “Acho que de alguma forma identificam em mim o que elas perderam ao longo dos anos”.

2. Ocorre nessa semana algo a incomodar os ruralistas e editorialistas de plantão, o arquivamento do processo movido contra os ocupantes da Fazenda Cutrale em Borebi. São inocentados das acusações impetradas contra eles. Fato divulgado com estardalhaço, a decisão judicial quase passa em branco, pois contaria interesses do poder financeiro e predatório. A justiça chegando à conclusão de que os integrantes do MST não transgrediram a lei com a ocupação, deve deixar o outro lado do imbróglio, os da Cutrale, com a orelha em pé, pois assim sendo, o que faziam na fazenda não devia ser lá muito certo. Mas isso ninguém está querendo discutir.

3. Para os que me acham amargo, provo o contrário. O Rodrigo, jovem prefeito bauruense, como até as pedras do reino mineral sabem (inclusive ele reconhece) é centralizador e um tanto autoritário, mas em três seguidos procedimentos acertou na mosca o tiro dado. Fico por demais contente com, primeiro a finalização do tombamento da Casa Luzitana, depois a desapropriação da Casa dos Pioneiros na rua Araújo Leite e agora, o envio para a Câmara dos Vereadores do Projeto de Lei sugerindo a isenção do pagamento de IPTU para os proprietários de imóveis tombados pelo patrimônio cultural. Recebo e-mail do presidente do CODEPAC, Sérgio Losnak pedindo para os conselheiros irem em conjunto explicar aos vereadores a importância dessa aprovação. Me deixem fora dessa, pois crítico do Sakai, atual presidente da Câmara, isso poderia azedar algo que tem tudo para ocorrer sem sobressaltos.

4. O Egito está em convulsão, com “o povo nas ruas em plena gravidez”, como diria a letra da música de Gonzaguinha. Como deve ser gostoso participar disso, da transformação de um país em cruel ditadura contra o povo, em algo mais palatável. De tudo o que observo, pior que tudo são os aproveitadores, esgueirando-se junto das massas em ebulição e tentando tirar proveito disso. Os rumos do Egito é algo a instigar o mais especializado dos observadores. Mubarak é um cruel ditador, merece o fim que está tendo, mas não sou totalmente contra ditaduras, pois Fidel, também ditador, fez e faz o contrário, está ao lado do povo de seu país. O que seria pior para o Egito hoje, a troca de governo para alguém também sob influência norte-americana ou alguém com um olhar diante da realidade religiosa muçulmana... Torço por uma terceira via.

4 comentários:

Anônimo disse...

SR HENRIQUE,

O que retiro de um dos seus textos é que demonstrou ser faforável a um certo tipo de ditadura. Correto?
Que é isso, meu??????????????

Paulo Francisco

Anônimo disse...

Li este texto e ia fazer 2 comentarios, mas vendo o comentario acima, farei 3. O cidadão se espanta ao ver alguém defendendo uma ditadura, mas é sempre o mesmo papo raso, a pessoa sabe o conceito de ditadura?? O q o blog está defendendo é um sistema da ditadura do proletariado, oportunidades aos cidadãos e não concentração da riqueza e exploração feita por uma minoria como ocorre aqui, ou achas que não vivemos numa ditadura??? A sociedade organizada, seja qual for o regime, bom ou ruim, mas onde há sociedade, há regras, é ditadura, o que se deve observar é se são regras que buscam a dignidade de uma nação ou a sua exploração, em nossos lares, temos regras, somos os tempo todo colocados a ditar regras e tb a cumpri-las, então vamos estudar mais antes de tecer comentários sem fundamento algum. E sim somos pela ditadura, pelas regras a justiça popular e contra a ditadura do capital, do mercado financeiro.
Meu segundo comentario agora sim sobre o texto, primeiro sobre a Dilma, ela é nostalgica lá fora com as grandes madres da praça de maio, mas aqui dentro é a moderna seguidora do velho estado, levamos mais uma vez o Sarney(como ela mesma o elogiou como o maior articulador politico do país) a presidir o senado, e mais, ontem ao ler a coluna de um dos maiores fascistas da cidade, o sr. Ivan Goffi, mostra que as atitudes dessa gente já está até quebrando preconceitos de seres ultraconservadores que ainda exergavam esquerda aonde não havia mais esquerda, não é q o sr. Ivan elogiou a Dilma pela privatização de mais terminais aereos, estamos jogando não só a ideologia e dignidade no lixo, estamos fazendo o que mais criticavamos e os correios tb estão indo pro mesmo caminho, olha gente, é um absurdo e como ainda muitos se deixam levar por discursos que na pratica estes politicos nao fazem há muito tempo, o trabalhador é cada vez mais sufocado por este sistema, humilhado diariamente e aí vem os intelectuloides de merda(como diria Brizola) com cargos dentro do governo, fazer a propaganda rasteira que está tudo muito bem, porra nenhuma.
E um ultimo comentario q não resisto em fazer é sobre esse mito q se soltou uma vez na cidade q o prefeito é centralizador, autoritario, bom gente se fosse, não se sustentaria no cargo visto q esta merda de sistema exige rabos presos com muita gente, e outra, esse prefeito é um banana, não aguenta pressões, ele cede pra vereadores, negocia pra todos os lados, fica na mão de varios dirigentes partidarios, inclusive da vice dele, quem olhar um pouco mais de perto as autarquias principalmente da cidade vai ver uma bagunça geral, corrupção, então centralizador é pra turma de balada dele, q autoritario nada, nem jeito pra por medo em alguem tem, no primeiro sinal de crise num setor, demora 1 seculo pra tomar atitude.
Bom, dito tudo isso, parei por hj.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

meus caros e caras:

Iria responder ontem mesmo ao questionamento de mais um anônimo, o Paulo Francisco, mas impedimentos outros fizeram me manter distante de qualquer coisa próxima ao um computador. Passo por um hoje e vejo que Marcos Paulo já o fez, com a devida pompa, lucidez e quase um soco no estomago. Escreveu em resposta a esse e sobre outras coisas.
Me atenho ao que ele escreveu. Sim, sou favorável a certas ditaduras, quando essas tem suas ações voltadas para os interesses populares, ou seja, das massas. A tal da Ditadura do Proletariado, que muitos hoje nem sabem o que se trata.
Portanto, respondo dessa forma, ser favorável não só à ditaduras, como a cubana, como também a Pica Dura. Aliás, como bem disse o Marcos, o tal conceito de Democracia é uma falácia, pois inexiste no mundo atual. Estou de saco cheio do jogo de interesses quese transformou o termo democracia, sendo utilizado ao bel prazer para o interesse de uns poucos. Isso não tolero mais.

Henrique - distante do mafuá

Anônimo disse...

Alguém poderia me dizer se a Secretaria Municipal de Cultura prorrogou a entrega dos originais de livros no edital para publicação de cinco em Bauru. Tinha interesse e fiquei sabendo na última hora aqui pelo blog. Me informem, por favor

André Ramos