segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

RETRATOS DE BAURU (95)

MARCOS PAULO, O ÚLTIMO DOS AUTÊNTICOS COMUNITAS
Marcos Paulo Casalechi Resende é um personagem dos mais marcantes da atual Bauru. Diriam alguns ser ele um inveterado criador de casos, prefiro denominá-lo com outros adjetivos mais adequados, como autêntico, decidido ou original. Perguntando para ele, diria sem sombras de dúvidas não passar de um comunista, na acepção da palavra, desses a não arredar pé de suas convicções. É da velha cepa, não mais existente no mercado atual, principalmente o nosso, neoliberal e capitalista. Numa época onde comunista faz acordo com deus e com o diabo, Marcos, com seus pouco mais de 30 anos, rema contra a maré e procura demonstrar ainda ser possível manter-se convicto de suas opções, mesmo tendo um mundo inteiro contra si. Desencantado com Bauru e com o Brasil, continua por aqui, tocando como pode seu pequeno negócio, sua fonte de subsistência, mas sonha alto. Primeiro quer voltar para Cuba, depois integrar-se de vez na luta por uma altaneira América Latina, do qual o Brasil está distante e depois conviver ao lado de pessoas que lhe entendam melhor. Não aconselho ninguém sem preparo a discutir com ele sobre temas pelos quais não possua total domínio, pois corre o risco de sair chamuscado. Lê muito, assiste bons filmes, ouve música como a de Lennon, assiste futebol só onde falam a mesma língua que a dele, eis o motivo para estar ao lado da ESPN de Trajano, transformando-se também num “maradonista” de quatro costados. Vê-lo rasgando "Veja" num ato no Museu, com a camisa do Messi ou junto a mim na ida à Argentina só para vermos o Chávez, fazem parte de algo normal no seu dia-a-dia. Deixou de circular pelas rodas bauruenses, onde alega não mais existirem gente de esquerda, mas em sua loja, onde brincamos ser a “sede do seu partido”, discute-se de tudo um pouco e sempre num tom acima dos advindos da rua. Resiste como pode, nasceu de uma família classe média, abdicou das benesses oferecidas para integrar-se ao sistema e vive à margem dele, com suas camisetas vermelhas, seu discurso bem construído e uma vontade danada de revirar esse mundo capitalista de cabeça para baixo. De uma coisa tenho certeza, Marcão (olha só o tomanho da fera) não tem nada de excêntrico, possui uma opinião muito bem formada sobre isso tudo à sua volta e não se afasta um milímetro que seja do seu ideal de vida. Igual ao Marcos só ele mesmo. Nós é que pioramos, ele sempre continuou o mesmo. Nos e-mails que envia para os de sua lista, algo marcante ao final, uma marca mais do que pessoal, fechando com um "Hasta La Victoria Siempre, Camarada Insurgente Marcos Paulo "Stalin III"- Movimento Comunismo em Ação - A RETOMADA".

11 comentários:

Anônimo disse...

comunista
e
são paulino

sem
comentários

estou
decepcionado

FIDEL CASTRO

Anônimo disse...

pior mesmo é comunista e argentino, não valem um tostao furado
henrique nessa vc errou feio irmão

FABI disse...

Caro Henrique
Continuo aqui defendendo a minha tese de que esses anônimos além de covardes devem usar algum tipo de alucinógeno.
Mas vamos deixar pra trás essas mentes vazias e almas pequenas, e vamos falar de quem realmente importa que é nosso estimado camarada Marcos.
O Marcos é uma pessoa ímpar , com seus ideais de humanidade, igualdade e justiça , é uma pessoa generosa que se dedica aos amigos e a todo aquele que precise de ajuda. O Marcos é capaz de tirar dinheiro do bolso pra ajudar um desconhecido , e hoje quantas pessoas vc conhece que faz o mesmo???
Em minhas longas conversas com Marcos ele sempre mostra o caminho de um verdadeiro revolucionário que é sempre ajudar os que mais necessitam , uma vez me disse que o conhecimento nos torna responsáveis e é assim esse verdadeiro revolucionário e amigo.
Adoro seus comentários e e-mail pois sempre usa a razão e os fatos em seus argumentos , suas criticas são sempre precisas e causam indigestão em certos ignorantes de plantão que adoram criticá-lo mas se escondem atras de " anônimos" por medo ou vergonha de serem pessoas inferiores,eu tb teria se tivesse esse cérebro atrofiado.
Termino aqui meu comentário dizendo que feliz daquele que pode contar com um amigo como o Marcos.
E aos idiotas de plantão morram de inveja pq o Marcos é inteligente, educado, romantico, amigo,culto,poeta,bonito( já viram o tamanho dele??) critico,sagaz e acima de tudo um VERDADEIRO REVOLUCIONÁRIO !!!!
HASTA LA VICTÓRIA, SIEMPRE

FABI

duilio duka de souza zanni disse...

Henrique, meu amigo.
Parabéns pela matéria sobre o nosso amigo Marcos.
Mas aqui eu quero me dirigir à FABI.
FABI, minha querida.
Estou contigo em gênero, número, grau e toda quântica da vida.
Eu sou testemunha do que tu disseste do nosso amigo.
Certa vez ele me emprestou um dinheiro (e não foi pouco) e quando fui pagá-lo; acanhado e ávido para saber quanto ele cobraria de juros - a surpresa:
não quís cobra nada. Nem um centavo!
Insistimos, eu e o Henrique e, para não brigarmos com ele, fomos obrigados a concordar e encerrar o assunto.
Esse é o Marco. Desse jeitinho mesmo. O jeito que ele escreve é o jeito que ele é.

Felizes somos nós que temos o prazer de sermos amigos dele.

E quem não é, não sabe o que diz, não sabe o que faz, não sabe o que perde.

Porque o Marco existe sim!!!
abraço do
duka

Anônimo disse...

GOSTAR OU NÃO DO MARCOS NÃO É RELEVANTE.
NUM MUNDO CAPITALISTA, AS PESSOAS SÃO INFLUENCIADAS E FAZEM O JOGO DO INIMIGO. DEFENDEM O GRANDE CAPITAL, QUE NUNCA TERÃO, AS LIBERDADES QUE SÃO RELATIVAS, QUER DIZER, FAZEM O JOGO DE UNS POUCOS, OS DOSNOS DA MÍDIA, DO CAPITAL, DAS INDUSTRIAS, DOS NEGÓCIOS ESCUSOS

E PIOR QUE ISSO, AINDA CRITICAM OS QUE AGEM AO CONTRÁRIO. OS AUTÊNTICOS.
MARCOS É UM DELES.

SANDRA REGINA

linguissa disse...

não conheço o camarada tema da postagem mas fico feliz em conhecer mais um comunista, só gostaria corrigir o titulo da postagem, Bauru tem sim muito comunista autentico, ta certo que uns andam meio esquecidos, mas tem sim tanto da velha como da jovem guarda, filiados ou não e alguns que nem sabem que são comunistas rs mas certamente o companheiro Marcos não é o ultimo nem o unico, felizmente..

Unknown disse...

Henrique parabens mais uma vez meu caro vc nos emociona nosso amigo Marcos merece. Enquanto os ditos comunistas estão hoje se dando bem na politica o Marcos segue com proprias caracteristicas unicas de autenticos comunistas nós é que falhamos com ele de não termos a mesma vibração e ousadia nos afastando muitas vezes.
Quem não o conhece não sabe o que perde, procure conhecer e verá a peça rara e o que é comunista de verdade diferente dos que decepcionaram tanto. Salve meu amigo Marcos! Podemos parecer distantes mas somos irmaos e contigo estaremos sempre, até a vitoria.
Bruno Mathews

Mafuá do HPA disse...

Meus caros (as):

Em especial ao Linguiça. Sei que Marcos nmão é o único, mas é que alguns que ainda se dizem comunistas já não o são na prática já faz muito tempo. Mantém o título e só. Sei de muitos e cito um, seu Arcôncio, com 95 anos, um baluarte para todos nós. Gosto muito também de outro tanto, que como disse, o são sem o saberem. Só para não dizer que sou ingrato, cito Lázaro Carneiro, Bordini, Bergamo...

Quanto aos anônimos e as provocações. Permito a participação desses no blog, portanto, sou obrigado a suportar. Em alguns momentos, alguns desses foram importantes em alguns questionamentos onde não se podia declarar de onde vinham algumas denúnias, mas por outro, permite esse tipo de aprocedimento visto agora, que tiramos de letra. Como diria o Abujamra em seu programa na TV: Nada melhor do que uma provocaçãozinha a nos estimular.

O Marcos aqui em Bauru já é fonte de estudo, provavelmente de uma tese de doutorado, pois pela sua trajetória de reistência é dos bravos a serem enaltecidos.

Abracitos do

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Meu nobre e preclaro amigo HPA,sinto me honrado pela citaçao.
Quando eu soube da queda da secretária achei que seriamos contemplado com a sua nomeação,porem ainda nao foi dessa vez, sei dos entraves politico que o impede pois se fosse pela competencia,dinamismo , tránsito pelo setor e seriedade com a coisa publica ja seria nosso secretário da cultura.
abraços...lazaro carneiro

Anônimo disse...

O Marcão é meu grande chapa, realmente o ultimo dos comunistas, não é dos que dizem de esquerda e depois abandonam a ideologia em troca de cargos na politca.é uma fera como Brizola e sou testemunha do quanto brigava com proprios familiares politicos por defender os interesses de um povo. é um rapaz raro e autentico o melhor amigo que se possa ter.

Antonio Carlos Yamashita

Anônimo disse...

Assim como o Romário o termo certo para o Marcos Paulo e suas investidas é MARRENTO.

Regina