quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CARTA (72)

GRANDE HOMENAGEADO DO IV ENCONTRO FERROVIÁRIO: GABRIEL RUIZ PELEGRINA - publicado na seção de editoriais Opinião, Jornal da Cidade - Bauru SP, 05/10/2011
Dias 8 e 9 de outubro, próximos sábado e domingo, acontece na gare da Estação Central da NOB, praça Machado de Mello, o IV Encontro Histórico Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru. Dentre todas as atrações para os aficcionados da questão férrea, o ponto alto a cada ano é a premiação para um destacado ferroviário, com o Diploma do Mérito Ferroviário Irineu Evangelista de Souza - O Barão de Mauá, o empreendedor a abrir a primeira ferrovia nesse país, ainda no tempo do Império. O agraciado desse ano é uma pessoa que tem tudo sobre a ferrovia na ponta da língua - o memorista Gabriel Ruiz Pelegrina. Esse dispensa apresentações, pois dentre os historiadores e memoristas a se debruçarem sobre as questões históricas dos primórdios de Bauru é alguém imbatível, anos luz à frente de um segundo lugar.

Não se vangloria disso, mas recomendável não tentar menosprezá-lo, com a propagação de algo incorreto, feito sem respaldo de pesquisa ou informações de acadêmicos ou textos jornalísticos, desses a desprezar informações de quem realmente conhece o assunto. Nesses casos, Pelegrina é duro e solta das suas: “Mas quem é esse para ficar dando uma de entendido?”. É que esse senhor não faz outra coisa em sua vida a não ser pesquisar a história de Bauru e o faz de forma abnegada e sem outros intuitos que não o do conhecimento e do registro. Não tentem comprar informações privilegiadas ou alguma proposta de comercialização de documentos sob sua guarda, pois poderá ser destratado. O que faz é algo a encher qualquer um de esperança de que nem tudo está perdido, pois a História de Bauru está ali dentro de sua casa, no começo da rua Julio Prestes, guardada em armários, estantes e até num guarda-roupa, além, é claro, de uma outra cópia estar devidamente registrada em sua privilegiada memória. Isso mesmo, experimente apresentar alguma dúvida sobre Bauru e o consulte pessoalmente. Terá 80% de chances de obter a resposta de imediato, de bate-pronto, certeira e precisa. E sem custo nenhum. Pelegrina acredita nas pessoas, pesquisa e faz História movido por um sentimento interno cada vez mais difícil de ser encontrado nas pessoas.

Ricardo Bagnato, um dos organizadores do Encontro, esteve comigo no último sábado, 01/10, na residência de Pelegrina e desfrutamos de horas das mais agradáveis. Além da aula de História, o prazer de percorrer um bocadinho de tudo o que possui de tão precioso sobre Bauru. Fomos combinar a presença do homenageado no evento, um senhor de 90 anos, carregado de doses extra de vitalidade, uma férrea disposição, diria. Ao saber dos motivos da visita, abriu um sorriso, nos contou histórias e, indagado por mim sobre a revelação de alguns segredinhos ainda não revelados, passagens que precisam ser melhor esmiuçadas de nossa História, me faz um convite: “Vamos escrever juntos sobre isso? Venha aqui e começemos o quanto antes. Antes não podia revelar, mas como a maioria já se foi, estou disposto a abrir meu Baú de Memórias”. Quer dizer, convites aceitos de ambas as partes, ele receberá seu diploma no próximo sábado, após a abertura do evento, por volta das 10h, e semana que vem começo uma maravilhosa maratona de desbravamento de algo ainda não revelado sobre a História bauruense. Ele no papel principal e eu, mero coadjuvante, ouvinte e transcrevendo o que me relatará. Eu, um privilegiado, afirmo.

Após ambas as revelações, um convite a todos que me lêem: vamos aproveitar esse resto de semana e falar bastante de Gabriel Ruiz Pelegrina, uma pessoa vivendo a questão ferroviária desde 1940, quando ingressou na NOB e a de Bauru desde sua alfabetização. Homenageado igual a esse é algo raro e tê-lo à disposição dessa cidade, desinteressadamente, como sempre se apresentou, algo singular, a demonstrar ser realmente uma pessoa diferenciada, única e indivisivel. Por tudo o que conseguiu acumular dentro de si e da forma como se dispõe a repartir isso tudo, merecedor de todas as homenagens possíveis. Essa apenas uma delas. Quem perder esse seu discurso, será merecedor de um belo puxão de orelhas. Portanto, sábado, 8/10, 10h, todos na Estação!

obs final - o quarto vídeo do Encontro de Músicos do Aldeia Bar, realizado em 02/10.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Você é mesmo um desbravador.
Quero te parabenizar por ter conseguido junto ao nosso querido Gabriel, professor emérito de Bauru um brecha onde ele revelará coisas aindas desconhecidas da História de Bauru e de seus personagens.

Vai ser delicioso ler isso.

Mais. Tenho uma história dele. Ele certa vez me contou que acorda todo dia cedo e olha para os lados da antiga Antartica, onde está sendo construido o novo shopping, só para ver ser as chaminés estão em pé. Torce para ninguém as derrube. Falei a ele que isso não ocorreria, pois está tombadas pelo Codepac, mas ainda não se sente seguro e continua com a mesma rotina.

Todos nós gostamos muito dele.

Fábio

Wellington Leite disse...

Que ótima notícia, Henrique!! Estou felicíssimo!
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

HENRIQUE,
posso ensinar duas coisas?
1. consegui o título de Prof. Emérito da USC para o Gabriel Ruiz Pelegrina.
2. batalhei, criei e denominei Núcleo de Pesquisa História de Bauru e Região "Prof. Gabriel Ruiz Pelegrina (aliás todos meus documentos e diplomas originais estão num arquivo do núcleo).
3. duas pessoas criaram a USC: um está a esquerda da foto, o deputado Franciscato e o outro está falando na solenidade, no Gabinete do Ministro da Educação, eu.
Abs.
MURICY