terça-feira, 11 de outubro de 2011

RETRATOS DE BAURU (110) e PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (14)

ARTUR MALABARISTA FALEIROS, UM ENXAME DE PESSOA
O mundo é mais bonito quando feito através de transformações que o tiram de um estado letárgico, de vida em manada para algo em ebulição, com propostas arrojadas e novas de tocar e encarar a vida. É exatamente isso o idealizado por um grupo de jovens artistas, com ligação umbilical à Unesp Bauru, o Enxame Coletivo. Dentre as muitas cabeças a tocar esse movimento, uma delas é a de ARTUR FALEIROS NETO, 22 anos, solteiro e estudante de Relações Públicas aqui na cidade de Bauru. Malabarista há três anos, ficou conhecido por aqui nessa atividade, além da engolidor de fogo em variadas atividades culturais. Atua de forma incisiva na rede Fora do Eixo, sendo um dos responsáveis pelas atividades da frente de artes cênicas do grupo e direção do Festival Canja. Um garotão com “bicho carpinteiro”, pois faz muito mais, também atuando como ator, fez curso de oratória e rodou alguns países do planeta (França, Finlândia, Argentina, Chile e vários estados brasileiros) em busca do aprefeiçoamento da técnica escolhida de atuação. É também um dos principais articuladores e agentes culturais na construção de uma nova política cultural para o município, com mudanças bem estruturadas, primeiro para o Conselho Municipal de Cultura, depois para a Cultura Municipal num todo. Artur é daqueles que não tem sossego, com um riso franco, buscando sempre o diálogo, aproximação com o semelhante, primeiro toma conhecimento do que precisa ser feito, alicerça e embasa a defesa dessa causa e parte para a luta, daí sem pedir licença e ciente de que se não fizer, talvez aquilo tudo fique sem alteração, ou pelo menos até que outro agente do tipo dele apareça em cena. Há tão pouco tempo na cidade, já virou figura das mais conhecidas do meio cultural e merecedora de todo apoio e reconhecimento. Artur vai longe.


Dados para contato: Telefone: (14) 9608-0905 / (14) 3208-2057 - E-mail: enxame.pfe@gmail.com skype: faleiros.artur - twitter: @arturfaleiros / @enxamecoletivo / @palcoforadoeixo
Rua Agenor Meira, 12-39 – Centro – Bauru – SP / CEP 17015-301

A CONVOCAÇÃO DO ARTUR: Aos Conselheiros de Cultura de Bauru.Boa noite senhores conselheiros.Peço 3 minutos da sua atenção para um debate importantíssimo para os rumos da cultura em Bauru.Terça-feira, 11 de outubro, teremos reunião do Conselho Municipal de Cultura. Sabemos de todo o contexto de não funcionamento e desarticulação. Com isso desde abril criamos o Movimento Cultura em Bauru e desenvolvemos uma nova proposta de regimento para o Conselho. A pauta prioritária é a proposta de reestruturação do órgão consultivo com uma nova proposta de regimento. Por isso estamos mobilizando todos os agentes culturais, vereadores, conselheiros, artistas e produtores para esta reunião. O objetivo é apresentar as mudanças propostas para a estrutura e para o(não) funcionamento do conselho de cultura. Além disso, outras pautas comuns às políticas públicas culturais da cidade. A reunião foi chamada pelo secretário de cultura, Élson Reis, e tem como uma das pautas prioritárias essa articulação do movimento e a reestruturação do conselho. A presença de todos é de extrema importância, já que se trata de um movimento que representa a sociedade civil e que deve revitalizar as atividades e movimentações do Conselho. Sabemos da pouca credibilidade do Conselho, dos desestímulos seguidos que tivemos, mas é fundamental que nos mobilizemos para mudar isso. Elencamos aqui as principais mudanças propostas pra regimento:
- Desempoderamento do Secretário de Cultura da presidência do órgão
- Paridade na constituição das cadeiras (11 cadeiras da sociedade civil e 9 do estado)
- Determinação de funções consultivas e deliberativas para o conselho
Local: Prédio da Secretaria Municipal de Cultura- Teatro Municipal Data: 11 de outubro de 2011, 10h - Artur Faleiros @ArturFaleiros @EnxameColetivo @FestivalCanja @PalcoForadoEixo @ForadoEixo

OBS. FINAL do HPA- Hoje deveria estar escrevendo aqui sobre o resultado da esquentada Sessão da Câmara de Vereadores de Bauru, que ontem iria votar um projeto criando a famigerada FUNDAÇÃO DE SAÚDE, apelidada acertadamente pelos manifestantes lá presentes de AFUNDAÇÃO. Lá ocorreu mais uma lamentável atuação do vereador Marcelo Borges PSDB, um a propor até a privatização da alma dos bauruenses. Deixei o tema para amanhã, pois após dois bravos vereadores, Roque Ferreira PT e Fabiano Mariano PDT, junto do Grupo de Manifestantes conseguirem adiar a votação para a próxima sessão (pedido de Vista do processo), o ato de hoje envolvendo ARTUR é também uma demonstração de que a união continua fazendo sempre a força. O idealizado por ele movimenta a Cultura local e na Câmara, o ocorrido ontem deverá servir para engrossar o coro dos descontentes. A cidade precisa entender as entrelinhas do que está sendo tramado contra ela e temos uma semana para incrementar isso. Marcelo e sua trupe que se cuide.Cuido disso nos próximos dias, de amanhã até a próxima sessão da Câmara, dia 17/10.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ata da reunião de apresentação da reestruturação da lei do Conselho de Cultura – 11/10/2011
Quórun - 13 conselheiros presentes
Total: 35 pessoas

Início: 10h30min
Fim: 12h

Presentes:
Secretaria Municipal de Cultura
Élson (Secretário de cultura e presidente do Conselho) “Movimento Cultura em Bauru”
Suzana Godoy (Conselheira) “Movimento Cultura em Bauru”
Jair Maragoni (Conselheiro) “Movimento Cultura em Bauru”
Kleide Bernardo “Movimento Cultura em Bauru”
Ariane Ribeiro “Movimento Cultura em Bauru”

Assessores dos Vereadores
Glaucia Losila (assessora do vereador Fabiano Mariano)
Luiz Antônio Bessi (assessor do vereador Giba)
Silvio (assessor do vereador Roque) “Movimento Cultura em Bauru”

Conselheiros
José Reginaldo Furtado (academia de letras)
Sarah Degelo(SESC) “Movimento Cultura em Bauru”
Alíssia Ruiz (oficina cultural) “Movimento Cultura em Bauru”
Ricardo Bagnato (Amigos dos Museus)
Bruno Wan Dick (Amigos da Cultura)
Henrique Aquino (Assosiação Amigos dos Museus) “Movimento Cultura em Bauru”
Arruda (Corais) “Movimento Cultura em Bauru”
Silvio Roberto ( Cine Clube)

Outros participantes:

Fora do Eixo - Bauru
Artur Faleiros (Enxame Coletivo) “Movimento Cultura em Bauru”
Mariah Lima (Enxame Coletivo) “Movimento Cultura em Bauru”
Laís Bellini(Enxame Coletivo)
Lucas Grilli(Enxame Coletivo)
Louise Akemi(Enxame Coletivo)
Gabriel Ruiz(Enxame Coletivo) “Movimento Cultura em Bauru”
Vinícius Nogueira (Canil Coletivo)
Bruno Ferrari (Canil Coletivo) “Movimento Cultura em Bauru”
Elissa Silva (Neurônio Produtora) “Movimento Cultura em Bauru”
Laís Semis (E-Colab)

José Augusto Vinagre - (Ponto de Cultura - Aldire Pereira) “Movimento Cultura em Bauru”
Regina Ramos (Associação de Teatro de Bauru) “Movimento Cultura em Bauru”
Jade Suhaiha (Academia de Dança de Bauru)
Luis Enrique Frabetti (B-boy Major)
Renato Moreira (Ponto de Cultura - Acesso Popular) “Movimento Cultura em Bauru”
Fernando Lima
Antônio CMarcos Vinard
Leon (dança)

Pontos abordados
- Panorama do conselho atual (fala do Élson)- o secretário ser o presidente do Conselho não é adequado para nenhum dos lados- secretaria e sociedade civil.
- Questão dessa representatividade dentro do conselho – atualmente falha
- Importância do Fórum de Cultura realizado em abril – estruturação do Movimento Cultura em Bauru (atuação forte e informal)
- Explanação dos pontos principais do regimento atual
- O Conselho está irregular, o prazo venceu em abril- o que significa que nenhum dos membros é efetivo atualmente – na verdade houve uma prorrogação do mandato (Élson)

Anônimo disse...

Questão dos vereadores
Fabiano Mariano – a assessora afirmou que ele está por dentro do assunto, pelo acompanhamento de e-mails. E gostaria de poder estar presente na reunião presente. O vereador quer as informações sobre o assunto.

Encaminhamento seguinte: formalizado o grupo do conselho, é feito um formato jurídico documentado e é encaminhado para a Câmara (processo de avaliação da comissão de cultura e justiça). Procedimento: encaminhamento dos documentos retirados para os vereadores e prefeito municipal.

Análise breve da reestruturação do projeto de lei
( Leitura de Artur Faleiros, Enxame Coletivo, - debate aberto )

Dos objetivos:
Item 1- explanação da redefinição de período de feição do Conselho – realizar a conferência alteração para: “realizar em conjunto com a secretaria de cultura essa reestruturação”.
Item 9- questão de poder de fiscalização dos Pontos alheios- alterar para acompanhar, como palavra mais adequada

Da composição:
Questão das vagas- pontuação:
- Discussão das instituições públicas e privadas – questão da representação da Rede de Pontos de Cultura/ e do sistema S’s

Leon pontua a falta de representatividade e de importância com as artes de Bauru, em geral.
Artur- Proposta de trocar as cadeiras de linguagem por cadeiras de discussão de políticas públicas de cultura municipal.
Pontua-se aí a questão da dificuldade de organização já da forma que está- maturidade ainda não é suficiente. (Élson, Vinagre, Bruno W. e Artur pontuaram a questão)

Troca de nomeação de Conselho de Cultura para Conselho de Políticas Culturais

Encaminhamento da reunião, final: Nova reunião para a votação do documento oficial e depois a formalização da entrega à secretaria de cultura. A votação será feita em bloco.
Mariah deve encaminhar a ata para o grupo e Artur vai adicionar todos no grupo de discussão e reencaminhar a proposta de lei.


Todos devem ler a proposta e se preparar para a reunião do dia 25/10. Nessa reunião será feita uma votaçaão para aprovar a leiem bloco. Quem iver considerações deve levar para a reunião para promover a discussão.

Foram marcadas mais duas reuniões: uma no dia 25/10 e outra no dia 08/11 (terça-feira), às 10h.

Data da próxima reunião: 25/10 às 10h
- Votação e adaptações necessárias na lei. A votação será feita em bloco, da lei como um todo. Por isso todos devem ler a proposta com calma até a data e levar suas considerações para a reunião. No dia votaremos as devidas alterações necessárias e então vamos encaminhar para votação final.

Reunião 08/11
Entrega da proposta de lei para o secretário de cultura e encaminhamento dos próximos passos.

Manter as reuniões do Conselho as segundas terças de cada mês às 10h.