terça-feira, 18 de outubro de 2011

BAURU POR AÍ (59)

APROVADA AFUNDAÇÃO: MUITA ÁGUA AINDA IRÁ PASSAR POR DEBAIXO DESSA PONTE...
Voltamos a ser notícia, aqui e acolá. Sem muitos detalhes, pois hoje acordei num estado de ressaca, sem ontem ter bebido uma gota de álcool, talvez devido ao mal estar provocado por mais uma constatação de que não existe saída honrosa para isso que aqui denomina-se de “democracia”. Longe da exatidão do termo, o presenciado ontem na Câmara foi o emaranhado, artimanhas de tudo o que de ruim existe na política e no atual sistema vigente reunidos numa só noite e local, ou seja, a predominância de um intrincado JOGO DE INTERESSES, onde o que menos importa é a cidade, seus interesses e clamores. Levei meu filho para assistir à sessão, 17 anos, numa quase estréia por lá e boquiaberto com o que ia percebendo ser a rotina por ali me disse: “É dessa forma que eles fazem política? É assim que são sacramentadas as votações?”. Para ele uma aula e de agora em diante, com certeza, mais um a se enojar com um sistema político mais do que falido, corroído em toda sua essência. E não escrevo isso por estar do lado dos derrotados, pois se ontem estivesse do lado dos vitoriosos, o sentimento seria o mesmo, sem tirar nem por. Não tenho mais estomago para suportar o que presencio nas “transações” políticas. Não me peçam para voltar ao normal, pois como vivemos na anormalidade, algo precisa ser feito e continuarei me expondo, mostrando o quanto cada um desses personagens de nossa política são ridículos e jogando areia nos olhos desses inconsequentes. São tantas histórias, que prefiro ir contando aos poucos, tipo “drops”, uma a uma e dando toques, para que cada vez mais pessoas se revoltem com o estado de coisas vividas, primeiro aqui, depois no resto da nação. Não me peçam para ficar escrafunchando a corrupção, as mazelas, os desmandos, os desqualificados, os detratores, os perversos de Brasília e de São Paulo, se antes podemos espezinhar o cadinho do que acontece por aqui, na também corruptível e corruptora Bauru. É disso que me ocuparei daqui para frente, mas hoje tenho mais o que fazer, pois os bancos reabrem após duas semanas de greve e tenho muito trabalho pela frente.

Dos dezesseis vereadores de Bauru, quero deixar aqui gravado os nomes de onze, num imenso cartaz na minha sala de trabalho, para ir cobrando cada deslize disso que ontem foi aprovado (alguns ao votar tentaram se isentar de culpa, o popular “tirar da reta”, mas são “santos do pau oco”, com culpa eterna por terem possibilitado mais uma terceirização/privatização do serviço público). Junto deles, mais dois nomes, relacionados abaixo e com evidente culpabilidade:
CARLINHOS DO PS – partido PP (populista a extremo, apaniguados dentro da Administração aos borbotões, faz disso uma forma de tentar se manter popular)
CHIARA RANIERI BASSETTO – partido DEM (tenta em alguns momentos enganar incautos com discursos num tom progressista, mas na hora da votação, sacramenta o pensamento arcaico e retrógrado)
FERNANDO MONTOVANI - partido PSDB (bem produzido, cabelinho escovinha, imagem de bom moço, fala idêntica ao discurso, do tipo as aparências enganam)
FRANCISCO CARLOS DE GOES – CARLÃO DO GÁS – partido PR (cão de guarda do prefeito, cego nas interpretações e desses que ao abrir a boca confunde alhos com bugalhos)
GILBERTO DOS SANTOS – GIBA – partido PSDB (insosso, inodoro e insípido, fala e age segundo a cartilha do partido, a qual deve dormir com ela debaixo do travesseiro)
JOSÉ ROBERTO MARTINS SEGALLA – partido DEM (discurso legalista, cheio de citações, empoado, porém cheio de armadilhas, escondendo ser conservador até a medula óssea)
LUIS CARLOS RODRIGUES BARBOSA – PASTOR LUIS – partido PTB (indiferente, sorridente e flanando dentro do cargo, como se estivesse ali a cumprir atividades igrejeiras de lazer)
MARCELO BORGES DE PAULA – partido PSDB (líder da oposição, condutor de incautos e inexperientes, assume o lado mais nefasto do que seu partido representa, vender o país)
NATALINO DAVI DA SILVA – partido PV (advindo da periferia, ainda mora nela, mas ultimamente por ter receios de discordar do partido, vota juntinho da elite a dominar seu reduto)
PAULO EDUARDO DE SOUZA – partido PSB (diz-se socialista, num partido que o deixou de ser, estando sempre ao lado dos interesses representados pelo lado oposto à pregação social)
RENATO CELSO BONOMO PURINI – partido PMDB (pessoa forte do partido na cidade, réplica do que o é nacionalmente, reproduzindo um discurso conservador e cheio teia de aranhas)
FERNANDO MONTI – SECRETÁRIO SAÚDE (linha dura, propósitos estabelecidos, vanguarda da não solução, mas da imposição de medidas contrárias aos avanços sociais, nítido retrocesso no cargo)
RODRIGO AGOSTINHO – PREFEITO MUNICIPAL (moço bonzinho, jovial, realizador, porém, indeciso, medroso e tendo escolhido um lado, do qual não conseguirá mais se desgrudar. Os dois pés atolados no conservadorismo, mas querendo manter laços a demonstrar modernidade. Quando descobrir que um não cola no outro, será tarde. Preferindo ter esses como parceiros, adentra o populismo e um triste papel)

Poderia falar também de ROBERVAL SAKAI - PP, AMARILDO OLIVEIRA - PPS e MOISÉS ROSSI - PPS, que votam constantemente ao lado do conservadorismo, mas nesse caso preferiram abrir os olhos. De FABIANO MARIANO – PDT e ROQUE FERREIRA – PT, o primeiro aprendendo muito e seguindo uma linha mais “brizolista”, poderá tornar-se um bom parlamentar e do segundo, sem sombras de dúvidas, nosso melhor parlamentar e reconhecidamente, o que conseguiu, mesmo que de uma forma ainda mínima, levar o debate e um melhor entendimento da realidade política para dentro da Câmara. Não fosse ele, essa aprovação teria se dado quando colocada pela primeira vez em votação e sem nenhum tipo de debate a envolver a população, que é o que maioria lá dentro deixa transparecer querer.
OBS.: Todas as fotos hoje aqui publicadas são dos valorosos resistentes, dos que colocam a cara para bater, enfrentam os dragões da maldade e mesmo, com seus meros cartazes de papel, buscam fazer frente ao poderio econômico, a força motriz do capital. Estavam todos na Câmara Municipal de Bauru na tarde e noite de ontem. Reconhecem alguns? Seriamos mais, mas infelizmente, você que me lê não foi.

8 comentários:

Anônimo disse...

Definitivamente, nesse caso, é desagradável, mas o Henrique parece sofrer de obsessão. O caso está encerrado. Isso é não se conformar em ser derrotado numa tese ou opinião. Ninguém está se baseando na ignorância da plateia coisa nenhuma. O problema é político, foi sacanagem, mas não a primeira, nem a última. Acontece até na mais alta corte do país.
Os argumentos dos contestadores são frágeis e parece até que a finalidade é criar um fato para voltar o mesmo blá, bla, blá para atormentar a vida do bauruense.
Isso está se tornando obsessão mesmo. Vire a página Henrique. O Brasil e o mundo precisam de outras lutas. Vamos invadir Wall Street! Denunciar Guantânamo. Prender o Bush. Idem o Cacciola. Idem o Berlusconi, os torturadores brasileiros e americanos, os invasores (franceses, americanos e ingleses) e assassinos e assaltantes dos povos líbios, afegãos e iraquianos. Gostei da idéia de ficar espqzinhando as sacanagens dos nossos políticos, um a um, mas deixe essa Fundação de lado. Lá na frente, não dando certo, você volta a colocá-la no alvo e lança suas flechadas. Tem tantas outras frentes de batalha por aí e essa foi somente mais uma, perdida como tantas outras. Não se ganha todas. Perdeu, pronto, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima...

Eu

Mafuá do HPA disse...

Meu caro (a) EU:
Sua mensagem não me é desabonadora. Introspectei sua mensagem, ó amado guru, porém, não conseguirei atendê-lo em todas as solicitações. Devemos, e sigo isso, estar em várias frentes de batalha ao mesmo tempo. Essa contra os desmandos de um Bush, Alckmin, Wall Street, Berlusconi travo diariamente, de forma ininterrupta. As de Bauru idem. Nem bem saímos de uma das muitas batalhas que serão travadas daqui para frente em cima desse tema da Afundação e já me pedes que abandone o campo de batalha? Desculpe, mas isso é algo que não posso fazer. Aproveite e espie a fisionomia de cada um dos outros que estiveram comigo ontem lá na Câmara, estão publicadas aqui no blog e constate olhando em cada um os motivos de porque devo continuar empunhando minha lança, meio torta, desbastada, sem corte, quase enferrujada, mas ainda oferecendo certo perigo. Esse pessoal não pode ter trégua, tanto os de fora, como os daqui, os de nossa aldeia. Te aconselho o mesmo, reveja sua posição e junte-se a nós. E por favor, traga um lança afiada e pronta para os embate.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henricão

Não desista, Bauru ainda vai ter que reconhecer, mesmo que demore, que essa privatização foi a repetição do que ocorreu na Associação Hospitalar. Ontem lá na tribuna, durante a fala do Marcelo ele te citou, que "suporta bem a crítica feita pelo Henrique Perazzi". Ouviste? Ele recebeu a maior vaia e o presidente da Casa ficava sem saber direito como reagir diante do que via, uma reação do pessoal que assistia. Queria também estar lá.

Rosana

Anônimo disse...

Henricão

Não desista, Bauru ainda vai ter que reconhecer, mesmo que demore, que essa privatização foi a repetição do que ocorreu na Associação Hospitalar. Ontem lá na tribuna, durante a fala do Marcelo ele te citou, que "suporta bem a crítica feita pelo Henrique Perazzi". Ouviste? Ele recebeu a maior vaia e o presidente da Casa ficava sem saber direito como reagir diante do que via, uma reação do pessoal que assistia. Queria também estar lá.

Rosana

Anônimo disse...

Meu bom amigo e camarada Henrique, estava esperando o desfecho já mais que óbvio que foi essa aprovação, para fazer um comentário, pois tinha certeza como um idealista que você é, iria sentir essa revolta e a certeza do que ocorre no sistema.

Lembra-se do que eu disse uns dias atrás sobre apresentar um produto final mas sem ter o "o que" e o "como"??? Falou-se das evidentes barbaridades desta fundação, mas se peca no erro de não mostrar a causa e denunciar o comercio que é a saúde neste sistema, onde na base ela já é privada e centrada numa classe elitista, a ciência médica avança e muito, mas grandes descobertas ficam ao uso exclusivo dos poucos endinheirados que podem pagar, isso de certa forma é assassinato em massa ter um tratamento novo, mas ser exclusivo de poucos, me lembra um episodio recente com pouca repercussão quando a Dilma ofereceu um tratamento ao cancer do Chavez e ele questionou se todo brasileiro tinha acesso a esse tratamento, na negativa ele voltou para Cuba.

Você se lembra também quando gritamos contra as privatizações da telefonia, energia e etc?? Se fala e se briga com isso hoje?? Tudo continua a merda aumentando, mas parou-se em mostrar a merda. Não somos mais adolescentes, precisamos pensar mais sério as coisas, e não se pergunta se a forma não está errada?? Brigar com canalhas como o Marcelo Borges por exemplo e esse meio politico é na verdade não olharmos para o que uma causa necessita, todos os revolucionários como Che, o Marulanda no inicio da luta na Colombia, subcomandante Marcos do EZLN, o próprio Lenin, Mao etc, repare que eles antes de olharem aos inimigos eles voltaram os olhos para os amigos, para as pessoas e com o entendimento do "o que" fizeram da crítica idealizada o "como" para que aquele grupo de camaradas com o olhar para as pessoas levassem a compreensão de que a mira deveria ser apontada aí sim para os inimigos capitalistas. Com tantos amigos e outros que virão, com tantos que sofrem no campo e na cidade, não acha que se levar uma revolução primeiramente ao interior de cada um, a crítica a exaustão e o heroismo para lutar, a forma do produto final será outra?? Independente de vencer ou não porque numa luta tudo é possível, mas fazendo saber que essa é uma real chance.

Não podemos utilizar da receita pronta, das idéias pré concebidas nas gavetas do armario desta sociedade e sim entender para escrever os conceitos que podem mudar, mostrando a causa e a forma para lutar, com a consistência para a resposta, pois sem entende-la é igual a quem nenhuma resposta possui.

E pra fechar esse comentário por enquanto, podemos ocupar melhor os espaços de texto sem perder tempo com nomes de politicos porque são as marionetes do sistema, agora acho injusto algumas observações ao prefeito, porque ele tem aquela cara de "ursinho gummy" mas nunca foi bonzinho dentro da politica, é um crápula, desde os tempos das negociatas com o sr Nilson Costa se recorda?? Ele se pinta de qualquer cor de acordo com o que lhe convém, assim como muitos, não tem nada de inocente ou ter medo, ele sabe exatamente aonde amarrar seu burro, enfiando um nabo na cidade seguindo essa lógica mundial do imperialismo em fortalecer os interesses privados.

"Estudo, idéias e fuzil"

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

HENRIQUE, MEU AMIGO,

o capitalismo danou com tudo.
o beco sem saída já existe.
a saúde só mais uma vertente de algo que não mais funciona sem grana nos bolsos dos de sempre;
essa a lógica deles, por isso o sistema caiu, ruiu e está pobre, pronto paraser abatido como uma manga podre no pé.

hoje acontece uma outra diáspora e poucos a notam:

antes eram os cubanos fugindo de cuba de qualquer jeito, a nado, de bote de borracha; hoje a rota é outra, muitos desesperados norte-americanos fogem de miami de qualuer jeito e invadem cuba, pois lá tem tudo o que lhes falta, saúde, educação, comida e lazer sem terem que pagar por tudo.

não seria tão simples viver a vida sem sobressaltos.
no capitalismo ela nunca será tranquila, pense nisso.
aí em bauru, aqui no rio, em sap, por todo lugar é a mesma coisa, faliu', as pessoas são hoje irrecuperáveis.
a políticacomo está posta é irrecuperável.

pasqual - rio

Anônimo disse...

Marcos,

Tenho lido atentamente cada palavra que escreve por aqui, aquele menino inocente que andava com camiseta desbotada do che cresceu, virou homem e manteve a sinceridade, hj vc sabe ver o mundo como poucos.

Um beijão, seja feliz e boa sorte em sua luta.

Sou uma grande fã aqui da SMC.

Anônimo disse...

E nesse sábado não vai ter nada na Batista, lá na esquina mais democrática da cidade?

Luiz Carlos - do Acorda