terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (17)

UM CURSO SOBRE CULTURA PÚBLICA E UM TEXTO A SER LEVADO MUITO EM CONSIDERAÇÃO
Quem me acompanha aqui pelo blog percebe nitidamente que tenho uma acentuada inclinação pelos temas culturais. Sou tendencioso, assumo isso, pois deixo claro minhas preferências e execro as bestialidades e aberrações, tudo segundo meu ponto de vista. Não sou senhor da verdade, longe disso, mas brigo por aquilo que penso e quero ser convencido para mudar de opinião. Prefiro continuar agindo assim, pois acerto mais que erro na exposição clara e objetiva que faço, do que sendo omisso e aceitando pacificamente o “horror” como gosto cultural.

Hoje aqui dois momentos desse meu pensar cultural. Escrevo muito sobre a Cultura Municipal e dentre os entendidos nesse quesito, o mais gabaritado na cidade é o ex-secretário municipal, José Augusto Ribeiro Vinagre. Trabalhamos juntos por quatro anos na SMC e hoje reconheço o quanto ele amadureceu, estudou sobre o tema, tem tudo na ponta da língua e conhece como poucos os meandros todos do setor. A Prefeitura Municipal abriu recentemente um Concurso para preencher vagas de Agente Cultural e foi uma enxurrada de inscritos. A grande maioria, temos que reconhecer, não conhece lhufas do setor. Vinagre, muito atento, promoverá um curso no próximo final de semana tirando dúvidas e esclarecendo o algo mais para os interessados, não só os que farão o concurso, mas para todos os que já atuam e os que pensam em atuar nessa área. Os detalhes estão todos aqui no banner de divulgação do curso. Não pensem que ele ficará restrito às Leis de Incentivo (coqueluche no momento), como as do Proac, Rouanet, etc. Versará também sobre toda a estrutura pública de cultura, seja ela municipal, estadual ou federal. O valor da inscrição é negociável. Ótima pedida para esse começo de ano.

Ainda sobre o tema, acrescento algo. Parte de um texto do amigo Marcos Paulo Resende, do Movimento Comunismo em Ação, que em 24/12/2011, postou como comentário num texto aqui do blog algo muito interessante sobre o tema. Reproduzo com o intuito de uma ampliação do debate:

“Cultura não é clientelismo, balcão de negócios, tem que ser olhada de forma mais ampla, perceber em que ponto da história mazelas do sistema fizeram com que ela perdesse o rumo, entender o ambiente social que forma essa consciência vazia dos tempos atuais, Marx e Engels exploram de forma inteligente isso na Ideologia Alemã.

Cultura não pode ser olhada por um grupo com os olhos voltados para dentro e muito menos esperar que transformações venham de dentro da estrutura do sistema, pois fica um círculo vicioso, uns querem se pendurar na verba pública e os que a controlam desejam continuísmo político, para isso se sujam, pulam de partido em partido de acordo com a conveniência, fazem aquele populismo de sentido weberiano, cheios de clichezinhos, e aceitam ser subordinados a bandido. O artista não pode e não deve prender sua expressão artística ao sistema, pois ela é a chance de subversão do âmbito social.

Cultura está ligada ao fator educacional e não a mero trabalho de promoters, isso é fazer como disse, para dentro, e infelizmente hoje tudo fica fragmentado em cada segmento, se todos percebessem que o problema é a estrutura da sociedade estariam a provocar sua ruptura e estabelecer novos conceitos sociais de estado. O artista de verdade não quer viver na humilhação, não quer esmola, quer viver uma sociedade de arte para que sua expressão possa ser compartilhada, sentida e entendida por toda uma nação. No Brasil brochante, criou-se essa merda de "lei de incentivo" onde se prende a cultura e cria o vício de jogos políticos de interesses. Como atacar o sistema, criar subversão se temos que ficar como patinhos sorrindo e dando tapinhas nas costas destes que só pensam em continuar nesta estática política????”.

Ótima discussão para um ESQUENTA de começo de ano.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabés Henrique!
Feliz Ano Novo!!!


João Nicodemos
www.poemasdonicodemos.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/jotanikos1
www.artedenicodemos.blogspot.com/

Anônimo disse...

Boa tarde Henrique,
... Neste inicio de 2012, desejo para nos um ano de mobilização, de consciencia, de indignações... sem criar muitas expectativas depois dos acontecimentos de Novembro-Dezembro em Bauru...
Aconteceu uma ocupação, sim, mas infelizmente sem real foco politico, sem organização...
Acompanhei eles do melhor possivel, mas do jeito que estava, eu desanimava um pouco mais a cada visita...
Depois da audiência para a desocupação, que eu achei inteligente e imparcial com uma juiza "justa" nem recebi mais noticias...
Espero que tudo esta bem com você
Grande abraço fraternal
Eric da Colina

Anônimo disse...

Henrique, você tocou num ponto interessante no começo do texto quando fala sobre algo que muitos me questionam quando em algum debate sobre ser "dono da verdade".

Respondo sempre que quando tratamos de conceitos o importante é ser verdadeiro com aquilo que se tem como ideia. Verdades, lógicas absolutas não são conceitos, são fatores naturais, físicos, onde entra a ciência para estudar e entender essa estrutura, uma pedra por exemplo é uma lógica absoluta pois independente de haver mentes, ela sempre será uma pedra em qualquer lugar do universo.

Capitalismo, comunismo e etc, são conceitos que levam a realidades sociais e aí o que acho uma pena é que muitos colocam conceitos que na prática são outros para outra realidade, não são verdadeiros com os conceitos que pregam. Essa é a principal diferença entre alguns de seus amigos.

E agradeço por me lembrar nesse debate e citar meu comentário, estou aqui para isso mesmo, e reforço tudo o que disse, a turma que quer se pendurar na verba pública é a mosca que pousou na merda do cavalo do bandido, é o fim da picada dos que nada querem mudar nessa estrutura.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Marcos
Belo posicionamento.
Perceba que nenhum artista local, ninguém quer mais colocar a cara para bater. Todos se omitem. Discussão séria é algo que n ão faz mais parte do processo. Viraram todos uma espécie de avestruz...

Reinaldo Martins