terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RETRATOS DE BAURU (116)

CELSO COSTA, DO TERRA NOSSA E A PARTIR DE HOJE, BACHAREL EM DIREITO
Celso é personagem central no quesito Assentamento Rural na região de Bauru. Um dos líderes do Terra Nossa, localizado parte em Bauru, parte em Pederneiras, precisamente em Aymorés. Sempre se mostrou um aguerrido defensor das causas sociais e tendo-se destacado desde o início, faz parte do staff do deputado federal Vicentinho – PT SP. Acompanhou todas as etapas de luta do lugar onde mora, desde a chegada dos primeiros ocupantes (termo abolido com a consolidação no local) até as conquistas mais valorosas da comunidade, que hoje além de legalizado pelo Incra, possui implantados e em funcionamento vários benefícios a comunidade. Celso bate bola nas onze, espécie de coringa e mesmo com todas as ocupações inerentes ao envolvimento com os problemas de um assentamento, encontrou tempo para algo diferenciado e que o valoriza sobremaneira nesse momento: acaba de concluir o curso de Direito pelo IESB e sua colação de grau ocorrerá hoje. Algo inédito no local onde mora e uma esperança a mais, a de que possa continuar contribuindo decisivamente com todo seu preparo para o melhor desenvolvimento de sua comunidade. “Quando um trabalhador, rural e pobre consegue um diploma, como o do Celso, todos de sua comunidade estão felizes, pois com ele a certeza de que aplicará o que aprendeu entre os seus”, disse Vicentinho, hoje pela manhã na sua chegada à cidade.

VICENTINHO ENTRE NÓS: O deputado é nosso velho conhecido. Foi o idealizador da primeira emenda do orçamento para restauro da Estação da Paulista, obra em fase inicial de execução, verba proveniente do ano de 2007. Hoje pela manhã, recepcionando sua chegada em Bauru, na Livraria da Esquerda Marxista, o vejo recebendo o projeto para recuperação do Tangarás e mais dois a envolver comunidades rurais, um em Brasília Paulista e outro em Agudos. Permaneço ao seu lado por essa causa nunca abandonada, a de estar junto das causas populares. Levei meu pai no ato e vendo-os conversar sobre a ferrovia, foi alentador para todos os que almejam algo consistente no setor. Extensa agenda na cidade, após o encontro pela manhã onde recepcionou demanda dos setores citados, almoçou com sindicalistas, participa de duas Assembléias em assentamentos na cidade junto do presidente do Incra, dá entrevistas para a imprensa e à noite irá participar da colação de grau do amigo em comum, Celso Costa, no Teatro Edson Celulari, 20h. Ciente de que a escolha por estar ao lado dos verdadeiros petistas na cidade, me certifico de que Vicentinho valoriza os que estão realmente na luta, mantendo viva e acesa a chama por dias com maior respeito à justiça social. Continuar instrumentalizando esse mandato com propostas nesse sentido é algo que faço com o maior contentamento, pois dentro do estado atual da vida política é um que não me tem decepcionado. Com o passar dos anos as opções políticas tem se estreitado, pois as decepções são contínuas e aceleradas. Um que antes tanto acreditava, hoje mantém posicionamento ao lado de tudo o que de contrário lutamos e assim por diante. Os embates dentro do sistema capitalista são cruéis, pois uma das coisas mais difíceis é a pessoa se manter totalmente isenta de alguma participação onde esse capital não se faça presente. Vicente se mostra transparente nesse quesito. Da última vez em que esteve aqui, reuniu-se com sindicalistas na sede da CUT e um lhe perguntou: "Nossos hospitais estão todos envolvidos em casos de corrupção, o maior deles, o Estadual, dirigido pela FAMESP, sem transparência. Como mudar esse quadro?". Sua reposta: "Vamos ganhar a eleição paulista e mudar isso. É a única forma". Perdemos a eleição paulista e hoje, mais alguns, como a Maternidade e o Base estão caindo de bandeja no colo da FAMESP. Ou seja, a luta continua e a presença de um deputado com o cacife de VIcentinho é algo mais do que necessário.

14 comentários:

Anônimo disse...

Viva o diploma de CELSO COSTA, que para nós, pobres e remediados é uma vitória. Num país igualitário não seria necessário comemorar isso, mas no capitalismo é um triunfo, de alguém que irá nos defender até o final dos seus dias. Isso assusta alguns. Um trabalhador instruido entre nós, a nos orientar.

Paulinho Terra

Anônimo disse...

Henrique

O Celso é um ex sem terra, agora com terra lá no Terra Nossa.
Um ex-sem diploma, pois agora também tem um canudo de poderá ajudar sua comunidade com o que aprendeu.
Ele não é o único da região a na mesma situação a tirar o diploma. Temos gente daqui estudando em Cuba, gente de Bauru e de Agudos, quase formados em medicina, que muito ajudarão os de sua comunidade.
Cuba não cobra nada para recebê-los, já o estudo do Celso foi totalmente pago.

João

Anônimo disse...

PARABENS AO COMPANHEIRO CELSO DO MST. HOJE É SUA COLAÇÃO DE GRAU NA FACULDADE DE DIREITO DE BAURU. PARABENS CELSO.

GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Terminou mais uma Mostra de Teatro do competente diretor Paulo Neves, peças que podem trazer desde uma reflexão, uma diversão, até uma brincadeira com a vida real, mas não brincar NA vida real e pregar peças como fazem esses políticos que encenam, enganam nas palavras bonitinhas, utilizam as pessoas como seus atores principais sem que os mesmos saibam disso, tudo para manter uma realidade intacta onde possam fazer sua prática "esportiva" na política.

O deputado Vicentinho, o que "está com nós", que é todo "ô meu irrrmâoo, companheiroo, como está a luta??", é outro que tenta passar a imagem que ele enterrou na prática nos anos 80, faz passar um ar de "saudosa maloca" que não tem faz tempo. Qualquer um que se der ao trabalho de pesquisar a prestação de contas no TSE(isso o declarado, imagina a caixinha que sabemos que sempre tem) gastou na eleição passada mais de 4 milhões de reais com os "doadores", que entre eles estão umas 7 contrutoras(Consladel, Estrutural, OAS, Queiroz Galvão,Sanchez tripolini etc), dinheiro vindo de banqueiros, empresários como José Mansur Farhat que sempre teve ligações com o Alberto Dualib que afundou o Corinthians, grupo Gafisa, Agro Diesel, a empresa de tratamento de agua Degremont e por aí vai.

Tenho certeza que nada disso foi questionado ao político em sua visita, agora o que quero mostrar, e vou atacar sempre esses cancros que fazem um discurso mas viraram todos farinha do mesmo saco, mas é grave essa imagem que tentam passar para anestesiar e conformar as pessoas. Nada vai mudar com pessoas que fazem de tudo, que amarram o cu com os detentores do capital, com quem realmente é o compromisso desses caras????

Facínoras, traidores de um ideal, o Vicentinho fala que o problema de SP é partidário, como se as bestas petistas também não fizessem a mesma corrupção, corto o saco fora se esses caras no governo não mantiverem os pedágios, grupos administrando setores públicos, porque já fazem pelo Brasil afora por onde governam, A Rita Lee mesmo recentemente, essa sim uma que destoa do pensamento único, enfrentou a polícia de uma estado governado pelo PT onde também dessem o sarrafo nas pessoas por nada, não tem diferença nenhuma.

No capitalismo tudo vira comércio, tudo se compra, tudo se vende, até a "alma", o ideal, as relações pessoais.

A Dilma tomou maior pito de um sociólogo no FSM por dizer que críticas anticapitalistas não cabem mais, depois ficamos de fora do encontro de países latinos que são abertamente contra os EUA e pessoas batem no peito para dizer que agora se fala grosso com Washington, mais uma vez digo que ser brocha virou ser brasileiro, não se faz a cabeça das pessoas sem ousadia, crítica ácida, é o fim da picada continuarmos nesse teatro infame da vida, oportunistas procuram ganhar com uma causa e não fazer a causa ganhar.

Deveriam perguntar ao deputado também sobre sua postura omissa com a bancada da bola da dona Fifa e a farra que está comendo solta, falar da corrupção do vizinho é fácil.

Se fala tanto do pensamento único hoje em dia, dos meios de comunicação que escondem a farra tucana por negócios com os mesmos, mas e os meios grandes ou pequenos que fazem a mesma coisa mas com a chapa partidária diferente, mas igualmente corrupta e travestida de uma imagem que é nula na prática, é como um corante de refrigerante, tá lá só pra dar uma corzinha, enfeitar, mas totalmente nulo, desnecessário e ainda prejudicial.

Poderíamos fazer muita coisa, mas não querem, preferem encostar no jabá do sistema, não há mais críticas sem limites pois tudo se limita a um raso discurso de briguinhas partidárias pelo controle dos grupos da grana.

Salve Rita contra a bundamolice que tomou conta deste país.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

Marcos:

Dentro do capitalismo a ocorrência do que cita como aberração é algo natural. Intolerável, mas natural. O financiamento das campanhas no Brasil precisa passar por um processo, mais claro e abrangente. Do jeito que está todos praticam algo irregular junto a Justiça. Vicente, que não sou advogado para defender, mas o faço com a maior galhardia, continua sendo uma pessoa diferenciada no Congresso, pois um dos poucos que nunca abandonou seu lado social.

Concordo com o Marcos em todo o seu ataque as mazelas do capital, uma pior que a outra. Todos são mesmo farinha do mesma saco, mas exceções existem. Lutar contra elas, mesmo fazendo uso de algumas poucas benesses advindas do capital é algo justo, desde que não ocorra um desvio de rumo, de conduta. Quando notar isso, por exemplo, nas ações do Vicentinho, estarei deixando de fazer os elogios que faço.

Veja o caso da Santa Casa de Pederneiras. Lá existe o tal do Cury, ex-prefeito, gente da cúpula do PSDB no estado e pouco fazem pelo hospital da cidade pelo fato de que isso poderá ajudar a adversária política, que está fazendo boa administração. Vicente destinou valor de emenda para lá, independente do cunho de siglas.

Sim, tem gente deplorável para nós contribuindo nessa e em todas as campanhas. O que não posso concordar é com a continuidade desse cruel sistema capitalista e sem a presença de pessoas como um Vicente na tribuna. Todos, lá no fundo são iguais, mas uns são infinitamente mais danosos que outros. Combato o capitalismo, pois sei de todos os seus males, mas não posso deixar que ele permaneça e só os que fazem a sua defesa aberta e declarada lá estejam. Enquanto ele persistir, gosto de ver uns iguais ao Vicente por lá e a cutucar e mostrar que o rumo poderia ser outro. Um lado mais humano, mesmo se beneficiando das brechas.

Era isso...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

NÃO SE ESTRESSEM MENINOS:

Celso, pela sua persistência, deve ser um valoroso homem. Parabéns a ele. Vicentinho um deputado que respeito dentro dessa bagunça onde oposição faz coisas que a situação perepetua como suas e vice-versa. Dá para escolher uns, entre a turma toda. Marcos tens suas razões e voc, Henrique as suas. O Marcos combate abertamente os sistema e não tem mais dó de ninguém, mesmo os que antes defendia, como o Vicentinho e o próprio Lula, Dilma. Ela falou bem ontem lá em Cuba, hem Marcão? Como discutir Direitos Humanos em Cuba, se os EUA, com Guanatanamo fazem pior que eles e todos ficam caladinhos. Reconheça isso. Entendo também o Henrique, pois o balio é grande, mas ainda dá para salvar alguns, pelas suas ações voltadas para os mais necessitados. Vivendo aqaui no seio do capitalismo, os que querem continuar no parlamento não conseguem serem puros a extremo. Não existe como. Acredito também que dá para criticar, propor mudanças e continuar inserido dentro do parlamento atual. É isso que Vicentinho faz. Nunca soube de nada desabonador contra ele. Você sabe, Marcos? Imagina um parlamento só com gente fazendo a defesa aberta do capital, sem ninguém a defender outra coisa?

Aurora

Anônimo disse...

"Fazem um pouco uso????"
Mas isso é piada ou o que??
"Financiamento de campanha mais brando, mais claro??"

Uma pessoa que se senta na mesa desses donos do capital e aceita esse "pouco uso" acham mesmo que é diferente porque tenta convencer com palavras diferentes??

E a CUT?? A maior central sindical, o partido e etc, não era para ser a grande fonte de organização e arrecadação para esses embates?? Para não ter que correr aos que eram para ser combatidos?? Tudo isso virou uma massa falida de ideais, porque tudo transformaram numa balcão de negócios. Fazem o mesmo pão e circo com o agravo de que se utilizam de um discurso que é puro teatro.

Sim, eu vi a fala da Dilma em Cuba, e como sempre ela fala o conveniente, rebola, mas viram quando ela foi questionada sobre ter criticado o discurso esquerdista anticapitalista no FSM?? Engasgou como ela costuma fazer hoje em dia, todo lugar que vai leva os "apoiadores" de campanha onde estão a ganhar rios de dinheiro com obras.

Eu conversava com um senhor em SP que lutou contra os militares e tem várias marcas de tortura, ele é contra o sistema, a política até hoje, nunca quis benefícios deste estado que lutou contra, sabe o que ele me disse algumas semana atrás?? Que se soubesse que aquela turma terminaria fazendo isso que fazem hoje no governo, jamais teria ferrado com a vida dele e de outros, essa turma hoje faz com que as mortes que foram necessárias e as ações no passado soem apenas como de bandidos mesmo.

Sabe Henrique, cansei de escrever, toda vez é isso, poderíamos como falei um dia, montarmos uma cooperativa, ganharmos nosso pão, e termos total independencia para usar nossa voz sem limites, arrebatar mais pessoas e uma chance de mudança teria. Só que no fundo, mesmo com os exemplos históricos, vocês nunca acreditaram realmente neste ideal, aceitaram o conformismo de que as coisas são assim, não muda e vamos que vamos com essa turma, procuram se enganar, iludem-se para achar que esse caminho vale a pena, com qual finalidade??? Não há nada de sincero o que essa turma faz, ouro aos porcos e migalhas ao povo.
Se ninguém contesta, se fazem os jogos, aceitam as eleições e ficamos sempre rodando, como querem que as pessoas passem a questionar, mudem e enfrentem o sistema??
Acho uma pena ver alguém com tanta capacidade reprimir o próprio conhecimento para rodar sempre no simplório da defesa do indefensável. Só cuidado para essa clemência ao sistema não virar num clemente e perder as coisas mais valiosas que se pode ter na vida e que se pode deixar mesmo quando essa deixar de existir.

Eu lembro um tempo atrás quando perguntado fui por um jovem se ainda hoje dava para viver como comunista, falei que procuro sobreviver para viver por isso e morrer com isso. Quem não sobrevive, mas vive com o sistema, come pelas beiradas e já não tem mais como fazer nem das palavras, subversão mais.

Quanto a pergunta sobre conduta de deputado, minhas questões estão no primeiro comentário.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Ao invés de criticar um Pedro Tobias, um Alckmin, um Serra, ficam perdendo tempo com uma cara se se propõe a criticar o Vicentinho. Ora bolas, venhamos e convenhamos, perdem tempo com defunto ruim.

DANIEL

Anônimo disse...

Concordo com o Daniel, o Henrique é uma pessoa querida na cidade e que deve se cercar sempre de pessoas positivas, vamos ver se agora depois da metrlahadora ter virado contra ele, aprender a enterrar de vez esse defunto podre que já devia ter desaparecido com os afãs sanguinários soviéticos.

Mafuá do HPA disse...

Amigos novos e antigos:

A participação de todos, mas de todos mesmo é importante para que um blog prossiga. Continuo aberto a crpiticas, pois não sou dono da verdade e nem é essa minha pretensão. Sou um mero escrevinhador, cheio de vontades de que um outro mundo seja possível de ser implantado.

Entre alhos e bugalhos, concordo e discordo com todos. Marcos gira sua metralhadora para todos que se deixam levar pelas histórias da carochinha aqui dentro do capitalismo. Tenho meus arroubos e mereço umas chamadas, puxões de orelha. Servem para me redirecionar na vida e não me deixar encantar pelo canto da sereia. Seus texto enobrecem esse espaço, assim como muitos outros.

Ele sempre terá espaço aqui, assim como os anônimos, que adentram esse espaço mais do que os que se identificam e estão todos aqui, sem censura. Deleto só os abusos, ode demais aproveito algo, bato no meu liquidificador e tento desse suco continuar minha escrevinhação.

Foi o que fiz de tudo o que li. É que não consigo ainda enxergar tudo de ruim que vejo por aí em figuras como o Vicentinho. Os que ele parou para ouvir atentamente aqui, as assembléias dos sem terra, os miseráveis, as emendas direcionadas para a região, todas de cunho social. Como menosprezar isso? Não consigo.

E também gostei do discurso da Dilma, tanto que escrevo dele amanhã aqui. O que não gostei e escrevo também é a charge do JC, do fernando, que foi infeliz ao retratar Cuba. Escrevo disso também.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique, você sabe como gosto de debater pois isso provoca o questionar nas pessoas,e ainda faço isso por aqui, porque é isso que verdadeiros amigos fazem, se importam com os raros amigos do coração, e vou brigar sempre para que não caia numa vala comum, mesmo que acabe ocorrendo um dia. Comentários ocultos com ataques sem nenhum fundamento não me afetam e muito menos pessoas que querem decidir com quem anda ou deixa de andar.

O que venho pedindo para você analisar e tomar cuidado, é na sequencia de textos que acaba ficando sem corpo, sem estrutura para validar uma tese num debate, palavras bonitas e esparramadas vira pregação.

Todo sistema tem sua estrutura social, e quando falamos esses clichês repetidamente que há "cunho social" numa ação, se faz necessário ver a estrutura e efetividade disso, você sabe muito bem o quanto está piorando, como já é conhecido há muito tempo, o sistema capitalista, o problema é que justamente essa falta de crítica e a ilusão por palavras, deixa a nação completamente a deriva, a destruição. Se observar no fundo da estrutura você verá que esse "cunho social" é um grande efetivo eleitoral, mas que só enrola com a população, já frequentamos juntos durante anos assentamentos, e você vê que não existe projeto efetivo nenhum para essa gente, pois só podemos ter uma nação forte e desenvolvida, planejada no campo e na indústria com um outro modelo de estado e essa insistência em justificar o absurdo, as negociatas como algo natural, natural para quem não tem vergonha na cara, é um conformismo que tem minado toda chance de mudar, aqui é só paliativos, enrolações, é brochante, discursos proto-cristãos que só bestializam as pessoas.

Vou guardar umas balas para o texto de amanha então das palavras da Dilma, dará um bom debate e deixarei para fazer uma analogia com as referencias fraudulentas que tentam impor goela abaixo.

Mas guarde essa velha frase pagã para refletir sobre tudo isso.
“Existe uma chave para a liberdade: Pense! Mas se quiseres ser um cordeiro, seja feita a tua vontade. Mas não reclames, entretanto, quando fores servido em nosso grande Sabbath!”

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Henrique

Gostei de tudo.
Não permita que os atritos de idéias avancem o sinal e impeçam uns e outros de continuar postando a sua forma de entendimento desse mundo.
O espaço deve e precisa sempre ser permitido a todos.
Conciliador, resolveu e o texto seguinte do sr Marcos, que respeito e nem sempre concordo foi elegante.
Vamos vencer o oponente no campo das idéias e não como lá no campo de futebol do Egito na base da porrada, onde 74 pessoas morreram.
Gostei de sua titude.
O blog sobrevive por causa desse clima de um concordar e outro discordar, um tentando convencer o outro.
Esse o motivo de voltar sempre a ele.
André Ramos

Anônimo disse...

Agradeço a todos os companheiros que estiveram presentes na atividade junto com o companheiro Vicentinho!!!.

Um Deputado Humilde que posso afirmar com propriedade. Quero agradecer publicamente o meu companheiro Henrique do MAfua, Agradecer tambem Paulinho da terra ,o companheiro João, Dr. Gilberto Truijo,Companheiro Marcos Paulo,Aurora e aos demais que acreditaram no potencial de um sem terra ... hj um grande aliado dos movimentos sociais . Abraço a todos e coloco me a disposição de todos . entrem em contato comigo pelo facebook,emailou telefome !!!!!!
(14) 96007688-(14) 81819836-celso.dep.juridico@gmail.com/celsoite@hotmail.com

Anônimo disse...

http://commandercialisgeneriquefr.net/ cialis acheter
http://acquistarecialisitaliaonline.net/ generico cialis
http://comprarcialisespanaonline.net/ cialis precio
http://achetercialisfranceonline.net/ acheter cialis generique