sábado, 28 de janeiro de 2012

DICA (88)

VALENTINA PRYNS, UMA RAINHA COM A CARA DA DIVERSIDADE BAURUENSE
Carnaval se aproximando e participo de uma das primeiras manifestações dessa que é a maior festa popular brasileira. Sou um eterno festeiro, desses a repudiar o carolismo de certas facções religiosas, dessas a pregar o fim de nossas festas mais típicas, tudo em nome de um beatismo desnecessário e medíocre. Havia sido convidado para participar da eleição da RAINHA DA DIVERSIDADE de Bauru e aceitei prontamente. Numa semana onde uma bestialidade ocorre dentro de um supermercado, a cidade mostra seu outro lado, pois fico sabendo que somos a primeira e única cidade do país onde se elege uma Rainha Gay no Carnaval e essa tem as mesmas honras da tradicional Rainha do Carnaval, participando de todos os eventos da cidade, ao lado do Rei Momo. O concurso é organizado pela ABD – Associação Bauru pela Diversidade.

O local do evento foi o SAFARI MIX, uma casa noturna gay, localizada no centro da cidade (rua Treze de Maio 8-63) e junto de mais três jurados, a colunista do BOM DIA, Camila Turtelli, a drag queen Naomi Sayox e a locutora (sic) caricata da FM96 Samantha. O horário é que, tornou-se estranho para mim, pois ocorre depois da 1h da manhã e digo para o Markinho, um dos organizadores: “Pô, Markinho, eu sou da Sessão da Tarde”. Na entrada encontro todos os jurados e muita gente conhecida, dentre eles destaco a carnavalesca da Escola Azulão do Morro (campeã do ano passado), Cidinha, que observando as sete concorrentes no preparo e uma delas nua, nos diz: “Tem que manter um charme, a nudez total não condiz com uma festa dessas”. Revejo Reynaldo, um conhecido ator bauruense, que hoje dirige a casa e nos deixa bastante a vontade. Tiramos fotos todos juntos.

Salão lotado, somos colocados os quatro em cima de um palco e as concorrentes fazem uma apresentação de dois minutos cada, com puro samba no pé e na seqüência respondem a uma simples pergunta: “Por que desejam ser a Rainha da Diversidade do Carnaval de Bauru?”. Nisso tudo julgamos Beleza, Fantasia, Simpatia, Originalidade e por fim, Desenvoltura com o Microfone. Na somatória a vencedora foi VALENTINA PRYNS, uma bela e desenvolta drag, que até bem pouco tempo atrás trabalhava na loja de um Posto de Combustível aqui próximo de minha casa. Abastecia meu carro e comprava pães com ela pela manhã até pouco menos de um ano atrás e hoje ajudo a elegê-la rainha. Deu uma guinada em sua vida, fez seus primeiros shows ali mesmo no Safari e estará em grande evidência nos próximos dias. Merecidamente, diga-se de passagem.

Missão cumprida. Revejo gente conhecida da cidade, como a travesti Sara, que mantém um salão de cabeleireira no Mary Dota e por ser uma das mais antigas em atividade dá conselhos: “Eu nunca gostei de me prostituir. Montei meu salão cedo e hoje diversifiquei, pois lá junto de minha casa um canil, onde crio e vendo algumas raças raras de cães”. Não tenho (nunca tive) receio algum de participar de algo assim, pois além do combate a uma hipocrisia reinante, o preconceito é algo muito do próximo do racismo. Quando esses mostram seus dentes e sua face mais odiosa, precisamos todos, os que ainda possuem disposição de reação, estar a postos para deixar bem claro que a normalidade é o visto ali, uma convivência como a que faço rotineiramente no meu botequim preferido. Saio de lá com convites de retorno para as festas dali e da Lab. Nos retornos, deixo relatos aqui, sem traumas. E vamos acompanhar os desdobramentos da irracionalidade lá do supermercado, para que fatos dessa natureza não pipoquem por aí.
OBS.: Três fotos minhas e as demais (as mais bonitas) do fotógrafo RENAN CASAL, gentilmente cedidas para publicação no blog.

O CINEMA EM BAURU TEM SALVAÇÃO: Eu e meu filho estamos em estado de graça nessa semana, pois pelo visto temos boas opções de filmes nos dois cinemões da cidade, o do Shopping e do Alameda. São eles: “TUDO PELO PODER”, com George Clooney, “MILLENNIUM – OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES”, com Daniel Craig, “AS AVENTURAS DE TIM-TIM”, do Spielberg, “SHERLOCK HOLMES – O JOGO DE SOMBRAS”, com Robert Downey Jr e o brasileiro "2 COELHOS", do diretor estreante Afonso Poyart, que assisti hoje e refuto como o melhor de todos. Sai da sala com vontade de bater palmas para essa brava gente a produzir filmes tão envolventes. Esse, se convidado, assisto novamente, sem problema nenhum. E escolhem "Tropa de Elite 2" para nos representar em festivais de cinema do exterior. Vá entender isso?

3 comentários:

Anônimo disse...

Linda a campeã, teria o telefone dela?

F.

Mafuá do HPA disse...

Caro (a) F.

Não.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

O Tiago está lindo com esse seu novo visual. Prefiro-o com esse novo nome e visual, mais condiznete com sua boníssima pessoa. Merece estar onde está chegando. Já circulou por Portugal, já trabalhou em vários empregos dos mais simples e está encontrando o seu verdadeiro caminho. Vai brilhar nesse Carnaval.

Reinaldo