domingo, 29 de janeiro de 2012

FRASES DE UM LIVRO LIDO (56)

UM LIVRO SOBRE FUTEBOL, O JOGO DE HOJE E A HISTÓRIA DE UM ABNEGADO TORCEDOR
Tenho muitos livros aqui no mafuá com o tema FUTEBOL e de um deles reproduzo suas frases aqui. Trata-se do “FUTEBOL”, de HÉLIO SUSSEKIND (jornalista carioca), escrito para a coleção ARENAS DO RIO, publicado pela editora Relume Dumará, 2000, 112 páginas. Como hoje quero escrevinhar mais de futebol, as frases antecipam meu derradeiro escrito:
- “Por que os clubes não pensam de fato em instituir uma Liga Independente, gerida por profissionais competentes e capaz de reverter a seus cofres o produto da riqueza que geram? Por que não arcara com as represálias das entidades, enfrentando-as de uma vez? Os clubes brasileiros são hamlets que não tem coragem de matar aqueles que os envenenam ano após ano. Essa impotência é a chave para compreender o declínio de público do futebol”, pág. 60.
- “O rádio contribui imensamente para estimular o consumo do futebol, dos grandes jogadores e dos clubes. A cobertura diária aproxima o torcedor do seu clube, faz do dia-a-dia das instituições-mito um fato que precisa ser acompanhando. Com maior riqueza de detalhes do que os jornais, o rádio informa sobre a contusão do craque, sobre novas contratações, sobre os treinamentos da semana. No rádio o torcedor ouve seu ídolo e acompanha a preparação para os grandes jogos. O jogo de final de semana cresce em importância, o torcedor sabe que tomará parte de algo efetivamente relevante. (...) O rádio sempre foi no Brasil, o principal veículo de popularização do esporte. É possível que tenha chegado o momento de renovar a linguagem e de formar profissionais capazes de imprimir o sopro de vitalidade imposto por locutores antigos e de muita fama. (...) Só uma nova revolução poderá contribuir para dar um novo impulso ao futebol e preservar o rádio na competição que se avizinha com a expansão das TVs por assinatura”, pág. 80.
- “O torcedor precisa, em cada momento, de mitos de carne e osso para comparecer aos estádios. Sua migração afasta a torcida. Quando o clube se desfaz de um grande jogador sabe que o torcedor desertará nos próximos jogos, nos próximos anos, se não houver uma reposição à altura”, pág. 81.
- “É preciso ter em mente que a paixão pelo futebol estará, sempre, vinculada a uma história que lhe é anterior em cada momento. E é justamente esta história que precisa reescrever a cada jogo, a cada decisão, convertendo o presente em passado. Num passado glorioso, único, que será recontado adiante, que ficará para sempre inscrito na história das instiuições-mito”, pág. 82.
- “O torcedor não espera nem nunca esperou por justiça. As regras do futebol são claras, não há dúvida. Mas sua interpretação pelo juiz é sempre alvo de controvérsias e suscita o sentimento da injustiça e da espoliação. Não há nenhuma magia ligada ao futebol que faça com que dele brote o que não existe no corpo social. Enquanto houver injustiça, desequilíbrio, violência fora dos estádios haverá injustiça, desequilíbrio e violência em seu interior”, pág. 95.


Reproduzi isso hoje, porque acabo de voltar de um campo de futebol, onde meu time do coração, o ESPORTE CLUBE NOROESTE ganhou de 3x2, num jogo fácil que se tornou difícil, do Velo Clube de Rio Claro, pela 2º Rodada do Paulista – Segunda Divisão 2012. O jogo em si, quem fizeram os gols, quem foi o juiz, o técnico é o que menos importa nesse momento, onde escrevo para reverenciar um acontecimento de Bauru, numa manhã de domingo, 10h, quando 1200 pessoas saem de suas casas e vão para um estádio em busca de uma forma de lazer.

Fiz isso e reverencio os amigos lá reencontrados numa agradável manhã. Primeiro Aldo Wellicham e Roque Ferreira, que foram comigo, dividimos histórias, refletimos sobre o passado e o futuro, enfrentamos uma longa fila juntos na entrada e pulamos juntos em alguns dos gols. Depois, os que de nós foram se aproximando, como o Batista, um amigo de longa data, vendedor de assinaturas de revistas (viaja o país inteiro), o jornalista Bruno Mestrinelli, o primo Eduardo Lopes e Chico Cardoso, o artesão do Gasparini. O primeiro tempo foi passado ao lado desses. No intervalo revi meu primo Beto Grandini e Carrijo, quando ambos aproveitaram a deixa para me convidarem a sair no carnaval de Bauru, junto ao Bloco Pé de Varsa. O gostoso é ir trombando com as pessoas, para uma conversa rápida, um diálogo noroestino, dentre os poucos pontos de vista em comum existentes entre as pessoas nos dias de hoje. Um segundo tempo junto da Sangue Rubro e todo ele ao lado de Geraldo Bergamo e ouvindo as histórias de um autêntico noroestino e comerciante do estádio, o Uau-Uau (veja a história a encerrar esse post). Quase perdemos, quase tivemos nosso almoço estragado, quase saímos cabisbaixos, quase..., mas ganhamos e muitos estarão novamente juntos daqui a alguns dias.

A HISTÓRIA DO UAU-UAU: Ele é um pequeno comerciante, vendedor de lanche em barracas, uma no estádio, outra fixa na praça Rui Barbosa e outra itinerante em feiras, exposições, shows e afins. Tem uma singularidade na vida: pegou um amor de doer pelo Noroeste, virou um dos seus torcedores símbolo. Perde um jogo só em caso de força maior. Deixa o trabalho nas mãos de outros para acompanhar o time, como fez na quarta passada e seguiu até SJR Preto, numa caravana com o ônibus quebrado na volta e viagem de 3h durando 24h. No negócio a lhe render a grana para movimentar sua vida, emprega muitos da família, sua de sol a sol, mas consegue arrebanhar o suficiente para ter o que deseja e precisa para continuar tocando o barco. Sabem qual a última dele? Não, pois conto. O Noroeste vende placas de publicidade para serem instaladas ao lado do campo. São mais de 20 e pouco mais de umas seis estão expostas. Muito pouco, uma boca desdentada, diante de tudo o que poderiam fazer. Comerciantes ilustres, industriais idem, gente cheios de bufunfa e com lucros estratosféricos são procurados para darem seu quinhão de contribuição. Regateiam, na sua maioria, fogem do pau. Uau-uau para ajudar o time fez um contrato e paga R$ 500 reais mês. “Olhem para o campo, faltam vender mais 18, mas acabei por me sacrificar, fiz uma. Ficou boa? Tá difícil e poderiam ajudar mais. Eu fiz a minha parte”, me diz sorrindo quando peço para tirar uma foto dele tendo ao fundo a sua placa, quase atrás de um dos gols do estádio.

4 comentários:

Anônimo disse...

Meus Amigos / Minhas Amigas,

Acabei de ler e assinar o abaixo-assinado online: «Plebiscito pelo Impeachment do Governador Geraldo Alckmin»

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=impeachm

Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que você também pode concordar.

Assine o abaixo-assinado e divulgue para seus contatos. Vamos juntos fazer democracia!

Obrigado,
LUISA NEMESIO TOLLER MOTTA

Anônimo disse...

Henrique

Você postou duas reclamações similares, talvez até mesmo sem perceber, mas que tem tudo a ver uma com a outra. Na primeira, o homem de teatro Paulo neves pede no vídeo que o empresariado da cidade participe mais, incentive mais e no do comerciante Uau-Uau, a mesma coisa, com o mesmo sentido. Para onde estariam indo o incentivo publicitário dos empresários bauruenses? Eles estão fazendo algo ou nada fazem? Esses os qauestionamentos.

Paula Cunha (assisti seis peças na Mostra e não fui a nenhum jogo do Noroeste, pelo menos até hoje)

Mafuá do HPA disse...

AMIGOS NOVOS E ANTIGOS

Reynaldo Grillo, lá da distante New Jersey, quase Nova York, de onde publica o blog do Norusca reproduz esse texto como post e isso muito me deixa lisonjeado. Esse cara ainda vai ser Presidente do Noroeste, morando lá nos States.

Henrique - direto do mafuá

Reynaldo disse...

Henrique, essa foi boa....Nao e pra mim nao..alias se eu fosse um dia presidente do Noroeste muita gente la iria ficar sem a boquinha deles...Eu iria fazer um rapa geral so ficando aqueles funcionarios mais humildes, que nao nada a ver com isto. Quanto a publicar os seus textos no meu Blog, quem fica lisonjeado sou eu,pois voce escreve muito bem.Abracos ao amigo.