domingo, 22 de janeiro de 2012

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (09)

VÁ AO RESTAURANTE DO LUSO ANTES QUE ELE FECHE DE VEZ...E NÃO DEIXE DE ENTENDER O QUE SE PASSA NO PARQUE DAS NAÇÕES
Para quem gostou do post de ontem (que bombou de comentários), um algo mais com o vídeo postado no facebook pela MÁRCIA CAPUTO, ativista lá do Parque das Nações, que filmou toda a movimentação, inclusive a fala do prefeito Rodrigo e jogou na rede internética com o título de “SOBE NO CAIXOTE, BAURU!”. De lá também um escrito seu: “Embora a mídia local tenha ignorado os fatos, a mobilização dos moradores do Parque das Nações, em Bauru, foi um sucesso! Ganhamos o compromisso do Prefeito de que AINDA ESTE ANO todo o bairro será asfaltado e a urbanização completa de nossas ruas será feita”. Assistam clicando a seguir no: http://www.youtube.com/watch?v=v3gMEcY6cwY&feature=youtu.bev=v3gMEcY6cwY&feature=youtu.be . Tem muitos outros lá. Mas o fato que me deixou intrigado é o enorme silêncio da mídia, igualzinho ao ocorrido em relação ao lançamento do livro mais vendido nos últimos tempos, o “Privataria Tucana”. Confiram tudo via internet, mas para aqueles, como a mídia local, que preferem ignorar o ocorrido, a vida continua e hoje escrevo aqui de outro assunto, um PRÉ-ANUNCIADO FALECIMENTO.

Como anunciou hoje na sua primeira página o diário BOM DIA, o Clube Luso está com seus dias contados e dará lugar a mais um empreendimento, desses que os especuladores denominam de “progresso alvissareiro da Cidade Sem Limites”. Do clube, uma decadência que é mais do que anunciada, com o fim dos clube sociais localizados na área urbana das cidades, mas o motivo de minha escrita e lamento é por marcar presença constante num lugar onde gosto de ir, levar os meus, desfrutar de boa música e de excelente comida, o conhecido Restaurante do Luso, que leva um outro nome de batismo, o de “BOTEQUIM LUSO-BRASILEIRO”. O BOM DIA deu o seguinte, numa matéria assinada por CRISTINA CAMARGO: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/10781/Perto+do+fim%2C+Luso+vive+desmonte+em+Bauru2C+Luso+vive+desmonte+em+Bauru .

Eu estive lá ontem com a família toda e a cada retorno presencio algo de muito proveito. Delicio-me com a música, sempre brasileira, estilo MPB de qualidade, ontem com a dupla de marido e mulher, ISSAC e LUANA, tendo em certos momentos o acompanhamento de um cliente, o quase português PAULO LARANJEIRA, empresário do ramo de silk-screen, único torcedor convicto da Portuguesa de Desportos que conheço(ontem portava uma camiseta confeccionada por ele mesmo), que não se segurou nas calças, levantou e foi no carro buscar seu pandeiro para tocar com a dupla. Quer coisa mais inebriante que isso?

Sim, tem algo mais inebriante. A comida é divinal. É por quilo e aos sábado, o dia que mais gosto de bater cartão, tem uma feijoada inigualável, daquelas de lamber os beiços, com uma variação considerável de outros quitutes. Pesando por fora, num preço pouca coisa mais cara, um bacalhau supimpa. Junto de tudo isso o clima do lugar. Tem gente de tudo quanto é tipo e jeito. Os ditos grandões da Zona Sul da cidade gostam de lá, mas eu emérito representante da Baixada do Silvino também gosto, não me misturo, mas freqüentamos o mesmo ambiente e gosto por boa comida. Quem sempre canta por lá é o Musical Álibi, cujos vídeos já foram publicados aqui neste mafuá. Os quadros em suas paredes, com ilustres figuras a representar Portugal, algo a ser aprecidado e agora, registrados aqui.

O clube está praticamente fechado, tendo o basquete realizado seu último jogo por lá, mas o restaurante, pelo que me informam seus proprietários resistirá até maio (quero ver...). Convido a todos para presenciarem os últimos respiros, pois a cada sábado, uma atração musical diferente e uma comida, que como dizia o especialista Câmara Cascudo: “Comida boa é a que nos faz produzir bosta”. Dessa não tenho reclamações. Para os que, como eu, já sente saudade antes do tempo, um aviso já está dado. A casa vai ser transferida lá para o Clube de Campo do Luso, parede-meia com o Alameda, na rodovia Marechal Rondon, mas como convivi décadas com esse aqui, encravado numa região que, infelizmente tornou-se nobre demais e expulsa seus velhos moradores, quero ser um dos últimos a abandonar suas mesas.

UMA OBSERVAÇÃO FINALIZANDO TUDO: Bauru é muito mais do que o que quer a ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA fazer com ela. Pulsa uma ativa vida em seus bairros, muitos com problemas piores do que os do Parque das Nações. Nesse uma surreal situação, bastando atravessar uma rua para viver duas antagônicas situações, o CEÚ e o INFERNO. Adoro o progresso, mas detesto quanto tudo é feito para privilégios de uns poucos, sempre em detrimento da imensa maioria. A isso devemos resistir, sempre.
ESSE VÍDEO ABAIXO FOI GRAVADO HOJE, DOMINGO NO SHOW NA OFICINA CULTURAL, 10H30, COM MANU SAGGIORO, LEVI RAMIRO E NORBA MOTTA, SÓ COM MÚSICAS DE TEMÁTICAS RURAIS. DESCONTRAIR É PRECISO...

4 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE

Aindo aguardo os jornais de segunda para me posicionar melhor. Talvez eles se retratem e reconheçam o erro, do contrário, a desconfiança em relação a mídia tradicional aumentará e só servirá para alavancar a aposta em novos meios de comunicação baseados na internet.

Será que eles não percebem estarem deixando de ter a importância de antes. Cada vez mais as pessoas estão a buscar informações honestas via internet e abandonando o que a imprensa publica.

Celso Barros - professor

Anônimo disse...

Henrique Perazzi de Aquino, obrigada por repercutir as notícias ignoradas pela mídia oficial e divulgar o Sobe no Caixote

Marta Caputo

Anônimo disse...

Os clubes de Bauru infelizmente caminharam para isso também, a incompentencia e os desvios afundaram todos, há mais de 15 anos atrás já se percebia que a luso iria acabar nisso também, uma pena, embora eu sinta mais pelo BAC, também tinha seus bons bailes com boa música que paquerávamos com aquela "inocencia" da época.

E Henrique vi agora o vídeo aí, olha é triste ver ao que expõem as pessoas, toda vez é isso, e ver o Jorge ali atrás reforço tudo o que disse sobre os que surgem nesse momento como salvadores da pátria. Me recordo uma vez num manifesto na frente da camara, um sábio popular me disse "não se iluda jovem, esses caras aí gritando é tudo candidato ano que vem", olha, como faz sentido isso hoje, eles cadastram endereço, email das pessoas, distribuem panfletinhos, o mesmo discurso pronto na ponta da língua, por isso que eu falo tanto da crítica que transforma, ninguém é burro, se começarem a conversar com essas pessoas, o ambiente muda, as pessoas mudam, só que isso levam tempo e ousadia, sinceridade, fazer de dentro para fora, agora como no fundo há outros interesses primários aí andamos em círculos, passe aqui henrique vamos comigo num bairro que lhe apresentarei algumas pessoas que você verá como eles olham hoje com outros aspectos as impressões da vida, porque essa turma aí é tipo protesto do protestante, do sentido evangélico mesmo, o tipo de atuação e escandalização e exposição das pessoas é o mesmo.

Vi que o prefeito enfatizou que o asfalto já estava pago e contratado para esse ano, que se fosse o tangarás ele diria sinto muito mas esse ano não dá. Então fico com aquela pulga atrás da orelha, não tinha um santo apóstolo sequer para dizer isso e mostrar para as pessoas??? Porque se já estava tudo assinado antes, tinha que levar as pessoas dessa forma??? Foram pra lá com a carta na manga já então?? Sugiro agora então que próximo final de semana, no tangarás que é um bairro que também há tempos apresenta sérios problemas, vamos fazer uma barricada lá então, fechar o bairro todo, pois esse não está no cronograma, então vamos fazer na marra agora, porque não bateram no peito dizendo que encurralaram o prefeito e fizeram ele assumir por algo que já estava assinado??? É o que está no video, se ele enrolou, que digam.
Agora o prefeito nessas horas tem que tratar as pessoas com a mesma alegria e festa que ele faz quando vai lá para pedir votos, para falar aquele monte de falácias "joga pra galera" e deixar para falar grosso com os bandidos que ele tanto se encolhe quando encurralado fica por estes.

E Henrique, vamos combinar outra coisa, na próxima, você me avisa, passa aqui, e me leva na hora que estiver prefeito e todo mundo que pedirei também um espaço no microfone para falar com as pessoas, aí você vai ver algo inédito para essa turma.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Bem observado. O prefeito mentiu ou engambelaram todos?