sexta-feira, 25 de maio de 2012

BAURU POR AÍ (67)
O NOME DA FILHA DO RUI É UMA LINDA HOMENAGEM AO INSTIGANTE “LENINE”
Ruideglan Paixão de Araújo Silva é maranhense, 35 anos e mora em Pederneiras desde a saída do Nordeste. Ano passado concluiu o curso de História e dá aulas para alunos do ensino fundamental na cidade que escolheu viver. Militante da esquerda gosta das cores do PSOL, mas milita no PT, pois em Pederneiras esse o único partido com características próximas de sua linha de pensamento e ação. Alessandra Coutinho Silva, 31 anos é a esposa, ambos jovens e cheios de planos. Ano passado nasceu a segunda filha do casal, novíssima joia rara na vida de ambos, MONICA LENINE COUTINHO SILVA.
Mas o que esse nome tem de tão diferente? Quarta, 23/05, Bauru assiste a um dos melhores shows ocorridos na cidade, “Chão”, o novo do cantor e compositor LENINE. O SESC explode de gente de todas as idades, sucesso total e a comprovação de ser ele um dos grandes nomes firmados na constelação dos astros brasileiros. No final do show uma legião de conhecidos, fãs e gente atrás de uma foto ou um autógrafo do astro. Dentre eles, Rui, Alessandra e a pequena MONICA. Lenine é super-simpático e atende a todos que o esperavam numa fila do lado de fora do camarim. Ali naquele momento fica sabendo que o Rui havia colocado o seu nome no de sua filha e isso por gostar demais do seu trabalho. Trouxe até a Certidão de Nascimento original para o caso de não acreditarem no que dizia. Abraços, fotos, uma dedicatória e pouca coisa além disso. Muita gente na fila do gargarejo.
Conheço Rui dos tempos em que fui dar uma palestra sobre Patrimônio Histórico para os alunos da Márcia Nava lá na USC e nos tornamos amigos desde então. Empatia de propósitos e proposituras. Cabra arretado, posicionamentos firmes e desses que não fazem homenagens simplesmente por fazer. O motivo tem que ser consistente. E é. “Gosto do Lenine desde que o vi cantando há uns dez anos atrás, acho que na TV Cultura. Ele faz parte de uma seleta safra composta por Pedro Luís, Chico Cesar e Zeca Baleiro. Passei a observá-lo melhor e fui gostando cada vez mais. O legal desse pessoal é que atingem tanto a molecada, como o pessoal mais velho. Fagner fez algo parecido bem lá atrás, mas enveredou- se por outros caminhos. Zé Ramalho canta muito, mas perdeu fôlego junto aos mais jovens. O Zeca vai mais para o lado do pop e o Lenine não decepciona, tá cada dia melhor, letras bem construídas e envolventes. Batem com a minha forma de pensar e agir. Entre todos é muito pé no chão.  Trabalha melhor a poesia, sem ser superficial. Ele me conquistou e não me arrependo do que fiz”, conta.
O que fez foi o seguinte. A filha nasceu e já tinha amadurecido a vontade de homenagear Lenine. A esposa não estava totalmente convencida, mas com fez cesariana, não pode ir comigo no cartório. Tasquei duas homenagens de uma só vez no nome da filha, MONICA (“sem acento, mais universal”, diz) por causa da música do Legião Urbana e LENINE pelo motivo mais do que exposto agora. Logo depois Alessandra aceita bem o nome e tudo continua seguindo em frente. Até saberem do show em Bauru. Eu na fila ouço a história, tiro fotos e a Cristina, jornalista do Bom Dia interessa-se pelo tema. Hoje esse texto saindo aqui, uma matéria no BD ali e contatos sendo feitos para que tudo chegue ao conhecimento da esposa do Lenine, Anna Barroso e consequentemente a ele próprio.

Eu já contei isso aqui e não me canso de repetir. Meu filho por um triz não se chama LEONEL e nem preciso explicar dos motivos, mais do que claro, evidente diria. O nome Lenine é também uma homenagem do pai ao líder da revolução soviética. Não sou contra e quando feitas baseadas em algo consistente como a feita pelo Rui, só tenho a parabenizar pela coragem. Ele foi feliz na escolha, pois quem hoje dentre os grandões da MPB continua produzindo com um incandescente calor criativo (diria revolucionário) fora Lenine? Raros. Veja o último disco do Chico, que adoro. Lindo na poesia, mas nada para nos fazer ir à luta, instigações de revolta. Aprendi a gostar dele por causa disso, mas arrefeceu o fervor guerreiro. Tenho quase tudo do Lenine e ao sair do show de ontem, tinha uma febre uterina incontrolável para comprar o CD do show. Suas letras me fizeram registrar versos num cartão, o único papel que encontrei no bolso naquele momento. E quem hoje produz isso de forma tão avassaladora num “véio de guerra” como eu, beirando os 52 anos? Lenine um dos poucos (cito outro, Aldir Blanc). Rui, você acertou em cheio na homenagem. Esse cara também me toca muito fundo. Dos poucos.
Para lerem a matéria do BD Bauru, autoria de Cristina Camargo cliquem a seguir no link e virem as páginas até a 13: http://www.redebomdia.com.br/flip/bauru/2012/5/25/index.html

3 comentários:

Anônimo disse...

henrique

reconheço que se nascer um filho nosso, ficarei na dúvida quanto ao nome de LEONEL - muito embora partícipe da ideologia socialista. vale muito a estória do rui e da alessandra com a monica lenine ! tudo de bom. fiz os contatos necessários e espero que o lenine e a anna se encantem com a homenagem.
beijos meu amor e, parabéns sempre por se emocionar com a vida cotidiana. da ana bia

Anônimo disse...

Henrique

O Rui é um ativista político dos mais autênticos. Pessoa generosa e um bom entendedor desse cruel processo por que passamos hoje. Também tenho apreço pelo Lenine, mas não conheço sua obra como ele e voce. E se me dizem que Lenine hoje é um dos tocam para frente a bandeira a nos fazer transformar esse mundo eu procurarei dar uma olhada com mais carinho na obra desse artista. Dê um sicero abraço no Rui quando o rever.

Paulo Lima

Rui disse...

Adorei a homenagem,pois em vez de homenagear,me sinto homenageado cm tão belas palavras a meu respeito.vcs tds são maravilhosos.
É redundAncia falar do qnto adoro o Lenine,mas foi mto bm o encontro .Valeu meu camarada Henrique.a culpa de td essa repercussão é sua.abraço.