sábado, 12 de maio de 2012

MÚSICA (86)

AQUI EM BAURU EU VOU MESMO É DE “MADUREIRA”**não o político, viu! O Paulão Madureira não tem nada a ver com nada disso
A Luzia, que deve ser a Quinezi, minha amiga professora (áureos tempos da Apeoesp com ela e Duka), pois não conheço outra, deixou um recado aqui como comentário num post e me fez lembrar de uma música do Zeca Baleiro, a “Vai de Madureira”, do CD “O Coração do Homem-Bomba – Volume 1”, que toco sempre aqui pelos lados do mafuá. Sintam a letra: Se não tem água Perrier eu não vou me aperrear/ Se tiver o que comer não precisa caviar/ Se faltar molho rose no dendê vou me acabar/ Se não tem Moet Chandon, cachaça vai apanhar/ Esquece Ilhas Caiman deposita em Paquetá/ Se não posso um Cordon Bleu, cabidela e vatapá/ Quem não tem Las Vegas, vai no bingo de Irajá/ Quem não tem Beverly Hills, mora no BNH/ Quem não pode, quem não pode Nova York vai de Madureira/ Se não tem Empório Armani/ Não importa vou na Creuza costureira do oitavo andar/ Se não rola aquele almoço no Fasano/ Vou na vila, vou comer a feijoada da Zilá/ Só ponho Reebok no meu samba/ Quando a sola do meu Bamba chegar ao fim". Eu não escondo meu gosto pela lado de "BAIXO" das cidades, onde mora e reside uma parcela do povo que rela e labuta desde o acordar, até o momento de pregar os olhos num arretado e reparador sono.

 Eu quero continuar falando e vivendo muito em “Madureira”. Vamos engatar conversas, uma ligada nas outras e ver no que dá. Na última terça, 08/05, fui conferir no Teatro Municipal o espetáculo de Madê Correa, La Vita Passa e tirei uma bela foto de duas grandes damas do teatro bauruense, uma prestigiando a outra, Madê recebendo Regina Ramos. O espetáculo da Madê terminou e estávamos todos convidados para assistir ao de Regina, no sábado, 12/05, “Pecado Sagrado”. Eu que sempre amei de paixão a atriz Cristina Pereira não poderia perder a oportunidade de vê-la em Bauru com “Abalou Bangu 2 – A Festa”, um humor bem periférico, onde contracena com Hernani Moraes (que um dia fez o marrento Bira, genro do Mauro Rasi na peça Pérola). Vou lá e deixo para ver Regina em Lençóis Paulista no próximo 2/6. Mas lá no teatro, exatamente no bar reencontro o amigo Sivaldo e tomamos umas juntos. Papos no lugar, aproveito para tirar umas fotos de sua mochila, cheias de sapatilhas, exemplificando bem o amor do mestre de dança Sivaldo El movimiento estudiantil chileno fue una de las cosas más importantes que pasaron en el mundo en el 2011. La educación no es privatizable, no puede tener tarifa, no puede tener precio”, afirmó Fito Páez a su paso por Chile”. Tudo isso aquí é muito “Madureira", a minha cara.
Camargo pela sua profissão e pelas atividades desempenhadas com a formação do Corpo de Dança de Bauru. Eu e Paulo neves divagamos sobre as qualidades desse amigo em comum. Quase ao
nosso lado um jovem de uma cidade vizinha de Ourinhos (que me
esqueci o nome) estava sentado no chão e escrevendo uns poemas. Veio se apresentar sua obra. É o Dionatas, que viaja quando pode a
espalhar poesias por onde passa. Deixa uma conosco e digo que a publicarei na internet. Na quinta, 10/05, continuo pelos lados de “baixo” da cidade e no Espetu’s Bar curto o Alemão, que um dia já tocou no Kananga e hoje toca por onde o deixam, tudo pelo prazer de dedilhar um violão. Recebe aplausos como forma de pagamento. Traz amigos por onde ande e faz todos dançarem, como Kin Jr, que anda muito nervoso com o II Festival de Bonecos, prestes a começar e só deixou de franzir a testa quando dançou com a Cleusa, esposa do Alemão. Marisa Basso, a bonequeira e esposa do Kyn, também entrou na dança. Ela, mestre nesse ofício de manipular bonecos embarcou para Campos RJ, levando Kyn, o produtor e Ezequiel Rosa, que com ela dividirá o palco no teatro e nas travessuras todas lá pelas
bandas do Grajaú. Gosto dos artistas com preocupação comprovadamente social, não só da boca para fora e hoje leio no Página 12 algo de um de melhor cepa da atualidade, coisas
encantadoras a me mover: “El movimiento estudiantil chileno fue una de las cosas más importantes que pasaron en el mundo en el 2011. La educación no es privatizable, no puede tener tarifa, no puede tener precio”, afirmó Fito Páez a su paso por Chile”. Tudo isso aquí é muito “Madureira”…
Querem ver e ouvir Zeca Baleiro cantando Madureira, cliquem a seguir no: http://www.youtube.com/watch?v=k2g_JUZJbD8

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Transcreve para nós a poesia do Dionatas aqui para a gente ler e poder opinar. Não ficou com menhum contato dele?

Nico

Anônimo disse...

Henrique
Parece que seu texto encavalou e repitiu. Dê uma acertada
Valéria