sexta-feira, 8 de março de 2013

DICA (104)

UMA DICA VENEZUELANA EM BAURU – OLHOS CHAVISTAS CONTIGO
Observem atentamente na multidão de pessoas pelas ruas de Caracas e em toda a Venezuela, em sua maioria vestindo camisetas vermelhas e ostentando no peito um desenho de um olho, o de Chávez. Essa camiseta hoje é o que melhor expressa o sentimento do povo venezuelano para com seu líder que se foi, dor e lamento. No peito a reverência por tudo o que ele representou de transformação social dentro de um país até então dominado pela ação mais sórdida de uma oligarquia cruel, insana e criminosa. O que Chávez fez foi simplesmente começar a olhar para seu povo e atender suas reivindicações. Bastou isso para atrair a ira dos acostumados a explorar o povo, tanto os de lá, como os daqui. O mesmo ódio que os sacanas de lá tem, os daqui o possuem  com a mesma intensidade. Basta algum líder querer atender algo para o povo mais miserável que isso ocorre e dá-lhe lavagem cerebral para tentar induzir aos incautos que o que faz foi populismo, clientelismo, etc. O povo nas ruas sabe o que faz.

Nutro por Chávez um sentimento de profundo respeito e admiração. Reconheço nele um dos grandes líderes latino americanos. Dentre os até então vivos o mais atuante, pois Fidel, o maior de todos, resiste como lobo cansado. Chávez fez, ele transformou e ficará para a história. Ontem vasculhei sites na Venezuela buscando a arte com os seus olhos, pois queria reproduzir a imagem numa camiseta só minha. Na impossibilidade de pedir que alguém me arrumasse uma original, tomei outra providência. Não encontrei a arte em lugar nenhum, mas somente a reprodução dela em fotos. Imprimi uma delas e levei para o amigo desenhista Leandro Gonçalez, que fez uma arte nova. Levei tudo na Trena Copiadora, esquina das ruas Bandeirantes com Virgilio Malta, junto com uma camiseta que possuía na cor branca (sei que a melhor e mais flamante é mesmo a vermelha) e tasquei a silcagem nela por meros R$ 15,00, feita em coisa de uns quinze minutos. Quem quiser fazer o mesmo é só procurar a Trena, pelo fone 32235823 ou pelo email: trena@trenacopiadora.com.br  e estampar em duas versões, uma só com a imagem dos olhos, igual a venezuelana, ou igual a que fiz, com um algo a mais, um SOY CHAVISTA!.

Só para terem uma ideia do quanto a imagem está a circular, hoje na primeira página do diário argentino Página 12, os olhos com a expressão mais popular de um país reverenciando e fazendo questão de sair às ruas com os de seu líder estampados no peito. Vi o quanto acertei em produzir e ter comigo uma abrasileirada versão.Eu já tenho a minha. Tenha a sua você também.

2 comentários:

Anônimo disse...

CUT E MOVIMENTOS SOCIAIS REALIZAM CAMINHADA DAS MULHERES NESTE SÁBADO

http://www.cutbauru.blogspot.com.br/2013/03/cut-e-movimentos-sociais-realizam.html

João Carlos - CUT Bauru

Anônimo disse...

Henrique

Eu também sou chavista.
Passo lá e encomendo a minha.

Gilson