sábado, 16 de março de 2013


PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (38)

POR QUE POUCOS SE INTERESSAM EM DESVENDAR OS DESMANDOS NO NOROESTE?
Ser NOROESTINO não é dizer amém bovinamente ao que diretorias anteriores fizeram com o Noroeste. Quando acertam, os efusivos parabéns são ouvidos por todos os cantos. Porém, nos erros e nas pisadas de bola, poucos são os que se alevantam e gritam contra desmandos. Por que? Isso dá uma tese de doutorado, com desdobramentos mil. Hoje diante de denúncias graves, que precisam ser elucidadas, investigadas e esclarecidas o fato se repete. Está vindo a baila uma situação das mais nebulosas do período de transição do Esporte Clube Noroeste, que vai da renúncia e saída da administração da Família Garcia até o dia em que assumiu a presidência Aniz Buzalaf Jr. No máximo três meses sob a direção do seu então Conselho Deliberativo, presidido pelo empresário Toninho Gimenez. Período curto e cheio de fatos esquisitos, necessitando não mais de um simples esclarecimento, mas de elucidação com perícia policial e até do Ministério Público.

O fato é o seguinte e poucos estão com coragem (não seria a tal falta do saco roxo?) de expô-lo na sua plenitude. São cinco rescisões contratuais de jogadores campeões na Copa Paulista 2012: o goleiro Walter, o zagueiro Lima, o lateral esquerdo Ralph, o volante Kasado e o meio Velicka. Todos esses foram negociados momentos antes de Aniz Buzalaf assumir a presidência do Noroeste e nada entrou na contabilidade, ou seja: Quem fez a negociação? Quais os valores de cada? Onde estaria a grana dos acordos? Se não estão computados na contabilidade do Noroeste devem estar em algum lugar secreto e não sabido, com certeza. Isso aqui não é suspeita, são fatos e necessitam de esclarecimentos. O do goleiro Walter o mais gritante, pois foi divulgado que estaria sendo negociado com o empresário Toninho da Mariflex, que tinha pretensões de ser presidente. O valor, baixo demais pela qualidade do atleta e esquisito ocorrendo na “bacia das almas”, no apagar das luzes, já gerou suspeitas por si só, mais agora, quando o vice-presidente, Filipe Rino, vem a público explicitar que não existe nenhum contrato dessa venda, muito menos o dinheiro entrou nos cofres do clube. Que seria isso? Que nome se pode dar a algo dessa natureza?

Por outro lado, um fato dos mais lamentáveis também ocorreu e durante a vigência do campeonato da AII, disputado pelo Noroeste. A Mariflex havia se comprometido através da imprensa a bancar parte da verba publicitária do time e sumiu do mapa quando as pretensões de assumir à presidência foram dificultadas. A Família Garcia, disse a mesma coisa e também se escafedeu. O Noroeste ficou chupando o dedo. Por que isso ocorreu? Quais interesses foram contrariados para isso ocorrer? Algo começa a ser desvendado quando o mesmo Filipe Rino declara que perdeu uma verba publicitária substanciosa com uma rede de supermercados que acabava de chegar à cidade, a Mais, pois quando tudo estava praticamente certo, membros da antiga diretoria procuraram a direção do mercado e melaram tudo dizendo a esses que a atual diretoria não era confiável. Quem fez isso? Com que intenções? Quem de fato é ou não confiável nisso tudo? O Noroeste necessitando disso para sua própria sobrevivência e alguns o apunhalando pelas costas. Que raio de noroestinos seriam esses para fazer algo desse tipo?

O estranhamento é ainda maior porque essas notícias circulam dentro do complexo noroestino já há aproximadamente um mês e só agora está vindo à tona. Por que ninguém se interessou por investigar isso? Por que a imprensa esportiva bauruense se fez de mal entendida e não foi atrás de desvendar isso? Isso gera avaliações outras, a de que parte dela tem medo de algo, teme tocar em certos temas ou até citar algumas pessoas. Problemático isso, não? Rino está de posse dos documentos e mostrando a todos interessados e ontem me disse que falhou, pois não levou tudo até certos órgãos da imprensa. O corrigi, pois o procedimento não é esse. Diante da simples menção de algo com essa magnitude, qualquer órgão correria atrás disso, gerando matérias esclarecedoras. Isso é para capa de jornal, chamadas na TV e reproduções a todo instante no rádio. Nada disso aconteceu ou está acontecendo. Dois órgãos estão começando a enfocar o tema. A rádio FM 87,9 abriu espaço e Rino deu uma reveladora entrevista para Toni de Paula, onde abriu o verbo confirmando isso tudo que escrevi aqui e hoje, o diário Bom Dia, em entrevista feita pelo telefone, pelo jornalista Gustavo Longo segue na mesma linha. E a TV Tem, rádio Auri-Verde, rádios FM 94, 96 e Unesp, TVs Preve, SBT e Record, e o Jornal da Cidade, por que esses não se mostram interessados em destrinchar isso? Está tudo tão exposto, tão fácil de ser desvendado, mas estão todos afastados do caso. Ouço algo e seria ótimo que nada disso fosse verdade, pois seria lastimável. O período cheio de problemas foi o comandado pelo Conselho, meros três meses e ali, figuras exponenciais da cidade, empresários famosos, gente da elite dessa cidade, vindo daí o não interesse numa séria e contundente perícia e investigação. Tudo o que ocorreu, sabemos, foi referendado pelo Conselho, parte dele demissionário, porém muitos continuam atuando na nova composição. Pelo bem de todos os envolvidos, o seu atual presidente, Toninho Rodrigues ou alguns deles precisam vir a público e expor o que de fato ocorreu. Todos possuem nomes a zelar e se referendaram e assinaram aprovações sem terem pela ciência do que de fato ocorreu, esse o momento da mea culpa coletiva. Calar-se nesse momento será colocar em dúvida a credibilidade de todos, muitos com extenso trabalho em prol do time do coração.

Os documentos de posse do Rino são verdadeiros, incontestáveis e demonstram irregularidades. Isso é fato. Estão à disposição dos interessados e por que ninguém está querendo saber deles? O Noroeste não é uma Casa da Mãe Joana e hoje, sob a administração ainda inexperiente de Aniz Buzalaf, merece toda a confiança da torcida, pela forma límpida e clara como está querendo resolver problemas crônicos e de muitas décadas, mas logo de cara se depara com algo meio que instransponível. A saída foi buscar apoio na imprensa e essa foge do respaldo e se cala. Algo de muito estranho nisso tudo e a torcida, os noroestinos querem entender e exigem resposta para isso tudo. Ouço algo estarrecedor: “Isso só acontece porque os envolvidos são figurões da cidade, se fossem pés rapados tudo já estaria publicado, falado, dito e os nomes expostos”. Adoraria que isso não fosse verdade, mas chego a acreditar sê-lo. Aventa-se a hipótese de na continuação dessa situação sem solução de continuidade, tudo ser levado para a esfera policial. Paralelo a isso, a situação começa a se mostrar aflitiva no quesito resultados dos jogos. Tudo começou bem no início do campeonato e degringolou, talvez pelas incertezas e quando teve início o vislumbrar de problemas outros, como de gente jogando contra o próprio patrimônio. Os próximos passos nesse emaranhado serão bem elucidativos e conclusivos. Se muitos não possuem interesse em saber de todos os detalhes, outros dizem não ser com eles, esse blog e muitos outros noroestinos de verdade levarão essa bandeira adiante, custe o que custar. O centenário Noroeste não merece viver situações como essa e esse é um bom momento para resolver de uma vez por todas quem de fato o defende e quem dele só quer tirar proveitos. Que se juntem nessa luta os realmente interessados em esclarecer isso tudo. É uma luta de todos os verdadeiros noroestinos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Henrique.

Alexandre Colim

Anônimo disse...

Eu pergunto, porque a diretoria não divulga isto na imprensa, e porque tanta demora, ja que este assunto é antigo.Isto não é para torcedor divulgar é a diretoria que tem que agir rapido, senão daqui uns dias vão dizer que estas noticias são para esconder a situação do time, e quem sera cobrado é a atual diretoria.MUITA DEMORA......


Este assunto não é para torcedor correr atras, e sim para as partes interessadas divulgarem, é só a diretoria convocar uma coletiva e dizer isto no ar, estes assuntos você sabe é antigo pelos lados do Alfredo de Castilho, porque só agora.

Sabemos mais do que ninguem como vem funcionando o Noroeste este anos todos, porque ninguem questionava o senhor Damião, porque não exigiam prestação de conta na administração dele!O nosso Noroeste sempre foi fechado para o torcedor.

Nelson Brandino

Anônimo disse...

Amanha é um bom dia para a sangue e todos os noroestinos fazer uma manifestação para esclarecer o que esta acontecendo. porque o esporte clube NOROESTE é muito mais do que este time mediocre.
Sandro Marcio Silveira

Anônimo disse...

Boa Henrique, no blog Boteco do Valente vou falar disso semana que vem, fique de olho!


Wander Florencio

Anônimo disse...

Henrique,um dos maiores escândalos da história do clube foi quando estava na série B e "deu" a vaga,via Medina,para o Mogi Mirim..um dia conversei com o finado sr.Wilson de Barros,que na época era presidente do Mogi,e ele me disse que não foi de graça e sim PAGA a ocupação da vaga do Norusca pelo Mogi...na época a imprensa esportiva de Bauru não foi atraz desta história...adivinhe porquê?
Holmes Rodoldo Martins