sábado, 2 de março de 2013

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (74)

SERIA UM ELEFANTE BRANCO? ONDE ESTARIA SUA CAIXA-PRETA? SITUAÇÃO DA COHAB
Bauru tem um enorme ELEFANTE BRANCO incrustado no alto da Nações Unidas, o prédio de algo que se tornou pesado demais para ser arcado por qualquer Prefeitura Municipal, a COHAB/Bauru. A companhia foi alimentando uma dívida que hoje beira perto dos800 milhões de reais. Ela, a Cohab foi criada para construir casas populares e com sede em Bauru, o fez em quase um centena de cidades. Por que só Bauru estaria a discutir isso nesse momento? E os demais sócios? Talvez o problema dessas outras cidades estarem dando uma banana para Bauru seja pelo fato da administração da companhia ter sido sempre bauruense e privilegiando nossa cidade. Tudo feito à revelia dos demais. Assim sendo, por que só agora quando tudo chega ao fundo do poço é que queiram ouvir os demais? O fato é que Bauru está sendo praticamente notificado pela credora, a CEF – Caixa Econômica Federal como sendo uma espécie de única fiadora da dívida. E pelo visto, Bauru e seus administradores também possuem esse entendimento. Para começar a presidência da companhia sempre foi escolha do prefeito bauruense. Entende-se disso que, quem dita tudo ali dentro são os indicados pelos prefeitos daqui. Sempre entendi assim.

Se isso é um fato, outro é que o atual presidente está encastelado no poder há mais de cinco anos, Gasparini Júnior e até uma semana atrás fugia de dar explicações esclarecedoras sobre o montante, tipos de negociação, etc. Agia escondido de tudo e de todos. Com a água batendo no pescoço resolveu vir a público, deu explicações para os vereadores e voltará ao tema no começo da próxima semana. Uma pessoa, só ele, com viagens semanais à Brasília, só para discutir esse tema (sic) deve ter mesmo detalhes interessante para relatar a todos na cidade. É o que se espera, aliás, o mínimo. O máximo seria algo sempre adiado, mas que pela seriedade da situação talvez tenha chegado o momento de sua exposição: a revelação dos SEGREDOS OCULTOS, os muitos defuntos enterrados sob as mármores de entrada da Cohab.

Nada mais que transparência. A Cohab já é considerada insolvente e não tem como pagar sozinha o que deve. Na sequência da cobrança o próximo a ser acionado é a Prefeitura Municipal de Bauru, como a garantidora dos contratos efetuados no passado. Rodrigo Agostinho, o prefeito já está predisposto a arcar com R$ 1,5 milhão ao mês para ir saldando o passivo. Isso é  menos do que os juros mensais da dívida. Gasparini Jr diz que a empresa tem ainda muito a receber, mas vai revelando isso aos poucos, drops sob drops, sem entrar em detalhes. Por que a Prefeitura bauruense está assumindo sozinho o imbróglio? O erário público municipal continuará sendo dilapidado mês após mês enquanto não forem definidas prioridades e um jogo limpo, principalmente por parte de quem parece estar a esconder algo, a direção da companhia. Gasparini Jr se impôs como presidente  e dali não sai de jeito nenhum. Seu partido, o PMDB o banca no cargo, mas passados cinco anos nada se viu de acertados passos para frente no sentido de solucionar de vez a situação periclitante da hoje deficitária companhia e em estado de falência  múltipla dos órgãos. Ou a CAIXA-PRETA da Cohab é aberta já ou a sangria continuará e a conta só irá aumentar. É chegada a hora do prefeito dar um murro na mesa e exigir seriedade dos dirigentes da Cohab. É para já.
OBS.: Ajuda substancial na elaboração desse texto recebi de contínuas matérias publicadas quase diariamente no jornal Bom Dia Bauru.

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mafuá do HPA disse...

Meus caros e caras:
Faço a crítica como deve ser feita, de forma dura, contundente, mas sem acusações pessoais e descabidas. Não posso tolerar aqui acusações pessoais, mesmo que contenham o nome da pessoa, pois abrigando isso estaria também correndo todos os riscos de um desnecessário e trabalhoso processo. Aceito aqui como comentário quase tudo, mas nada acusando alguém sem prova. Minha crítica pode possibilitar que alguns fiquem irritados, mas não os municio, nem acuso ninguém diretamente dos problemas citados. Clamo, assim como todos, por transparência e soluções. Eles estão lá para isso.
Um abracito do
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Um detalhe. A Prefeitura de Bauru é detentora de 51% da COHAB portanto a resolução do problema sai dos ombros de Gasparini e vai para RODRIGO AGOSTINHO que acompanha observando como sócio majoritário da COHAB as mazelas e traquinagens da dita há 4 longos anos........... O QUE SERÁ QUE TEM AÍ DENTRO ???
JORGE LUIZ MASKALANKA

Anônimo disse...

COMENTÁRIOS DESSE POST NA PÁGINA VIVENDO BAURU:
Renato Senis Cardoso Com a palavra Milton Dota Junior.
Ontem às 14:05 · Curtir

Renato Senis Cardoso Alguém poderá convidar o Gasparini Júnior para participar de nossos bate-papos?
Ontem às 14:06 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Conosco ela fugiria, basta dizer a eles os nomes de uns 3 que estariam presentes. Duvideodó...
Ontem às 14:07 · Curtir

Renato Senis Cardoso Se algum vereador se apresentar como um corajoso, pedirá para conferir os contratos dos mutuários e muitos com seus descontões.
Ontem às 14:18 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Gosto demais do Faria Neto, mas ele esteve lá dentro até bem pouco tempo e poderia vir a público explicar o que é a COHAB hoje. Destrinchar esse elefante branco para nós ou até abrir essa caixa preta em praça pública. Que acha?
Ontem às 14:20 · Curtir

Renato Senis Cardoso Boa Henrique Perazzi de Aquino - muito bem lembrado. Como vereador tem a obrigação de levar à Câmara o que viu por lá o nobre vereador Faria Neto. FARIA um ótimo e relevante serviço a Bauru e honraria os votos que recebeu. Poderiam cobrar os seus pares Purini, Telma Regina Gobbi, Markinhos da Diversidade e o coligado na proporcional Paulo Eduardo de Souza, do PSB, assim como todos da ARCA.
Ontem às 14:22 · Curtir

Gilberto Truijo BRAVO Henrique Perazzi de Aquino sou amigo do Antonio Faria Neto, mas é uma boa ele viar a público. deve saber de alguma coisa e como vereador sabe muito. quanto aos demais vereadores sei la. Só o Roque Ferreira.
Ontem às 14:22 · Curtir

Gilberto Truijo OS DA ARCA EU DUVIDO Renato Senis Cardoso
Ontem às 14:23 · Curtir

Renato Senis Cardoso FARIA NETO - ESSE É O CARA QUE IRÁ ELUCIDAR OS MISTÉRIOS DA COHAB.
Ontem às 14:24 · Curtir · 1

FOI ISSO
HENRIQUE - DIRETO DO MAFUÁ