sexta-feira, 22 de março de 2013

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (28)

O CERCO DE FECHA E OS AMBULANTES/CAMELÔS PAGARÃO O PATO
Tudo já está definido pela Prefeitura Municipal de Bauru e os ambulantes da região central da cidade estão com os dias contados. A remoção ocorrerá mais dia menos dia, não se sabe para onde. A justificativa dada é sempre a da revitalização do centro da cidade, modernização, mas junto disso está embutido um algo mais, a higienização, algo que sempre vem com uma pitada de preconceito ao pobre (e não só aqui, por todos os lugares). Sob a alegação de que muitos ambulantes estariam atuando de forma ilegal, todos pagarão o pato. Mas que irregularidades são essas? A de que alguns já possuem até firma legalizada, com CNPJ e tudo, tendo alguns também mais de um ponto, o que configura a saída da situação de extrema necessidade. Vejo isso de forma muito simples e isso está claro no procedimento que estão querendo adotar, a de que por causa de uns poucos, a maioria necessitada viverá um verdadeiro inferno astral. E por que não melhorar a fiscalização, descobrir os irregulares e não penalizar todos? É que isso não foi feito em lugar nenhum do país, quando o preferido é sempre retirá-los para lugares afastados, longe dos olhos de todos e assim, problema não visto, problema não existente.

A discussão é antiga e a retirada vai sendo adiada, mas chegará o dia da desobstrução do caminho. Sim, eles serão retirados e para onde irão? Boa pergunta, essa ainda não discutida a contento. Em muitas cidades algo parecido foi feito e a remoção ocorreu com a criação de “camelódromos”. Conheço vários espalhados país afora. Todos, indistintamente não possuem visuais bonitos e nem segurança adequada (pelo ajuntamento, facílimo um incêndio). E por que não se pensar num local diferente de tudo o que já foi feito? Bauru não conseguiu ainda nem discutir algo em torno da criação de um necessário Mercado Popular (olha o galpão defronte à Feira do Rolo ainda dando sopa), quanto mais isso, mas já circula a boca pequena que a remoção não vai demorar.
 
E qual a melhor solução para o problema? Não sou bidu e nem tenho bola de cristal, mas de forma sensata proponho um estudo coletivo, unindo vários segmentos sérios (os ambulantes incluídos, viu!), buscando uma saída honrosa para esses trabalhadores informais. Aproveitadores, atravessadores, usurpadores, rufiões, mequetréficos enganadores existem em todos os lugares e de todas as matizes. Dentre os ambulantes também. Vamos todos pensar coletivamente num belo local para abriga-los, moderno, ousado e funcional e lá, com sério cadastramento só os que realmente necessitam. Ideias não faltarão, lugares idem e a viabilização também. Expulsá-los sem eira nem beira é que vejo como inadmissível e se isso ocorrer, lá estarei para me posicionar ao lado deles. Pobre tem que ser respeitado, no mínimo.

Texto de minha lavra e inspiração recebida após leitura de matéria do JC: http://www.jcnet.com.br/Geral/2013/03/prefeitura-vislumbra-futuro-sem-os-camelos-no-centro-lei-impede-novos-cadastros-desde-2004.html (OBS.: Minhas imagens são meramente ilustrativas e expressam problema nacional, quiçá mundial).


DICA PARA ESCAPULIDA: E para arejamento capilar de começo de noite, nada melhor do que curtir algo salutar, uma saidinha noturnica e com categoria. Show no Espaço Cultural Celina Neves, ali na Gerson França, com a cantora bauruense Lu Nóbrega, com um estilo musical pra lá de bom. Desse jeito nem a chuva me segura em casa...

7 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

De que lado voce está?

CFG

Anônimo disse...

Ontem quando li uma matéria sobre o assunto, pensei nisso... agora, novamente, HPA escreve um texto bárbaro falando sobre... VALE A PENA LER!
Cláudia Pinto

Anônimo disse...

Higienização em Bauru!! Esse caso dos camêlos ilustram esse processo de "expulsão", exlusão e formação de guetos em nossa sociedade!! Daqui alguns anos acontecerá processo semelhante nas "favelinhas" do jardim europa e parque da nações, devido a expansão imobiliária...otimo texto.
BRUNO BUENO

Henrique disse...

Meus caros:

Cláudia e Bruno são fraternos amigos e me entendem.

Ao anônimo CFG
Não deu para perceber de que lado estou?

Henrique - direto do mafuá

duilio duka de souza zanni disse...

Meu amigo/irmão Henrique.

Estou boquiaberto com essa pretensa "decisão" da Prefeitura de Bauru, em relação aos Camelôs da cidade.

Juro que quando vi a matéria no Jornal, pensei na hora naquele jargão: "RODRIIIIGO 15" da campanha eleitoral.

Será que os trabalhadores informais (camelôs) se lembram disso?

É hora de se mexer, ou serão "remexidos", removidos, descartados, feitos peças que não prestam mais.

Sei que para os transeuntes, seria uma maravilha andar pelas calçadas do centro e não se esbarrar em barracas e bancas de camelôs. Mas, como pessoa humana e como cidadão, não posso admitir um tratamento desse tipo com trabalhadores que estão ali ganhando o seu pão de cada dia.

Se existe alguém desonesto, que usa essa atividade econômica como fachada para as suas trapaças, ou mesmo para a sonegação, cabe à Prefeitura fiscalizar e punir esses malfeitores.

Não podemos aceitar a desculpa esfarrapada, porém não dita, que é na verdade e na prática uma "faxina" o que a Prefeitura quer fazer, pois ninguém da Prefeitura disse para onde levarão esses trabalhadores.

Sim, o que a Prefeitura quer é limpar o centro da cidade desses camelôs

E eu concluo que talvez o Rodrigo não seja aquele "MOÇO TRABALHADOR" como se vendeu tanto na campanha eleitoral.

Com a palavra, o Sr. Prefeito!

___________________________
duiliodukadesouza@gmail.com

Anônimo disse...

Bauru tem outros problemas muito mais sérios para a Prefeitura se preocupar ..... deixem os pobres trabalharem .... eles incomodam apenas àqueles que já têm dinheiro ....
Helena Aquino

Anônimo disse...


Bauru vive uma epidemia de dengue.
Tibiriçá vive uma epidemia de scargot.
Secretário da Saúde : Chega de tanta
incompetência. Peça demissão do cargo
já, agorinha mesmo. (Aldo Wellichan)