sexta-feira, 13 de setembro de 2013

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (60)


OS VERDADEIROS CULPADOS DA SITUAÇÃO DA SAÚDE BAURUENSE ESTAR ESSE CAOS
Hoje, pelo que sei mais uma morte num dos PS – Pronto Socorros de Bauru. A verdade é nua e crua: a Saúde Municipal está um declaro e institucionalizado CAOS. Atendimento precário, ineficiente. Batem cabeças e andam de um lugar para outro feito baratas tontas. Perderam o prumo, o rumo e nada de alvissareiro desponta no horizonte como salvação da lavoura.

O sectário (ops), digo, Secretário Municipal de Saúde é um dos maiores culpados disso, sem tirar nem por, IMEXÍVEL no cargo. Meses atrás, ele mesmo comandou uma ação de guerra, quando vendeu a ideia, primeiro ao prefeito e esse convencendo os vereadores da situação (possui maioria na Casa de leis), aprovando algo dito até então como a SALVAÇÃO DA LAVOURA: mirabolante plano matemático, onde tudo continuaria como dantes, mas os médicos passariam a ganhar muito mais. Os salários desses foram inflados, com plantões e horas extras valendo peso de ouro. Foi essa a condição para voltarem ao trabalho. Tornaram-se os maiores salários dentro da folha de pagamento da Prefeitura. “E tudo foi devidamente resolvido?”, poderia me perguntar um gaiato. Não, não foi, minha resposta. Os médicos continuam cabulando plantões, ausentando-se dos locais de trabalho sem plausíveis justificativas, não atendendo adequadamente e em todos os postos de atendimento à população o que se vê é a repetição de verdadeiros dramas. Horas e horas de fila, insensibilidade repetitiva e contínua.

O que os médicos poderiam fazer num momento desses? Poderiam fazer um mutirão, mostrar interesse, propor algo novo, juntar forças. Não os vejo fazendo isso. Fecham-se em copas e isso é péssimo. A situação financeira de todos foi resolvida, tudo muito bem representado na figura do sr sectário (ops), digo, Secretário de Saúde, só sr perfeito (ops), digo, prefeito e aprovado pelos magnânimos e eficientíssimos vereadores bauruenses. Se ainda não perceberam estou aqui para dar-lhes um toque: A AÇÃO MOSTROU-SE SEM NENHUM EFEITO. Desde então nada mudou. Me digam, qual a melhoria ocorrida? A situação vivenciada antes do acordo financeiro não é a mesmo de hoje? Se nada ocorreu de prática está na hora da Câmara rever o que foi aprovado e usar esse desperdício de dinheiro público para outra finalidade. O que não é possível é tudo continuar sendo feito e o povo sendo feito de BESTA. Os vereadores de Bauru possuem grande culpa em tudo o que está ocorrendo. Omissão também é sinal de culpa.

Por outro lado, inegável que a culpa da situação da Saúde em Bauru não é somente do município e sim, também, numa carga até maior da SECRETÁRIA ESTADUAL DE SAÚDE, capitaneada pelo governador Alckmin e tendo como bastião, ponta de lança na cidade, o digníssimo deputado PT – Pedro Tobias – PSDB. Existe na cidade um declarado monopólio de vagas de leitos hospitalares e todos nas mãos de gente ligada a uma tal de FAMESP, uma sigla representando a terceirização no setor da saúde estadual e umbilicalmente ligada a interesses do próprio governador. Todos nossos hospitais públicos estão nas mãos dessas pessoas, promovendo um jogo de cartas mais do que suspeito, pois esconde o jogo, não o faz de forma franca, aberta. Prefere fazê-lo meio que na penumbra, sem que ninguém por aqui possa tomar conhecimento do que realmente está em jogo. A responsabilidade pela falta de leitos é exclusiva desses. Esses precisam ser responsabilizados. Até as pedras do calçamento lá da Feira do Rolo sabem que existem leitos disponíveis em Bauru, muitos e muitos, áreas inteiras sem uso no Hospital Estadual e outras no Base. Faltam funcionários para atendimento. Os sindicatos do setor não se cansam de denunciar isso. Falta também uma boa e necessária PRESSÃO POPULAR, causando muito constrangimento aos dirigentes da Saúde Estadual e ao deputado falastrão, para com a corda no pescoço enxergarem e tomarem as devidas providências. Já está mais do que demonstrado que só agem sob pressão e sem ela, sinto em comunicar, TUDO CONTINUARÁ COMO DANTES.

A Saúde bauruense é um caso de POLÍCIA. É um caso de falta de VERGONHA NA CARA, é um descalabro de insensibilidade coletiva. Se o povo não tomar as ruas e não for nos lugares certos, gente continuará morrendo, os médicos locais ganhando os tubos, atendendo pouco, leitos vazios, gente permanecendo um dia inteiro em filas, outros até morrendo e alguns fingindo que nada disso é com eles. Sabe quem mais tem culpa: NÓS, O POVO. Nem preciso dizer por que, né?

Sabe quem resolveria isso fácil, fácil? O super herói bauruense GUARDIÃO. Quando a iniquidade reina quase que absoluta, nada melhor do que um com capa e espada, um com super poderes, um a observar tudo lá de cima. Será que teremos que acioná-lo para recolocar tudo no seu devido lugar? Falta pouco para fazermos isso...

Nenhum comentário: