quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CARTAS (110)


AS CAPAS DA PIAUÍ E A REAÇÃO DOS JORNALEIROS
Leio a Piauí desde seu número UM. Sei ser meio direitista (mezo cá, mezo lá), mas na maiorias das vezes, os textos apresentados me satisfazem. Boas e apetitosas leituras. E na falta de tempo, as faço por todos os lugares, filas de banco, ônibus circulares, andando pelas calçadas, engarrafamentos de trânsito, sentado no trono matinal, etc e etc. Leio e comento. Mês passado, na capa um beijaço entre dois homens e ao notar nos retornos ao jornaleiro (não o identifico), a capa sempre ao avesso. Brincamos a respeito, depois enviei carta para a revista publicada na edição desse mês, nas bancas.

BEIJO NA BOCA - A capa da última edição de piauí_83, agosto, é polêmica por natureza. Numa terra onde um simples selinho do jogador Sheik assusta, imaginem um beijaço exposto numa banca de jornal o mês todo. Foi o que aconteceu numa delas, aqui em Bauru, onde encontrei a capa da revista ao contrário. Perguntei o motivo ao jornaleiro e ele disse:
“Não aguento ver esse beijo. Ele me incomoda.” Não ousei explicar-lhe quem era Snowden, Putin nem a banda russa Pussy Riot. Eu mesmo, ao ler a revista numa fila de banco, me vi sendo observado de maneira estranha. Portanto, por favor, sejam mais recatados. Ofereçam ao menos uma burca aos leitores e jornaleiros.
HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO, BAURU (SP)


A resposta abaixo, NOTA DA REDAÇÃO, logo abaixo da carta é ao velho estilo pasquineiro, morde e assopra: “Cientes do nosso compromisso com os bons modos, optamos este mês por uma capa inocente e primaveril. Informe ao seu jornaleiro que ela foi impressa em tinta perfumada”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional, Henrique!
Quão baixo está o nível interpretativo das pessoas (pra não dizer outra coisa) é assustador.
Isso explica muita coisa.
Abs.
Marcelo Bartholomeu

Anônimo disse...

Henrique
Afinal, o que é ser de direita?
Veja isso que siu hoje nos jornais...

EN UNA ENTREVISTA QUE CONCEDIO A UNA PUBLICACION JESUITA, EL PONTIFICE ARGENTINO SE REFIRIO A SU PASADO Y SU PRESENTE
“Jamás fui de derecha”, dijo el papa Francisco
Bergoglio afirmó a Civiltà Cattolica que es necesario ser clementes con divorciados, homosexuales y mujeres que hayan abortado. Y dijo que para hablar de asuntos como el aborto y el uso de anticonceptivos hay que ponerlos en contexto.

Pasqual Macariello - RIO RJ