terça-feira, 24 de setembro de 2013

CENA BAURUENSE (112)


ARTISTAS NA RUA PARA O QUE DER E VIER - CALÇADÃO DA BATISTA DESIMPEDIDO
FALA DA BONEQUEIRA, ATRIZ MARIZA BASSO: "Aprovação por unanimidade da lei do Calçadão no dia 23 de Setembro de 2013 que permite que artistas de rua realizem manifestações artísticas sem prévia autorização. Uma ação da ATB - Associação de Teatro de Bauru e Região - gestão Kyn Junior. Parabéns aos associados que compareceram e que acompanharam essa ação".


MEU ENTENDIMENTO: Eu sou um cara turrão, mas quando tenho que reconhecer algo em alguém o faço sem problemas. KYN JUNIOR, o atual presidente da ATB é um deles. Discuto com ele constantemente por uma infinidade de diferenças, ideológicas principalmente, o que não me diminui nesse momento em reconhecer nele o grande batalhador da aprovação da lei que devolve a liberdade dos artistas atuarem no Calçadão da Batista, centro de Bauru SP. Outros merecem aplausos, como o Secretário de Cultura, Elson Reis e o vereador Roque Ferreira, mas credito ao Kyn, os maiores louros dessa vitória. Explico. Muitos queriam ter esse impedimento derrubado, falávamos muito (eu um deles), mas ninguém havia ainda pego o touro a unha e destrinchado adequadamente o que poderia e deveria ser feito. O Kyn fez isso. Diante de tudo o que critico nele, hoje dou o braço a torcer e o aplaudo em pé, pois se dependesse de mim e de tantos outros, talvez demorássemos mais um tempo para tudo ser concretizado.
Nessa luta ele foi incansável e como o vi nessa cancha, promovendo a boa batalha, gostaria de vê-lo em outras frentes com a mesma disposição. Faço esse reconhecimento público, pois já discuti muito com ele aqui pelo facebook (acredito que posso continuar discutindo), mas é impossível não creditar à sua pessoa parte considerável dessa aprovação. O debate com o vereador Moisés Rossi, que queria votar contra o projeto, mas fez uso de um bonecão pelas ruas da cidade e pela Batista foi digno de registro (a última foto é do tal boneco). O vereador capitulou, eu também nesse merecido reconhecimento. Sim, a conquista será coletiva, os benefícios idem, a luta era de todos, mas o empenho maior foi dele. Já o elogiei o suficiente para que, no próximo encontro num dos bares da vida, a cerveja fique por conta exclusivamente dele. Façamos bom uso, como sempre vi sendo feito, da Batista liberta, sem amarras, sem grilhões, sem arame farpado, sem porteiras fechadas. Era o que tinha a dizer a respeito do encantamento que me arrebatou após tomar conhecimento de que o grande MAURÍLIO, nosso Chaplin sempre de plantão poderá trabalhar livremente sem que ninguém o tente impedir. A arte vence, mas alguém precisava fazer um algo mais. E ele foi feito.

5 comentários:

Anônimo disse...

neste momento, peço a benção a duas pessoas pelas quais tenho o maior carinho e que sempre batalharam pelo respeito ao artista e pela profissionalização: Kyn Junior e Mariza Basso Formas Animadas, sua batalha para que o calçadão deixasse de ser um feudo dos lojistas e voltasse a ser do povo ficará marcada para sempre. Vida longa e Próspera!!!
Silvio Selva

Anônimo disse...

Esse espaço é seu Henrique, concordo em número gênero e grau com suas sábias palavras que conhece bem nossa luta e sabe tudo de nossas vidas como amigos confidentes que são você e Ana Bia Andrade. Tudo que é feito com empenho, dedicação e investimento só tem que dar certo, assim é nossa vida com a arte. Briguei muito com o Kyn Junior pra ele não assumir a ATB, pela excesso de funções que ele acumula, mas turrão que é assumiu, então eu disse a ele, já que você assumiu que faça o melhor. E está sendo feito, outras ações em breve serão divulgadas. E os frutos nós artistas colheremos! Abração.
Mariza Basso

Anônimo disse...

Parabéns, KYN, MARIZA. Esta luta começou em 1994 quando o Sylvia que te ama tanto na época Mariza Basso, Julio Hernandes, Marcio Pimentel, Jorge Miashiro e o saudoso, amigo, querido e celebre Val Rai, estavamos no calçadão realizando uma PERFORMANCE e chamaram a Polícia para levar os artistas para a delegacia, e a partir disso fizemos um movimento na Câmera dos Vereadores. Parabéns Mariza querida o nosso saudoso Val Rai agradece, parabéns Kyn de conquistar o engasgo da garganta, antes mesmo da ATB ter nascido já fazíamos o Movimento, com a ATB que fundei e me tornei Presidente durante dois anos junto aos artistas de Bauru foi exatamente para fortalecer e conquistar e a vc Kyn querido amigo e sua vez e parabenizo pela garra de conquistar situações que estavam engasgadas na garganta e não ligue para a oposição, pois sempre existe aqueles que querem ocupar o seu lugar e a inveja é a crítica. Beijos.
Márcio Pimentel - São Paulo - SP

Anônimo disse...

Como sou muito fã de Fernando Pessoa vou logo iniciando pegando uma carona e dizendo:
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida. (Fernando Pessoa).
Quero hoje pedir licença a querida Ana Bia Andrade para falar de um COMPANHEIRO o internacional (The New York Times) Henrique Perazzi de Aquino ou simplesmente o "HPA".
A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.(Millôr Fernandes) Assim é Henrique somos amigos já alguns anos e nos permitimos falar o que pensamos um do outro, tudo começou em outra Associação, um pouco diferente, ou seja, Associação de Pais e Mestres Professora Mercedes Paes Bueno, onde o amigo Henrique Perazzi Aquino, também acompanhou e participou de muitas de minhas lutas perante aquele instituição, onde temos por lá registradas muitas conquistas!
Viver, as vezes não é algo tão simples. São muitas as batalhas que temos que enfrentar, muitas perdemos outras vencemos, de algumas saímos ilesos, mas de muitas carregamos marcas para o resto da vida. Não se pode vencer batalhas sozinho, temos que ter do nosso lado quem amamos pra nos dar força, quanto mais temos do nosso lado quem amamos mais fortes ficaremos, o ódio não leva ninguém a lugar algum, apenas pra escuridão, as batalhas as batalhas mais difíceis são as mais glorificadas, as lutas que travamos nas nossas vidas é para que possamos aprender a dar valor as coisas mais simples, porque são elas que são as mais valiosas, essas são minhas palavras, as mais puras, são os meus AGRADECIMENTOS a você "amigo" Henrique Perazzi de Aquino (HPA), PAZ NA VIDA HOJE E SEMPRE!!!!
Kyn Jr

Anônimo disse...

Eu tava lá, foi uma grande vitória para todos!
Wander Florêncio