sábado, 28 de setembro de 2013

MEUS TEXTOS NO BOM DIA (247 e 248) e DICAS (111)


O BOM VELHINHOtexto publicado edição de hoje, sábado, 28.09.2013
Por sorte, Karl Marx nunca saiu das paradas de sucesso. Seu livro mór, O Capital (1867), escrito para entendimento e fundamentação de teorias econômicas é requisito básico para quem quer entender de Sociologia, Economia e Ciências Sociais, além de muito utilizado em História e afins. “Imprescindível”, me afirma um conceituado professor de um renomado curso de Economia. Grassa hoje nos que rejeitam o comunismo, uma espécie de ojeriza ao livrinho (modo de dizer, pois se trata de um catatau), sugerindo conter ideias ultrapassadas, teorias vencidas. Pura conversa para boi dormir. “Análise econômica e sociológica mais importante da história. De todos os seus volumes, somente alguns capítulos são dedicados à teoria do que viria a ser o comunismo. O restante é pura análise da pré-história até o pré-capitalismo liberal, linguagem rebuscada, difícil em alguns momentos, mais do que necessária. Mais importante bibliografia em qualquer escola de Ciências Sociais e Economia, requisito indispensável para quem quer entender de teorias econômicas”, me diz o professor. Na continuidade da conversa diz como trata o assunto diante de uma nova turma de alunos. “Pergunto a todos eles se já leram o livro. Para os que não o fizeram, deixo claro não ser possível prosseguir sem discutir com embasamento os textos escritos por Marx. Ele estará sempre na galeria dos mais notáveis, quer queiram ou não alguns abilolados”, conclui. Existe hoje uma legião propondo reescrever muita coisa, porém sem nenhum fundamento. Cursos que deixam de lado o estudo marxista perdem em muito no seu conteúdo, promovem uma visão caolha do mundo e privam seus alunos de conhecer e tomar conhecimento da realidade de tudo de bom que foi fundamentado ao longo dos séculos. O grosso da proposta comunista em Marx não está contido n’O Capital e sim em outras de suas obras, como o Manifesto Comunista e Ideologia Alemã, mas nem isso interessa mais aos detratores do comunismo. O problema é o barbudo. Sempre o medo de contaminar (sic) nossos jovens.

O LADO DE CADA UM texto publicado edição de 21.09.2013
Acordo ouvindo rádio e lá numa pesquisa de opinião, 90% afirmam sentirem-se envergonhados pela decisão do STF – Supremo Tribunal Federal com a nova chance, último recurso dado aos ditos mensaleiros da vez (outros virão?). Grassa uma espécie de comoção, como se o país após a decisão não tivesse mais jeito. “Caiu o último baluarte”, “Não nos restam mais esperanças” e “Tudo está definitivamente perdido”, choramingam uns. O título de “Vergonha Nacional”, usado por esses, deve ser entendido por vários ângulos. Olhando só por ele é isso mesmo, afinal o jogo foi pesado contra os julgados, como sendo esses os únicos corruptos do país. Esses ainda estão sendo julgados. “Ufa!”, dizem outros. “Por que só esses?” e “E os outros que nem julgados são?”, perguntaria a outra metade do país. Insuflados de ambos os lados, vê-se revolta e alento. Decepção de uns por verem sua linha de pensamento ser contida dentro dos termos legais da legislação vigente e outros esperançosos, por constatarem que mesmo com o massacre ocorrido, a lei se fez presente. E quem estaria com a razão? Nesse caso (e em todos os outros), reconheçamos, cada um possui uma só sua. Tudo construído de acordo com entendimento previamente formatado pelas vias de sua preferência. Dá-se crédito somente à informação vinda dos meios pelos quais se acredita. Tudo o mais é desmerecido. Mudar isso é tarefa quase impossível. Recebi uma lição nessa semana vinda de um professor aposentado, paraense e vivendo no Recife, calejado por já ter vivenciado quase de tudo nessa vida. “Quando alguém chega desmerecendo totalmente o ocorrido de bom nos últimos anos, algo nunca até então visto nos 500 anos de história do país, esbraveja contra a corrupção somente de um dos lados, não me seguro, subo nos tamancos. Meu caro, digo a ele, tu não tem espelho em sua casa? O que tu tens é ódio de classe. Olhe à sua volta, isso que só enxerga ali, ocorre por tudo quanto é canto, inclusive dentro de sua casa. O país inteiro está enfurnado na corrupção, inclusive você. Aceite isso e sente-se aqui para a prosa, do contrário arrede pé daqui e já”, disse.

HOJE E AMANHÃ SÃO DIAS DO 5º ENCONTRO FÉRREO NA ESTAÇÃO DA NOB - VAMOS LÁ?
Neste sábado e domingo (28/09 e 29/09), a partir das 9h, a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru ( APFFB) realizam o 5º Encontro de Ferromodelismo, na Antiga Estação Ferroviária de Bauru. O evento tem por objetivos, divulgar a importância da Ferrovia no passado, presente e futuro, proporcionar a interdisciplinaridade entre a Ferrovia, o Ferromodelismo e a preservação Histórica Ferroviária; divulgar e fomentar o hobby do Ferromodelismo; apresentar o Museu Ferroviário Regional de Bauru e o Centro de Memória aos participantes do 5º Encontro de Ferromodelismo e promover passeios com a composição da Maria Fumaça 278 – Projeto Ferrovia Para Todos. 

Estão previstas as presenças dos expositores de ferromodelismo, plastimodelismo (criação de réplicas de objetos a partir do plástico), exposição de fotos e exibição de vídeos sobre o tema Ferrovia, exposição de fuscas, organizada pelo “Role de Fuscas e praça de alimentação. Um diferencial para este ano, será também, a participação de aeromodelismo, destaca a organização do evento. Durante o Encontro, o Museu Ferroviário estará aberto para visitação e o público terá acesso à uma sala especial onde estarão expostos maquetes ferroviárias e aos passeios de Maria Fumaça, por meio do projeto “Ferrovia para Todos” em todo o período do evento.

Bauru é conhecida como a cidade do maior entroncamento ferroviário da América do Sul e com este “cruzar de ferrovias”, o município fez história e a ferrovia gerou boa parte do progresso atual da cidade. As empresas, Noroeste, Sorocabana e Paulista cortaram suas linhas por aqui. Sede administrativa da Noroeste do Brasil por muitas décadas, a Ferrovia deixou sua marca nas construções das oficinas e da estação central, local sede deste encontro. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura, Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru – APFFB com o apoio do Jornal da Cidade, e da SEAR, SEBES, EMDURB, DAE e Secretaria do Desenvolvimento Econômico. A Antiga Estação Ferroviária está localizada na Pça Machado de Mello e o Museu Ferroviário ficam na Rua Primeiro de Agosto, qd 1."

7 comentários:

Anônimo disse...

Sobre O LADO DE CADA UM
Sem dar razão a mensaleiros venham de onde vier ,direita ou esquerda,esses ditos desiludidos infringentes são os mesmos que não sabiam onde enfiar a cara quando o Collor fez o rapa na economia da classe media , foram tangidos pela mídia até cair no desfiladeiro e não aprenderam a lição.
Lázaro Carneiro

Anônimo disse...

As Arrudas do Brasil pego em descarado flagrante e mostrado para todo o pais recebendo propina e vários outros do mesmo propinoduto também mostrado para todo o pais, simplesmente esquecidos ? gente os srs. STF conhecem as suas responsabilidades estudaram ,analisaram se prepararam para dar os seus pareceres foram 11 votos se acertaram ou erraram pode crer não é qualquer um que pode julgar infelizmente ou felizmente temos que respeitar
Sérgio Bispo

Anônimo disse...

Henrique
Tá na hora dos nossos politicos criarem vergonha na cara...e exigir do governo um incentivo federal para fazer um passeio descente de maria fumaça...voltar o trem passageiro ate a capital...com pouco de vontade mta.coisa.boa.vai voltar...mas tem q ter vontade politica pelo menos !

Levo meu filho sempre pra passear...de Maria Fumaca....mas o passeio e mto curto (triste),agradeco a Deus por ter feito algumas maravilhosas viagens...pra Campinas,Sao Paulo..e peguei mta rabeira do trem ate Curuça kkkk...

Siva Tiba

Anônimo disse...

Cursos que deixam de lado o estudo marxista perdem em muito no seu conteúdo, promovem uma visão caolha do mundo e privam seus alunos de conhecer e tomar conhecimento da realidade de tudo de bom que foi fundamentado ao longo dos séculos. " É isso mesmo! Gosten au não alguns...
José Laranjeira

Anônimo disse...

Henrique
Essa maria fumaça de bauru esta circulando graças ao senhor Nilson Costa e alguns outros colaboradores e abnegados que são apaixonados pela causa historica e cultural da ferrovia,,,.
José Eduardo Ávila

Anônimo disse...

Henrique
E ai a abandonada estação ferroviária voltará à sua real função: a de ser uma estação ferroviária, chega de Expresso de Prata, né gente?
Carlos Eduardo Martins

Anônimo disse...

"As pessoas acham que o dinheiro é um instrumento. Enganam-se. O dinheiro é o seu amo. Quanto melhor o serve, melhor ele o trata": Assista, com exclusividade, ao trailer de "O Capital", filme do diretor Costa-Gavras que estreia na sexta-feira 4

http://www.youtube.com/watch?v=2p7wKCCzUzg&feature=c4-overview&list=UUDGz2exMIsPQ4k9VrsuhKTA