sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CENA BAURUENSE (111)


A VELHA SENHORA, SEU NOME “404”
Bauru possui imensos e inenarráveis problemas, mas nessa sexta faço vista grossa para todos eles e escrevo algo sobre uma velha senhora, uma que está estacionada num dos parques bauruenses, o Bosque da Comunidade. Quem disse que velhas senhoras não merecem respeito e consideração? Quem disse que velhas senhoras não ficam lindíssimas quando repaginadas e com novas roupagens? Passo pelo citado bosque por esses dias e lá constato algo que muito me entristecia até dias atrás, a situação de uma de nossas pomposas velhas senhoras, a LOCOMOTIVA MARIA FUMAÇA 404. Ela recebeu um trato mais do que significativo e está brilhando novamente e lindona de ser vista por quem passa ali ao lado, pela rua Araújo Leite ou possui um tempinho a mais e adentra os portões do bosque.

José Luiz Schubert depois de sua aposentadoria acabou por se transformar em algo muito além de um “inspetor de quarteirão”. Ele hoje é uma espécie de valoroso “Inspetor da Cidade”. Alguns fazem isso por essa nossa Bauru, denunciam suas irregularidades, fotografam o desleixo, as arbitrariedade, o despreparo e publicam tudo na internet. Cobram e espalham isso para que todos possam ver o que doeram para seus olhos. A situação dessa locomotiva sempre incomodou esse escrevinhador e também Schubert. Suas cobranças foram quase diárias. O fato é que tudo hoje está revitalizado, pois o pessoal lá da Secretaria Municipal de Cultura atuou de forma impecável e restaurou a peça importante, que se não está rodando, ao menos está bem cuidada.
Vejam o que ele postou por esses dias sobre o assunto: “Bosque LOCOMOTIVA - Antes, quando quem cuidava era a SEMMA - Secretaria do Meio Ambiente ela esteve abandonada, suja, apodrecendo. De tanto que reclamamos, pode até ser coincidência mas tiraram da SEMMA e passaram pra Secretaria da Cultura e essa SECRETARIA em poucos dias decidiu por fazer a limpeza e restauração e a velha locomotiva 404 está linda, cheirosa e toda iluminada ( a noite) para a apreciação de todos quantos passarem pelo local ou visitarem o Bosque. Não sabemos as razões, mas a SEMMA simplesmente nem deu bola para as nossas reclamações e deixou durante 5 anos de solicitações para a limpeza e restauração, como sempre esteve. Suja e apodrecendo e até sendo roubada pelos NÓIA que andaram levando algumas peças prá vender no ferro velho...”.
Gosto de reverenciar algo bauruense todos os dias da semana, mas hoje é sexta e o faço com maior galhardia, vésperas de passeios outros pela cidade e um desses lugares é o Bosque da Comunidade. Não o vejo sendo trato de forma impecável, certo desleixo é presenciado. Vivemos de toques, pois pelo que vejo, nem sempre existe uma determinação de conduta. Isso não só no serviço público, somos na maioria das vezes displicente conosco mesmo e só nos tocamos após alguém nos avisar pelo descuido. “Pô, Henrique, faça essa barba, não percebe estar grande demais, visualmente horrorosa”, me dizem e daí retorno ao cabeleireiro Gil e peço a ele para fazer milagres. Ele tenta, assim como vejo os zelosos servidores municipais fazendo o mesmo com a cidade. Ninguém é perfeito, nem eu, nem o Schubert e também nossos servidores.

Publico por esses dias, fotos de um museu ferroviário que visitei no Uruguai e aproveito para escrever sobre essa paixão pelo tema ferrovia e de como poderíamos juntos mobilizar essa cidade para tirar da podridão a centena (são mais que cem) de itens férreos espalhados pelos nossos trilhos urbanos. Aguardem. Por hoje, bato palmas para a roupa nova de uma de nossas velhas senhoras. 
OBS.: Todas as fotos foram gentilmente cedidas pelo "vigilante" José Luiz Schubert.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que pena nossa história abandonada vamos ficar sem memoria.
Eliza Carulo

Anônimo disse...

Realmente essa velha senhora esteve durante muito tempo relegada ao abandono mas, depois de tantas fotos tiradas e enviadas com justíssimas reclamações e incansáveis pedidos de restauração e zelo, eis que alguém da administração teve a brilhante idéia de pedir para que a SECRETARIA DA CULTURA, uma secretaria que trabalha quietinha sem fazer muito alarde, tomasse conta da Velha Senhora para "aliviar" o peso da consciência de outras secretarias que NADA fizeram pela RELÍQUIA CULTURAL e histórica durante todos esses anos e aí tudo começou, e os resultados estão aí para TODO MUNDO ver, principalmente quem passa a noite em frente a lateral do BOSQUE DA COMUNIDADE descendo pela Rua Araújo Leite no sentido bairro/cidade.
Obrigado Senhores da SECRETARIA DA CULTURA da cidade de BAURU.
Que belo ESPETÁCULO!!!
José Luiz Schubert

Anônimo disse...

seria bacana a secretaria entrar em contato com quem de direito para resolver algumas questões referentes ao contexto. digo, o bosque em si. uma querida amiga fotógrafa - luciana franzolin - professora da world photo school, cresceu passeando pelo bosque da comunidade. impressionante as memórias dela, quando leva os alunos para exercícios externos no local ! nada a ver com o que se vê nos dias de hoje.... por que não os órgãos competentes buscarem estas pessoas que nasceram e cresceram no entorno para ouvir suas memórias e voltar a fazer com que este contexto no qual está instalada esta velha senhora se torne um local mais gostoso do que já é? ana bia