quarta-feira, 25 de setembro de 2013

INTERVENÇÃO DO SUPER-HERÓI DE BAURU (61)


"DOMÍNIO DO FATO TAMBÉM PARA JULGAMENTO MENSALÃO DA AHB", PEDE GUARDIÃO

Guardião, o super-herói bauruense é também um levantador de teses. Eis a mais recente delas. Diante de uma considerável parcela da população brasileira revoltada com os rumos dados ao julgamento do dito mensalão, quando nova oportunidade de defesa foi concedida aos em julgamento, eis que ele vislumbra uma possibilidade similar para o julgamento do mensalão bauruense. ”Eu sempre trago o que acontece no cenário nacional para o local. De Brasília para Bauru, tudo num flash. Tudo pode se repetir, tudo pode ser copiado e tudo tem lá sua semelhança. Tomemos partido disso”, avalia nosso prestimoso defensor da Justiça, cega, mas não tardando a ser severamente aplicada.

“Todos vocês sabem muito bem que no julgamento do mensalão foi levada em consideração pelos doutos juízes a abominável tese do DOMÍNIO DE FATO. Bastou o fato do José Dirceu estar na posição de comando, Chefe da Casa Civil para lhe ser imputado o suposto crime de que teria organizado tudo. Ou seja, se existe quadrilha, existe alguém que a comanda, deve haver um chefe. Baseado nisso e sem prova nenhuma o Zé foi levado a júri e poderá pegar alguns anos de cana dura. É o Domínio de Fato o sustentador da provável condenação”, começa ele sua argumentação.

“Acompanhem meu raciocínio. É simples. Dou um salto e venho analisar um verdadeiro mensalão, o ocorrido aqui em Bauru, o dado na AHB – Associação Hospitalar de Bauru, lesando de forma cruel e insensível a saúde e os necessitados dela na cidade. Pelo que a imprensa divulga serão nove os indiciados. Seus nomes já estão expostos, divulgados, publicados e aguardando serem notificados para explicações e julgamento (É para quando mesmo?). Só que aqui em Bauru nada foi feito no sentido de identificar, pelo menos por enquanto quem teria sido o mentor de tudo. Ou seja, como a Justiça achou por bem identificar o Zé lá em Brasília como mentor do mensalão envolvendo os petistas, por que não se faz o mesmo aqui em Bauru com os mensaleiros, todos ligados umbilicalmente com os tucanos, tudo gente do PSDB? Com um pequeno esforço de memória acredito que poderão chegar ao grande mentor de toda a tramoia e daí para enquadrá-lo dentro do Domínio de Fato será um pulo. É nisso que acredito. Se deu certo lá, com certeza pode dar certo aqui também”, conclui brilhantemente sua tese o sempre atento Guardião.

“Mas como não havíamos pensado nisso antes”, me diz Zé Burcão no bar do seu Trabuco, lá na Nova Esperança. Do outro lado da cidade, Custódio, comenta enquanto aguarda a chegada do circular que o levará do Geisel até o centro: “Se puder eu posso ajudar. Tenho uma noção de quem possa ser o tal indivíduo”. A Rafaela antes de adentrar uma sala dos nossos cinemas também opinou: “Me deixa pensar um pouco, se lá o chefe era o Zé aqui podia muito ser... Pera lá, deixa eu pensar só mais um bocadinho”. Muita gente quer opinar, até o agente funerário Viteco insiste num palpite: “Assim sendo só existe um nome disponível no mercado das apostas”. Por falar em aposta, de um dos bancos do calçadão da Batista, Carlão propõe algo: “Eu aposto tudo o que tenho nos bolsos num nome. Se alguém tiver outro melhor que o meu eu já desconsidero de cara”. O rebuliço fica grande, todos cravando um só nome, mas lá lá do fundo de uma das salas de aulas de um dos cursos de Direito da cidade, o Zé Esquerdo, sempre do contra tasca essa: “As evidências são tão grandes, que o cara vai escapar por causa delas. Tá tão na cara, que ninguém vai acreditar que seja justamente ele”. Guardião sabe que sua tese é boa, quase inquestionável, porém ainda não sabe bem como vai fazer para juntá-la aos autos, a fazer vigorar e dar-lhe crédito. Foi com essa intenção que pediu a mim, o HPA e ao Gonçalez, idealizador do desenho do herói para esboçar esse texto e passar a ideia adiante, pois acha que dessa forma vai acabar sensibilizando a quem de direito. Que assim seja.
OUTRA COISA: “ROUBARAM 5 TELAS DO MEU CORREDOR, QUE UTILIZO COMO GALERIA AQUI NO ESTÚDIO. CADA UMA VIU!”, com esse lamento o artista Leandro Gonçalez (www.desenhogoncalez.blogspot.com) denuncia ter sido alvo de ladrões no seu local de trabalho. A porta do saguão onde mantém seu estúdio fica bem na frente da delegacia de Polícia Civil no centro de Bauru, rua Bandeirantes, mas permanece aberta até por volta das 22h, por causa dos clientes de outros pontos comerciais ali existentes. Entraram, tudo aberto, ninguém à vista, levaram cinco telas ali expostas. Quem souber ou ver obras do Gonçalez por aí avise a quem de direito. Ele promete fazer uma bela caricatura de presente para quem lhe avisar de algo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nada mais justo do que encarar o poderoso chefão pelo domínio do fato !
PEDRO VALENTIM

Anônimo disse...

E falando em Gonçalez, já encaixo com o Henrique, já que um é apêndice do outro. Vai ter "Domínio de Fato" para o golpe do Hospital, ou o Mensalão do Hospital de Base de Bauru....
Silvio Selva

Anônimo disse...

Como sou muito fã de Fernando Pessoa vou logo iniciando pegando uma carona e dizendo:
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida. (Fernando Pessoa).
Quero hoje pedir licença a querida Ana Bia Andrade para falar de um COMPANHEIRO o internacional (The New York Times) Henrique Perazzi de Aquino ou simplesmente o "HPA".
A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.(Millôr Fernandes) Assim é Henrique somos amigos já alguns anos e nos permitimos falar o que pensamos um do outro, tudo começou em outra Associação, um pouco diferente, ou seja, Associação de Pais e Mestres Professora Mercedes Paes Bueno, onde o amigo Henrique Perazzi Aquino, também acompanhou e participou de muitas de minhas lutas perante aquele instituição, onde temos por lá registradas muitas conquistas!
Viver, as vezes não é algo tão simples. São muitas as batalhas que temos que enfrentar, muitas perdemos outras vencemos, de algumas saímos ilesos, mas de muitas carregamos marcas para o resto da vida. Não se pode vencer batalhas sozinho, temos que ter do nosso lado quem amamos pra nos dar força, quanto mais temos do nosso lado quem amamos mais fortes ficaremos, o ódio não leva ninguém a lugar algum, apenas pra escuridão, as batalhas as batalhas mais difíceis são as mais glorificadas, as lutas que travamos nas nossas vidas é para que possamos aprender a dar valor as coisas mais simples, porque são elas que são as mais valiosas, essas são minhas palavras, as mais puras, são os meus AGRADECIMENTOS a você "amigo" Henrique Perazzi de Aquino (HPA), PAZ NA VIDA HOJE E SEMPRE!!!!
Kyn Jr