sábado, 26 de outubro de 2013

FRASES DE UM LIVRO LIDO (73)


OS ALIENÍGENAS ENTRE NÓS E O LIVRO DO GUSTAVO COM O CHICO BENTO

Eu não queria escrever isso agora, pois estava aguardando o macanudo do Gustavo Duarte, bauruense e noroestino de quatro costados (é o 2º na hierarquia dos embaixadores noroestinos mundo afora, sendo o primeiro o Reynaldo Grillo) vir lançar sua nova cria em Bauru (n’O Templo claro), mas como está demorando além da conta (toc toc toc), essa semana o Cássio Cururu, lá de Pirajuí escreveu no seu facebook o que andou vendo na estrada que liga Iacanga até a sua cidade, luzes estranhas no céu, não sabendo serem meteoros ou sabe lá o que, fazendo com que antecipasse o escrito. O trecho de estrada que o Cássio descreve ter visto as luzes é histórica nesse quesito, por ali já esteve nos anos 30 uma equipe do Estadão investigando um grupo de europeus que ali aportaram para desvendarem alguns dos seus mistérios. Conhecemos até hoje pouco dos resultados obtidos naquelas incursões e o fato é que as luzes continuam ofuscando o céu noturno por aquelas bandas e como sei que a morada rural do Chico Bento, o imortal caipira do Maurício de Souza deve mesmo ser por aquelas bandas, juntei tudo e comento a seguir do livro do Gustavo. Leiam o que rolou de comentários: https://www.facebook.com/cassio.cardozodemello/posts/724568654223204

A ideia é boa demais, juntando alguns dos personagens do Maurício no estilo modernoso dos HQs, num lindo Graphic MSP, da Panini Editora. Deu samba e já devem ter uns quatro ou cinco retratados aí no mercado editorial. Nesse, o “PAVOR ESPACIAR”, Gustavo narra as peripécias do caipira Chico Bento (eu sempre me enxerguei nele) e do seu primo, Zé Lelé abduzidos por alienígenas. O traço do Gustavo é coisa de arrepiar, mais do que o medo que sempre tivemos desses trecos vindos do céu e nunca explicados. Chico que o diga, sendo ele só mais possuidor de histórias envolvendo esses seres de terras distantes e não conhecidas. O clima rural está ali estabelecido, numa historinha quase sem diálogos, mais para ser vista, deglutida aos poucos, entendida nos seus detalhes.

O autor, provando sua bauruice e noroestice, em tudo o que já desenhou faz questão de citar o time do coração em tudo o que faz. Já fez isso em todos os demais trabalhos e nesse repete a dose. As cores da Rural dos pais do Chico são as do Noroeste e na placa as iniciais do ECN. Na foto do belo quando fazem um currículum vitae do que já aprontou na vida, lá está todo pimpão envergando o “manto sagrado” (desculpe Mengão) do centenário Noroeste. Tem mais, o próprio Maurício na apresentação cita não só Bauru, como o Noroeste. A história é singela, como quase tudo vindo da área rural e é dessas que precisa ser comprada, guardada e divulgada. Temo que quando o Gustavo vier fazer o lançamento em sua Bauru não venda muitos livros na ocasião, pois ninguém, assim como eu, vai conseguir ficar se segurando e não ter comprado a obra. Lá na Jalovi (do Centro, dos Altos e do Shopping) do Jair Lott tem o livro e também está sendo vendido em todas as bancas de revistas (na do Cláudio na Duque, da Hilda no Aeroporto, na do Orlando no centro e na da Vera na rodoviária tem). Não vou dizer mais nada, pois não quero ser estraga prazer de ninguém, mas acho que o último que for à banca deveria ser chamado de “mulher do padre”. O Cássio, olhando pro céu de Pirajuí e procurando desvendar os mistérios advindos dos de sua região, cheia de mistérios e crendices, vai se achar o próprio Chico Bento se ler o tal do livrinho. Não só ele, todos nós.
Em tempo: O meu exemplar do livro gibi (ou gibi livro, como queiram) não mais me pertence, pois um tal de HA, filho desse escriba incorporou o mesmo à sua coleção sem o meu consentimento, causando grave crise familiar no seio de tão harmoniosa família, tudo culpa do traço desse gustavento desenhista.

3 comentários:

Anônimo disse...

Viva o Gustavo, viva o Noroeste e viva o Chico bento, que é o personagem do Maurício que mais gosto. Você sabia que o Maurício já morou em Bauru e que sua filha, a que dá nome ao mais famoso dos seus personagens, a Mônica, ela nasceu aqui?

Paulo Lima

Anônimo disse...

Todos os livros do Gustavo ele vem lançar no Templo e esse está demorando demais. Se ele quer conciliar o lançamento do livro com um jogo do seu Noroeste, avisem ele que só no ano que vem.

André Ramos

Mafuá do HPA disse...

Meus caros:

Paulo: Sabia sim. Essa junção do Maurício com o Gustavo ficou dez.

André: Ele deve estar com a agenda cheia, mas qualquer dia aparece e se for jogo só em janeiro quando começa a terceirona.

Henrique - direto do mafuá