quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ALGO DA INTERNET (78)


ESSA É SÓ PARA QUEM TEM ESTOMAGO FORTE - UMA CONTENDA ENTRE DIFERENTES
Ontem recebi via facebook uma espécie de CARTA CONVITE para um duelo, uma troça numa Arena de Touros. Travei um diálogo com a pessoa até onde deu e depois passei a bola para quem acredito o possa enfrentar a contento. Não sei ainda se o que o jovem costuma fazer é uma espécie de costumeira bravata, mas se o é, acho que bateu em porta errada. Se o mesmo topar, acredito poderemos ter um belo, um digno confronto de ideias e pensamentos adversos qualquer dia desses. Vejam o desenrolar da trama:

  • Vou testar a isenção de nossa imprensa local - evidentemente, respeitando outros legítimos critérios.
    O professor Henrique Perazzi de Aquino de Bauru escreveu para o "Jornal Bom" dia um texto que reputo perigosíssimo e eu responderei em réplica.
    Será que vou ter espaço no jornal, é a pergunta que faço...
    • 2 pessoas curtiram isso.
    • Henrique Perazzi de Aquino caro Gustavo: Contra fatos não existem argumentos. O BD ampliou essa semana o espaço do leitor, acredito que não terás problemas em tecer comentários sobre meu texto. É a mesma polêmica de um grupo de evangélicos que não aceitou fazer um trabalho sobre religiões afro. Não fazendo o trabalho, como poderão dizer que elas não servem, essas coisas. Para conhecer algo, precisamos estudá-las. Daí, com conhecimento de causa, podemos combater, repudiar e abrir uma discussão. Do contrário, sem que o outro lado tenha conhecimento o debate fica enfraquecido e inócuo. Quanto ao marxismo, não sou eu quem diz, são os grandes mestres. O marxismo é, sem sombras de dúvidas uma das teorias que merecem ser estudadas, imprescindível, como me disseram vários mestres. Inadmissível um aluno querer estudar Economia sem ao menos conhecer algo dessa teoria. Ela é base de qualquer estudo sério hoje em dia. Consulte as grandes escolas de Economia, Sociologia, Ciências Sociais e constate isso. Se for por esse viés, és bem bindo se vier com arrazoado contra, desconhecendo e desmerecendo sua importância, me desculpe, mas daí perderemos tempo e não terei nada a te acrescentar. Gosto muito de discutir com pessoas (e acredito que voce seja assim) que não venham com verdades prontas e possam mudá-las quando convencidas. Um abracito do HPA (www.mafuadohpa.blogspot.com)
      mafuadohpa.blogspot.com
    • Gustavo Miquelin Fernandes professor Henrique, sua premissa é que sou novato, e chegando agora no assunto. ISto é falso, embora não me considere especialista em nada. Lembro q o tomo II do "Das Kapital "comprei num sebo ai em Bauru mesmo .mas a doutrina q o senhor se faz defensor (pelo menos da tomada de conhecimento) foi, tanto teorica como empircamente refutada. Tudo agora é revisionismo, e o senhor sabe disso. Quanto à verdades prontas, ideias-clichês, etc, aprendi muito em Popper- tenho uma ideia de onde piso. Fiz ainda uma proposta de um debate pessoal, sem sensacionalismo, aberto e devidamente regrado, talvez o senhor aceite. Grande abraço. E soh um perguntinha: quem são os "grandes mestres" >obrigado pela gentileza.
      há 19 horas · Curtir · 1
    • Henrique Perazzi de Aquino Gustavo. não entro no facebook para medir conhecimentos com ninguém. Quem o faz, desconfie. Não vou enveredar por essa via, pois não me interessa. Todos nós trazemos consigo conhecimentos, eu aos 53 uns, você mais novo outros. Se voce, como escreve traz consigo leituras d'O Capital, então sabes da importância do livrinho. E onde vês ter eu produzido um texto "perigosíssimo"? O que está pegando? Onde te incomedei? Não vês a importância do texto como a escrevi? Se leu, sabes que ali está contido pouco sobre a teoria comunista, dita marxista e mais de interpretação histórica, feitas com muito primor. Qual seu interesse em debater comigo? Quer o que comi sso? Demonstrar o que e para quem? Vamos pensar nesse debate, mas antes quero me inteirar melhor de alguns detalhes, pois estou cheio de roubadas. Vamos hablando por esse bat canal...
    • Gustavo Miquelin Fernandes N foi essa proposta, professor.Jamais faria essa coisa de "competiçao intelectual", que alem de cafona é bem infantil. Nao eh meu estilo pegar "caronas". Gosto do q faço - e ainda me preparo. Sobre a seu proselitsimo marxista, ou o" perigo" q vi em seu texto, talvez faça para o jornal q publicou, se eles aceitarem. Nao me incomodou nao - em nenhum momento. Pense no debate, sim, seria interessante e pode ser na sua Universidade, qq duvida quanto ao formato pode ser discutido entre mim e vc. Mas adianto que nao eh roubada - minha honestidade intelectual em garantia.
      há 16 horas · Curtir · 1
    • Henrique Perazzi de Aquino Se vamos ficar chovendo no molhado nem adianta prosseguir. Reconheces ou não o que escrevi sobre a obra do Marx ou a desmerece somente pelo fato dela atentar contra o predominante pensamento único que querem nos impor, contra esse nefasto neoliberalismo, contra também algo horroroso nos dias de hoje, um ódio de classe vigente mais aqui no estado de São Paulo? Revisionismo é uma coisa e atentado contra a história, contra algo mais do que sacramentado é algo que abdico de fazer, pois existe hoje, meu caro Gustavo, um amontoado de gente, caolha até a medula, rejeitando e querendo reescrever tudo conforme suas conveniências. Tu não está nessa, né? Por favor, sejamos sensatos quanto algo sabidamente reconhecido pelos "grandes mestres", todos os digníssimos diretores de universidades de Economia, Sociologia, Ciências Sociais, Filosofia, Letras e afins. Irrefutável que, para esses todos, estudar Marx continua sendo primordial para quem quer entender a História e discutí-la seriamente. Segues essa mesma linha? Me diga para continuarmos o papo ou encerrarmos por aqui.
    • Gustavo Miquelin Fernandes Prof. Henrique. Nao chovo no molhado. Fui enfático. O marxismo, bem como o socialismo lat sensu eh o mainstream hoje em todas as instâncias brasileiras. O palavra que o senhor usa "neoliberal"'eh anticientifica e inexistente e posso provar. Odio de classe q vc se refere pertence ao discurso marxista, da luta dialetica. Creio em forças individuais, tao somente.Sou pensador independente, nao pertenço a nenhuma sigla (critico TODAS) e nao tenho medo de rótulos (principalmente "direitista" que vivem me chamando, e nem sei o q eh). Nao sigo na sua linha, nem de longe. Todo arcabouço marxista, conforme eu tenho escrito, foi aniquilado na decada de 20/30 pelos chamados "austriacos". Ninguem sabe disso na Univeridade, uma pena...
      há 16 horas · Curtir · 1
    • Henrique Perazzi de Aquino Se quer mesmo debater, convoco alguém marxista de verdade, um daqui de minha cidade MARCOS PAULO RESENDE, da sua idade e convicto de que o marxismo é a solução para os problemas mundiais. Não acho justo debater comigo, pois nem marxista me considero. O que não consigo é negar sua importância. Fui ler algo nesse intervalo de onde estás enfurnado e de cara, acredito não termos nada em comum. Produziremos uma inútil discussão daqui para a frente. Fazendo citações de gente do quilate de um Olavo de Carvalho como aceitável, desde já, tenho a mais absoluta certeza de que o seu campo de luta é o oposto ao meu. Fique com o seu Aécio, que fico com os que acredito. Querendo o debate, marque aí que o Marcão ainda topa esse embates e saberá muito bem defender o que acredita. Comigo não, sua teoria é risível, sem fundamento e sem lógica. Tenho mais o que fazer. Veja aí quando e como quer debater com o Marcão que te apresento a ele. No mais, leia mais, estude mais, aceite o contrário, o diferente, o que luta pelo social, pelo direito das minorias, dos desvalidos, dos miseráveis, dos famélicos e sabe que um outro mundo é possível. Pra cima de mim não. Arme seu palco em outro lugar, pois escrevinhamos até aqui e não te vi refutar em nenhum momento o que escrevi. Fica só nesse chove não molha. Qualquer universidade sensata, séria e honesta com a história te refutará.
    • Gustavo Miquelin Fernandes Obrigado, virou um belo print! Mais um marxista que correu de mim.
    • Henrique Perazzi de Aquino Não corri, te propus alguém marxista para te enfrentar. Pelo visto não topou? Já me cansei de gente como tu. Querendo o embate faça o contato. Mas te adianto, prepare-se bem, pois se vier com esse discursinho que vi aqui, vai ser engolido fácil fácil.
    • Gustavo Miquelin Fernandes Junte-se a 12 deles e eu topo.
    • Henrique Perazzi de Aquino Pretensioso, já sais em desvantagem. Provoca e quando vê alguém de fato para o confronto sai pela tangente. Não te vi afirmando topar o embate.
    • Gustavo Miquelin Fernandes jamais, professor; ainda em pé. Mas se for jogar xadrez com pombos, que sejam muitos. Um duzia deles.
    • Gustavo Miquelin Fernandes agora corrija a terminologia, embate, desvantagem, enfrentar. Vc mesmo disse q nao qeria medir nada...
    • Henrique Perazzi de Aquino Um só lhe basta, arrogância perde logo na partida. Dessa forma não adquire nada, menospreza os demais, já vi muitos assim iguais a ti, infelizmente, desprezíveis. Leram muito e aprenderam pouco, ou às avessas, o que é pior. Gustavo, deixe aí seu contato, veremos das possibilidades, mas vejo que o melhor mesmo é continuar só na provocação, cutucando, pois diante de algo sério já o vejo todo borrado. Ao trabalho, pois meu tempo por aqui é valioso e hoje, perdi muito tentando estabelecer algo sério com alguém que não é sério. Se quiser me deletar, o faça, se quiser me rebater, o faça, mas por favor, venha com argumentos convincentes. Marque aí, se ainda tiver interesse em algo sério, mas se o caso for só de bravata, como já o percebi, parta para outra.
    • Gustavo Miquelin Fernandes Magina, professor = n vou te bloquerar. Vc e eu somos serios, sim. Nao fique bravo; o senhor tem boas intençoes , diverjimos no processo de se concretiza-las. isso nao me coloca como alguem nao-serio ou um bravateiro como disse. E tb nao falaria q vc eh um nao-serio. Nao ha como julgar argumentos conviecents ou nao convicentes por aqui, pela deficiencia do meio.
    • Henrique Perazzi de Aquino Isso mesmo, veja se te interessa o debate. Algo de proveitoso sairá disso tudo. Vc se diz bem preparado para defender o que acredita e do outro lado um divergindo de tudo o que acredita e pregando o contrário, também bem preparado. Gostaria de poder presenciar isso, mas vejo as dificuldades todas, distância, local, data. Pensemos e nos preparemos. Até amanhã.
    • Gustavo Miquelin Fernandes Sera um prazer. MAs nao me acho bem preparado nao=normalmente preparado. OK, entro em contato. tenho interesse. abç;
    • Cristiano Rosa de Carvalho Gustavo, cheguei agora e só vi nesse momento o seu post. To be continued, a partir de amanhã analisarei com calma. Mas já posso adiantar que, não obstante o Marxismo dever ser estudado não o é como teoria científica, mas como fato histórico. Como tal, obviamente teve um impacto gigantesco (e tão ou mais desastroso). Poucas (pretensas, ver Popper em "Conjecturas e Refutações") teorias científicas foram tão refutadas e demolidas pelos fatos na História da Humanidade até hoje como o Marxismo, em basicamente todas as suas teses.
    • Henrique Perazzi de Aquino GUSTAVO - Cutucaste a onça com vara curta - O meu amigo Marcos Paulo, Comunista em Ação topou o desafio e aguarda as tratativas. Pode ser para quando mesmo? Vejam sua resposta dada a mim por e-mail (ele não quer nem passar perto de facebook): " Aceito qualquer debate Henrique, e é fácil de desmontá-lo pelo método do grande filósofo de Atenas Sócrates, este cara é mais um que se utiliza de métodos rasos e de soberba, a ciência social de Marx é referendada em todos os níveis pelo mundo todo, o Brasil é que está atrasado quanto a isso, ele confunde o estudo científico dentro do campo social que Marx se utilizou para mostrar simplesmente como as forças produtivas de uma época formam a consciência de uma sociedade, ele parte deste princípio básico para mostrar pontos como exploração, alienação de indivíduos dentro da esfera social, isso não é doutrina, é ciência, é como querer dizer que a teoria da relatividade é apenas uma doutrina, é muita burrice isso, a sociedade comunista que Marx propõe parte deste princípio para se criar uma não perfeita, já que não existe isso na natureza, mas sim um ambiente social melhor ao indivíduo, é só comparar a base intelectual de cidadãos cubanos por exemplo como os brasileiros, eu tenho um livro em inglês de ninguçem menos que John Kennedy reconhecendo o papel educacional soviético e que precisava mudar o padrão americano para não ficar atrás, os maiores avanços da ciência foram no período da guerra fria, hoje a corrida espacial está parada. O cara tem que entender que a ciência social de Marx antes de mais nada é isso o que ela demonstra como falei acima, gente como Richard Dawkins, o grande biólogo, usa muito a obra de Marx, mas não é comunista, o Chomsky tb usa muito Marx e tb não é comunista.
      É só marcar, quando quiser, com caras assim o método socrático derruba, é só utilizar as próprias ideias dele e faze-lo confrontar com elas na prática, será um poço de contradições. Vamos lá.Abraços Marcos

      "Pioneiros para o Comunismo, seremos como Che Guevara"
      Camarada Insurgente Marcos Paulo "Stalin III"
      Movimento Comunismo em Ação - A RETOMADA

19 comentários:

Unknown disse...

parabéns para você, Henrique, tem muito mais paciência que eu, sujeitos assim, ignoro ou bloqueio, dizer que leu O Capital e ainda em alemão (Se ele cita o nome original, quer fazer crer que leu em alemão), é mentiroso, portanto, o ignoro a partir daí. Parabéns mesmo, quanto dizer que seu texto é perigoso, é sim, concordo, qualquer texto bem fundamentado pode ser perigoso...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mafuá do HPA disse...

O BOM VELHINHO – texto publicado edição de hoje, sábado, 28.09.2013

Por sorte, Karl Marx nunca saiu das paradas de sucesso. Seu livro mór, O Capital (1867), escrito para entendimento e fundamentação de teorias econômicas é requisito básico para quem quer entender de Sociologia, Economia e Ciências Sociais, além de muito utilizado em História e afins. “Imprescindível”, me afirma um conceituado professor de um renomado curso de Economia.

Grassa hoje nos que rejeitam o comunismo, uma espécie de ojeriza ao livrinho (modo de dizer, pois se trata de um catatau), sugerindo conter ideias ultrapassadas, teorias vencidas. Pura conversa para boi dormir. “Análise econômica e sociológica mais importante da história. De todos os seus volumes, somente alguns capítulos são dedicados à teoria do que viria a ser o comunismo. O restante é pura análise da pré-história até o pré-capitalismo liberal, linguagem rebuscada, difícil em alguns momentos, mais do que necessária. Mais importante bibliografia em qualquer escola de Ciências Sociais e Economia, requisito indispensável para quem quer entender de teorias econômicas”, me diz o professor.

Na continuidade da conversa diz como trata o assunto diante de uma nova turma de alunos. “Pergunto a todos eles se já leram o livro. Para os que não o fizeram, deixo claro não ser possível prosseguir sem discutir com embasamento os textos escritos por Marx. Ele estará sempre na galeria dos mais notáveis, quer queiram ou não alguns abilolados”, conclui.

Existe hoje uma legião propondo reescrever muita coisa, porém sem nenhum fundamento. Cursos que deixam de lado o estudo marxista perdem em muito no seu conteúdo, promovem uma visão caolha do mundo e privam seus alunos de conhecer e tomar conhecimento da realidade de tudo de bom que foi fundamentado ao longo dos séculos. O grosso da proposta comunista em Marx não está contido n’O Capital e sim em outras de suas obras, como o Manifesto Comunista e Ideologia Alemã, mas nem isso interessa mais aos detratores do comunismo. O problema é o barbudo. Sempre o medo de contaminar (sic) nossos jovens.


Esse o perigoso texto que publiquei sábado e que acabou sendo republicado na edição de hoje, quinta, 03/09.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique, vi agora que teve mais alguns comentários depois que me enviou o email. Reparei uma certa histeria típica das nervosas engravatadas do "direito", citando ambos, por diversas vezes Popper.

Karl Popper pra quem não conhece, xará do Marx, já que Popper diferente de Marx não teve impacto algum para a ciência social e principalmente para os trabalhadores, o sujeito pode defender o que quiser, mas assuma claramente as consequencias de tal sociedade que defende, e é isso que é o foco principal da obra de Marx, será que esses doutores conseguem explicar de forma científica por exemplo coisas como mais-valia, acumulo do capital, coletividade, lucro, sem recorrer a Marx?? Pois é essa questão de uma série de fatores que sua obra mostra o impacto que causa em uma sociedade.

Popper é preciso analisá-lo pelo ponto pessoal dele, era um comunista e que mudou de lado e passou a odiar comunistas por uma perda de meia dúzia de amigos na violência da polícia austríaca, o mesmo que disse que a teoria de Darwin não era testável(olha que absurdo) tratando ser algo do campo metafísico(religião), piada.

Enquanto um caía nos braços operários dando-lhes a consciencia para lutar o outro foi nomeado cavaleiro do império britânico pela rainha da Inglaterra.

Popper acusava um fascismo na obra de Marx, defensor da chamada democracia liberal, Popper esquece que o fascismo é perfeitamente compatível com a democracia liberal, como comprovam o Maccarthismo nos USA ou as democracias latino-americanas, e que o nazismo se instalou na Alemanha pela via das eleições democráticas, procurando mostrar respeito pela legalidade.
Democracia é um termo muito raso, se aplica a qualquer conceito justamente por não haver uma estrutura sólida, inclusive se encaixando perfeitamente ao fascismo, por isso sou bem claro e sem hipocrisias ao me colocar diante deste ponto como um a odiar esse termo democracia.

No mais, debate sempre é bom quando feito com bom conteúdo para esclarecer ao máximo de pessoas, estamos aí sempre para defender uma ciência e um modelo de sociedade.

Saudações Comunistas!!

Camarada Insurgente Marcos Paulo

Mafuá do HPA disse...

PELO FACEBOOK AS RESPOSTAS DO PROVÁVEIS DEBATEDORES SÃO ESSAS, NÃO PASSANDO DE MERAS PROVOCAÇÕES:

Gustavo Miquelin Fernandes "maiêtica dichavada"... Nao tem como levar a sério isso. Marxizar conhecimnento serio com ideologia. MAS mesmo assim, eu vou nesse encontro
há 6 horas · Curtir

Gustavo Miquelin Fernandes Toda debate seria parcial, ante a pletora bibliografia que nem, nem qq pessoa aqui envolvida domina. Nao detemos o "status quaestione" da materia. MAs de relance, eh importante, ja q citado, lançar o nome de peter colier, em seu The Anti-Chomsky Reader. foi citado que o chomsky n pode ser considerado comuna; mas todo braço intelecutal e propagador dessa seita é comunistas, em essencia. Sabe como lenin referia a essas pessoas? "Idiotas uteis".
há 6 horas · Curtir

Cristiano Rosa de Carvalho Deus do céu...O sujeito ainda pensa em termos de superestrutura... Gustavo, como vc tem paciência p isso?
há 5 horas · Curtir

Gustavo Miquelin Fernandes Cristiano, e eles acreditam sinceramente nessa verdade. Me chamam arrogante ainda. E ai gostou do Sócrates metido nessa coisa citado pelo "comunista em açao", rs????
há 5 horas · Curtir

Cristiano Rosa de Carvalho Sim. Sócrates era marxista, não sabia? Há, tem também os "marxianos"... Marxistas de Marte, faz sentido. P sujeito ainda crer nessas categorias, só sendo um E.T. mesmo.
há 5 horas · Curtir

Gustavo Miquelin Fernandes O unico cuidado q devo ter a ir num debate desse eh isso. Imagina adminstrar essas primariedades, sem tempo pra falar coisas produtivas, ter que ficar voltando a coisas simplorias, o que ia anular o debate todo.

Mafuá do HPA disse...

EIS MINHA RESPOSTA PARA ELES NA NOITE DE HOJE, 3/10 TENTANDO DEFINIR O QUE QUEREM:

"Primariedades", dessa forma um menino quer rebater teorias estudadas e respeitadas em escolas sérias mundo afora. Um horror isso. Queria saber qual o fundamento, quem, quais escolas sérias, quais pensadores sérios fazem a defesa do abominável que vejo em poucas linhas do que dizem ser a teoria do revisionismo que defendem. Não vi até agora nada convincente nas linhas escritas por vocês que me convença da não importância d'O Capital e contrário ao texto que produzi. Acredito que não devamos mais nos prolongar nesse lenga lenga. Deu para perceber qual a de vocês e na falta absoluta de argumentos com quem os tenha, ficarão num ataque gratuito, raso e sem conteúdo. Fui provocado por alguém cheio de ironia, dizendo que debateria até com doze e quando percebeu que arrumei um só e preparado para o confronto de ideias, percebo um certo recuo. Sem delongas, vai fugir da raia ou vai encarar a parada? Todos os argumentos que usarem daqui para frente aqui demonstraram que querem oba oba e tanto eu como o Marcos Paulo estamos cheios disso. Vieram nos provocar e decidam aí, pois acredito estar, caro Gustavo diante de uma encruzilhada, ou engole tudo o que disse e encerramos tudo por aqui ou dá enfrenta o touro a unha. Sabes que a parada vai ser dura e não será com chavões que vais vencer essa. Respostas daqui para frente só se toparem o confronto de ideias, concepções e entendimentos. Estamos nos alongando demais.

Anônimo disse...

HENRIQUE

Meu caro, voce perde tempo demais com esses abilolados. Gente igual e esse fazem de tudo para desmerecer a história, as teorias já comprovadas, teses lúcidas, tudo para fazer valer oque lhes vai pela cabeça. Não tem referência quase nenhuma. Pode perceber, ficam martelando dois ou três desviados que pensam iguais a eles. São um perigo, pois direitistas não assumidos, pregam um ódio de classe embutido dentro do discurso, desmerecem tudo o que foi feito, ou seja, totalmente desajustados. São até piores que os fundamentalistas religiosos. Imagina esses iguais a esse que debate contigo no poder, fariam pior do que os fundamentalistas religiosos, pois seriam capazes de reescrever a história segundo sua ótica. Uma minoria endoidecida pelo direitismo.

Quer um conselho, caia fora, mas d~e uma lição neles. O Marcão, que conheço só pelo seu blog, vai lhes dar uma bela lição.

Aurora

Anônimo disse...

Li o "diálogo", se houver o "debate" ou "duelo" ou "desafio", o que for, será algo inesquecível, previsível ou imprevisível.
Heloísa Alves Ferreira Leal

Anônimo disse...

como se vence um debate?

Mafuá do HPA disse...

AO ANÔNIMO:
Não sei. Acredito ser importante a exposição de ideias, uma não menosprezando a outra, um procurando entender o lado do ponente e quem tem mais garrafas vazias para vender acaba sempre tendo mais vantagem. O convencimento pode despontar daí, quem é mais lúcido na propositura, a clareza de ideias, o não embromar e tentar convencer os outros com algo seu e não coletivo. E por aí adiante.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

penso que meu estomago não suportaria...
CLÁUDIA PINTO

Mafuá do HPA disse...

RESPONDI E PELO VISTO, FICARAM UM POUCO MAIS ARREDIOS. LEIAM AS ÚLTIMAS TROCAS DE EMAILS:

Henrique Perazzi de Aquino Hoje não volto mais ao facebook, compromissos outros longe de casa. Amanhã tendo novidades sobre provável lugar para o debate, me avisem por favor. Mas vejo que estás com uma consultoria, várias pessoas. Não eras tu, caro Gustavo, que queria debater com 12 e agora conta com apoio. Um abracito do HPA
3 de outubro às 18:22 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino "Primariedades", dessa forma um menino quer rebater teorias estudadas e respeitadas em escolas sérias mundo afora. Um horror isso. Queria saber qual o fundamento, quem, quais escolas sérias, quais pensadores sérios fazem a defesa do abominável que vejo em poucas linhas do que dizem ser a teoria do revisionismo que defendem. Não vi até agora nada convincente nas linhas escritas por vocês que me convença da não importância d'O Capital e contrário ao texto que produzi. Acredito que não devamos mais nos prolongar nesse lenga lenga. Deu para perceber qual a de vocês e na falta absoluta de argumentos com quem os tenha, ficarão num ataque gratuito, raso e sem conteúdo. Fui provocado por alguém cheio de ironia, dizendo que debateria até com doze e quando percebeu que arrumei um só e preparado para o confronto de ideias, percebo um certo recuo. Sem delongas, vai fugir da raia ou vai encarar a parada? Todos os argumentos que usarem daqui para frente aqui demonstraram que querem oba oba e tanto eu como o Marcos Paulo estamos cheios disso. Vieram nos provocar e decidam aí, pois acredito estar, caro Gustavo diante de uma encruzilhada, ou engole tudo o que disse e encerramos tudo por aqui ou dá enfrenta o touro a unha. Sabes que a parada vai ser dura e não será com chavões que vais vencer essa. Respostas daqui para frente só se toparem o confronto de ideias, concepções e entendimentos. Estamos nos alongando demais.
3 de outubro às 22:21 · Curtir

Cristiano Rosa de Carvalho "Teorias"? Não, desculpe-me , mas o Marxismo pode ser acusado de qualquer coisa, menos de ser ciência. Onde ele cumpre o método científico? Para não dizer o critério da falseabilidade.
Ontem às 12:12 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino E O QUE DEFENDEM É O QUE? Que nome se pode dar ao que vejo sendo aqui defendido por aqui por gente que despreza teorias conceituadas, tudo para fazer valer um revisionismo sem sentido e sem lógica. Meninos, vocês precisam é tomar conhecimento de todas as teorias e depois com algum conhecimento de todas, encaminhar melhor suas vidas. é o que os cursos sérios fazem. Simplesmente menosprezar por entendimento ideológico é um retrocesso inimaginável para o conhecimento humano. Sabe o que me lembra isso que vocês fazem, MEDO. Ciências Sociais soava como Socialismo para Salazar, o ditador português e por isso ele a aboliu das escolas portuguesas. Resultou daí um atraso de muitas décadas para o ensino em Portugal, exatamente por deixar de lado algo primordial e antes de mais nada, totalmente desconhecido para ele. Ponham a mão na consciência na grande besteira proposta por vocês e entendam de uma vez por todas o texto que escrevi. Eu só havia dito da importância de se estudar o que Marx escreveu como teoria econômica e nem isso vocês possuem a capacidade de reconhecer como importante. Fica difícil assim, estão com medo do que?
há 2 minutos · Curtir

Mafuá do HPA disse...

A RESPOSTA DO GUSTAVO PELO FACEBOOK:

Gustavo Miquelin Fernandes (amigo de Martim Outeiro Pinto) também comentou o status dele.

Gustavo escreveu: "Henrique, estou discutindo com todo respeito c/ vc e nao disse que vc nao tem seriedade - ao contrario de vc me julgou um "menino nao serio". Veja que o nível da discussão de minha parte eh alto Vamos ficar apenas na teoria econômica, então. Tem o "status quaestione"s MÍNIMO de Mises, hayek e Böhm-Bawerk? Foi por ai q começou a falseabilidade do marxismo, com a revelação, q ja era intuitiva, da impossibildiade do calculo economico na economia real. Revisionismo que vc usou nao tem cabimento aqui, mas eu posso me alongar em outro texto ou pessoalmente o que seria esse processo. Eu n tenho nenhum tipo de consultoria como vc sugeriu - vc trouxe um companheiro seu , e vc nao pode ignorar que o comunismo é autofagico, nao é? ou seja, divergencias internas sao resolvidas com base na eliminação total da dissidencia; sabe o que signiifca isso né??? A experiencia sovietica foi marxismo, nao ha como negar isso. Desconheço quem tenha feito racionalmente. Quanto a seu artigo, vou responde-lo na imprensa, se for aceito no mesmo espaço, apenas com base na teoria econômica - vc poderá usar sua tréplica, após. E outra, com relação "desprezar teorias conceituadas" q vc sempre alude, faço um perguntinha, p favor pesquise até no hobsbawn (acho q a grafia está errada): 100 milhões de baixas é pouco pra vocês? querem mais? Ciência sociais aplicadas não pode virar ciência social engajada; eh isso que comunista faz."

Anônimo disse...

Henrique, agora que vi este último comentário desse Gustavo e quero responder a ele o seguinte:

Meu caro, vc é sempre tão raso assim nos seus argumentos?? É só isso mesmo?? Essa conversinha manjada para atacar uma obra importante e reconhecida no mundo todo até por aqueles que não se consideram comunistas. Esse é seu primeiro erro e já até comentei antes, mostra que não conhece nada desta obra, vc olha para o Marx e já enxerga Comunismo, e como vc é um anti-comunista o já descarta por completo.

Vc fala em falseabilidade, impossibilidade de cálculo econômico na economia real. Qual seria essa economia real?? Vamos lembrar que o capitalismo, a democracia liberal é algo recente na história e o comércio já existia muito antes deste, passando por diversos modelos, então qual seria??

Espero que sua resposta ao Henrique no jornal nos possa revelar tudo isso, que vc destrua toda a obra de Marx com uma análise e argumentos profundos, dignos de prêmio, pq se vier com esses rasos argumentos o chamando de comunista, milhões de mortes, esse papinho já deu hein. Tb espero que seja uma resposta do pensador Gustavo e não essa coisa nerd, decorada de ficar citando Popper, Hayek e etc. vamos ser mais autênticos e entendidos no assunto.

Algo que pode lhe ajudar nesta análise, é o seguinte, me diga, o modelo econômico de uma sociedade influencia na consciência do indivíduo, na cultura, nas tradições e etc???

Vc tb fala em autofágico, o cristianismo que se esconde sob o manto branco não é autofágico??

E sim, a URSS era comunista até um certo período, é raso vc resumir numa linha uma história de décadas, vc sabia que quando do tal colapso soviético a economia ali existente totalmente alterada de forma sacana, era uma economia de mercado, em crise, e que hj vemos os reflexos disso na problemática Rússia de hj?? Sabia que a máfia que ascendeu ao poder na rússia eram os que estavam presos nos "terríveis" gulags. Pensando por um lado, países capitalistas são bem autofágicos não???

Vc pode nos dizer tb, já que Marx mostrou como de formam as crises do capitalismo, visto que até economistas liberais correram até ele para explicar as últimas crises, vc poderia então derrubar tudo isso nos ensinando como evitar crises no capital e como impedir por exemplo a gritante desigualdade social, não só financeira, mas cultural e tudo mais, no capitalismo???

Vc acha que sempre que há alguém refutando uma teoria isso significa que a mesma não vale?? Basta ver a quantidade de cretinos que tentam invalidar a teoria da evolução por exemplo, mesmo esta sendo algo tão óbvio hj.

Vc cita tb Hobsbawm, não ficou muito claro o que vc quis colocar, mas percebendo seu jeito de jogar as coisas, deve estar se referindo a conhecida entrevista que ele deu em 1995, vc leu toda a entrevista ou só pinçou o que lhe passaram por conveniência?? Durante algumas provocações do entrevistador sobre o "terror de Stalin" Hobsbawm o responde "se o grande terror de Stalin tivesse conseguido uma revolução mundial, sim teria valido a pena", e o entrevistador retruca, "então 15 milhões de mortes justificariam algo pra vc??" e ele responde "sim". Veja meu caro que o entrevistador assim como vc se utiliza de algo raso e de números arbitrários, podemos sim debater sobre o código penal soviético, agora não venha com esse papinho de 100 milhões de mortes, prove com documentos para nós essas mortes, por favor. Pq falando em mortes podemos provar com documentos as mortes cretinas provocadas até hj pelo capital financeiro, topas??

No mais, vou esperar ansiosamente por sua resposta e aula ao Henrique no jornal, pois a partir dali poderemos ver se vale a pena fazer um debate ou se estamos diante de mais um igrejeiro da bolsa de valores.

Saudações Comunistas
Camarada Marcos Paulo

Anônimo disse...

Impressionante mesmo como o pessoal de uma esquerda primitiva como essa parte para "argumentos" tacanhos, quando não possuem argumentos propriamente ditos. Há inúmero intelectuais de esquerda de alto nível, mas certamente não é este o caso aqui. Sabe o que é método científico e filosofia da ciência? Pois é, estes ja refutaram há muitas décadas o Marxismo. Basta ler toda a literatura econômica dos últimos 100 anos (pelo menos), seja a desenvolvimentista (v.g. Keynes), seja a liberal. "Teorias conceituadas" onde? Gostaria de saber o nome de um economista marxista que tenha sifo laureado com o prêmio Nobel nos últimos 20 anos, pelo menos (ao que eu saiba, nenhum até hoje). Se o argumento é esse, desculpe-me, ele beira ao patético. E, se por "menino" vc se refere a mim, peço que vá usar o adjetivo com os seus companheiros. 1) já não sou menino há pelo menos uns 20 anos; 2) minha titulação acadêmica é certamente superior a sua. Isso em si nada prova, pois títulos acadêmicos não sao prova inconteste de inteligência (até um analfabeto funcional como Emir Sader os têm. Se bem que não sei como os adquiriu), mas ao menos são indício de estudo e dedicação, não obstante estes poderem ser empreendidos sem resultarem em titulação. O importante, em suma, é estudar. Eu li "O Capital" e o "Manifesto". Vc os leu? E o resto de toda a infinidade de literatura econômica, sociológica e filosófica? Pelo jeito, não.
Cristiano Rosa de Carvalho

Mafuá do HPA disse...

A DISCUSSÃO CONTINUA E NADA DO DEBATE:

Gustavo Miquelin Fernandes Prezado leitor, quanto a ser raso em argumentos, não se esqueça que o comunista é você, e ainda ''comunista em ação". Lênin, ingratamente, te chamaria inocente útil.
A mentalidade revolucionária tem feitos ingentes esforços para afastar socialismo de comunismo, marxismo de comunismo e promover um descolamento sempre incabível dessas patacoadas vermelhas - falam que nazismo tem corte direitista - veja o tamanho do absurdo. Nisto, estou prevento. Quando a conhecer obra do pastor Marx, vc definitivamente não domina. Apenas a bibliografia tópica necessária para ter domínio mínimo disso supera tudo q vc escreveu na sua vida. não obstante, podemos ter a ideia generalíssima e conhecer os esquemas básicos de controle social e totalitários, inclusive das fases de implantação dessa besteira que o professor da USC publicou no "Bom Dia".
Assusta vc desconhecer a refutação do cálculo. Passe o e-mail, mandarei a bibliografia correspondente.
E quanto a´ pergunta não respondida: as baixas do seu comunismo não foram suficientes? No Camboja, China, coreia e tutti quanti. etc? Economia socialista e economia liberal: regime das ossadas versus o regime dos antibióticos, dos microondas, dos carros...Onde está o na economia socialista o sistema de incentivos para produção desses bens? Nem vc, nem o professor de História sabem.
Vc diz q quer algo de muito erudito no assunto, no q eh impossível pelo total desnível perceptível por qualquer um, seja burguês, proletário, ou lumpemproletários - onde tenho q administrar, e o faço com tolerância, certas impropriedades suas e daquele que o recomendou.
Quanto ao artigo no jornal" Bom Dia", se publicarem, será bem didático, inclusive para comunista entender.
Não respondo perguntas primárias que embutem conceitos bobos de "superestruturas, infraestruturas"; isso vc tem q debater com o seu cicerone, professor Henrique ou com algum colegial que lê Zizeck ou Chauí.
Quanto a autofagia de Cristianismo, eu nem usei argumento religioso, nem sou católico e também sou critico do poder romano. logo, novamente falaciou lindamente.
No final do seu texto, você da um atestado de revolucionário, que comunista acha elogioso: evitar crises; impedir desigualdades. Ora, sinceramente, você acredita nestas coisas ainda? Você é um utópico, sabe o que é isso? O desnível é muito grande mesmo entre mim e vc.
quanto a mortes que sua seita promoveu, vc pede fontes, - é só ler o "Livro negro do comunismo", obra INDICADA PELOS PROPRIOS COMuNISTAS. Veja , estou debatendo com uma pessoa que não sabe disso; fica difícil avançar. E confundindo comunismo com capitalismo, disse q esse ultimo ceifou mais... São conceitos diferentes, que você não domina, nem nunca dominará.Comunismo é esquema totalizante de poder, capitalismo é um regime de produção, circulação de bens e serviços.Basicamente, e´isso.
quanto a validade da teoria comunista, você sabe q é apenas "fato social" no capitulo da Historia mundial. Testado, reitero, teórica e praticamente; já indiquei a seu professor alguns nomes de relevo.
Agora, podemos ser mais pragmáticos: vc sabia que na Venezuela bolivariana, idealizada por revolucionários, faltam itens básicos como pasta de dente, papel higiênico. Tem gente que chama isso de olhar social... Seu professor, que disse que o senhor era o mais preparado de toda cidade, afirma que temos que se importar com a pobreza, com a fome, com as injustiças. Como? Espalhando mais miséria?
Professor Henrique, por favor, traga o próximo para debater comigo...
há 2 horas · Curtir

Mafuá do HPA disse...

mais um pouco...

Cristiano Rosa de Carvalho Esse é o grande nível "intelequitual" dos seus debatedores, Gustavo? São sujeitos dignos. Dignos de pena.
há 2 horas · Curtir

Cristiano Rosa de Carvalho "não me venha com esse papinho de 100 milhões de mortes". O sujeito tem que ser ou retardado ou desonesto para pedir que se prove com "documentos", e depois acusa o capital financeiro de matar tanto ou mais? Esses sujeitos - como o tal Henrique aí de cima (professor de quê ele é?) ou o tal Marcos Paulo se consideram capazes de discutir algum tema que não seja em mesinha de bar de diretório acadêmico de faculdade? XIngando os "burgueses"? Meu deus, como dizia Roberto Campos, a burrice tem um passado glorioso e um futuro promissor nesse país.
há 2 horas · Curtir · 1

Gustavo Miquelin Fernandes Cristiano,No" livro negro" tem fatos comprovados, q pelo menos indiciariamente, levam a este numero. Obra estudada por comunistas. Quanto a acusaçao, Ai q entrou minha diferenciaçao: comunismo é esquema de poder, capital financeiro, nao. Ou seja, é uma comprovaçao bem simploria.
há 2 horas · Curtir · 1

Cristiano Rosa de Carvalho Obra escrita por esquerdistas, ainda por cima, Gustavo. Fora esse livro, há inúmeros outros registros, são dados estatísticos. Comparar um regime político que sistematicamente eliminou pessoas (seja por execução, seja pela fome) com um sistema econômico já é um erro categorial básico - sem falar que ainda assim, onde o capitalismo se implantou só o que fez foi tirar gente da miséria. Mas querer o que de analfabetos ou picaretas (tertium non datur) como esses dois que pretendem discutir com você?
há 2 horas · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Não adianta, voces tergiversam e fogem do real debate. Quero ver isso no teteatete. Pelo visto, apresentam desculpas esfarrapadas e fogem. Marquemos e vamos divulgar. Eu estava quieto no meu canto, escrevi um texto sem focar nada de comunismo, voce veio todo arrogante, desmerecendo e até agora só ficou em evasivas. Medrou e provoca, pois aposta que iremos desistir. Não iremos. Quero discutir o texto que escrevi, e a importância da obra de Marx para a Economia. Pediu para vir com doze, escolhi um e te apresentei. Eu sai fora e faço a intermediação, pois ele não tem facebook. De ironia e teorias rasteiras, gente que os cursos nem citam estamos cheios. Quero concretude, algo sério e isso não vejo em vocês. Blasfemam, injuriam, mas não possuem conteúdo para discussão, pois é raso o que defendem, sem fundamento. Paremos com a enrolação. Quer ou não debater? Se acha que vai se sair bem e massacrar como diz, marque e teste. Em tempo: Não apresento título para vocês e nunca o faria, pois para discutir o que estamos aqui a fazer não se fazem necessários. Quero seriedade para marcarmos o DEBATE. POSSO DEFINIR UM LOCAL AQUI EM BAURU COM DIA E HORA? Ou vai pular para trás...
alguns segundos atrás · Curtir

Mafuá do HPA disse...

ALGO MAIS SOBRE O PROVÁVEL DEBATE:

Gustavo Miquelin Fernandes vc fala que saiu fora, mas que quer discutir seu texto (poderia explicar?). Estou esperando resposta do bom dia para discutir seu texto. Eles nao responderam ainda. Tambem pode apontar também onde eu te injuriei?? Pode apontar onde eu discuti títulos - q alias, eu nem tenho? Pode me falar onde seria o local e provável data.
há 6 horas · Curtir

Cristiano Rosa de Carvalho "Raso que defendem"..."teorias rasteiras", O sujeito ainda crê em Marxismo, não conhece absolutamente nada de literatura econômica dos últimos 100 anos, pelo visto, sendo o seu "argumento" é a frase que as "teorias marxistas são muito conceituadas", seja lá o que isso signifique. Sim, são conceituadas - o conceito delas é que são terceiro-mundistas, ultrapassadas, refutadas e, para ser mais simples, péssimas.
há 5 horas · Curtir

Cristiano Rosa de Carvalho E, para piorar: o grande "campeão" intelectual para debater o marxismo é aquele pobre coitado? Só rindo.
há 4 horas · Curtir

Gustavo Miquelin Fernandes O marxismo está para a teoria economica, assim como Bruna Surfistinha está para o noviciado.
há 4 horas · Curtir

Cristiano Rosa de Carvalho Não tiro a importância história do Marxismo, que é inegável - aliás, jamais uma doutrina causou tanto dano ao mundo. Agora, alguém crer que se trata de uma teoria científica válida, seja sociológica, seja econômica, em pleno século XXI, é o maior atestado de esquizofrenia que eu posso conceber. Gustavo, será que os dois "debatedores" não são fugitivos de algum hospício aí de Bauru? E vc esse tempo todo gastando seu latim com os maluquinhos?
há 4 horas · Curtir

Gustavo Miquelin Fernandes sim, tem importancia. empiricamente a seita marxista eh peso morto. O grande problema seria o espectro disso q ainda ronda muito - por ainda alimentar uma burokracia parasitária em orgaos do Estado, variados movimentos do tipo pos-moderno (como politicamente corretos, etc.) e muitos "pensadores" (pela baixa complexidade da dita teoria). eh o tal do marxismo cultural - q tanto atrasa o pais e a América Latrina.
há 4 horas · Curtir

Mafuá do HPA disse...

MINHA RESPOSTA A ELES:

Releiam o que escreveram e vejam se existe algum fundamento empírico, teoria consistente que possa ser usada na defesa do que expelem? Nada, só ódio de classe. Nada mais. Contra isso, não é preciso muitos argumentos. O Cristiano parece não entender nada de Economia, o básico, a questão não é ser ou não marxista, mas sacar que o livrinho citado,m O Capital é teoria fundamental para se entender de economia. Isso é básico, elementar. Sim, Cristiano um "pobre coitado" pode enfrentar de igual para igual um dito letrado e lhe dar uma coça, basta ter mais argumentos, ter lido e entendido mais. Simples assim. Comparações com a surfistinha empobrecem o debate e provam que usam desse argumento raso por desconhecerem a teoria. Quem não conhece muito bem o que vai debater usa sempre disso, chavões baratos, provocações sem sentido, procuram buscar efeito de riso na platéia, mas na hora do confronto de ideias são pobres. Sinceramente, vejo isso em vocês. Quanto aos danos ao mundo, basta comparar e verão que o capitalismo, pela sua crueldade provoca muito mais danos ao mundo que qualquer outro sistema, inclusive o nazismo. Afirmar que o marxismo tem peso morto é coisa de moleque. Cite só uma universidade no país que faz isso? Nenhuma. Só vocês, os grandes sabidões. Por fim, Gustavo, não te conheço. Se és de Bauru, vamos ver um local adequado e marcar com certa antecedência, divulgar até para que estudantes possam comparecer, promover como algo sério e depois definirmos as regras do encontro. Penso numa das universidades e se topar, vejo algo. Pelo que vejo, gosta de apregoar que muitos desistiram de te enfrentar e acabo de falar com o Marcos, ele já aceitou, fez até algumas brincadeiras, que não acho conveniente te informar, pois levo a sério esse encontro. é uma boa foram de discutir algo que vejo hoje proliferando, um ódio visceral sem conhecimento de causa e do outro lado a verdade estabelecida. Não adiante ficar se digladiando por aqui e acredito nem isso ocorrerá no debate, pois será uma defesa séria com argumentação consistente de ambos os lados. Posso marcar o encontro seu com o que seu amigo disse aqui, com o "pobre coitado"?

Henrique Perazzi de Aquino