quinta-feira, 3 de outubro de 2013

UM LUGAR POR AÍ (44)


A "CORRUPTOUR" DE PRAGA E TALVEZ, EM BREVE, UMA FILIAL AQUI EM BAURU
Corrupção, todos sabem muito bem, existe por todo lugar. Ainda mais dentro do sistema capitalista, lugar onde prolifera admiravelmente, favorecida pelo tal do sempre querer mais e a qualquer custo. Acabo de ler um texto muito do interessante na revista mensal Piauí (edição setembro_nº 84), com o título “PÁSSAROS ESPERTALHÕES” (http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-84/chegada/passaros-espertalhoes). Num rápido resumo para quem não estiver interessado em sua leitura na íntegra, trata-se de uma agência de turismo da cidade de Praga, capital da República Tcheca, ganhando dinheiro levando turistas pelos pontos da cidade onde ocorreram atos danosos ao patrimônio público. Isso mesmo, levam os interessados em visita aquela capital num macabro roteiro da corrupção na cidade. Visitam locais onde obras foram superfaturadas, onde alguns dos escândalos foram sacramentados, as residências de alguns dos seus próceres, o esconderijo de outros e daí por diante. Vale a pena a leitura.

Achei a ideia deles sugestiva, criativa e podendo ser aplicada em qualquer outro lugar, inclusive aqui na minha aldeia, a centenária Bauru. Poderíamos receber alguns ilustres visitantes, esses que adentram tão charmoso município e levá-los a tomar conhecimento de locais marcantes na história do banditismo na cidade, da malversação do dinheiro público e de outras mazelas. Não pensem que isso possa impressionar esses assim de uma forma muito significativa, pois acredito não existir lugar no planeta onde um roteiro parecido não possa ser elaborado. Não sei se estarei apto a abrir uma firma com a mesma linha de ação, ainda penso no assunto. Talvez a empresa tcheca, a CORRUPTOUR possa até liberar uma franquia a preços módicos, mas antes de pensar melhor no assunto, de começar um sério treinamento com profissionais gabaritados para exercerem o tour com maestria e galhardia, lanço aqui um questionamento para todos e todas que me leem nesse momento: AJUDEM-ME A ENUMERAR OS LOCAIS MAIS CORRUPTÍVEIS DA CIDADE DE BAURU. Aguardo uma ampla participação de todos, para melhor fundamentar sobre a apropriação ou não de investir minha suada reserva financeira nesse novo negócio. Onde poderíamos levar nossos turistas?

Em tempo: O pessoal da CORRUPTOUR lá de Praga estão muito bem e em fase de treinamento de novos guias turísticos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como faço pra mandar um curriculum .....kkkkkk

Gleison Sallas Contador

Anônimo disse...

Henrique

Você mesmo deu a dica, o primeiro lugar é o VIADUTO INACABADO.

Depois viria uma passagem pela sede da AHB, que acho que é lá dentro do HOSPITAL DE BASE, depois pode até passar pela casa do chefe da clã que lesou o hospital.

Mostre o descalabro na Saúde, onde no passado jogaram bombas até numa casa perto da Prefeitura, quando um ex-prefeito foi cassado. Querendo podem passar diante sua casa.

Onde era a sede daquela financeira bauruense que bancara juros baixos e enganou milhares em Bauru? Muitos esquecem disso. Onde era a sede? Eu mesmo já esqueci.

Passe pelo Noroeste e mostre tudo o que já fizeram de ruim para o clube lá da vila Falcão. Passe pela Prefeitura e mostre os que lesaram a cidade.

E passe na ponte lá do Mary Dota que foi quem fez um prefeito ganhar uma eleição e depois ficou inconclusa por vários anos.

Passe também pela Câmara,m onde vereadores recebiam percentuais de salário dos seus assessores e muitas outras coisas.

A relação é grande e cresce na medida em que vamos pensando mais.

Alvarenga