quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (37)


JIBÓIA, QUERO-QUERO, GAVIÃO, CORUJA, TEIÚ E SERIEMA – A CIDADE INVADIU OS BICHOS
Outro dia Ana Bia me contou a história dela e de uma JIBOIA lá pelos lados do campus da Unesp Bauru onde dá aulas diárias e noturnas. O bichinho estava atravessado no meio da rua e não deixava ninguém passar pelo seu caminho. Não estava em posição de ataque, mas pelo tamanho impunha respeito. O Departamento onde dá aulas, prédio novo está incrustado bem onde antes era uma bela reserva ecológica do que nos restou de cerrado, a mata nativa da região e o bicho desacostumado com asfalto, fazia averiguações nesse novo solo. Nem sei se o animal foi capturado, enjaulado ou devolvido à mata, mas o fato é que o bafafá foi estabelecido e o mais acertado, segundo minha modesta concepção seria devolver a mata retirada dos inofensivos bichos que antes perambulavam sem nenhum risco por todos os lados. Hoje não mais.

Tempos atrás aqui defronte minha moradia, uma área livre, terreno quase baldio, onde são montados parques e circos, tudo defronte o rio Bauru e descampado quarteirão, área de verde grama e algumas árvores onde os QUERO-QUEROS adoram fazer seus ninhos. Naquela manhã uma barulheira brava pelos lados do campo, piação em alto e bom som. Fui espiar e vejo um GAVIÃO tentando bicar os ovinhos dos mais fracos. Rodearam o grandão (esfomeado pelo jeito), mas ele não se assustou com isso e continuava tentando almoçar. Resistiam em bando, arriscando a própria vida pelos ovos dos seus, o tempo passava e ele quase conseguindo o seu intento. Não aguentei e fui lá espantar o bicho munido de uma vassoura. O resto da manhã foi deveras tranquila. Não se teve mais notícia do comedor de ovos por aqui.

Meses atrás ao sair da feira dominical, indo buscar meu carro num estacionamento ali na Marcondes Salgado dou de cara com uma CORUJA, ela na boca de um buraco, sua morada e esse quase junto à porta lateral do meu meio de locomoção. Não tinha cara de bons amigos, ameaçadora, olhos vidrados no pretenso inimigo e não entendendo que só queria tirar meu carro dali, nada mais, permanecia em estado de alerta total. O dono do estabelecimento me disse que nada podia fazer, pois ela era o xodó do lugar. Esperei pacientemente até conseguir entrar pela outra porta, tomei o máximo de cuidado para não ferir suscetibilidades com o vigilante animal, verdadeiro cão de guarda. Cão não e, sim, apenas uma coruja perdida na imensidão de pedra onde foi se meter.

Hoje foi uma SERIEMA. De uma hora para outra ela apareceu aqui no terreno defronte minha casa. Veio só, não se sabe se pelo rio e estava perdidinha da silva, correndo de um lado para o outro. Amadja, a prestadora de serviços para meu pai tentou lhe dar arroz, mas tudo foi infrutífero, ambas em lados opostos no meio do campinho. Pudera, ela tinha estampado em suas costas uma onça e isso deve ter ajudado a espantar a ave. Tentou depois atravessar a asfaltada Nuno e ali por muito pouco não foi atropelada (dói ver um animal no asfalto). Ligo para o bombeiro e ele me explica que essa ave só voa em caso de extrema pressão, preferindo correr e correr. Não podiam fazer nada, pois não a capturariam e estavam numa diligência em um prédio do centro da cidade invadido por um TEIU, na mesma situação que a ave corredora. O lagarto sumiu pelo prédio e a corporação tinha por objetivo localizá-lo. Nisso a ave correu para os lados dos trilhos, encontra um muro pela frente e sob pressão de populares, consegue atravessar não se sabe como para o lado de lá. Corre poucos riscos de ser atropelada por um trem, pois esses são poucos e sim, de ser assada pelos novos moradores do lugar, esquentando suas latas a céu aberto. Muitos foram espiar por cima do muro, mas seu destino é incerto e não sabido.

OBS.: Todas as fotos foram tiradas hoje pela manhã tendo como foco a siriema.

5 comentários:

Anônimo disse...

OS BICHINHOS ESTÃO VINDO PRÁ CIDADE PORQUE ELES ESTÃO SENDO BOTADOS PRÁ FORA DO SEU MEIO AMBIENTE PELA GANÂNCIA DESSES FILHOS DA PUTA QUE INSISTEM EM FAZER ESSAS QUEIMADAS E MAIS QUEIMADAS ALÉM DO DESMATAMENTO. JÁ JÁ OS HOMENS IRÃO COMER "MERDA" OU VINHOTO E AINDA PIOR, IRÃO "MORRER" DE CALOR E POR FALTA DE AR... CAVARAM A SEPULTARA? FODAM-SE TODOS ELES.
E NÓS TB ESTAMOS FERRADOS INDIRETAMENTE POR CULPA DESSES USINEIROS E SEUS CÚMPLICES EM TUDO MISSO.
José Luiz Schubert

Anônimo disse...

Ouça essa Henrique

http://www.youtube.com/watch?v=ha6Wdd8cjm4

O canto da seriema

Pasqual Macariello - Rio RJ

Anônimo disse...

Coisa bonita.
Hélio Maffei

Anônimo disse...

Andando de bike pelos "arredores" de Bauru e região, sou testemunha de que estes animais estão sendo "exportados" para o centro urbano devido ao pouco caso que estamos tendo com o seu habitat. Henrique gostaria muito que você viesse comigo qualquer dia desse (eu de bike e você de carro ) para ver "in loco" o que "cidadão" vem fazendo com o lixo de tudo que é espécie ao redor da cidade! É VERGONHOSO MEU AMIGO! Temos que fazer alguma coisa ou estaremos em breve vivendo dentro de um lixão ao céu aberto!


Veja isso aqui: https://www.facebook.com/...


Antonio Carlos Pavanato

Anônimo disse...

Henrique

A onça tentando dar arroz para a ave foi demais. Fugiu por causa disso.

Voce me fez rir muito por causa disso.

Aurora