terça-feira, 15 de outubro de 2013

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (74)


DIA DO PROFESSOR: ISAIAS DAIBEM É O CARA - TORCIDA PELA SUA RECUPERAÇÃO

Hoje uma data mais do que especial, dia dos professores. Uma classe tão judiada e merecedora de melhor reconhecimento. Num dia como esse poderia lembrar-se de vários (as), principalmente alguns entre os quais tive o prazer de receber ensinamentos. Faço hoje algo diferente, uma justa homenagem a um que está hospitalizado e muito contribuiu para a educação em todos os sentidos. Ontem numa pequena nota no facebook a informação de sua hospitalização. Ligo para sua esposa e ela me confirma. Uma antiga cirurgia adiada e dela uma recuperação um pouco mais complicada. Rejeições inerentes ao retardo do corpo em aceitar o feito adiam sua saída do hospital e acaba por lá contrair uma pneumonia. São mais de vinte dias passados num ambiente hospitalar, alguns dias na UTI, onde sua recuperação poderá ocorrer com mais rapidez. Na preocupação de todos, a homenagem ao professor que tanto olha para os destinos, não só educacionais, como os de sua cidade e o país num todo.

ISAIAS DAIBEM é professor e de longuíssima data. Um político na acepção da palavra, construído no velho formato onde ainda era possível dizer-se socialista e católico. Juntou as duas coisas e construiu sua vida nesse triunvirato, a educação, a religião e o socialismo. Olha para sua cidade como os olhos transformadores e cheios de bons questionamentos. Sua última atividade como professor foi na Escola Agrícola de Cabrália Paulista, por onde anos ministrou aulas, vai e vem contínuos pela estrada de Piratininga. Um belo currículo, contemplando a função de vereador de forma exemplar, depois Secretário Municipal de Educação e Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Bauru por algumas administrações. Na última participação foi uma espécie de Consultor para temas problemáticos, desses que pela sabedoria não deixava o Executivo entrar em divididas mal ajambradas. Pulsa política 24h por dia, principalmente quanto toma seu cafezinho pelos bares da rua 1º de Agosto, em manhãs cheias de muita discussão e debates. Impossível dissociar sua pessoa da esquerda bauruense, da qual sempre fez parte, membro nato. Outro grande tema do qual nunca se furtou de participar foi a questão ferroviária, pois além de possuir o férreo sangue dentro de si, ouve o barulhinho deles passando ao fundo de sua casa todo santo dia. Gosta de afirmar que sua formação ao lado da Juventude Católica efervescente de décadas atrás foi o fator fundamental de sua formação humanística e social. Ao lado da esposa, Ana Daibem formam um casal de educadores que muito contribui para esse setor, ambos eternos atuantes e sintonizados com o seu lado mais humano. Vale a pena dar uma lida na bela entrevista que o JC fez com ele anos atrás:http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=116395&ano=2007. Isaias, resistindo e resistindo. Nossa torcida para vê-lo em breve pelas ruas atuando novamente e com a famosa pasta cheia de papéis debaixo do braço. Isaias e sua relação com o Mafuá, cliquem a seguir:http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=isaías+daibem&updated-max=2010-05-12T15%3A32%3A00-07%3A00&max-results=20&start=9&by-date=false . Ele foi também homenageado num Retratos de Bauru, o de nº 61, em 08/07/2009.

PARA NÃO DIZER QUE ACABEI ME ESQUECENDO DA ESTÁTUA – A repercussão da instalação em definitivo (será mesmo? toc toc toc) de uma réplica da Estátua da Liberdade (“liberdade, liberdade abre as asas sobre nós...”) em Bauru não para de render. CARLOS LATUFF, o cartunista mais engajado do planeta faz trabalhos regulares para o Colégio D’Incao de Bauru em suas publicações. Na última uma ótima versão de como os “coxinhas” veneram o monumento. Latuff, mesmo a distância, lá do Rio de Janeiro e diante de tanta ocupação que lhe dá Sergio Cabral com seu desencontrado governo, ainda encontra tempo para fazer algo engajado, mostrando-se atento e perspicaz, ácido e preciso com o que realmente de fato ocorre no entorno da estátua. Tem até um banquinho ao lado dela, algo para o incauto se sentir como se estivesse diante da original (falta a água do rio em volta, mas...). Ainda essa semana numa festa de aniversário, eu lá quietinho num canto, alguém me reconhece e o assunto vem à baila: “Fui lá e não é só a estátua que é kitsch. Fiquei impressionado e continuo cada vez mais adepto da Riachuelo, Pernambucanas, Marisa e até da Tânger”. Calado fiquei.


AMIGOS E AMIGAS – POR FAVOR, CUIDEM DE MIM (A Ana sozinha não vai dar conta) – Boêmio é bicho difícil de ser controlado, gosta da rua, prefere os cantos mais sórdidos de um botequim do que assistir novela na TV ou mesmo qualquer outra coisa, afinal, rua é rua. E saindo, bebe desmedidamente, come o que não deveria comer, se assanha fora de hora e de órbita, dorme pouco, mistura tudo e um dia tudo acaba emborcando. Fechar a boca é algo que não pensava em fazer tão já. No meu caso o dia foi hoje, 15/10 (inesquecível), quando após adiar até quanto pude fui ao médico, uma endocrinologista de responsa e ela ao ver meu estado, medir minha pressão, ouvir meus lamentos, botar aquele aparelhinho no meu peito, me olhar de cima em baixo com a devida atenção, não precisou nem pedir exames, decretando que fechasse imediatamente a boca para bebidas e comidas (principalmente as de botequim). Uma lata de cerveja e uma taça de vinho por semana, carne só grelada, assada ou cozida e sem vestígios de gordura, sem molhos e salamaleques. Tascou-me dois Glifages por dia e mais um Vytorin. Portanto quando me verem pela aí, tentando emborcar algo diferente, sejam violentos comigo, tirem o copo de minha mão e a batatinha do caminho de minha boca. Não vai ser fácil, mas se me verem pouco por aí é tudo por causa de uma doutora, que me cagou regra hoje (ouvi caladinho, ciente de que chegou minha hora de ceder) e me disse que do contrário vou durar menos que meu pai, que aos 85 e olhando para os dois tascou: “Seu Heleno, o senhor está dez, já seu filho...”. Começo a tentar a partir de agora. Contando...

6 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Não conheço o Isaias, gostei da charge do meu conterrâneo Latuff e te escrevo para te dizer que tens que segurar as pontas, saúde é tudo e nós, como socialistas, comunistas e anti clericais sabemos que vida mesmo só essa, portanto, tome tento e seu cuide.

Pasqual Macariello - Rio RJ

Mafuá do HPA disse...

OS COMENTÁRIOS SOBRE A CHARGE DA ESTÁ TUA NO FACEBOOK:

Neli Maria Fonseca Viotto faltou o bauruzinho....kkkkkkk
há 18 horas · Curtir

Helena Aquino kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
há 18 horas · Curtir

Jhimmy Escareli São as coxinhas do Ragazzo é isto ? KKKKKKKK
há 18 horas · Curtir (desfazer) · 1

Marcelo Cavinato é a tal da síndrome de vira-lata....
há 17 horas · Curtir

Ana Lellis faltou foto do bigmac
há 17 horas · Curtir

Maria Antonieta Ozeliero Spoldari Boa!

Anônimo disse...

Parabéns a todos colegas dedicados à santa missão não apenas de encinar, mas também de educar!!! Que o Senhor da Vida aençoe e proteja, ampare e inspire a todos!!!



Você sabe como surgiu o dia do professor?

Para homenagear os professores da Rede fomos saber quem criou o Dia do Professor.

Salomão Becker, idealizador do Dia do Professor, foi educador na rede estadual. Para conhecer melhor sua história, entrevistamos seu filho, Sérgio.

É de Becker a frase “Professor é profissão. Educador é missão”.

Leia a íntegra da matéria na Intranet Espaço do Servidor e saiba mais sobre a vida de Salomão, que dedicou 49 anos às salas de aula.
www.intranet.educacao.sp.gov.br

Feliz Dia dos Professores!


RUBENS COLACINO

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK SOBRE MINHA SITUAÇÃO DE SAÚDE:

Edneia Pires É AMIGO SE CUIDA FAZER DIETA NÃO É FACÍL MAS VOCE CONSEGUE
há 22 horas · Curtir

José Eduardo Avila se cuida mestre vc é jovem ainda e temum grande potencial de amizade...
há 22 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Néia, o Isaias tá internado, vc acabou de sair de uma internação, eu tô cheio de vertigem, o Roque tá reclamando, minha irmã tem pressão alta faz uns anos e assim por diante.
há 22 horas · Curtir

Denise Amaral To de olho...cê ta frito comigo rapaz...vai ter que se esconder de mim...rsrsr!!!
há 22 horas · Curtir · 1

Helena Aquino Calma irmão ...não fique nervoso, relaxe, tome os remedinhos e td dará certo ..... mas menos gordura, menos molho ......vou pegar no seu pé tbém ....
há 21 horas · Curtir · 1

Henrique Salgado Neto Putzz !!!
há 21 horas · Curtir

Helena Aquino Vc me ajuda Denise Amaral ??????
há 21 horas · Curtir · 1

Denise Amaral Estamos juntas nessa peleja!
há 21 horas · Curtir · 1

Antonio Carlos Pavanato Se cuida! Já passamos da metade da vida, se desejas chegar a longevidade, escute os sábios conselhos dos mais "velhos" ...no caso do seu médico! Vamos em frente!
há 21 horas via celular · Curtir

Luiz Carlos Moreira É isso ai meu camarada to na mesma situação.Tudo pelo bem da Saude.Grande abraço.
há 21 horas · Curtir

Orlando Alves Salada meu amigo , salada.]
há 21 horas · Curtir

João Albiero Venha para o Tocantins, vou te curar com Chambarí e cerveja gelada.
há 21 horas · Curtir · 1

Guilherme TioGui Os DeErrePonto estão desacreditados por mim.
há 21 horas · Curtir

Nádia Pavanato Muita calma amigo, existem outros prazeres além da cerveja, batatinha e outras delícias! É só uma questão de adaptação. Por sorte está tendo uma oportunidade, então aproveite! Vale à pena!
há 21 horas · Curtir · 2

Rosangela Maria Barrenha eu falei o mesmo que ela! e tenho dito!
há 20 horas · Curtir

Roque Ferreira tm se cuidar irmão.
há 20 horas · Curtir

Madê Corrêa não come mais batata frita com bacon comigo....pode esquecer...e mto menos a cervejinha....vai beber água....
há 19 horas · Curtir

Vantonio Prado o cara quando chega neste ponto perde os amigos kkkk.
há 18 horas · Curtir

Gaspar Moreira Vale se cuidar e outra precisamos de vc.!!!!!!
há 18 horas · Curtir

Martinho Teixeira Acostuma-se tomar agua, verdade
há 14 horas · Curtir

Mariza Basso Formas Animadas Suco de laranja sem açúcar no Aeroclube Henrique Perazzi de Aquino, das porções de batatas para você somente a alface que enfeita o prato e ponto final!
há 7 horas · Curtir · 1

Marcia Zamarioli ahhh ai ai ai acho que também vou ter que fazer isso!!! Fechar a boca....a gente ajuda você tá?! cuide-se
há 6 horas · Curtir

ArabeAlli disse...

Caro Henrique, fica claro que a sua saúde exige uma mudança radical: A troca imediata de médico.

Henrique disse...

os comentários do facebook sobre Isaias Daibem:

Maria José Ursolini Henrique,Parabéns à todos nós professores ! Desejamos ao Isaias Daibem uma breve recuperação,ele que foi um exemplo tbém na profissão de educador .Bjo
15 de outubro às 09:11 · Curtir

Acyr Santinho Motta torcemos orando pela sua recuperação. Acyr
15 de outubro às 12:25 · Curtir

Cesar Melleiro Gente boa.
15 de outubro às 13:03 via celular · Curtir