segunda-feira, 18 de agosto de 2014

BAURU POR AÍ (102)


RÁDIOS COMUNITÁRIAS NAS MÃOS DE IGREJAS – PERFIL HISTÓRICO*
*Essa entrevista eu fiz mês retrasado, parte dela foi publicada num jornal e na íntegra sai hoje, aqui e agora.

O histórico das rádios comunitárias em Bauru teve início em 1998 com a aprovação da Lei das Rádios pelo Congresso Nacional. Muitas começaram a funcionar sem regularização e o caminho das pedras até os dias de hoje é um relato de críticas e lamentações. “Sofremos lá atrás e continuamos a sofrer. Hoje piorou, pois a habilitação se faz por cidades e quem define a escolha dessas são os deputados federais. O Clube da Viola, do qual faço parte, foi inscrito desde o começo, preenchia todos os requisitos para pleitear a concessão tem uma bela história a ser resgatada. Entregamos tudo o que nos pediam e por fim, quem ganhou foi a Igreja São Sebastião, FM Maria 87,9. De dez inscritos sobraram dois. Muitas funcionaram no período sem legalização, como a Alternativa e a Resistência Sertaneja, depois virando a Reversão FM. Na região somente três foram autorizadas, uma aqui, depois em Agudos e Duartina, todas ligadas à igreja católica. Hoje existem umas dez funcionando, nenhuma autorizada.
A luta não é fácil, desgasta e cansa”, relembra Sebastião Camargo, o popular Tião Camargo, eletricitário aposentado e desde o início envolvido com infrutíferas tentativas de legalizar uma rádio comunitária na cidade.

Não tem como contar a história dessas rádios em Bauru sem envolver Tião. Esteve metido em quase todas as iniciativas. Em 2002 fecharam uma sua, a Reversão e daí entrou com novo pedido. Oito anos de tentativas até que, em 2010 toma conhecimento do arquivamento do seu processo. “Éramos três na disputa e a correria foi por conseguir assinaturas de apoio. O Ministério das Comunicações propôs nossa união, um novo Projeto Técnico foi feito, voltamos para Brasília e quando da conclusão, tudo foi novamente emperrado. É triste constatar isso, mas a barganha parece prevalecer nas escolhas. A coisa está muito confusa hoje”, continua seu relato.

Uma das premissas do espectro rádio comunitária é não ter publicidade e ter uma programação voltada para a comunidade assistida pelo alcance das ondas, sem nenhum tipo de texto comercial. Tião aproveita o momento e também lamenta o fim das AMs: “A desilusão é tanta e hoje se estende ao fato de até as emissoras AMs estarem com os dias contados. Tudo vai se transformar em FM. O homem do campo com seu radinho de pilha não vai mais sintonizar nada, vai ficar sem seu companheiro diário. Já para o dono do rádio, esse tem interesse somente no comércio local, daí tudo fica mais barato para ele”.

Hoje é sabido que para o funcionamento de um transmissor de rádio AM é necessário uma caixa do tamanho de uma geladeira e para o de uma FM o de uma de sapato. Daí, Tião prossegue com seu ressentimento: “Os donos das rádios pensam mesmo no dinheiro, no lucro e com isso dizem defender algo em nome da modernidade. Não desisto dos meus sonhos, continuo tentando a autorização de funcionamento de uma comunitária, mas não consegui mais esperar, abri uma virtual, uma Web Rádio, a Saudade Sertaneja, junto ao Clube da Viola de Bauru. Contratei um servidor para hospedar as músicas e aqui do meu quarto, com uma pequena mesa eletrônica produzo praticamente sozinho toda a programação, 24h do dia no ar. É o que quero? Não, mas é o que posso e o que consegui”, diz cheio de emoção.

O relato desse amante da música sertaneja de raiz e desde 2007 professor do PRONATEC junto ao SEST SENAT é quase idêntico ao de tantos outros. Só um projeto obteve sucesso até hoje em Bauru, nada mais. Muitos outros ficaram pelo caminho e o desânimo predomina. Num setor dominado por antigos proprietários, pouca inovação no setor, muito ainda se espera do que poderá despontar com novas aprovações. Pela sua baixa potência e o claro objetivo de incentivar a cidadania, desenvolvendo cada vez mais algo coletivo e plural, Tião e tantos outros esperam mais facilidades para os projetos pendentes. “Existe um imenso Brasil querendo mostrar sua cara e estamos sendo impedidos. Todas na região nas mãos da igreja e nenhuma na de grupos comunitários ou associação de moradores. O critério da escolha precisa ser menos político e cada vez mais social”, conclui.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK:

Reynaldo Grillo Infelismente isto e uma realidade....E uma praga geral..
18 de agosto às 19:48 · Descurtir · 1

Gilberto Truijo REALIDADE E VIRAÇÃO POLITICA PRA CONQUISTAR VOTOS. ESSA RADIO DA IGREJA CATÓLICA 87,9 DE COMUNITÁRIA NÃO TEM NADA.
18 de agosto às 19:51 · Curtir

Gilberto Truijo E A RADIO DO ESMERLDI COMO FICA E A DO CIRINEU FEDRIZ. ESSE MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES NÃO ESTA COM NADA E COM ESSA MUDANÇA AM PARA FM, SÓ AS GRANDES PERMANECERÃO NO AR.
18 de agosto às 20:01 · Descurtir · 1

Alexandre Scarelli · 22 amigos em comum
Triste saga. O pior é que normalmente não tem um final feliz.
18 de agosto às 20:01 · Descurtir · 1

João Neto passei três anos fazendo programação de hip hop, em rádios comunitárias, (piratas) para as autoridades, de tanto fugir dos ferderais, cansei.e francamente, nem parece que o PT é poder.Pois só nós sabemos o quanto é dificil a ditadura da informação.Um salve para Tião Camargo,Jota Camargo,Claudemir Venâncio,Paulo Rafael Cirineu Fedriz, e tantos outros companheiros...
18 de agosto às 20:20 · Descurtir · 2

Gilberto Truijo TEMOS TAMBEM O JOSE ESMERALDI João Neto.
18 de agosto às 20:25 · Descurtir · 2

João Neto Sim , com certeza, Só citei alguns que já trabalhei.
18 de agosto às 20:27 · Descurtir · 2

Ademar Cassola Como sócio fundador da 87,9 quero divergir das opiniões pautadas em sua matéria. Primeiramente a 87,9 não pertence a Igreja alguma e sim a Associação Com.Cultural, Recreativa e Social Bauru Centro Leste- com CNP 02.760.816/0001-49 que em abril/98 solicitou a concessão a Anatel, tendo sido autorizada em outubro/2007. Seu primeiro presidente foi Sr. Mario Bevilaqua , posteriormente Dr.Claudio Joaquim Tonello e por mim por uma gestão. Durante essa espera pela concessão em 8 anos, jamais apelamos para politicos e outras entidades para sermos favorecidos, inclusive numa ocasião o Tião Camargo me procurou oferecendo pra ir até Brasilia se inteirar do andamento do processo. A associação não interessou-se pela interferência de membros não participantes de seu quadro associativo.
18 de agosto às 20:42 · Curtir · 2

Ademar Cassola A afirmação de Gilberto Truijo de que não temos nada de rádio comunitária talvez seja porque ele ouve apenas parte da programação, se é que ouve...Temos muitas rádios piratas aqui em Bauru e o que elas tem feito? Talvez engordando o bolso de seus proprietários. Ora pois, formem associações com pessoas sérias, e que não tiveram problemas de antecedentes e com a Anatel que embora demorando 9 anos como a 87,9 esperou talvez seja concedido. Foram solicitadas mais de 10 pedidos de igrejas católicas/evangelicas cujos pedidos foram negados portanto alguma irregularidade houve. Henrique Perazzi de Aquino
18 de agosto às 20:58 · Curtir · 2

Ademar Cassola Complementando minhas informações a 87,9 só veio se instalar no complexo da Paroquia de São Sebastião pois a Associação recebeu autorização no inicio de outubro/2007 e entrou no ar em 12/10/2007 e tempo era exiguo. Hoje a Associação funciona na Rua Ezequiel Ramos 18-51 e está sob a presidencia do Sr. Luiz Bessi
18 de agosto às 21:08 · Curtir · 2

Ademar Cassola Caro Henrique Perazzi de Aquino, como não figurei seu nome em meus comentários ficaria grato de vc se inteirasse de minhas ponderações publicadas como RADIOS COMUNITÁRIAS NAS MAÕS DE IGREJA -PERFIL HISTORICOS.
18 de agosto às 21:11 · Curtir · 2

Mafuá do HPA disse...

CONTINUAÇÃO DOS COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Henrique Perazzi de Aquino caro Ademar Cassola, foi ótima sua participação no debate até para esclarecimentos. Esse é um debate que precisa continuar ocorrendo, sempre. Divergir faz parte da vida, assim como dar o mesmo espaço para os dois lados da questão. Nunca me furtei a isso e aqui novamente vejo uma boa oportunidade para algo desconhecido ter sido levado a público. Grato, Cassola. Seria bom também lermos algo mais vindo do próprio Tião Camargo e do José Esmeraldi, ambos com trajetória de tentativas infrutíferas.
18 de agosto às 22:36 · Curtir · 1

Gilberto Truijo OUÇO SIM Ademar Cassola, principalmente o programa do REGINAL VIANA. outro programas comunitários poderiam ser incluidos a prgramação;
18 de agosto às 22:40 · Descurtir · 2

Lilo Camargo · Amigo de Tião Camargo e 1 outra pessoa
Além do Tião Camargo, não podemos esquecer do Cirineu Fedriz, Um dos maiores batalhadores nessa luta pela Rádio Comunitária. Talvez esteja na hora de fundarmos o MSR (Movimento dos sem Rádios), somente fazendo como os sem terra. Ou será que alguém acha...Ver mais
18 de agosto às 23:01 · Descurtir · 2

Tião Camargo A Rádio 87 FM é uma rádio de fachada do Igreja São Sebastião da Vila Cardia. Pior, ainda, que atua como uma rádio comercial normal. Tá longe de atuar como rádio comunitária.
há 10 horas · Curtir

Lazaro Carneiro Carneiro ainda tenho o transmissor da fm primavera a primeira de Bauru, alguem se habilita?
há 3 horas · Descurtir · 1

Wellington Leite Sou testemunha de que seu Cassola tentou transformar a 87 em uma comunitária. Porém, a comunidade não estava preparada para sustentar a rádio porque a associação foi sim organizada pelos paroquianos da São Sebastião. Se fosse fácil e barato, a proporção de rádios comunitárias que cumprem a regra não seria de apenas 2%. Pasmem senhores, 98% das comunitárias são comerciais de baixa potência e, quase sempre ligadas a igrejas ou grupos políticos.
há 24 minutos · Editado · Descurtir · 1

Mafuá do HPA disse...

CONTINUAÇÃO DOS COMENTÁRIOS DO FACEBOOK:

Tião Camargo Senhor Ademar, não preciso de autorização de ninguém para verificar processo de rádio comunitária, trata-se de interesse público. Sou membro da sociedade onde está inserida a 87 FM, posso, inclusive fazer parte de sua direção, mas vocês sempre fizeram tudo na moita. A Rádio não é sua, é da comunidade. Tenho recorte da reportagem do Jornal da Cidade de Bauru, cuja manchete afirmar que a Igreja São Sebastião conseguiu sua Rádio Comunitária. A 87 FM trabalha com potência bem acima da permitida e veicula propagandas como se fosse rádio comercial, mas o poder da Igreja impede a fiscalização.
20 de agosto às 13:37 · Curtir

Zé da Barca · Amigo de Gilberto Truijo e outras 69 pessoas
Senhores.isto nao leva a nda.dia 20/08 a anatel esteve em bauru passou a parte da manha toda na 87.9 fm verificou tud ,documents, transmiss,instalacoes .o novo endereço,e nda d anormal foi encotrado.abc a tds.
21 de agosto às 05:24 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Isso é o que conta, Zé da Barca. Estando tudo nos conforme, maravilha. Só uma coisinha par encerrar a contenda. Seria muito bom, até para oxigenar o negócio das transmissões na cidade, a aprovação de mais uma ou duas emissoras comunitárias em Bauru, pois serviria para ampliar os espaços já existentes e abrir novas possibilidades. Bauru precisa disso.
21 de agosto às 08:29 · Curtir

Gilberto Truijo Henrique Perazzi de Aquino, muito bom o programa do amigo Zé da Barca, levando coisas do Brasil sERTANEJO.Precisamos de mais rádios Comunitárias, pois temos muitos talentos em Bauru e as Comunidadesdevem ser ouidas também. Os grandes só falam o que interessa a eles. BOM DIA E ABRAÇO
21 de agosto às 08:36 · Curtir

Wellington Leite Concordo com isso, desde que a comunidade esteja envolvida. Mais emissoras de um ou dois interessados só irão repetir tudo o que a 87 passou: associação forjada, projetos pessoais, venda de propaganda, irregularidades trabalhistas e, claro, processos. Atentem para o nome "rádio comunitária": deve ser a materialização das vontades e necessidades de todo um grupo. Mirem-se no exemplo da rádio Cantareira.
21 de agosto às 08:47 · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Boa Wellington Leite, só vale mesmo a pena se for por esse caminho, o comunitário.
21 de agosto às 11:22 · Curtir · 2
Henrique Perazzi de Aquino

Aldo Wellichan disse...

Aqui em Arealva a Rádio Comunitária local está nas mãos do prefeito. A rádio rouba os sinais de várias tv's e das rádios am/fm de bauru. Um verdadeiro absurdo.