quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CARTAS (127)


SALVADORES DE CAVALETES*
* Carta de minha lavra publicada hoje no Jornal da Cidade, Bauru SP, Tribuna do Leitor em resposta a uma missiva publicada ontem, a "Ladrões de Cavaletes" (http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=235436):

Leio numa enraivecida missiva no JC de ontem, um coordenador de campanha revoltado contra o sumiço de alguns dos seus cavaletes de campanha eleitoral. Faço alusão à caçada aos malfeitores (quem os seriam de fato?), “bandidos urbanos”, como apregoa o texto com um belo livro do saudoso Jorge Amado, “O Sumiço da Santa”. Some-se com tanta coisa, algumas até para o nosso bem, como vejo ocorrendo na cidade com os tais cavaletes, que além de enfeiarem o espaço público, fazem parte de uma arcaica maneira de fazer política. Sumir é também louvável em algumas circunstancias. No caso dos cavaletes, nada como abduzi-los para o bem de todos e felicidade geral da já prejudicada visão.

Tenho comigo que, quanto mais vejo a carinha de um gajo desses estampada repetidas vezes num cavalete, mais fujo dele. Primeiro, pela ostentação, pelo gasto incomensurável e sendo disposto em lugares impróprios, beiradas de calçadas, obstruindo o caminhar, contribuindo decididamente para deixar mais tétrico o cenário de nossas vias públicas. A primeira pergunta que sempre faço a quem faz uso de placas é pelo fato de ter muito para gastar, e tendo muito, de onde veio isso, quem o banca, daí sei que sua atuação será primeiro para pagar a conta de quem o financiou e só depois a do interesse popular.

Subindo a XV de Novembro hoje (ontem), no final da manhã, esquina com a Virgílio Malta, vejo um distinto senhor, o militar reformado Darcy Rodrigues, rodeado de carros de polícia e querendo meter os pés num desses monstrengos sendo fixados na esquina de sua casa, restringindo o espaço já da pequena calçada. Paro e vou assuntar. Que bela demonstração de cidadania até conseguir expulsar os vendilhões da calçada alheia pra bem longe dos seus olhos e dos seus vizinhos. A polícia não queria prendê-lo, o distribuidor da geringonça queria forçar a barra e Darcy já nos preparos para fazer voar a peça que de publicitária não tem nada. Tem é muito de atentado ao pudor e ao bom visual das cidades. O bom senso prevaleceu, mas se saiu dali, com certeza deve estar enfeiando outra esquina.

Nem tudo está devidamente perdido, pois tomo conhecimento de um grupo que não rouba, nem expropria, muito menos subtrai placas, eles simplesmente a salvam, guardando-as em lugar seguro, para finalidades mais alvissareiras. Quem quiser tomar conhecimento basta adentrar o grupo Cavaletes Parade Bauru, no www.facebook.com/events/283261465195361/?fref=ts e aderir conseguindo garimpar placas indesejadas e posicionadas em lugares impróprios e inoportunos, possibilitando algo de realmente útil para tão degradante finalidade. Quando alguns estão pondo o mundo a perder, eis que uns outros se insurgem e mostram que nem tudo está devidamente perdido.

Até o seu Pontes lá da missiva para o JC vai entender que existem outras e melhores maneiras de ele fazer chegar sua mensagem ao cansado eleitor. Precisamos é desmascarar quem suja a cidade e agir contra os vândalos do mau gosto, afinal, se ao menos o candidato fosse bonitão, mas a maioria peca até nisso. Lembra-se do “um cavalete incomoda muita gente, dois cavaletes incomodam muito mais...”. Sim, estamos incomodados. Abaixo a cavaleteragem e o desrespeitoso cavalitismo!

Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História (www.mafuadohpa.blogspot.com).

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK:
Yuri de Freitas Lembrando que o referido cavalete era do Senhor da Casa Grande de Agudos, Otaviane acho que é esse o nome. Talvez ao lado de um tal Ricardo Izar o que mais suja nossa cidade e com cavalete em lugares irregulares (áreas verdes, rampas de acesso e em frente a faixas de pedrestre, como foi nesse caso.
há 8 horas · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Esse aí, Yuri de Freitas, o que mais enfeiam nossa Bauru, com algo muito parecido com o que fazia Jesus Cristo com o tais pães, pois os caras lá de Agudos multiplicam as placas e cavaletes. Uma ostentação exagerada e preocupante.
há 8 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Pelo que me lembro, Darcy pode confirmar, mas acho que estava oa lado do narigudo, o que lota de cavaletes todas as ruas no entorno das construções do Sistema "S", o Skaf. Confirme...
há 8 horas · Curtir · 1

Silvio Selva acho excelente ideia e bastante criativa por sinal. Mais criativo do que ver facinoras sorrindo e prometendo os céus....
há 8 horas · Curtir

Yuri de Freitas Lembrando também que antes da carta ao JC, o astronauta publicou uma nota de repúdio em sua pagina do facebook e vinculou uma foto de um de seus cavaletes, que para supresa dele e de todos estava exposto de forma irregular, obstruindo o trânsito de pedestre e o pior obstruindo a rampa de acesso. Apos ser duramente criticado pela conduta achou melhor excluir a postagem sem se retratar pela ignorância. Dai penso estava Marcos Pontes no mundo da lua ao construir provas contra ele mesmo, como diria Chaves "aiiii que burro, da zero pra ele!!"
há 8 horas · Curtir · 1

Lazaro Carneiro Carneiro a propósito, já chutou seu cavalete hoje?
há 8 horas · Curtir

Adriano Coelho Hernandes ñ entendo, outro dia estava defendendo os pixadores q são bem piores q esses cavaletes no ''emporcalhamento'' da cidade ... ?
há 7 horas · Editado · Curtir · 1

Adriano Coelho Hernandes e então , fala q atrapalha as calçadas , pq não fala nada desses camelôs q entopem justos as calçadas mais lotadas, as do centro ? O Sr pefeito q comprou a estação com nossa gana , devia fazer um camelodromo lá ... já q continua abandonada e estragando , os camelôs iam dar vida naquilo e manter o local .
há 7 horas · Curtir · 1

Guilherme TioGui Chutar não! Reaproveitar....
Foto de Guilherme TioGui.
há 7 horas · Curtir · 1

Yuri de Freitas Adriano você acha mesmo que um cadeirante ter seu acesso obstruído por propaganda politica é pior que uma pixacao? Fora que uma pauta é bem diferente da outra, assuntos distintos.
Logo você "pessoa dr bem" defensor das leis, da moral e dos bons costumes... dando apoio ao crime eleitoral!!!
há 7 horas · Descurtir · 2

Ana Thiesen · 32 amigos em comum
como não amar seu Darcy ..... Tente passar em uma faixa de pedestre na nações, você tem três opções: chutar, levar pra casa ou desviar de todos os cavaletes ali instalados.....
há 7 horas · Editado · Descurtir · 1

Adriano Coelho Hernandes sou contra os cavaletes mal colocados .... claro, mas sei q é da lei ... e é uma opção de se fazerem conhecidos pelo povo ....... mas tb sei se o PT colocar cavaletes atrapalhando todo mundo .... muitos vão aplaudir , só pq é do PT .
há 5 horas · Curtir

Adriano Coelho Hernandes e Yuri , e os camelôs q atrapalham os cadeirantes ...
há 5 horas · Curtir

Adriano Coelho Hernandes e a pixação eu comprarei com a porquice na cidade , nada a ver com a obstrução . A piação fica anos nas paredes dos moradores, os cavaletes acabou a eleição some . tão simples isso .
há 5 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Cavalete, caro Adriano Coelho Hernandes, merece cacete sendo de lado venha, não importa a sigla, tanto faz desse ou daquele. A crítica vale para todos, indistintamente.
há 4 horas · Curtir · 1

Adriano Coelho Hernandes agora sim , Henrique .
há ± 1 hora · Curtir

Anônimo disse...

Não é que e nao tenha o que fazer, mas, enquanto faço uma coisa, vou fazendo outras, algo comum nas mulheres.... Enquanto ia buscar meu filho no poóo ontem a tarde, do início da Comendador da Silva Marta, até a curva para pegar a Getúlio, contei só na ida, 45 cavaletes de um candidato a deputado. Pessoal pode usar os mesmos para fazer corridas e caminhas com obstáculos.....
Falando naquela avenida, tem algo ali que me intriga, e vou começar a registrar mm fotos a partir de hoje....
Tatiana Calmon