segunda-feira, 25 de agosto de 2014

RETRATOS DE BAURU (161)


DARCY RODRIGUES NAS PARADAS ATÉ HOJE POR CAUSA DE LAMARCA E DA GUERRILHA
Vai e vem vejo o nome desse quase bauruense nas paradas de sucesso, tudo por causa de sua participação revolucionária, idos do final dos anos 60 e começo dos 70, quando militou de armas em punho e ao lado de uma das figuras mais vibrantes de nossa história, o capitão do Exército Carlos Lamarca. Como essa parte da história ainda está sendo contada, revista e ampliada, surgem sempre novas versões em algo que ainda não foi contado. Na mais nova, a revista Carta Capital publica na edição dessa semana, a matéria “Napalm no Vale da Ribeira – A ditadura usou armas químicas na caça a militantes em São Paulo”. E nela esse nosso personagem, enfronhado em mais essa, no palco dos acontecimentos. Vale a pena resgatar isso tudo e falar mais um pouco dele.

DARCY RODRIGUES está hoje reformado e recebendo seu soldo, após anos de luta em prol do reconhecimento por ter pegado em armas para defender o país. Esse avaiense (daí o quase bauruense) servia o Exército ao lado do capitão Lamarca, no quartel de Quitaúna, região de Osasco, quando esse fugiu com armas para defender seu ideal e lutar por ele. Militavam no grupo armado VPR – Vanguarda Popular Revolucionária e participou de uma famosa guerrilha no Vale do Ribeira, 200 km de São Paulo, quando foi detido, torturado e daí acabou exilado. Hoje se descobre que até armas químicas foram utilizadas para desbaratar um grupo de pouco mais de dez homens, verdadeiro genocídio. Viveu em Cuba, teve filhos nascidos lá e após a anistia voltou para Bauru. Acabou secretário do ex-prefeito Izzo, atuou muito tempo nas hostes da Prefeitura, sem nunca deixar de lado a militância política e a reverência ao seu passado de luta. Um baixinho invocado, durão na queda, turrão, mas boníssimo com os próximos e sem nenhum tiquinho de arrependimento por tudo o que fez na vida, quando em luta. Vida tranqüila, segue altaneiro, vibrando com as causas de sempre e em paz consigo mesmo. Entrevistas deu aos borbotões sobre tudo, desde o famoso assalto ao cofre do Ademar, da vida cubana, de Lamarca e dos desdobramentos disso tudo até os dias de hoje. Numa famosa ao cineasta Sílvio Tendler está com seu nome inscrito no panteão dos utópicos no “Utopia e Bárbarie”. Se existe alguém por aqui a merecer o título de Testemunha Ocular da História, esse alguém é Darcy. Vê-lo de novo numa nova matéria é a renovação de que fez história com sangue, suor e lágrimas. Semana passada ri de algo, ao passar diante de onde mora, num prédio no centro da cidade, vi pichado na parede do mesmo a frase "Lamarca Vive!". Será que o autor sabe que ali mora alguém muito próximo de Lamarca?

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK:

Henrique Perazzi de Aquino Aqui o que já escrevi de Darcy no blog do Mafuá: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=dARCY++RODRIGUES

Mafuá do HPA: Resultados da pesquisa dARCY RODRIGUES
mafuadohpa.blogspot.com
25 de agosto às 16:39 · Curtir · 6 · Remover visualização

Henrique Perazzi de Aquino Alguém reconhece? Esse o Darcy poreso e fichado no Vale da Ribeira... Te4stemunha ocular da história...
Foto de Henrique Perazzi de Aquino.
25 de agosto às 16:55 · Curtir · 4

Ailton Pereira Aguiar Um grande militante !!!!! Que fez e faz um belo trabalho no Estado de São Paulo !!!E que tenho um grande respeito por este camarada !!Pátria Livre !!!!! Venceremos !!!!!
25 de agosto às 17:12 · Descurtir · 4

Wagner Jose Gomes HOMEM DE CORAGEM .
25 de agosto às 19:05 · Descurtir · 4

Camys Fernandes Darcy Rodrigues é história viva..
25 de agosto às 21:22 · Descurtir · 1

Cassio Guarani Kaiowá Cardozo de Mello Grande!
25 de agosto às 21:24 · Descurtir · 1

Marilia Fonseca · 39 amigos em comum
Grande homem!
Devemos nossa liberdade a esses grandes homens.
25 de agosto às 21:40 · Descurtir · 2

Renato Senis Cardoso Henrique, quero tomar umas com vc e Darcy, pois ele me deve uma história e das boas. Adoro o Darcy e a amizade nasceu assim, do nada.
26 de agosto às 12:25 · Descurtir · 2

Yuri de Freitas Devo minha vida a ele! rs... abraço camarada Henrique e Viva Lamarca!
26 de agosto às 12:33 · Descurtir · 3

Antonio Morales Não o conheço pessoalmente mas acompanho as matérias e reportagens sobre ele como integrante da resistência contra a ditadura que nos assombrou por mais de 20 anos. Ele morou aqui no meu bairro: Novo Jardim Pagani.
26 de agosto às 15:22 · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Passei em frente do prédio onde mora o Darcy e fotografei o que havia postado no texto, a inscrição na parede reverenciando o Lamarca. Coincidência ou não, ei-la aí:
Foto de Henrique Perazzi de Aquino.
26 de agosto às 21:19 · Curtir

Juliana Guido Passei por esse prédio, na esquina da 15, e vi essa pichação.
Ontem às 00:44 · Descurtir · 1