terça-feira, 5 de dezembro de 2017

MEMÓRIA ORAL (219)


ELA SÓ QUERIA UM BUMBUM MAIS BONITO
Renatta Velask é uma mulher trans da cidade de Lins, estado de SP, já tendo ido duas vezes para a Europa, principalmente Lisboa, em busca de sua realização no que escolheu fazer para viver. Foi e voltou, fez sucesso e estava nos preparos para outro retorno, procurando embelezar (modelar) cada vez mais seu corpo, o de uma jovem sonhadora na faixa dos 20 anos de idade. Como quase todas, existindo a disponibilidade financeira vão lá e fazem, ou seja, caem novamente no conto dos implantes de silicone. Muitas se dão bem, mas desta vez Renatta se deu mal. Leiam abaixo o relato de sua irmã, Amylee Velask, vivendo hoje em Lisboa, Portugal, que inicialmente foi publicado no seu facebook, mas por causa da citação do nome do aplicador, inclusive com fotos do seu RG, foi sacado por ferir as normas de publicação. Omito alguns dados neste sentido (cito só as iniciais), mas mantenho o texto quase inteiro no original, com pequenas correções, pois antes de ser sacado já contava com mais de 200 compartilhamentos e sua repercussão era enorme, principalmente com o intuito de esclarecer como se processam esses implantes no país, a maioria de forma clandestina e sem nenhuma segurança:

“CUIDADO COM SILICONE INDUSTRIAL - Bom vamos lá! Peço a ajuda de todos os meus amigos e conhecidos para que compartilhem essa publicação. A um mês e meio atrás minha irmã Renatta Velask decidiu retocar o bumbum com silicone industrial, como ela já havia feito antes e acabou por fazer novamente com a mesma pessoa o cidadão R.C.S. Ele é bem conhecido no meio gay, então ela ligou como de costume no local onde sempre comprou o produto, porém não tinham em estoque. Ela por sua vez falou com o cidadão a respeito e ele por ser um “profissional” deveria ter alertado ela para esperar chegar o produto que usavam de costume, mas não, ele por ter olho grande e pela ambição do dinheiro indicou a página do site MERCADO LIVRE como referência alegando que, SILICONE 1000 (o indicado para esse tipo de aplicação) era tudo igual. Ela por sua vez acabou comprando o produto, ele chegou e aparentemente parecia ser normal como os outros. Começaram o procedimento, ela relatou que já na aplicação estava queimando muito, mais do que nas outras vezes. Ele disse que era normal porque o silicone dela estava velho. Aí fez um lado e logo após algumas horas a bunda dela ficou toda na carne viva com hematomas horríveis. Mesmo assim, esperaram algumas horas e prosseguiram para o outro lado, onde aconteceu o mesmo. E ele dizendo estar tudo normal, que a pele tinha esticado muito, problema era superficial, etc. Ela estava bem, não sentia nada, ele então pegou o dinheiro e no outro dia foi embora pra Belém do Pará. Passou 1,2,3 dias e daí ela começou a ter febre interna suava muito, não comia e aguentando calada a dor, até que não aguentou mais e foi para hospital. Chegando lá já era tarde de mais, a bunda dela estava todo necrosada, carne e tecido da pele. Enfim ela já passou por cinco cirurgias no total para a retirada da infecção, ficou três semanas em coma e agora que estava boa teve uma parada cardíaca. Devido ao tempo que ela passou inconsciente, sem vida, tentando ser reanimada, ocasionou lesão no cérebro.
Os médicos acham que faltou oxigenação e ela está parcialmente paralisada, imóvel, sem enxergar e sem oxigenar o cérebro. Os médicos ainda não sabem exatamente o que houve, mas o estado da minha irmã e muito grave. Por isso hoje peço a todos que compartilhem isso, por favor, pra que outros na mesma situação busquem outros métodos mais seguros."


Amylee veio ao Brasil para acompanhar a irmã, ficou trinta dias em Lins, mas teve que voltar pra Lisboa de onde acompanha o desenrolar do problema. Sua luta neste momento é por justiça. Está ciente da opção de sua irmã, optando pela colocação de silicone por meios clandestinos não é recomendável, mas sabe também que, isso não isenta o aplicador. Para ela, a pior pena que sua irmã poderia ter, já teve e desta forma segue lutando para que o aplicador do produto, explique como age isso perante a lei vigente.

Numa postagem recente reafirma isso da seguinte forma e todo em letra maiúscula: “GENTE O QUADRO CLÍNICO DA MINHA IRMÃ É MUITO SÉRIO. NÃO QUERO ESTAR COMENTANDO DETALHES, POR DESCRIÇÃO MAS SÓ PEÇO QUE CONTINUEM ORANDO POR FAVOR. EU AGRADEÇO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO A TODOS, NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL PARA GENTE, MUITO MENOS PRA ELA. É UMA SITUAÇÃO MUITO INDESEJÁVEL VOCÊ VER SUA IRMÃ QUE VIU CRESCER EM CIMA DE UMA CAMA E NÃO PODER AJUDÁ-LA. DENUNCIARAM MEU POST, POIS EU ESTAVA INFRINGINDO AS REGRAS DO FACEBOOK EXPONDO OS DADOS DO DESGRAÇADO QUE ACABOU COM A VIDA DA NOSSA RENATTA, MAS EU JUREI QUE VOU FAZER JUSTIÇA, MESMO SABENDO QUE MINHA IRMÃ TINHA PARTICIPAÇÃO NA CULPA. MAS É MINHA IRMÃ E EU E MINHA FAMÍLIA ESTAMOS SOFRENDO MUITO COM TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO”.
O ocorrido pode ser considerado como algo corriqueiro na conduta de como ocorrem a maioria da colocação dos silicones nos corpos das travestis país afora. A travesti, ao buscar modelar seu corpo, faz tudo sem nenhum acompanhamento médico. Existe entre elas uma rede de informações, de uma para outra, com informações de como fez algo e sendo bem sucedido, indica para as demais. Isso corre de boca em boca e poucas escapam de já ter feito algo de outra forma. Até os medicamentos farmacêuticos básicos são indicados desta forma, uma confiando na outra. Neste ambiente proliferam pessoas, se dizendo profissionais, especialistas em certos procedimentos. Com muitas tudo deu certo, porém com outras tantas ocorrem erros e histórias como a ocorrida com a Renatta não são mais novidade. E tudo isso está disseminado neste meio social, porém na repetição de histórias como essa, algo precisa ser feito, primeiro para conscientização coletiva, depois buscar e também espalhar entre todas os lugares onde esse tipo de procedimento ocorre de forma legal e segura. Eles existem e na divulgação dos seus nomes, o fim do risco a que todas estão submetidas.

No dia 05/11/2016 em seu facebook, Renatta publica pensamento num quadro, desses de como seria ótimo se pudéssemos voltar no tempo e recusar de fazer certas coisas: “Se eu pudesse voltar no dia que te conheci, ficaria em casa”.

Obs final: Renatta continua hospitalizada, inconsciente e com todos à sua volta cheios de esperança. Sua irmã, Amylee quer espalhar sua história e as fotos do estado dela no hospital, não só para sensibilizar, mas também para buscar solução. Tentou contato com a imprensa, tanto local, como regional, inclusive a TV em busca de divulgação, mas não encontrou espaço. Ao tomar conhecimento da história, creio que o relato aqui feito sirva para espalhar o ocorrido e assim, espalhar como o vento uma história não merecendo mais ser repetida.

5 comentários:

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook 1:
Gaia De Melos Caversan Essa questão é muito complicada na realidade. Conheço mulheres trans que passaram pelo mesmo problema, no entanto o número de mulheres que vão atrás do silicone industrial não diminuí, pelo contrário, só aumenta. E isso nem sempre é falta de informação, a questão primordial de diversas mulheres trans e travestis entrarem nessa é por ser barato (custo-benefício). Além de no Brasil ter um dificuldade absurda de se conseguir fazer as alterações necessárias no corpo saudavelmente. Tanto a hormonização quanto as cirurgias plásticas e de preenchimento são extremamente caras e totalmente fora de cogitação de uma população que em sua maioria é marginalizada conseguir bancar, principalmente pela falta de oportunidades de empregos remunerados e com direitos trabalhistas. E por último o Brasil é o país que mais mata as Travestis as Transexuais, logo existe uma tentativa muitas vezes necessária para ficar o mais "feminina" possível, para dessa forma adquirir uma passabilidade cis e assim se tornar imperceptível como trans. Isso não é bizarro ou doentio, na realidade mostra como nossa sociedade se basea no que vê e impõe padrões irreias para nós mulheres trans seguirmos. É triste, mas infelizmente, sem políticas públicas e discussões fortes sobre a saúde e a vida da população trans, mais e mais Renattas vão vir a passar pelo mesmo problema.

Fatima Brasilia Faria A história sempre se repete e os responsáveis impunes.

Rosimeire Santos A pessoa sabe dos riscos e mesmo assim faz e complicado nehhh

Rosimeire Santos Deus abençoe

Amylee Velask Obg pela divulgação!!! Agradeço aos que estão no apoiando e no momento estamos precisando de muita oração! Críticas não são bem vindas no momento !!! o ser humano só sabe criticar e nunca olha pro próprio rabo.... Deus abençoe a todos

Henrique Perazzi de Aquino Amylee, hoje o facebook, voce sabe disso é fonte de tudo, muita crítica, mas também muita coisa boa, vindo no sentido de contribuir, ajudar. Espero ter contribuído, pois este é um tema onde todos podem tirar boas lições do ocorrido. Estamos todos torcendo por sua irmã. Quando fui escrever o texto entrei no facebook dela e adorei as frases, as boas tiradas que ela escrevia regularmente. Enfim, uma pessoa de bem com a vida e com a cabeça muito boa.

Amylee Velask Henrique Perazzi de Aquino sim meu querido Minha irmã não é nenhuma Santa! Sabia dos riscos sim mas quem não erra né ... só espero que isso ajude outras a não cometerem a mesma loucura dela. Deus olhe por ela

Rosana Zani Deus abençoe ela, e que haja justiça e mais conscientização para que outras pessoas não tenham esse sofrimento.

Luiza Carvalho Muito triste 😧 Henrique. Que DEUS a proteja!

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook 2:

Kelen Cristina Força amiga!!! Estamos orando por ela

M Cristina Zanin Sant'Anna Minha filha passou por um processo semelhante, colocou prótese para fazer uma cirurgia reparatória (não foi estética) , seio, silicone comprado em loja indicada pelo médico, tudo sendo pago particular. Deu rejeição, necrose, hospital, passou por vários procedimentos... Isso é um absurdo, o material , a fabricação, etc. nada é fiscalizado no Brasil. É um processo doloroso, terrível, com risco de vida. Tem que processar o médico, a empresa onde adquiriu etc etc

Billy Mao · 33 amigos em comum
Estive na UTI durante 8 dias no leito 6, bem em frente a Renatta. Por três ocasiões ela sorriu pra mim, antes de fazer mais uma cirurgia na semana passada. É muito triste ver uma pessoa naquela situação. Tudo que posso pensar é que a melhora chegue!

Maria Cristina Romão Não consigo ver a Renatta como culpada nessa história mas como mais uma vítima de uma sociedade que ao não aceitar a diversidade permite que essas pessoas sofram todo tipo de preconceito, violência e exploração. Espero que ela melhore e que consiga superar isso.

Glaucia Camargo Onde é que a sociedade tem culpa ? A pessoa procurou um QQ p mexer no seu corpo e todos são culpados pelo infeliz procedimento ?

Ketty Martins Mais a menina não tem culpa ela não saberia que seria assim, agora quem fabrico o produto tem muita culpa nisso Glaucia Camargo

Gilmara Oliveira Que Deus abençoe td prosseso e cura vai dar tudo certo em nome de Jesus cristo...mais tbm não podemos esquecer que Deus nos fez perfeitos cada foi moldado com carinho.nao podemos judiar da obra de Deus que somos nós...oremos por ela que Deus está no comando.

Solange Matos No Brasil não existe política de saúde pública para as transexuais e travestis.
Aqui em Bauru espero a mais de cinco anos resposta da secretaria da saúde para que minha filha possa fazer um tratamento hormonal.
Procuramos médicos particulares mas ou dizem que não podem fazer nada ou simplesmente nos maltratam.
São homofóbicos.
E nossos políticos só fazem política de politicagem. .
Tenho vergonha de ser Brasileira.

Glaucia Camargo Nem existe saúde pública descente para tratamento de câncer, dor de cabeça, resfriado etc !

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook 3:

Natalia Dias Maiara Morales conhece?

Maiara Morales Não mas é isso que acontece com mtos mas barato e da nisso.

Marcia Nuriah Incrivel que os juizes togados do facebook venham aqui exercer sua ignorancia e criticar. Calce os sapatos do outro, conte os tombos que levam e nao as pingas que tomam. E o cara que aplica isso tem que ser preso. É tentativa de homicidio . Descaso com uma vida!

Henrique Perazzi de Aquino A TV TEM deu hoje matéria sobre o ocorrido: http://g1.globo.com/.../jovem-entra-em-coma-apos.../6336960/
Jovem entra em coma após ter silicone industrial aplicado no corpo - G1 Bauru/…
G1.GLOBO.COM

Lena Decorações · Tem que retirar esse produto do mercado livre tem que denunciar

Marina Paes de Lira Para Deus nada é impossível Renata vai sobreviver Deus é Maravilhoso .Força Renata tudo vai dar certo que Deus de forças para a Família

Fernanda Oliveira Giselly Kherllakian olha

Giselly Kherllakian · 5 amigos em comum
Silicone è uooo

Claudia Cristina Vc vai sair dessa Renata te adoro MT 😘

Vanessa X Kauãn Melhoras renata deus sabe oque faz vc não edta sosinha acretita em um homem só


Danny Barbosa Dorival De Freitas Barbosa não é a sua parente não é?

Dorival De Freitas Barbosa E a minha prima sim Danny Barbosa

Unknown disse...

Cade ela ta viva? Estamos em 2021

noticias disse...

Infelizmente nao