sexta-feira, 30 de março de 2018

ALFINETADA (163)


SEXTA “SANTA”, O PAPA E O NOVO BISPO CATÓLICO – UM RELIGIOSO LOCAL ME DIZ ALGO DELE
O novo bispo.
 

Hoje é feriado católico. Minha família toda é católica, já o fui e hoje já não sou mais nada. Desacreditei de tudo, mas mesmo assim acabo de ajudar meu amigo Lulinha com um pequeno auxílio lá pra festa dos umbandistas. Ele é convincente e a festa lá no jardim Tangarás é das que gosto de comparecer. Não vou na deste ano e me sinto muito bem longe das devoções para santos. Idolatro outras coisas. E se renego o que fazem com as religiões, por que me atrevo a escrever de uma que não boto mais fé? Simples. Hoje é feriado e tudo devido ao calendário religioso. Uns guardam o dia, pois até a maioria dos açougues fecham as portas e daí as churrasqueiras hoje estão frias, sem fogo. Daí me ponho a escrever de algo que acabo de ler no jornal impresso da aldeira bauruense: BAURU TERÁ EM BREVE UM NOVO BISPO (Eis o link: https://www.jcnet.com.br/…/dom-sevilha-sera-o-novo-bispo-de…). O atual, até as pedras do reino mineral sabem ser tucano e não gosta muito de esquerdistas, muito menos de se mostrar ao lado do posicionamento dos movimentos sociais. Portanto, conservador. Apoiou declaradamente o golpe e nem sei se não participou das caminhadas verde-amarelas na Getúlio.

O bispo se aposentando.

O atual bispo é uma coisa e nada sabia do que está chegando, além do fato de estar vindo de Vitória ES e ter nascido aqui perto, em Tarabai, região de Presidente Prudente (o atual é de Pirajuí). Escrevo “sabia”, pois ontem dou de cara com um confiável religioso e lhe tasco a pergunta: “E o que me diz do novo bispo?”. Estava com pressa, mas parou para me dizer isso: “Se a coisa está ruim, a tendência é piorar. O cara é conservador até a medula. Não espere nenhum avanço e vamos ver se ele vai ter peito para resolver o imbróglio da existência do bispado paralelo existente em Bauru”. Me espanta e pergunto: “Bispado paralelo?”. Sua resposta: “Não sabia. O bispado de Bauru é pouco significativo no contexto nacional e floresceu aqui um grupo de poder impondo regras além do poder do próprio bispo. Hoje se mostram muito fortes, consistentes e o bispo com pouca força, aceita e sobrevive. Do novo, que já deve estar ciente da situação, só mesmo o vendo no palco dos acontecimentos. Pelo que se conhece dele, o papa prega uma coisa e na prática o exercício de outra. O papa sofre com esses”.
O papa que os conservadores afirmam ser comunista.


Isso da ação deste papa é algo mais do que intrigante para todos os atentos com seu belo discurso e diante do momento atual da Igreja e do mundo. Desde o início ele se mostrou progressista, avançado até demais diante do restante da estrutura. Ele resiste e aponta outros caminhos, mas avança pouco, com tudo permanecendo empacado e seguindo os velhos dogmas. Uns dizem ser ele também parte de uma bem montada e necessária farsa visando a sobrevivência do negócio. Já não tenho tanta certeza, pois seus discursos e posicionamentos são alentadores diante da reinante e impositiva imbecilidade. A última é uma delas, quando renega a existência do inferno. Os católicos aplaudem o papa (ouço de um deles: “foi enviado dos céus para este momento conturbado do mundo”), mas fazem vista grossa e seguem no exato oposto de sua pregação. Então, já que o novo bispo antes de botar os pés em Bauru já desaponta e não se mostra diferente do atual (como gostaria de queimar a língua e ter por aqui, ao menos, um novo Padin), fiquemos ao menos com as falas do papa, um religioso palatável nesses sombrios tempos. Já tivemos dentro da estrutura da Igreja católica gente como Arns, Boff, frei Beto, Casaldáliga, Helder Câmara e outros, agora um papa latino e a defender as boas causas, a dos interesses populares. Algo me intriga e mesmo forçando a memória não consigo me lembrar de nenhum padre, de agora ou de tempos recentes, com atuação por essas plagas nessa linha de ação popular. Alguém poderia me lembrar de algum?

2 comentários:

Anônimo disse...

Você diz que o atual Bispo é tucano e portanto conservador. Você diz que o comércio e o país segue a Tradição Cristã de comemorar a Páscoa e você diz que os dogmas do Catolicismo tem que mudar.
Resumo: Você realmente é um apedeuta e vigarista intelectual.
Tucano é do psdb e portanto de esquerda. O comércio e o país segue a Tradição Cristã porque 80% da população brasileira é Cristã. E para terminar, porque um ateu se preocupa com os dogmas da Igreja Católica?
Poderia ter passado essa sexta feira Santa sem ter se exposto e demonstrado a sua mediocridade e insensatez.

Mafuá do HPA disse...

caro Anônimo;
Você não merece respeito, consideração, muito menos minha resposta, primeiro por ser cagão e não mostrar a face. Eu exponho, assino o que escrevo e justifiquei dos motivos de o fazer. Quando afirma que o psdb/tucano são de esquerda, demonstra o grau de insanidade que acomete os despiorcados deste país. Vá se roçar nas ostras, como diria meu mestre, Aldir Blanc.
Henrique - direto do mafuá