segunda-feira, 26 de março de 2018

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (153)


ACINTOSAMENTE ME PROVOCARAM NUM RESTAURANTE – REAGIR OU NÃO, EIS A QUESTÃO!
Muitos erram no português, mas sabem o que querem.
 

Conto uma historinha passada comigo e com minha companheira de todas as horas, Ana. Fomos no último sábado ao show do Lenine no SESC e na saída, ela queria comer peixe. Escolhemos um restaurante onde sabíamos ele é servido ao nosso gosto e condições. Entramos e ao sentar, percebo na mesa ao lado algo a incomodar uma pessoa, um senhor grisalho, gorducho, com voz empostada, grave e se fazendo passar por líder do grupo familiar (umas seis pessoas). O que mais falava e já de cara, noto que muda o rumo da conversa passa imediatamente a atacar o PT em voz alta. Fingimos não ser conosco e sem olhar um só instante para a tal mesa, continuamos nossa noite, muito agradável até então. Não seria um boçal a estragar tudo.

Pedimos o peixe com vinho branco, comemos e bebemos e em muitos momentos a voz ao lado se elevava, subia de tom, numa espécie de necessidade em demonstrar que o espaço ali era de pessoas como os de sua mesa e não de um esquerdista (na boca do tal, petista e comunista) e uma negra (estariamos fora do nosso quadrado?). O que mais o incomodou foi o fato de não termos em nenhum momento ter ao menos olhado para o lado de sua mesa e quanto mais espumava, mais riamos e a conversa fluía como se eles não existissem. Uma pessoa quando quer ser notada e não consegue, chega a querer subir na mesa de tanta decepção. O fato é um só, perceptível a olho nu: a direita golpista, os mesmos que saíram de verde amarelo pelas ruas contra a corrupção, hoje estão a uma passo de agredir todos aqueles não pensando e agindo conforme a conveniência lá deles. Nas últimas ações no Sul do país, na Caravana de Lula, pedradas, chicotadas e perseguições pelas ruas se sucedem, ali algo do novo momento deste insólito país.


Ouvimos quase tudo e fingimos não ter sido diretamente direcionado para nós (mas o foi, não havia mais ninguém próximo). Cito algumas das aberrações: “Se nós não voltarmos pras ruas de verde-amarelo, os vermelhos vão querer tomar conta novamente do país”, “Precisamos mostrar para esses petistas qual o lugar deles”, “Petista não entende que a corrupção acabou” e “Ainda bem que o país conseguiu se livrar dessa escória petista”. Evidente que fui reconhecido, o tal sujeito sabia muito quem eu era. Devia representar algum perigo para ele, pois se mostrou muito incomodado, porém, foi elegantemente ignorado e jocosamente rejeitado, pois ríamos o tempo todo conversando entre nós. Claro termos percebido tudo, mas foi naquele momento a reação escolhida para lhe mostrar desprezo. Quando a fizemos lembramos de uma amiga, octogenária e carioca de cepa aroeira, Leda Cantuária. Ela tem por lema algo seguido a risca naquele momento: “PASSA ONTEM QUE HOJE EU ESTOU OCUPADA”. Assim o fizemos com o enfezado senhor, cuja fisionomia não sei qual é, pois não me dignei a olhar para seu lado.


Na saída, quando levantamos da mesa e passamos ao seu lado, estavam falando sobre o Rio de Janeiro e esse cagaço que os que atravessam uma vez na vida a Linha Vermelha, ao lado da Maré e se borram todos. O sujeito interrompe a narrativa do outro sobre sua experiência carioca e praticamente grita para todo restaurante ouvir: “Imagina aquilo comandado por petistas, daí teríamos que botar fogo na cidade”. Saíamos como entramos, sem dar-lhe o gosto de ter alguma intercação direta. Optamos por não barraquear o espaço onde estávamos para saborear um mero peixe. Sentimos na pele a clara demonstração do que está em curso hoje no país, o enfrentamento já evidente, beirando a agressão e tudo por um mero motivo, o hoje golpista, mostrando seu lado nefasto, mesmo sendo ferrado a todo instante e o país imensamente pior do que os do tempo de Lula, continua cegamente o culpando de tudo e jogando petistas, esquerdistas, comunistas, movimentos sociais, Direitos Humanos, leis trabalhistas, reivindicações populares, tudo na mesma vala e ali ateando fogo. Recebo de vários amigos (as) pelo inbox, via redes sociais um texto que uma dessas (sobrenome Telles Nunes – me recuso a reproduzir seu nome completo e o repugnante texto) convocando em Bauru algo da direita, os batedores de panelas para voltarem à avenida Getúlio Vargas no dia 3 de março em desagravo a Lula e contrária à corrupção (sic). Insanos e insensatos, ceguetas de ódio de classe.

Creio eu já termos passado do momento deste inevitável confronto com esses, pois se já nos afrontam em restaurantes, estamos esperando o que mais para demonstrar não só o desagravo, mas não estarmos para brincadeira e o lado que defendemos ser forte, operante, unido e resistirá a esse avanço desmedido da direita, do neoliberalismo e do fascismo. De uma dileta amiga recebo esse texto como sugestão de como deve ser a reação dos que se posicionam contrários à perversidade em curso e reproduzo parte por considerá-lo necessário: “O que penso que devemos fazer.... sair do nosso umbigo, pois estamos mais que fodidos. Perdemos empregos, perdemos os direitos trabalhistas, vamos perder a aposentadoria. Tudo isso por conta do golpe impetrado pela burguesia, que no dia 03 irá as ruas de novo exigir a prisão de Lula. Nos reunirmos em caráter de urgência e mobilizando a reação. Ir para as ruas e enfrentar essa cambada de golpista, algo necessário. Dia 03 vamos pra rua também e bater de frente com quem quer nos esmagar”.

NA ONDA DA REFORMA TRABALHISTA ´APÓS VER A CHERGE DO BETO MARINGONI:
Seria essa a única opção de proposta trabalhista do neoliberal momento com Temer no poder? Todo empresário concordaria com ela? Escrito depois da chicotada que o trabalhador levou por comer dois ovos no almoço oferecido pela patrão, depois do agricultor gaúcho dando chicotadas nos esquerdistas nas ruas, além das pedradas (ah, se fossem do lado de lá para o deles) e depois de lera manchete de hoje do Jornal da cidade, apregoando terem caído sensivelmente as ações trabalhistas no Ministério do Trabalho após a aprovação da nova lei trablhista. Quem cala consente. Tempos obscuros pela frente e depois não gostam quando repito que "éramos felizes e não sabíamos".

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1:

Helena Aquino Sim concordo que temos que fazer algo, mas não confronto pessoal. E também mostrarmos que somos de esquerda, e somos inteligentes, sabemos falar, escrever, e exigir nossos direitos, tudo dentro da lei.
Não como esse cartaz aí da foto, com erro gritante de português.
Parabéns pela postura de vocês no restaurante. Quase que estive junto heim. Como gostaria de saber quem era esse senhor.

Henrique Perazzi de Aquino NESTE MOMENTO O QUE MENOS IMPORTA SÃO OS ERROS DE PORTUGUÊS E SIM A AÇÃO E A REAÇÃO. Até quando o povo vai conseguir ser insultado, provocado, caluniado, massacrado, injuriado, tripudiado e não irá reagir? Tudo o que querem de nós é essa passividade, calados e pregando a paz.

Helena Aquino Mas me perdoe, mas eu não sou perfeita, mas quando vejo erros assim, não me aguento. Já nos chamam de burros ...

Maria Freitas PARABÉNS ! Pessoas assim merecem serem ignorados! Te admiro muito e leio tudo que posta aquele abraço!

Pedro Souza Parabéns Henrique

Sergio Piga Parabéns pela postura, não sei se eu teria a mesma atitude......

Isabela C. Jardim Leite Adorei a frase "passa ontem que hoje eu estou ocupada!" Kkkkk....vou adotar!😜

Henrique Perazzi de Aquino Você precisava conhecer dona Leda Cantuária, quem a criou e a usa rotineiramente. Seu filho, Jeff Baffica, sabe muito bem disto. Eu e Ana Bia Andrade também adotamos a mesma.

Ana Bia Andrade Jeff Baffica ia mesmo te marcar baby essa é uma clássica de ledinha... a outra é a das cartas que não consegui aprender de cor.... bato com as dez... etc... são muito boas.

Lazaro Carneiro Carneiro quero arma quero luta
quero luta armada
nao peça calma
a minha alma
que ja está cansada

quero risos,
quero rendas bem distribuidas
que ver gente nas rua de forma atrevida
quero paz perene sem hipocrisia
quero o fim do feudo dessa elite fria

quero educação a todas as crianças
velhice amparada e terra pra quem planta
e que a paz seja mais que uma pombinha branca

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

Bruno Emmanuel Sanches Seus escritos incomodam, Henrique. Uma pena que tenham passado um estresse desses logo após o show do Lenine. Mas enfim, sigamos...

Fatima Brasilia Faria O que mais incomodou o tal senhor, foi a sua indiferença, adorei.

Ana Bia Andrade de minha parte, curti muito a criatura que só vai ao Rio de Janeiro pra dizer que visita a MINHA cidade e tira onda em Bauru. nem sabe por onde anda.... tadinho (com sotaque linense da minha terapeuta ocupacional que tem um taDinho perfeito !). além do que, ainda teve que nos 'engolir' super de boa comendo e bebendo bem no mesmo local que ele - euzinha de havaianas 'legítimas' pra variar.... af af af af... fomos muito bem atendidos pelo garçon e pelo maitre. recomendo o local

Rosana Zani É isso aí Henrique responda ao ódio com uma boa ignorada.. kkk ele deve ter espumado de raiva de vc não ligar para os ataques covardes dele. Beijos na Ana!

Maria Cristina Gobbi Que coisa. São absurdos que não cabem em nenhum local. É isso, precisamos lutar contra esse tipo de coisa. Minha admiração pelos dois, Henrique e Ana.

Henrique Perazzi de Aquino Ele tava louquinho pra brigar, mas o ignoramos. O tinhoso espumou.


Aparecido Ribeiro Esses fascistas adoram aparecer, pregam a violência, não percebem que são enganados. Umas hienas!

Claudia Lucciola O fascismo avança e é muito preocupante! Lamentável o ocorrido!

Claudio Lago um novo "voo dos galinhas verdes" sera inevitavel,,, https://www.diariodocentrodomundo.com.br/.../militante.../
Gerenciar

Militante petista agredida com o filho de 10 anos no RS deixa o hospital
DIARIODOCENTRODOMUNDO.COM.BR

Loriza Lacerda de Almeida Eu tenho pensado sobre este “novo” Brasil, que estava repousando na Casa Grande e sem voz, mas que agora grita por aí ... Temo pelo futuro de nosso país e por nós. Se fosse uma elite civilizada, disposta ao debate de ideias, teríamos a chance de sair lá do outro lado ainda melhores, mas não ... parece que o embate será selvagem e surdo ☹️

Marco Antônio Souza Minha solidariedade, caro HPA. Aliás, solidariedade para com todos aqueles que vem sendo repetidamente ultrajados pela direita rançosa, fascista e apátrida, E com os versos do Lázaro Carneiro Gomes, ganhei o dia. Parabéns.

Lazaro Carneiro Carneiro Marco Antônio Souza, você sempre gentil com minhas trovinhas, brigadaço

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:

José Claudio de Paula Nós, do PT, sempre preferimos o aprimoramento da democracia, e sempre defendemos o debate sobre ideias e projetos para o país. As provocações de nossos adversários (com o apoio criminoso da mídia tradicional) podem modificar essa visão pacifista. Ainda que continuemos dando prioridade para o debate de ideias e de projetos para o país, teremos que, ao mesmo tempo, preparar a defesa contra ataques insanos e covardes como os que aconteceram no sul do país. Nunca seremos defensores da violência, mas gostamos de uma boa briga, especialmente quando somos provocados...

Stefania Cardoso Vocês poderiam ter aproveitado que o local era especializado em peixe, e pedido lula kkk....já pensou que legal a cara do sujeito com você gritando :" eu quero lula!" Kkkkk

Kizahy Baracat Isso ai com esses canalhas so a piada...


Vera Padilha Pereira Sem duvida nenhuma..nessa circunstância .a melhor resposta é o silêncio...ignorar sempre..

Rosangela Maria Barrenha Não podemos nos calar, não. A coxinhada tá arretada pra acabar com Lula. Odeia QQ um que defenda minimamente a democracia. Se não formos às ruas, vamos ter que engolir a ditadura que está sendo gestada a anos. O Facebook me lembra disto todos os dias quando abro as postagens de anos anteriores e vejo que tudo que tínhamos medo já aconteceu. Economia destruída, nossos recursos, privatizados;as riquezas, dadas de mão beijada ao capital internacional ( petróleo, energia, água). Nunca houve tanta impunidade.
Samarco, helicocas e malas de $ são ignoradas. O povo idolatra monstros fascistas como Bolsonaro e a camarilha de Curitiba.Me dá engulhos. Tá na hora da esquerda sair dos botecos e ir pras ruas. Em breve, nem nos botecos poderemos entrar.

José Claudio de Paula É revoltante a forma como a mídia tradicional veicula informações... 30 malucos fascistas recebem a caravana com pedras... e viram notícia no horário nobre... 50 mil pessoas se reúnem numa praça para ouvir o presidente Lula.. e nem são citados...


Rosangela Maria Barrenha Os caras fizeram a intervenção no Rio como demonstração de força. Assassinaram a tal vereadora que tinha poder político e alguma projeção.
Perderam o medo e a vergonha. Falam abertamente em matar.
De cima pra baixo, quando ouvimos os reis da corrupção falando claramente que apagam mesmo quem delatar.
Bolsonazi incita a violência armada.
O povo cansado...ignorante.Louco pra ser protagonista de algo, cansados de só assistir a putaria generalizada.
Foco, companheiros! Foco! Nem pra panelaço estamos servindo.
E nenhuma liderança se levanta. Cada um cuidando do seu curralzinho eleitoral. Ah, eu só cuido de direitos humanos! Ah eu sou feminista. Eu, defendo negro. ( Ou preto, sei lá. Nem sei mais o que é politicamente correto)
Ou mst...( Qual? Tem dezenas de movimentos...)
Movimento lgbltmklmnopq ou sei lá o que...
Gente se trombando perdidos em discursos... Tô muito cansada. Desculpa aí...

Igor de Freitas Que bobão!

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 4:

Cleide Portes Já me sinto mais que provocada quando alguém que conhece de que lado estou , tem a ousadia de me mandar aquele "convite" esdrúxulo, com aquele texto fascista. ...
Vamos nos juntar na rua e mostrar nossa força

Rosangela Maria Barrenha É provocação TB, Cleide Portes!


Marlene Rosa Atitude feia hem ? Talvez esse ser. Se ache o dono da verdade , pobre coitado , e realmente digno de pena !!!!

Jorge Antonio Soriano Moura Solidariedade Henrique Perazzi de Aquino... A intolerância e ódio foram soltas com o golpe....

Antonio Pedroso Junior Ignorar é o melhor em situações como esta. Dia 3 tem que ir para o pau. Teles Nunes ? Não teve uma candidata em Bauru com este nome?

Cecília Baraldi Rovaris Sou sua fã e faz tempo...desde um artigo, que vc escreveu, no Diário de Bauru, comentando as qualidades,nosso amigo comum , Ze Canela...nem liga...o melhor a fazer é ignorar...

Valquiria Correa Vamos agir galera vamos todos pra rua tambem.Isso ai ignora essa corja mesmo .

João Carlos Dias Moreira Parabéns,Henrique! Tiraram de letra...

Roque Ferreira Minha cara amiga Loriza. Quando a luta de classes se agudiza não existe civilidade. As agressões não são de hoje. Quando exercia o mandato de vereador eram agressões tidos os dias pelas redes sociais, filhos e filhas agredidos nas ruas, companheira em supermercados etc. São momentos como estes que devem nos levar a olhar o horizonte com muito mais profundidade. O confronto é inevitável. As agressões praticadas contra a caravana de Lula são um bom exemplo. Vamos ter que reagir de forma organizada, inclusive à violência. A organização das brigadas armadas de auto defesa é uma necessidade urgente.

Loriza Lacerda de Almeida Concordo com você e respeito muito sua experiência. Tempos bicudos que exigem atitudes sérias e comprometidas com os ideais.

Henrique Perazzi de Aquino Se o Roque Ferreira for contar, como me predispuz a fazê-lo com essa minha experiência, todas suas histórias de enfrentamento e injúrias pela aí, teríamos um longevo livro.


Andre Kit Tempos negros, com os monstros deixando o armário.

Roque Ferreira Em Bauru na Rua Batista de Carvalho os ferroviários da NOB colocaram Plínio Salgado e sua corja para correr a bala. Neste episódio o integralista Nicola Rosica morreu. Dias depois a aliança entre comunistas, socialistas e anarquistas colocaram os galinhas a correr da Praça da Sé. Dois fatores estavam presentes nestes eventos; a força da classe operária organizada. Sem ela e sem organização e mobilização a luta se torna mais difícil.

Marco Antônio Souza Plinio Salgado, não é Roque. Nenhuma semelhança com Plinio de Arruda Sampaio.

Roque Ferreira Sim. Já fiz a correção

João Carlos Lima Dourado Mas é presciso ter calma sempre . E em caso de guerra . Os conselhos de SUN TZU.

Silvio Selva Bom, por essas e por outras, ando com a mochila “equipada”. Adoro cair numa provocação. Respondo na boa. Quando tinha 17 anos, falaram que um dia acharia quem me derrubasse. Até hoje, não achei. Podem até me derrubar, mas não vou cair sozinho.
Aliás, se liberar o porte de armas, vou fazer uma cooperativa só pra comprar revólver e espingarda para os companheiros do MST.


Cleide Zequi · Afinal vc é petista ou não fiquei na confusão se é há alguma descrepância

Henrique Perazzi de Aquino - Isso é o que menos importa neste momento. E se fosse algum problema?