sábado, 7 de julho de 2018

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (113)


CONSIDERAÇÕES DE CONSIDERADOS SOBRE O DIA DE ONTEM – A DERROTA NA COPA


1.) “O BRASIL SAIU DA COPA E A CULPA É DE QUEM??? - Centenas de milhares de comentaristas e técnicos espalhados por todos os cantos do país agora buscam um culpado. Por todos os ângulos hão de encontrar. Seria o quinto metatarso do pé direito de Neymar (cirurgia no dedinho do pé que tomou os noticiários do país afora) o culpado ou o colchão do lateral Marcelo? Alguns 'parmeirenses' e sãopaolinos juram que é por causa de jogadores e ex-jogadores corintianos convocados por Tite, aliás, o ex-técnico do Timão, que até então era unanimidade passa agora a ser questionado apesar da 2ª derrota apenas, sob seu comando. Seria praga da Fiesp para encurtar o feriado prolongado dos trabalhadores? A culpa é do PT, do Lula, certamente dirão os coxinhas. Ou a culpa é do Cabral? Nosso país sempre busca por heróis e quando não os encontram elegem-se vilões - dentro e fora de campo. Em quase meio século de vida vi o Brasil ser campeão mundial por 2 vezes. Vi times melhores do que o atual serem eliminados- o de 82 não me sai da memória . Enfim, a verdade é que assim como a Argentina e a Alemanha, não merecemos a classificação. A Bélgica sim. Vida que segue”, Fabrício Genaro.

2.) “O BRASILEIRO, só sabe xingar quem perde ou quem não está ou age do jeito que ele quer. Ninguém é obrigado à ganhar sempre. Principalmente pq tem um salário alto, pensam que devem ganhar sempre, mas a vida não é assim. Vivemos um dia de cada vez. Ganhamos e perdemos. E isso não nos faz melhores ou piores. De quem gostávamos ontem, pq era um vencedor, não é pq perdeu, que amanhã se tornará nosso inimigo e vamos diminuí-lo. Nem sempre ganhamos, às vezes perdemos, mas sempre tiramos uma lição disso. Risos, chacotas, palavrões, não são necessários. Será que vocês nunca erraram ? Nunca me esqueci, quando era menina, um jogador, não sei se era do Equador ou Colômbia, fez um gol contra e quando voltou ao seu país, o mataram. Absurdo dos Absurdos. Quem nunca errou, que atire a primeira pedra. Perfeição não existe. E é muito chato ser perfeito, ou pensar que se é”, Helena Perazzi de Aquino.

Daniel vende bandeiras nas esquinas da vida.

3.) "A DÍVIDA - Se me perguntassem o que ganhei com a Copa, eu diria que ganhei a chance de conhecer Daniel dos Santos Ferreira, o moço da foto. Daniel é um dos milhões de brasileiros que tentaram obter alguma renda com a Copa. Instalava-se no canteiro de uma rótula da Avenida Juca Batista, na Aberta dos Morros, estendia os varais de camisetas e bandeiras e sentava-se à espera de compradores. Quase ninguém aparecia. As bandeiras são feitas por ele mesmo e pela mulher, Beatriz, aqui na zona sul de Porto Alegre. Um dia, fui puxar conversa com Daniel, pensando que ficaria uns minutos no canteiro. Fiquei meia hora. Ele sabe que a direita que se apropriou da camiseta e da bandeira esculhambou com seu sonho de ter uma renda extra com a Copa. Hoje, a chuva o alertou de que deveria ir embora antes do final do jogo com a Bélgica, porque nada daria certo. Daniel retirou-se antes da frustração. Mais do que a seleção fracassada, os destruidores de símbolos têm uma dívida com Daniel e Beatriz. Um dia eles saberão cobrar o que roubaram deles”, do jornalista gaúcho Moisés Mendes.

4.) “Num dia bom a Bélgica perdia do Noroeste, desde que pudessemos contar com Roque, China, Tecão, Araújo e Dé; Lorico e Zé Mário; Jader, Zé Rubens, Rodrigues e Julinho. Sem bola terminal, sem último terço, sem mimimi. Bola e a torcida fungando no pescoço no gigante de cimento armado da Vila Pacífico. Frequentei durante uns 10 anos e nunca vi beque correr risco de vida marcando contra o próprio gol”, jornalista Luiz Carlos Azenha.


5.) "Estou torcendo para a Bélgica (...). Nossos jogadores são todos alienados, falta posicionamento político deles. Daniel Alves só foi ver que tinha um filho preto quando jogaram banana pra ele. Neymar disse que não é preto. Não falam nada sobre a corrupção na CBF. Fui cortado da Seleção na Copa de 78 por bater de frente com o almirante Heleno Nunes (presidente da CBD na época). O Rio de Janeiro é a cidade mais racista do Brasil. Pago meus impostos e sofro racismo nesse país. Sou considerado herói na França. O Brasil esquece seus ídolos", Paulo César "Caju", tricampeão mundial em 1970, um dos maiores jogadores da História do futebol brasileiro.

6.) “Quando as coisas corriam bem, eles me chamavam de Romelu Lukaku, o atacante belga” e “Quando as coisas não corriam bem, eles me chamavam de Romelu Lukaku, o atacante belga descendente de congoleses” – Europa nega abrigo, mas comemora gols dos filhos de imigrantes – Diário do Centro do Mundo.
Desclassificação brasileira segundo Miguel Rep.
 

7.) “Em apenas 22 dias de Copa do Mundo, enquanto o povo estava anestesiado pelo ópio do futebol, o imperialismo e a direita deitaram e rolaram: Dilma foi impichada sem cometer crime, Lula foi preso sem provas e sem trânsito em julgado, a reforma trabalhista acabou com a CLT, a PEC do fim do mundo congelou os gastos com saúde e educação por 20 anos, a Petrobras foi desmontada e o pré-sal entregue a preço de banana, o STF rasgou a Constituição, etc., etc. Felizmente a seleção perdeu e agora o povo, acordado pelas suas competentes lideranças de esquerda, viverá um período de ampla mobilização que derrotará o imperialismo e a direita”, a boa e necessária ironia do professor Geraldo Bergamo.


8.) "Bom dia, crianças! A seleção brasileira está fora da Copa, não teve jeito. Isso acontece. A Alemanha, campeã mundial, caiu na primeira fase, a Argentina caiu nas oitavas, grandes times ficaram pelo caminho e agora foi a vez do Brasil, fazer o quê? Futebol é isso! Agora vamos parar de briga com o amiguinho que torceu ou "destorceu" diferente de você? E vamos combinar que o Brasil não vai ficar melhor ou pior por causa de um resultado da seleção? Que hospitais, escolas e um bom sistema de segurança não dependem de torcida ou não torcida? E que torcer ou não é irrelevante politicamente, no fim das contas? Cada um que torça ou "destorça" para quem bem entender, use a camisa amarela ou aquela escrita "é gooooooolpeeeeeee no Brasil" e curta ou descurta a Copa como achar melhor, ninguém fica bravo e a amizade continua! E independente de torcer por outro time ou não na Copa, vamos pensar que em outubro tem as benditas eleições (assim espero). Vamos pensar em votar direito, pessoal. Pelo menos tentar votar em gente que nos representa e que não vai querer transformar o Brasil numa teocracia, por exemplo. Temos uma quadrilha no poder e o Legislativo mais venal e asqueroso da história para serem trocados. Independente se você é de direita ou de esquerda: vamos pensar nisso? E quando ao rude e divertido esporte bretão, para quem gosta da coisa, em 2022 tem outra Copa, e antes disso temos outros campeonatos. Vai, Tricolor! Um abraço grande para todos os meus amigos", Juliana Guido.

9.) "Pelas ofensas ao jogador que fez gol contra.
Pela agressividade dirigida a quem torceu por outros times.
Pelas ironias feitas a quem acha alienação.
Pelas acusações de anti-patriotismo.
Enfim.
A gente analisa e vê como é importante a torcida por times de futebol.
São ótimo meio de esvurmar frustrações...", artista plástico Silvio Selva. 


E sobre o assunto futebol e Copa do Mundo está mais do que bom. Vida que segue...

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Nael Alvarez Camargo Copa de 70, você não viu Henrique?

Henrique Perazzi de Aquino Vi, tinha dez anos, tenho lembranças dela, reforma em casa, televisor na sala, parede derrubada, uma cortina cumprindo esse papel e a família toda reunida na sala e com muita poeira. Aprendi ali a gostar de Pelé, Jairzinho, Tostão, Gerson, Félix, Brito... Lembra disso mana Helena Aquino?

Helena Aquino Simmmm

Vilma Padilha Ganhou quem jogou melhor e fez mais gols Simples assim.

Juliana Guido Obrigada pela lembrança!

Rui Zilnet Ótimo resultado, para que o povo acorde para a realidade do Brasil. A euforia de uma vitória na final favoreceria ainda mais nossos algozes no resultado eleitoral deste ano.

Gilberto Truijo Vamos virar o jogo em Outubro. Espero.