quarta-feira, 20 de novembro de 2019

ALGO DA INTERNET (158)


REPINBOCA DA PARAFUZETA
1.) ESMIUÇANDO / DESTRINCHANDO UMA FOTO

Ela foi tirada por não sei quem e está rodando as redes sociais, talvez alguns tenham conseguido juntar algo mais do que pode querer transmitir para tudo o mais nesse momento latino, mas para muitos passou batido, mais uma e coisa e tal. Ela me tocou profundamente e dela escrevo, divago e tento transmitir o que me passou. Na legenda que li quando a vi pela primeira vez, algo assim: "Capitão Sudamérica no Chile". A resistência chilene é mesmo algo para endoidecer gente sá, aguerridos até não mais poder, não saem das ruas e não estão aceitando as manipulações urdidas pelo desGoverno de Pinera, o presidente já fora do contexto, pois só se sustenta pela violência. E nas ruas essa resistência encantando o mundo, pois algozes são vergados dessa forma e jeito, pela força populas nas ruas, sem medo dos necessários enfrentamentos. Se existe uma liderança a conduzir acertamente o movimento chileno, isso outra coisa, o fato é que o povo se insubordinou e dificilmente voltará atrás até atingir seus objetivos.

Foto atrás de foto, todas crispadas com sangue, suor e lágrimas, retratam o povo em seu estado da mais pura e legítima insolvência, estado quase incontroilável, fazendo de tudo e mais um pouco para mudar o estado de coisas contra seus interesses. E para tanto faz uso de tudo o que encontra pela frente no enfrentamento. Enquanto o lado de lá, usa de armamento pesado, equipamentos de guerra, o povo se insurge com o que tem às mãos e assim resiste, insiste e persiste. O uso que o bravo guerreiro das ruas faz uso para continuar na lida é sintomático disso que escrevo. Bela demais, sofrível demais, porém reflexo desses nossos tempos. Mais que um super-herói, um Capitão Sudamérica, como li, eis as armas de uns contra o poderio bélico usado contra o povo. Diferença brutal e desigual, desumana em todos os sentidos, porém, o povo quando revoltado e consciente, se duplica, renova suas forças uns nos outros e ampliam desmedidamente suas possibilidades. Quantos como esse não estão esgriumando nas ruas e botando literalmente a cara a tapa, arriscando suas vidas para tentar mudar o estado de coisas no Chile. A foto e toda resistência chilena me encantam e me movem. Chegaremos lá. Nos falta muita conscientização, entendimento de fato do que ocorre e de quem seja algoz, para sair às ruas e não promover algo a destruir quem ainda os defenda. O Chile acordou, a Bolívia está em ebulição, o Equador se levantou, a Argentina tentou mudar seu rumo pelas urnas, a Venezuela resiste como pode, a Colômbia começa a se insurgir e assim por diante. Um dia o Brasil se juntará a esses e quero ter forças suficientes para poder dar o meu quinhão de participação.

2.) RETRATO DA VIOLÊNCIA POLICIAL CHOCA, MAS É A MAIS PURA REALIDADE
Essa é a imagem que o Deputado Bolsonarista, Coronel Tadeu do PSL/SP, destruiu na exposição da Câmara. A denúncia do genocídio negro feita de forma magistral pelo cartunista carioca Latuff, depois do ocorrido se espalha como vírus. Bora viralizar!!!! Policiais e seus gendarmes não precisam querer dar uma de santinhos (do pau oco), propondo censura e agindo com violência diante de algo tão bem retratado o que ocorre país afora. Bastariam ter uma atuação condizente com o prescrito nos seus manuais básicos, um apregoando o real papel da Polícia, sem o uso desnecessário e intimidatório da violência como norma e procedimento diário. O papel da polícia não deve e não precisa ser exercido dessa forma vil, de enfrentamento com a população, principalmente a mais pobre e a envolvida nas questões sociais. Agindo com violência, só aumentam o distanciamente entre elas e o povo. A pergunta que não quer calar e a repito aqui novamente é: Por que em governos mais democráticos a polícia não age dessa forma tão violenta e nesses o faz? E se o faz, que se pague o preço pelas escolhas feitas, pois não será com a desmedida ação policial que a respeitaremos mais. Quando entenderem isso, talvez mude o conceito deles junto à população que mais sofre nesse país. Carlos Latuff, de sua trincheira suburbana no Rio de Janeiro foi primoroso e está mais que acostumado a essas reações intempestivas de quem comete delitos e não os quer reveleados. Hoje, dia da Consciência Negra, outra constatação, a maioria dos afetados pela violência policial na periferia das cidades brasileiras são negros.

3.) NA COLÔMBIA, JÁ SE BORRANDO DE MÊDO, TEM INÍCIO A CRIMINALIZAÇÃO DOS PROTESTOS
https://www.pagina12.com.ar/231938-el-gobierno-de-colombia-…
Como não podia deixar de ser e acontecer, os protestos se alastram por toda América Latina, uma vez que os desmandos são mais que evidentes por todos os lados. Na Colômbia, governo com evidente fundo miliciano (como o nosso), tendo como mentor Uribe, um declarado e escancarado governante tendo como pano de fundo grupos paramilitares para sua segurança, já se borrando de mêdo do que acontece hoje no Chile, Equador, Bolívia, antecipam e mudam leis ao seu bel prazer, ou seja, para defender o status quo, a continuidade do baú de maldades nos costados do povo. Na matéria de hoje, publicada no diário argentino Página 12, algo sobre como agem países com governantes autoritários (Brasil um deles) para se safar dos legítimos protestos do povo contra seus atos e sua insana forma de governar, oprimindo, massacrando interesses populares.

Nenhum comentário: