terça-feira, 12 de novembro de 2019

COMENTÁRIO QUALQUER (195)


MERCADO CENTRAL MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE MG - E O DE BAURU É PARA QUANDO?

Não consigo chegar numa cidade e não conhecer o tal do Mercado Municipal. Lugares com essas características existem na maioria das grandes cidades mundo afora, menos na nossa Bauru, pelo menos por enquanto, pois a Prefeitura Municipal diz estar alinhavando, tratativas finais para recuperar o imóvel defronte a Feira do Rolo, um antigo barracão férreo, décadas atrás armazém da Cia Paulista Estradas de Ferro. Aqui onde me encontro, em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, o mercado cá deles é querido por todos, grandioso e funcionando há décadas. Tem de tudo o que um mercado nesses moldes pode conceber, ou seja, nada diferente de todos os outros. Existe uma marca, característica principal desses lugares, revendem artigos artesanais locais, guloseimas também regionais, algo tradicional unido umbilicalmente com comidas típicas e as lojas revendendo de tudo um pouco, desde artesanato a animais vivos. Uma gostosa babilônia, onde quem oferece algo além do trivial consegue se sobressair e deita fama. Observo isso nas minhas andanças, justamente aqueles conseguindo dentro de um imenso mar de coisas mais ou menos parecidas, chamar mais a atenção e acabam dessa forma, sendo as lojas âncoras, as atraindo mais público.


Ouço dizer que o Mercadão de Bauru, que muito bem poderia se chamar Bacan, o artista plástico que morou nas imediações pode décadas, em locais precários, estúdios onde produziu seus quadros espalhados por essa Bauru. Então, ouço dizer que o Mercadão bauruense não terá somente essa característica de todos os demais, mas estará privilegiando os agricultores locais e servirá para escoamento para a produção da agricultura familiar. Abrigará algo mais, um espaço mantido pela Secretaria de Cultura, com palco e ali a realização de shows com artistas locais e eventos variados e múltiplos. Essa junção, pouco experimentada, pode dar certo e cair nas graças da cidade. Na maioria dos mercadões, como esse grandioso aqui de BH, o que prevalece é o estilo tradicional, pomposo, estiloso, porém com box locados. Não conheço a estrtura da maioria desses locais e o sistema de administração, se um consórcio, uma cooperativa ou mesmo o órgão municipal comandando tudo, inclusive a locação dos espaços. Colocando tudo isso dentro de um grande balaio, cabeças pensando conjuntamente, algo de bom poderá sair disso tudo e quem ganhará é a cidade de Bauru. Nesse aqui, eu e Ana nos divertimos, almoçamos num restaurante popular, comida mineira, com a tradicional linguiça do interior, couve e feijão tropeiro.

Impossível não enxergar isso tudo como um grande polo turístico de muita valia. Estou aqui para participar de evento acadêmico, um Congresso Internacional e percebo entre os participantes um interesse muito grande na maioria dos participantes em nas horas de folga lá comparecerem. Eu mesmo, hoje quando lá estive vi muitos congressistas lá circulando e fazendo compras. Ou seja, a conclusão mais simples, contrariando interesses ou não, esse mercadão precisa vingar em Bauru, sair do papel, do campo das ideias e se possível, estar de portas abertas ainda nessa administração. Boto com textos como esse, repetidos após visitas em mais uma cidade, pimenta no vespeiro dos que estão fomentando isso tudo ainda nos bastidores. O daqui e o dali já são realidades, basta agora vingar o de Bauru.


MAFUENTO HPA QUANDO REVÊ ESSE VÍDEO CHORA DE EMOÇÃO - SERÁ QUE SAI O MERCADO MUNICIPAL?
A gravação desse vídeo está no Youtube e com belo apanhado do que vem a ser a Feira do Rolo. Foi feita há uns cinco anos atrás, pouca coisa mudou e este HPA em destaque, vídeo da TV Unesp, revendo tem algo alterado. Naquela época quem ia restaurar a prédio do armazém defronte a feira era um Memorial da Indústria, projeto da FIESP. Esse não vingou e hoje, a Prefeitura Municipal toca com esmero um projeto de criar no lugar o Mercado Municipal. A feira continua por ali, rija e forte aguardando as novidades desse Mercado, que já deveria estar funcionando há muito tempo na cidade. Revejam o vídeo e entendam um pouco dessa incontido amor pelo espaço mais democrático desta cidade. Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=jadsgIJMBeI&feature=share&fbclid=IwAR2bBl-4RPOnzY20YKF-HHFn9KPBwG7r_qEgS7J-VqrxKElHrvh9PdnriG0



E O MUNDO CADA DIA MAIS DE PERNAS PARA O AR
1.) ALGO ESCABROSO ACONTECEU NA BOLÍVIA E A MÍDIA MASSIVA DISTORCE O OCORRIDO
Muitos ainda não entenderam o que de fato está em curso e ocorrendo no país vizinho. A construção golpista em curso pe tão aterradora, quando surreal, mas é mais do que real e pode servir de exemplo para outras iniciativas nos mesmos moldes. O pior disso tudo é perceber o grau de insanidade na mente de quem comete algo dessa natureza, sem nenhum despudor e bom senso. O grau de violência de todos os que foram obrigados a pedir demissão é mais que uma brutalidade, caso de escândalo mundial. Essa denúncia não está sendo divulgada pela mídia tradicional e sim, somente pela alternativa. Ou seja, estão enconbrindo a verdade da população.

"A única presidência indígena da historia de América Latina e Caribe terminou com um golpe de Estado consumado. Não é apenas Evo, é um projeto popular e indígena que está sendo derrubado. É preciso denunciar, é preciso resistir"


2.) COMO FOI O PERCURSO DE EVO MORALES ATÉ CONSEGUIR O EXÍLIO MEXICANO
https://www.pagina12.com.ar/230515-las-gestiones-secretas-d…
Num texto publicado hoje no diário argentino Página 12, algo de como foi a rotina do ex-presidente boliviano Evo Morales, foragido em seu próprio país, sem ter cometido nenhum crime ou irregularidade, até ter saído do país, após o presidente mexicano ter-lhe enviado avião para exílio naquele país. O descalabro do golpe boliviano, com um fundo religioso conservador fugindo até do pregado hoje pelo papa Francisco, cada vez mais evidente a participação da embaixada norte-americana não só na derrubada de um Governo legalmente eleito, mas contrariando interesses dos EUA, daí o motivador não só para o golpe, como até já sendo justificada a morte de Evo. Uma insanidade a olhos vistos e mostrando toda a fragilidade das políticas em alguns países latinos, pois ao contrariar interesses das elites locais, essas não medem esforços para derrubar e fazer valer sua vontade. Parte da América tentando se libertar do jugo dependência e exploração, outra entrando de cabeça nessa onda conservadora e criminosa. E olhem que, Evo nem é tão esquerdista assim, sendo até considerado por muitos como conciliador, daí a conclusão: se nem isso estão permitindo mais, o que diria das transformações sendo cogitadas por grupos mais à esquerda. Torço para acontecer em breve na Bolívia o mesmo de tempos atrás com Hugo Chávez, quando sofreu golpe, foi preso, mas solto pelos próprios militares, não só lhe devolvendo o poder, como garantindo sua permanência no poder, como entendendo ser ele a melhor solução para a Venezuela. A situação de Evo caminharia para algo no mesmo caminho? Tomara...


3.) A LISTA, MAIS UMA
Circula pelas redes sociais, internet e afins mais uma LISTA, desta feita com 700 personalidades, as primeiras que, segundo o conceito bolsonarista devem ser evitadas, repudiadas, rejeitadas, renegadas e defenestradas da vida dos brasileiros. Nela, algo em comum, todas abominam Bolsonaro e tudo o que representa. Fico triste, pois devo ser mesmo muito insignificante por não constar na mesma e depois, olhando para a mesma, vejo o quanto gosto da imensa maioria deles todos e se é isso o que nos une, o repúdio ao Bozo, eis algo a nos aproximar ainda mais, uma gostância mais afetuosa, mais intensa daqui por diante. É com esses que vou, enfim, tudo o que os do lado do desGoverno atual seguem, faço questão, circulo pelo oposto. Quem me informa sobre a lista é o blog Nocaute, do brilhante jornalista Fernando Moraes, um dos incluídos na lista. Ela já tem mais de um ano, devendo estar ampliada e muito neste exato momento, mas como o ódio deles para conosco só aumentou, vale a republicação.

Nenhum comentário: