sexta-feira, 22 de novembro de 2019

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (119)


DUAS PREMIAÇÕES, DUAS PESSOAS E SUAS FALAS - SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DE BAURU

Não participo como gostaria da Semana da Consciência Negra de Bauru. Em dois dias alternados, primeiro na quarta, acontece a premiação Luiz Mahim no Teatro Municipal de Bauru e nela 17 agraciados e depois na quinta, premiação do Zumbi dos Palmares, desta feita mais três escolhidos. São homens e mulheres negras com algo contundente em prol da sociedade num todo e da comunidade onde estão inseridos. Tudo devidamente escolhidos e organização de um dos mais movimentados e organizados conselhos da cidade, o da Comunidade Negra. Estar nesses eventos, pelo menos para mim, algo primordial, pois essa sim uma escolha de caráter popular, sem os rapapés de tantas outras. Nessas não existe o tal “jabá” para ser escolhido, mas sim, somente, a real necessidade de ter prestado um serviço para os seus e demais. Em ambas uma assistência popular da maior responsa, ou seja, algo muito além da comunidade em si, mas o povo ali presente e prestigiando alguns dos seus sendo agraciados e reconhecidos. Assim entendo ambos os prémios e mais não escrevo, pois o intuito desse escrito é outro. Ao todo são vinte agraciados e quero destacar dois. O faço nesse escrito, em primeiro lugar por serem meus amigos e depois, por entender terem sido bem escolhidos, finalizando com algo realizado por ambos, cada um em seu evento, a fala representando os demais.

Vamos por partes, como muito bem fazia Jack, o Estripador. Começo pela noite de quarta, 20/11, exatamente o Dia de Zumbi de Palmares, data consagrada para reverenciar a Consciência Negra no país. Aqui em Bauru o feriado municipal foi antecipado nesse ano para segunda, pelo motivo de se juntando com o final semana, permitir aos servidores três dias em casa. Essa premiação, realizada com toda pompa esse ano ocorreu no recinto do palco principal da cidade, o Teatro Municipal e lá 17 pessoas ouviram da voz de Suzana Libório, o seu currículo, subiram ao palco e receberam a honraria sob aplausos de todos os presentes. Nenhum senão e até no discurso do Secretário de Cultura, Rick Ferreira ele acerta na mosca lembrando o ocorrido com Juarez Xavier, o professor agredido com ato racista nas ruas da cidade. Com uma fala bem posicionada, deixa claro o posicionamento não só seu, como de sua pasta e num momento onde muitos funcionários públicos se omitem, se calam, até amedrontados ou mesmo intimidados com tudo o que está a acontecer com o país. Ao final, representando os agraciados, muitos falaram e ressalto uma fala, a de Salvador Dias, advogado do Detran e militante social. Fez uso de seu tempo para denunciar o estado de coisas no Brasil atual, principalmente contra os negros. Foi na medida necessária, algo pelo qual todos hoje necessitamos não só marcar presença, mas expor realmente o pensamento e a ação que se faz necessária para reverter o quadro dantesco de destruição das instituições e do próprio país. Salvador é meu amigo, militamos no mesmo partido político, estamos em muitos embates juntos e ao vê-lo na tribuna, com uma fala corajosa, o entendimento de que o que vale mesmo a pena em momentos com o esse é ter coragem. O mundo realmente não é para os fracos.

Na segunda noite, na quinta, evento ocorrendo no palco principal da Câmara de Vereadores de Bauru, sessão solene sendo presidida pela vereadora Yasmin Nascimento, ela desta feita, deixa de lado sua principal causa, a animal para fazer um pronunciamento a favor da causa negra, das qual está inserida, pois é negra e desta forma, também sofre os efeitos de um preconceito que não cessa e só aumenta neste país cada vez mais racista, incentivado por um desgoverno fascista e homofóbico. Yasmin se mostrou indignada e causou espanto, pois pelo visto está se interessando por temas mais voltados para os interesses populares. A premiação ocorreu dentro do esperado, três pessoas dignas representantes de distintos segmentos e trazendo para o recinto da Câmara a comunidade a qual estão inseridos. Diante desse público, Sivaldo Camargo, diretor da Cia Estável de Dança da Secretaria Municipal de Cultura recebe o prêmio e fala em nome dos agraciados. Ele também é meu amigo, baita amigo, já atuamos juntos nas hostes da Cultura Municipal e a cidade sabe do seu valor no que faz, um reconhecido e competente profissional da dança. Diz do preconceito inerente ao seu ofício, quando muitas vezes foi comparado e visto como “bicha”, pelo simples fato de dançar, mas foi além e de forma corajosa falou em alto e bom som do momento atual do país e da destruição em curso, ocorrendo na área onde atua, a Cultura, mas também em todas as demais. Foi emocionante, pois ele se emocionou e foi preciso, cirúrgico com sua fala. Num certo momento, eu sentado a assistir o evento não conseguindo me segurar solto um alto “Fora Bolsonaro”. Sivaldo é um bravo guerreiro, desses que, mesmo diante de todos os riscos no momento presente, não se omite, diz o que tem que ser dito.

Foram dois belos momentos, aliados também ao da presidenta do Conselho da Comunidade Negra, Greice Luiz, com fala também contundente em ambos os eventos, numa clara demonstração de que, esse conselho continua sendo, pelo meu ponto de vista, o mais atuante e participativo da cidade. Para encerrar a noite no recinto da Câmara, uma apresentação musical com a batida dos terreiros de umbanda e levantando a plateia. Souberam dar a devida resposta no exato tom que se faz necessário, ou seja, num momento em que igrejas neopentecostais e mesmo católicas promovem atos de cunho eminentemente conservador, a Umbanda se apresenta num tom progressista, capitaneada no ato por Agnaldo Lulinha da Silva. Fiz questão de ressaltar as falas como ponto central deste texto e desta forma, assim como muitos o fazem, expor um algo a mais desses dois eventos. Poderia fazê-lo com qualquer outro agraciado com a premiação, mas escolhi esses dois, pois vi em suas falas algo a ser ressaltado nesse momento. As fotos aqui publicadas foram disponibilizadas na internet pelo jornalista Ademir Elias, assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Bauru e por mim compartilhadas, com a devida citação da fonte.


UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA, SEGUE O JOGO
1 -
PROIBIR CULTOS DE CUNHO AFRO VIROU
Sivaldo, o pres. do PT Bauru Cláudio Lago e este mafuento.
MODA
https://www.causaoperaria.org.br/grupo-de-extrema-direita-tenta-impedir-missa-africana-no-rj/?fbclid=IwAR21qjIklrUwNNr1imqFzcX2DW9zc4pAwIxe64xy_ye17lpfZs-KVjSWE6o#.Xdgiz8vp8sU.facebook
Motivos não faltam para querermos nos livrar do seu Jair, o da casa 58, lá no condomínio Barra Pesada. Eis mais um motivo, o do aumento indiscriminado do ódio religioso, quando grupelhos se dizendo os únicos enviados dos céus (existirá algum?), querem destruir tudo o que venha dos seus concorrentes (foi o melhor termo que encontrei). Bolsonaro prega um mundo desigual, sem liberdades individuais e com perseguições contínuas a tudo o que não tenha sua benção pessoal. Não dá para viver no mesmo ambiente com quem prega algo com o teor proposto por Bozo e a cada dia um algo novo, um repúdio novo e a ânsia de vômito só aumentando.

2 -
NO PRÓXIMO DOMINGO A ELEIÇÃO DO FUTURO DA VIDA URUGUAIAhttps://www.pagina12.com.ar/232283-uruguay-un-ballottage-de-musica-ligera?fbclid=IwAR2_eGe8xbbkEn1j2OYDmLhYtWilRlt6BvYF7tcCd3AawQqxdQyq3l6fbl8
O Uruguai é um mar de tranquilidade ali no Cone Sul, mas tem também lá seus problemas. Mesmo diante de toda estabilidade apresentada nos últimos anos, sendo uma espécie de paraíso onde muitos queriam passar os últimos anos de suas vidas, está agora diante de uma encruzilhada. Assim como tudo nessa América Latina, mesmo vivendo tempos de inolvidáveis avanços, uma oposição de direita, tenta e pode conseguir transformar a vida no pequeno país ao sul do Rio Grande do Sul algo não tão bom de se viver. O Uruguai de hoje não é socialista, mas encontrou uma fórmula para ir tocando o barco, com belos avanços sociais. Isso pode ser sacado da vida deles assim num vapt-vupt com a chegada de um desGoverno ao estilo neoliberal predatório, onde muitos avanços seriam colocados por terra. A eleição do segundo turno deles ocorre no próximo domingo e o pleito está parelho. Entenda algo mais da contenda lendo esse belo texto publicado hoje no melhor jornal do nosso mundo, o diário argentino Página 12.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Fatima Brasilia Faria Parabéns Sivaldo Camargo, merecido!!!

Gilberto Truijo Hoje teve escolha do premio Direitos Humanos OAB. nao pude ir de um abraco no Sivaldo.

Helena Aquino Parabénssss Sivaldo Camargo. Hoje tô contundida, ñ deu pra ir.

Reginaldo Tech Bebam e brindem por mim. Saúde!

Rose Flag Parabéns, Sivaldo Camargo!

Ricardo Santana Excelente Cia Sivaldo Camargo, Claudio Lago e Henrique Perazzi de Aquino

Henrique Perazzi de Aquino Faltou você, seríamos um quarteto e tanto...

Montinegro Monti 👏👏👏👏

Fatima Aparecida Napolitano Parabéns!

Oscar Fernandes da Cunha Parabéns ao amigo Sivaldo Camargo

Valquiria Correa Vivaaaaa

Agnaldo Lulinha Silva Bom dia as três pessoas mereceram muito este Prêmio Zumbi dos Palmares Axé abraços

Denise Amaral Parabéns meu amigo Sivaldo Camargo...merecedor❤

André Villela Parabéns meu irmão Sivaldo...

Cristina Mendes 👏 parabéns, Sivaldo!

Lydiane Moura Parabéns🏆🥇👏👏👏

Reginaldo Tech Siva é um dos caras mais top da nossa terrinha Bauru. Competente, divertido e muito amigo. Acho que já tomamos quase a AmBev inteira com altos papos e muito riso.

Luzia Aparecida Siscar Parabéns Sivaldo!!

Jose Ricardo Carrijo Sivaldo merece pela história de dicação a cultura de nossa cidade ! Grande abraço !