domingo, 10 de novembro de 2019

BEIRA DE ESTRADA (115)


DOMINGO LONGE DE CASA, ALGO DE BAURU E TAMBÉM PREOCUPAÇÃO COM A BOLÍVIA

1.)
GRUPO JORNAL DA CIDADE SE DESFAZENDO DOS SEUS BENS: RÁDIO 96 ACABA DE SER VENDIDA
A notícia que não sai na rádio 96 é que a mesma acaba de ser vendida (mas rádio não é concessão pública?) e o comprador é um médico, oftalmologista conhecido, dr Germano, que dizem já possui mais duas rádios na região de Botucatu. Pelo menos, por enquanto, até onde sabemos, o Jornal da Cidade, pertencente ao mesmo grupo continua nas mãos do empresário Érico Braga. Como será a continuidade dos trabalhos por lá, algo incerto e não sabido. Mais detalhes pela Rede Peão...

2.) UFA! Encontrei...
Andando por Ouro Preto MG desde 8h, agora, 11h35 encontro finalmente uma banca de jornais/revistas, única na cidade, oasis cultural e de resistência. Bethânia e Elson, seus proprietários se mostram felizes no que fazem. Dizem vender muitos livros e não conseguiriam fazer outra coisa na vida. Trago um jornal mineiro na algibeira. Por onde ando não fico sem procurar esses lugares. Caminhando pouco mais pela mesma rua, a Getúlio Vargas, encontros a mais bela, variada e esbelta livraria da cidade, a Outras Palavras, da Mariuza, outro oásis no meio de tantas pedras. Eu me recarrego nesses lugares.

3.) OURO PRETO, CAPITAL DAS REPÚBLICAS...
Sim, a capital das Repúblicas Estudantis, pois por onde você circule, impossível não ir trombando com as plaquinhas penduradas pelos caminhos. Essa história vem de longe e por detrás, boas revelações. Ouço algo envolvendo acontecimentos em repúblicas ouropretanas desde meus tempos de moleque. Muitos que vieram pra cá desde sempre, acabaram se hospedando num desses luagres e possuem histórias arrebatadoras para contar. Hoje revivi algo disso ao andar pelas ruas da cidade e depois de um certo tempo, pela quantidade, resolvi fotografá-las e se o fizesse com esmero e dedicação, com certeza, daria um belo de um regiostro, mas como pro aqui o tempo urge, captei somente algumas delas.

No hostel onde nos hospedamos, a história contada pela proprietária é reveladora do que está por detrás das repúblicas e do suposto poder desflaldado por seus moradores, estudantes de boa parte deste Brasil. Semana passada aconteceu na cidade a Festa do Doce e o furdunço ocorria mesmo nas repúblicas, cada uma fazendo sua própria festa, com música ao vivo e tudo o que tem direito. A cidade esteve lotada, as repúblicas mais ainda e nesses dias e em todos os outros, ela me diz, não adianta a gente ligar pra polícia e dizer que o som da rua esta´alto demais. Ele perguntam em que decibéis e como a gente não sabe, ele não aparecem e tudo continua até eles cansarem. "Nós, moradores e comerciantes temos que ter a consciência de que essa é uma cidade estudantil e as repúblicas são importantes para a cidade, fazem não só parte de sua história, como movimentam a cidade. Ninguém quer e nem pode criar caso com os estudantes, pois eles são mais que importantes para a economia local", diz.

Nas placas juntadas, a maioria delas está eternizada no formato de um brasão pendurada no portal de entrada. Esse uma espécie de cartão de visitas da cidade. Se mais tempo passasse por aqui iria me aprofundar nessa história dos nomes escolhidos, o formato de cada representação e é claro, as histórias rolando e já roladas nesses interiores. A cidade respira história e suas ruas estreitas fazem parte de algo vital dentro do que foi o Brasil Colônia. Hoje, passado tanto tempo, além de visitar as igrejas, de olhar para trás e tentar entender como seu deu aquele período, a cidade também possui essa outra riqueza mais do que exposta, suas repúblicas. Sei que muitos trabalhos já devem ter sido escritos sobre elas, mas isso me veio à mente hoje: esse algo mais das repúblicas é mais que alucinante, pois nos remete a tudo o que entendemos sobre esse tipo de moradia estudantil. Viajei na maionese pensando nisso e nas vezes em que tive o prazer de morar em ambientes como esses. Em cada porta que via, olhava para dentro, imaginava seu conteúdo e curioso como sempre fui, rada ouvitivo ligado, procurava elucidar os sons provenientes de tão peculiar lugar. Mais que tudo, volto de lá com as repúblicas no pensamento.

4.) COMO PASSEAR, TER VIDA NORMAL, SORRIR E TOCAR A VIDA DIANTE DE ALGO TÃO ATERRADOR ACONTECENDO NA BOLÍVIA...
"GOLPE DE ESTADO NA BOLÍVIA!

Está muito pior que o noticiado. Estão perseguindo indígenas, lideranças populares e jornalistas nas ruas, ateando fogo em suas casas. O Golpe tem caráter militar, fundamentalista religioso e racista. Acabo de falar com companheiro em El Alto, de uma rádio local, que está sendo perseguido neste momento. Vai acontecer um massacre na Bolívia. Os golpistas entraram no palácio presidencial com uma cruz e arrancaram uma imagem da Pachamama, em ódio à Mãe Terra. Evangélicos radicais tiveram papel preponderante no Golpe, cujo líder está envolvido com empresas off shore (escândalo Panamá Papers). Toda solidariedade ao povo boliviano!

Acrescento última declaração de Evo Morales, que renunciou, junto com o vice, Álvaro Linera, na tentativa de evitar um banho de sangue:

"Mi pedido al pueblo boliviano es garantizar la convivencia pacífica y acabar con la violencia para el bien de todas y todos. No podemos estar enfrentados entre hermanos bolivianos." Evo Morales

Pelas informações que estou recebendo parece que o golpistas vieram para exterminar e perseguir indígenas e lideranças populares, tanto que os ataques continuam mesmo com a renúncia de Evo", Célio Turino.

Nenhum comentário: