quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (166)

PRÊMIO DESATENÇÃO DO TOMATE 2021 - VOTE DE HOJE A SEXTA
O bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco BAURU SEM TOMATE É MIXTO, aquele que diverge de carnavalizar sem escandalizar os que maltratam a aldeia bauruense, todo ano homenageia (sic) com o PRÊMIO DESATENÇÃO, uma ou mais pessoas que pisaram o tomate (ui!) com a cidade no ano anterior. Em alguns anos escolhemos uma só pessoa, em outros mais que uma, quando uma só não dá conta de tanta maldade. O Carnaval deste ano será mais do que nunca em forma de protesto, todos tomateiros devidamente recolhidos, mas assim mesmo botando a boca no trombone e fazendo mais barulho que antes, até porque, em 2020 teve muita gente merecedora de muito mais que meros ovos na fuça.

Estamos em processo eleitoral. Devemos todos votar e para tanto, convocamos não só os tomateiros, como todos os também admiradores e descontentes com os rumos desta cidade. Aqui a coisa não é muito democrática, até porque sabemos que isso não existe de fato, daí votem, da melhor forma possível e tentaremos juntar e computar tudo ao final, com uma só certeza, teremos muito mais transparência que o resultados das eleições norte-americanas, pois aquilo lá ninguém entende, coisa de louco e sujeito a todo tipo de manipulação, algo pelo qual aqui no Tomate não aceitamos.
AGUARDAMOS O VOTO DE TODAS E TODOS. TEMOS POUCO TEMPO - VOTE JÁ.
PELA DESORGANIZAÇÃO DO TOMATE


O AMOR NA DEDICATÓRIA DE UM LIVRO COMPRADO A R$ 1 REAL
Peguei gosto pela banca de livros a R$ 1 real do Sebo Calopsida, na Treze de Maio, quadra de baixo da Duque de Caxias. Nas escapulidas diárias para alimentar meu cão, passo lá e se acho algo interessante acabo trazendo, ou para engrossar acervo do Mafuá ou mesmo para doações, como alguns que, quando fui conferir já tinha e daí levei lá na Geladeira Cultural, da Humanidade Livre, na rua Henrique Savi. Perdi algumas centenas deles nas enchentes lá nas barrancas do rio Bauru e assim, quando reencontro alguns destes, trago para repor. Hoje trouxe cinco, um li ainda na parte da manhã, enquanto aguardava a dedetização do lugar onde moro. Outro, me apaixonei pelo que encontrei escrito em forma de dedicatória em duas páginas iniciais do “Amar, Verbo Intransitivo”, romance de Mário de Andrade, publicado pela primeira vez em 1927.

Transcrevo aqui a dedicatória do livro, feita em 01.02.2009, com o selo de onde foi comprado, Jalovi:

“Amoie, se não fosse tão verdade tudo isso que estamos vivendo, juraria que era um sonho, ou uma mentira, pois são momentos, sentimentos, palavras, gestos e amores insubstituíveis e tão peculiares, que pouquíssimas pessoas acreditariam em minhas descrições de nosso relacionamento.
Claro, tenho que agradecer a você por todo esse novo 1º ANO juntos! Muito obrigado por tudo que fez e faz por mim. Por me aceitar, entender e me deixar ser quem eu sou quando estou com você. Não sei o que seria de mim sem o NÓS, sem as partículas, sem seus versos, seus poemas!
Um ANO hein?! Quem diria! Quase não dá pra crer, não é?! AMOTE!
Nossas vidas são uma só, e por isso, não saberia mais viver sem ter sua companhia, sempre me acolhendo nos momentos difíceis, sempre me ajudando e me ouvindo.
Então, nada melhor que um título como deste livro! Apesar de a história não se parecer com a nossa!
Espero que goste desta obra! É uma descrição perfeita da sociedade burguesa daquela época!
Amo você, com a minha alma inteira, para toda a eternidade!
Beijos e parabéns para nós!
Paula T.”

Confesso, adoro livros que venham com dedicatórias e dessas longas, onde a expressão e sentimentos à flor da pele. Gosto também dos que venham grifados, pois vou acompanhando o gosto de quem já o leu. Junto a estes os meus grifos e observações. Meus livros são todos rabiscados e quando os passo para a frente, em alguns até confidências nunca dantes reveladas, algo como a que encontro nesse livro, o que, para mim, torna a obra, mais valiosa, pois foi comprada com o intuito de agradar a mulher amada. Publico essa dedicatória, sem interesses de encontrar as pessoas, mas como sinal de que, nem tudo está tão assim perdido e nos livros, alguns sinais de que algo ainda pode ser resgatado. Por isso, continuo viajando nos livros e me refugiando neles, encontrando forças para navegar nos mares revoltos dos tempos atuais.

SITUAÇÃO AGRAVADA, MAS ALGO ME LEVARIA PARA AS RUAS NESTE MOMENTO
O país precisa se unir em torno deste ideal, sacar o quanto antes o meliante do Governo Federal. Já passou de todos os limites o estilo governamental a destruir este país, jogar contra todos os interesses populares, prática usual de alguém que veio para promover o terra arrasada. Hoje vemos a situação mais que alarmante, de uma total falta de estratégia e logística, com as vacinas e seus insumos nem sendo pedidos a contento, tudo num desleixo proposital, desorganização e desonestidade explícitas. Não existe mais o que fazer. Precisamos urgentemente ir pras ruas e exigir que saiam, por bem ou por mal. Não se trata de incompetência, mas de comprovada desonestidade criminosa.

UM ESCRITO AQUI TRANSCRITO - ENDOSSO COM TODO LOUVOR
"Whindersson Nunes é comediante, youtuber, cantor e ator.
Eu nunca ri de uma piada, assisti a um vídeo ou ouvi uma música de Whindersson Nunes.
Whindersson Nunes organizou a doação, e já fez a entrega, de 60 respiradouros para Manaus.
Whindersson Nunes fez mais por Manaus que o presidente Jair Bolsonaro, seu ministro da saúde e o Exército brasileiro", PROFESSOR ALMIR RIBEIRO.

Nenhum comentário: