segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (134)


A CONTA ESTÁ CHEGANDO
As duas fotos e o vídeo são do Núcleo de Saúde do Alto Paraíso, ao lado do Hospital Manoel de Abreu, mas denominado como Posto de Saúde da Vila Falcão, onde mais de 150 (cento e cinquenta pessoas) ali, hoje no período da manhã, aguardando para fazer o teste do Covid 19. Quem me envia as fotos é o morador da região, o mecânico Ailton Pereira Aguiar, espantando com o número de pessoas, todas em bloco e ali diante do Posto, todas aguardando, ver o que pode ser feito por elas neste momento. Do cenário assombroso, uma só pergunta: o que foi feito também por essas pessoas para evitar o contágio? E as autoridades municipais o que fizeram, fazem e farão diante de tudo o que se vê?

A nova prefeita, Suéllen Rosim assume e diz que, mesmo que a cidade entre numa cor proibitiva, ela manterá Bauru com portas abertas. No sábado ela se encontra no Calçadão da Batista com Wallace Sampaio, o mandatário mór do SinComércio e na troca de afagos, o compromisso selado de manter tudo devidamente aberto, como impõe a categoria dos comerciantes. Só faltou um abraço no meio da rua, pois os afagos foram percebidos pela cidade num toda, clara demonstração da força do segmento patronal nas decisões da prefeita daqui por diante.

Hoje pela manhã, nova secretária da Educação afirma numa rádio que, todos os secretários estão sintonizados, "sintonia fina", plugados no bem da cidade e que, a abertura das escolas será inevitável. Não deixou claro, mas assim como o SinComércio faz pressão, não só as famílias dosa estudantes, mas principalmente os proprietários das escolas particulares, num lobby bem forte, exercem muita pressão para que tudo seja devidamente escancarado. Ou seja, tudo definido e as escolas municipais deverão abrir em breve, tenha aumento ou não no número de infectados, ou mesmo de mortes. Nada assusta a livre iniciativa.

O vice-prefeito e atual secretário da Saúde, médico de profissão, afirma dias atrás que tudo está dentro da "normalidade" (sic). Normalidade para quem? Nunca a cidade teve uma situação como a atual desde o começo da pandemia, ou seja, as ocupações hospitalares, daqui e da região estão pela hora da morte, mas não existe mais aquela união de interesses propondo algo como fechamento, resguardo ou cuidados especiais. Existe sim, mesmo com a calamidade instalada e em curso, um consenso de que a abertura continuará. A palavra de ordem é Flexibilização, essa em letra maiúscula, se possível negritada. 

As cenas aqui postadas deverão ser rotina, se repetir e se ampliar, mais e mais. Leio que "filas sempre existiram, mas agora aumentaram e muito" e pelo que se vê, percebe no ar, se hoje está assim, amanhã deverá ser um horror. Ou seja, como Aílton passa junto das fotos, "a conta está chegando". Chegando, mas nem assim, nossas autoridades parecem se sensibilizar que o bicho está pegando e deverá pegar muito mais. De tudo, uma só constatação, a de que, quem manda de fato nesta cidade "sem limites", mande sem pedir opiniões. Pelo bem da continuidade das atividades comerciais, a abertura se dá ampla, geral e irrestrita, já seguir as "sérias" orientações médicas, isso nem pensar, pois fere e bate de frente com o ideal do mundo capitalista, neoliberalismo predatório, onde o ser humano é sempre relegado em situação subalterna. Bauru em boas mãos...

EDUARDO BORGO, VEREADOR 17 EM BAURU, HOJE DEFRONTE DIVISÃO SAÚDE ESTADUAL E A SOLUCIONÁTICA BOTANDO A BOCA NO TROMBONE
Borgo é vereador de primeiro mandato. É do partido 17, portando bolsonarista, por enquanto nada a ver com o que veremos a seguir. Em dois vídeos ao vivo, ele hoje pela manhã exerce sua função de fiscalizador. Diante de uma denúncia, depois com DECISÃO JUDICIAL a favor de paciente que não conseguia vaga de internação no Hospital Estadual, isso na sexta, ele percebendo que a morosidade no atendimento de decisão da Justiça persistiria, foi para a frente da DRS-Bauru, rua Quintino Bocaiuva, ao lado do Postão Municipal de Saúde e lá tenta ser atendido pela diretora, para saber dos motivos de até gora, nada ter sido cumprido. Dizem que a diretora se encontrava em reunião, ele insiste, usa das prerrogativas de ser vereador, mas nada de solução. Pedem para que PROTOCOLE um pedido. Ele se nega e chama a Polícia Militar. A PM chega e assim, diante do documento onde está transcrito a decisão do Estado de SP ter a obrigação da internação, ele finalmente é recebido. Adentra o local junto da PM e são recebidos num corredor. Expõe e mostra o documento. Depois de conversas e algumas ligações, chega-se aos finalmentes e a internação é conseguida. Ele sai de lá com êxito neste caso. Na saída é interpelado pelo exagero da ação e por estar expondo funcionário público. Sua resposta é a de que, na impossibilidade de atendimento, ele como fiscalizador das atividades públicas, não expôs ninguém, mas foi atrás de quem de direito poderia resolver a questão. Sua fala ao final do segundo vídeo é no sentido de que, este caso foi resolvido, mas e os demais? Propõe algo como solução, uma reunião de todos os interessados e autoridades envolvidas, para buscar uma solução não para um, mas para o conjunto da obra.

Minha conclusão final: Borgo exagerou de sua função? No meu entender, NÃO. Mas essa seria a solução para tudo daqui por diante? Não sei, mas algo precisava ser feito e ele, independente de concordar com os métodos, a sua prática política, a solução veio e talvez, dela surja algo maior, o dessa reunião onde se defina, algo até então não alcançado, de um consenso para ações dessa ordem. Então gostou do que viu? Já disse e repito, não é por discordar do Borgo em “N” questões, que não posso elogiar em outras. Essa questão se arrasta há muito tempo e sem solução, com a cidade fazendo até então papel de bobo, com decisões judiciais sendo desrespeitadas. Mas por que isso não foi pensado antes? Já deveria ter ocorrido algo parecido há muito tempo, ainda mais diante de desrespeitos seguidos, mas precisou ocorrer vindo dele, alguém predisposto a ir lá e enfrentar o touro a unha. Você não enxerga um intenção populista na ação? Até posso enxergar, mas estamos num momento deste país todo revirado de pernas para o ar, instituições falidas e desrespeito generalizado. Se sua intenção foi ou não populista eu não posso afirmar, mas vejo que Borgo nadará de braçada no seu mandato, pois se já faz algo parecido como um dos primeiros atos, creio eu, isso terá continuidade. Tomara não se transforme num Celso Russomano e nem preciso dizer dos motivos, pois nas atitudes do jornalista da Record, eterno candidato à prefeito em Sampa, algo disforme de simplesmente defender os interesses do povo. Torço para não ver Borgo enveredando pro esse caminho. No momento, ainda digerindo o que vi nos vídeos, escrevo felicitando pela solução e triste por ter a certeza de que, ela só teve solução por causa da ação produzida. Do contrário, a burocracia dificultaria tudo e o paciente talvez até morresse antes do atendimento. Será que só assim se dará solução em ORDENS JUDICIAIS daqui por diante? 

Eis os links da gravação dos dois áudios: 1) https://www.facebook.com/EduardoBorgos/videos/744730896165340 e 2) https://www.facebook.com/EduardoBorgos/videos/229031092022443/. Me recuso a postar aqui um terceiro áudio, onde ele vai até a rádio Jovem Pan, dar entrevista ao vivo. Por tudo o que sei representar essa rádio, me abstenho de postar esse vídeo, pois nada acrescenta.

Borgo é meu velho conhecido. Nos conhecemos e fato do Carnaval, onde felizmente ele também é adepto, gosta e pratica. Saímos alguns anos juntos na Escola de Sampa Coroa Imperial, do Geisel. Conversamos lá e a partir daí, só, nada mais. Ele atua como advogado e milita no campo bolsonarista, eu contrário a tudo o que isso representa. Somos sensatos, conversamos e creio eu, continuaremos conversando. Interessante ver como são descumpridas as tais Ordens Judiciais por órgãos estaduais. Ao final, deixo outra reflexão. Borgo é de um partido bolsonarista e a DRS, ligada ao governo estadual, dorista. Ambos se digladiam, numa guerra onde até a questão das vacinas é tripudiada. Borgo faria o mesmo diante de um órgão bolsonarista? Não sei. Veremos quando um dia, se isso ocorrer, São Paulo chegar a ser comandado por este partido - aqui em Bauru já o é, num partido fundamentalista e declaradamente bolsonarista. Hoje, fica o registro, dele atuando como vereador e de tudo o que pode envolver a questão. O fato é como repito, Borgo, nadará de braçada de agora por diante em atitudes como essa, caindo nas graças da população. O que virá depois disso, só mesmo o tempo para responder.

E ALGO DO MANICÔMIO BRASIL, POR MINO CARTA

E ALGO DO MANICÔMIO ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, VÍDEO DIVULGADO
Visualização indisfarçável. Trump e seus asseclas comemoram a invasão do Capitólio, ao vivo.
O que acho? Acho que a estrutura arcaica, de absoluta dominação exercida pelos poderes norte-americanos são mais do que condenaveis. Faço isso a todo instante, mas no sentido de colocar abaixo a estrutura podre, cruel e insana. O que vemos neste vídeo é algo bem diferente. Aqui não se comemora a derrubada de um símbolo, mas sua ocupação, para, se o intuito fosse alcançado, fazer dele uso para fins piores dos hoje vigentes. Seria a extrema direita se apossando das rédeas e sem que a dita cuja "democracia" (sic) interfira. A luta travada lá, ocorre também aqui. Bolsonaro propõe exatamente isto, as instituições todas hoje já muito pérfidas, todas atuando em seu benefício e sob o seu tacão. A tomada do Capitólio, dessa forma ocorreu com fins putrefatos, piores aos vistos hoje. Hoje, tudo já voltou ao normal e o Capitólio, como se vê, continua capitoleando ao seu modo e jeito. Latinos sairiam perdendo em qualquer circunstância. Eis o vídeo: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/4170750916288219

Nenhum comentário: