segunda-feira, 1 de novembro de 2021

BAURU POR AÍ (196)


NUM DIA CRITICO, NOUTRO ELOGIO, SEM NENHUM PROBLEMA...
Eis o link de matéria edição de ontem do JC: https://www.jcnet.com.br/.../779610-a-pedido-de-vereador...

Escrevi dois dias atrás em texto para o semanário DEBATE, de Santa cruz do Rio Pardo algo criticando o deputado federal bauruense Rodrigo Agostinho, ex-prefeito, por vê-lo pegando leve com o genocida presidente da República, quando poderia ter usado de sua tribuna para demonstrar algo mais da insanidade que hoje predomina no desGoverno Federal. Ele fala do clima, mas sem citar nosso algoz, o maior deles Bolsonaro e os seus. Peguei pesado.

Hoje volto à carga, mas para algo mais leve. Li pela edição virtual e depois impressa do JC que, Rodrigo acaba de atender solicitação do vereador Marcos Souza e encaminha Emenda Parlamentar com R$ 500 mil para destinação da realização do Carnaval de rua em Bauru no ano que vem. Tomara tudo isso se concretize de fato e de direito e, mesmo com toda força contrária da alcaide municipal, que só fará com equipamentos e retaguarda de bastidores - nem o Sambódromo será liberado -, o dinheiro chegue a tempo e contrariando instruções de Bolsonaro para os seus - Suéllen uma dessas cegas seguidoras -, por uma dessas ironias do destino e desencontros nada usuais, a grana para viabilizar a maior festa popular brasileira em Bauru chegue por outras vias e justamente pela federal. Seria uó do borogodó, mas como neste país tudo é possível, esse só mais um detalhe.

E assim, parabenizo o deputado Rodrigo Agostinho. Continuo o criticando por pegar leve com Bolsonaro, mesmo sendo estocado por este e pelos que lá estão, mas acerta em algo aqui na defesa da realização da festa, pois sem isso, certamente não seria possível a sua realização. Vejo o anúncio como promissor, mas como nada ainda está concretizado, espero que não seja mero balão de ensaio e tudo saia em tempo hábil para que as escolas de samba e blocos carnavalescos possam produzir algo de grandioso.

Desta forma e jeito, sou assim mesmo, dou uma no cravo e outra na ferradura. Critico quando pisa no tomate - ui! -, mas elogio quando percebo ter atendido justa reivindicação. As emendas são utilizadas neste país para finalidades não tão promissoras, num festival de horrores, derrame de dinheiro público com comissões e quetais país afora e ser utilizada para viabilizar o Carnaval, vejo com louvor e contentamento. Não sei como farão para reverter isso para quem de direito, fazendo chegar nas escolas e blocos. Isso é outra história e no último carnaval de rua já deu muito pano para manga. Vamos vergar os que jogam contra, os que apostam na não realização, pois somos muito mais que os negacionistas e fundamentalistas. Viva o Carmaval!

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR: Entendo perfeitamente os que ficam com um pé atrás, pois acham que capitulando logo de cara, não teremos em nenhum dos três anos da administração fundamentalista de Suéllen nada sendo bancado com dinheiro público para o Carnaval. Esse um risco quase certo, pois nunca acreditei que, ela sendo o que é e representando o que representa iria favorecer algo pra essa e outras festas populares. Seu desGoverno nega essas manifestações e joga veladamente contra os interesses culturais. Já dos dois políticos, me disseram que, lançaram um balão de ensaio e que, se for mal vista a iniciativa, sairão dizendo que tentaram e que foi a Prefeitura que novamente não viabilizou a chegada da emenda. Veremos os próximos capítulos.

CASARÃO NA BEIRADA DOS TRILHOS
Décadas atrás essa imponente residência, a primeira na rua Nobile de Piero, perto prédio do INSS, depois construíram o viaduto JK, de onde se enxerga seu quintal e quando janelas abertas até seu interior. O tempo passou mais um pouco. Ela foi se isolando cada vez mais, a ferrovia abandonada e hoje, quem se habilitaria a ali morar, tal a mudança de tanta coisa na região. Imponente ela sempre será, mas desbotada, tenta resistir à sombrio futuro, nada alvissareiro.
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1 - "Quando era garotinho, de uns doze anos estudava no Lourenço Filho e morava na casa de minha tia na Rua 12 de Outubro. Passava sobre o viaduto JK todos os dias duas vezes necessariamente para ir a escola e outras tantas para fazer outras coisas. E muitas destas vezes ficava admirando as casas grandes e imponentes, que dispunham inclusive de quadra de futebol. E nós na velha escola sem o espaço necessário para brincarmos, e um detalhe, aquela rua era fechada na época, havia um muro enorme ali, sem acesso descendo a Presidente Kennedy. Tínhamos que ter aulas de Educação Física ou na quadra do Corpo de Bombeiros gentilmente cedida pela corporação, e mais tarde no antigo Paulista, que ficava instalado na esquina da rua Marcondes Salgado. Tinha uma quadra coberta e uma piscina enorme, mas um detalhe, sem azulejos. E o melhor, depois do treino na quadra o professor sempre liberava para nadarmos na piscina, até que um fatídico dia, um de nossos colegas desapareceu. Ele sumiu, e procuramos por todos os cantos, até que alguém disse: Será que ele não se afogou e está no fundo da piscina? Dito e feito e ele já estava morto quando o encontraram, um garoto de pouco mais de 10 anos de idade, assim como eu, que morreu por o estado ter uma escola sem o espaço necessário para acomodar os seus alunos. Nunca mais nos levaram naquele, trágico local, para todos os alunos. E sim, de cima do viaduto eu olhava sempre para a quadra das residências da antiga NOB, e me lembro de meu amigo. E de como seria se pudéssemos treinar ali. Ele talvez estivesse vivo até os dias atuais?", Leandro Leandro

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR 2 - "Lembro de, na adolescência, ter ido a uma festa promovida nessa casa. Não cheguei a entrar na casa, porque a festa ocorreu mais para a rua; mas me recordo de já sentir receio de estar nesse pedaço durante a noite, pela escuridão do local onde está localizada (muito próximo ao viaduto). Em contrapartida, desde quando me entendo por gente e até pouco tempo atrás, um pouco mais a frente e nessa mesma travessa, está a casa onde residiram meus tios - local que me traz as lembranças mais sensoriais da minha infância, como o cheiro da dama-da-noite e o apito do trem durante as madrugadas", Gabriela Soares.

NEM CONSIGO ACREDITAR, MAS É VERDADE, O SESC ESTÁ VOLTANDO COM SEUS SHOWS PRESENCIAIS
Não vejo a hora de cdhegar essa próxima sexta e sábado para "sescar" novamente e com o Clube de Jazz, na sexta com mestre Tiquinho e no sábado, com Derico. Não me seguro nas calças:
Sesc Bauru...retornando( presencial) !!!
Que alegria "CLUBE DO JAZZ" com:
Maestro Tiquinho na sexta-feira (5/11)
Derico maravilhoso no sábado (6/11)

ISENTÕES SÃO OS PIORES 
Posto aqui como alguém respondeu a um senhor desta aldeia bauruense, após sua insistência bolsonarista de indiferença, querendo demonstrar isenção, quando está encalacrado até o pescoço com o baú de maldades vivenciado pela destruição do país pelos perversos e criminosos que nos governam no momento. Mudei pouca coisa no original, pois a intenção não é identificar ninguém, mas demonstrar o quanto temos e devemos reagir com os tais isentões: "Como vc é mau caráter... É impressionante como vc fala para os seus bois em troca de elogios e apoios idiotas como o do anti-vacina que comentou primeiro. Todos os chefes de Estado são testados antes de um evento como esse. Em respeito ao público, em respeito ao próximo, eles colocaram a máscara no local publico e aberto, como ainda preconizam as autoridades de saúde. Dentro da cúpula, onde todos estão testados e autorizados a estar ali, eles tiraram a máscara. Não seja canalha. Se informe direito. No seu último post eu fiz questão de te desmentir e vc sequer teve coragem de fazer a correção. Agora de novo. Vc tem de ser denunciado ao Facebook. Sua conta precisa ser suspensa. Não é mais possível, depois de centenas de milhares de mortos, vc continuar pregando a mentira, a negação do óbvio. Isso q vc faz é crime. Mesmo falando para os seus bois, essa gente que pasta ao seu lado, vc desinforma, vc mostra todo seu mau-caratismo". O post dele mostra a alemã Angela Merkel entrando na Cúpula do G20 com máscara e lá dentro sem, escrevendo isso: "Pq o importante é seguir todos os protocolos, assim ficamos protegidos e protegemos quem amamos... Viva a siênsia". A estocada veio para devolver bocadinho da sanidade em sua página, enfim, neste Brasil atual estamos rodeados de Napoleões de hospício, os que se apresentam como isentões, estes os piores...
Coração cheio de alegria .

4 comentários:

Marcos disse...

Henrique, não há nada elogiável no deputado que, apesar de jovem, mantém as velhas práticas políticas das velhas raposas. As tais emendas parlamentares são a porta de entrada da corrupção no Congresso, o toma lá da cá, não passa de medidas populistas. O Rodrigo tem um bom trânsito no governo porque lembremos, nas reformas, tem votado junto ao governo (como na reforma da previdência) e sujando as mãos com a aniquilação da pouca cama social dos trabalhadores. É um oportunista de primeira ordem.

Outra coisa, já que tem essa verba, que dê aos sambistas das escolas e artistas da cidade que estão precisando, mas não dá para fazer carnaval ainda, Henrique. Veja o que diz a ciência, são unânimes em mostrar que é uma loucura, uma irresponsabilidade, liberar esses eventos agora. Olha o que está acontecendo nos EUA e Europa meses depois do 'liberou geral'. Ainda não é o momento e podemos pagar muito caro se der mais merda lá na frente, olha Manaus como já está tendo uma reversão na queda e vendo os casos começando a subir novamente.

Henrique, nosso lado tem boas intenções, somos antifascistas, mas me espanta ver como nosso lado também tem seus negacionismos e como nossas atitudes fazem com que as semelhanças com o lado que combatemos superem as diferenças. Adianta gritar "viva a ciência" e agora agir como os negacionistas??

Vocês estão a exemplo do final do ano passado, com uma falsa sensação de que tudo já passou, deixam a emoção atropelar a razão, e embora estamos nos vacinando, até o mundo controlar o vírus de vez, precisamos manter também as medidas não farmacológicas. E vejo muitos de vocês aglomerando, retirando as máscaras... onde estamos tão diferentes assim??

Infelizmente, nossa sociedade não sabe o que é o conceito real de viver em sociedade, viver coletivamente, sem contar que não temos uma sociedade que pensa de forma cartesiana, científica... no fundo, acabam agindo por achismos, crenças e emoções... um olhar sempre para dentro, individual.

Tenho conversado com alguns conhecidos nossos e cara, só tenho recebido xingamentos e nada de argumentação, porque não há o que argumentar quando as medidas da ciência estão postas na mesa, ciência não é opinião e por isso não estou trazendo aqui uma opinião, um achismo de que não se deve liberar esses eventos agora, procure ler os informes da OMS, as publicações na Science e Nature, veja o que dizem todos os especialistas da área como as doutoras Denise Garret, Natalia Pasternak, o Dráuzio, Vecina, Nicolelis e etc.
Todos estão alertando para a loucura que estamos fazendo, essa semana a França vai retomar algumas restrições porque a agência sanitária de lá, diante da explosão de novos casos e internações, declararam que a coisa saiu do controle por lá de novo.
Se der mais merda lá na frente, a responsabilidade nossa será grande, nos colocaremos ao lado dos culpados desse governo, não podemos agir hoje como os que tanto combatemos ontem.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

Obrigada, caro Marcos
Me fizeram a mesma argumentação que a tua nos comentários quando da postagem pelo facebook.
Concordo plenamente que me precicipei sobre o uso da emendas parlamentares. Não existe o que elogiar nessa prática.
Quanto ao país, inteiro de abrindo e nós, os que poderíamos com sensatez ir tentando frear tudo, vamos também na mesma toada. Veja o caso do futebol paulista, a partir dessa semana liberando o futebol nso estádios com 100% de público.
Estamos em novembro e até fevereiro, mais quatro meses.
Como amante de carnaval, queria muito poder voltar e forço um pouco a barra, mas sei dos riscos da precipitação.
Vou repercutir amanhã algo mais sobre este assunto, quando o deputado e o vereador lançaram o balã ode ensaio, mas cdientes de que, a Prefeitura para viabilizar a festa, precisa entrar com a grana de forma antecipada e só depois chegaria o dinheiro via a emenda, ou seja, prevejo mais problemas do que realmente uma solução.
Muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte.
HPA, direto do mafuá

Marcos disse...

Exato, Henrique!
É preciso ouvir a ciência, sempre.
Países na Europa que estão com percentual vacinal maior que o nosso, estão tendo problemas com o liberou geral, a única forma de conter a transmissão que está elevada, é seguir com distanciamento e máscaras até o ciclo vacinal estar em 90%, sem isso estamos vendo que não segura a delta.

Os EUA e parte da Europa, liberaram geral em maio e agora estamos vendo uma nova onda, nos EUA uma média de 2 mil mortes por dia há mais de um mês e segue tudo liberado em nome do famigerado lucro capitalista.

A Europa se prepara para mais um inverno que poderá ser problemático e o risco de seguirmos com alta circulação viral agora, como alertam cientistas, é de uma variante ficar encontrando pessoas vacinadas e criar um escape vacinal o que nos levaria a perder todo o trabalho feito até o momento.

Se não seguirmos com os cuidados agora, Henrique, poderemos ver os péssimos frutos disso daqui alguns meses, por isso o alerta para que não liberem geral até termos o controle da pandemia, a OMS estima que até o final do primeiro semestre do próximo ano seja possível esse controle visto que a produção de vacinas em março será suficiente para imunizar toda a população global.

Também sinto falta de tudo isso, shows, aglomerações, eventos, mas não podemos agir como iguais, como os que negam a ciência. Confesso não ter nenhuma esperança que tudo se resolva nos próximos meses, somos uma sociedade de individualidades e alienações para manter a estrutura do lucro, mesmo o nosso lado, poucos pensam coletivamente e cientificamente, as pessoas enlouqueceram de vez.

Vi o jogo do Corinthians ontem contra a Chape e o estádio lotado e a maioria sem máscara. Perdemos, Henrique. E na derrota, nosso lado se junta com os do lado de lá nas práticas insanas. Nem perder como o velho Darcy Ribeiro, nós perdemos mais, já que ele, como dizia, se orgulhava de nas suas derrotas não ficar ao lado dos vitoriosos. Nem isso nosso lado faz mais, acabam por ficar ao lado dos vencedores, ao lado desse sistema.

Camarada Insurgente Marcos

Marcos disse...

Ah, e sobre a verba, o que seria a decisão mais sensata era a de marcar um carnaval online e colocar demais artistas da cidade que estão precisando de ajuda, o evento seria algo apenas simbólico para constar nas hostes públicas como evento, e ajudaria muita gente na cidade, dos sambistas aos demais artistas, basta a prefeitura e principalmente, os artistas pressionarem com um projeto nesse sentido, seria fazer o gesto mais belo e solidário nesse momento.

Mas duvido, porque não espero nada desse governo de Bauru e nem na solidariedade da classe, vão acabar utilizando para fazer a festa e depois se a coisa piorar no país, resultado dos estádios cheios, festas, carnaval e etc, nos recolheremos em silêncio, porque moral não teremos mais nenhuma para cobrar mais nada.

Camarada Insurgente Marcos