sexta-feira, 12 de agosto de 2022

RETRATOS DE BAURU (267)

OS HOMENAGEADOS

AS FALAS DE MILTON DOTTA E JOÃO FÉLIX NETO NO RECEBIMENTO TÍTULO CIDADÃO BAURUENSE, SEXTA, 12/08/2022
Gostaria de reproduzir aqui as falas de ambos, feitas em partes de improviso, daí a dificuldade. Fica o registro delas em áudio e a de Milton Dotta, com discurso previamente preparado, porém, no momento, leu somente algumas partes, mas aqui o documento na íntegra:

"ENTREGA TÍTULO CIDADÃO BAURUENSE PARA MILTON DOTA
12/08/2022
Quero agradecer aos Ilustres e Nobres Representantes do povo bauruense, Senhores vereadores e, em especial, a nobre
vereadora Estela Almagro, por me concederam a imensa honraria deste TÍTULO DE CIDADÃO BAURUENSE.

Agradeço ainda a todos aqueles que acreditaram nas minhas propostas políticas e de vida, permitindo-me o direito de atuar como vereador por longos 10 anos dentro desta Casa de Leis, onde sempre estive junto com o povo, buscando transformar nossas ideias e propostas em medidas concretas que pudessem atender as suas aspirações.

Os Senhores não imaginam o que se passa na minha mente neste momento em que recebo esta honrosa homenagem! A inserção do meu nome na história de Bauru é motivo para sentir-me profundamente orgulhoso e até envaidecido. 

Neste momento vislumbro a imagem daqueles que comigo sempre estiveram presentes dando a mim a clareza do verdadeiro caminho a seguir e a empreitada que teríamos de cumprir para que pudéssemos alcançar os nossos sonhos. Quem não conheceu os companheiros, verdadeiros camaradas, o Saad Zogheib Sobrinho membro digno da Igreja Católica, o Dr. Edson Bastos Gasparini, o Dr. Edson Francisco da Silva, o Professor Isaias Milanesi Daibem, o Sargento Darcy Rodrigues, o memorialista Antonio Pedroso Jr. e outros mais, todos, verdadeiros heróis, que jamais esmoreceram na busca de um melhor destino para a nossa gente!
Juntos, participamos de todos os momentos políticos em que nossa Pátria foi palco, desde o último período do governo Getulista, passando por Juscelino Kubitschek, até o desenlace democrático em que Brasil adentrou em uma ditadura militar assombrosa. Este foi um momento devastador para as nossas instituições democráticas, onde o povo, especialmente a classe trabalhadora foi tremendamente reprimido durante aproximadamente 20 anos! Somente quem viveu aquele período de obscurantismo, de repressão ao povo e as nossas instituições democráticas, sabe o que este período da nossa história significou.

Nossas aspirações sempre foram no sentido de adequarmos as nossas instituições de instrumentos capazes de dar à classe trabalhadora melhores condições de vida! De abrir canais para que pudessem ser os verdadeiros definidores do seu destino! Que pudessem abrir canais a fim de dar aos seus filhos os espaços junto à sociedade, no sentido de se instruírem e de se autodeterminarem!

Hoje vejo que muitas conquistas foram alcançadas, porém a verdade é que as mais importantes não ocorreram: A classe trabalhadora não deu aquele salto de qualidade necessário, a fim de ser o verdadeiro norteador do seu destino. O Brasil tornou-se um simples exportador de matérias primas, por estar sendo governado por uma plêiade de empresários e políticos desonestos e oportunistas.

É por isso que fui obrigado a buscar no fundo dos nossos arquivos históricos as lembranças e as informações necessárias para melhor entender o momento presente e nos instrumentalizarmos para afirmar a nossa tênue DEMOCRACIA!

E o que encontrei?

Encontrei a famosa CARTA AOS BRASILEIROS DE 1977, lida pelo grande mestre de Direito GOFFREDO TELLES JUNIOR e firmada por centenas de outros juristas, sindicalistas, empresários, políticos,estudantes, clérigos, onde para nossa honra vem a mesma firmada pelo bispo de Bauru DOM CANDIDO PADIN, digno representante desta cudade no documento.

E o que vem inscrito nesta famosa CARTA? Qual é o conteúdo da mesma? Não pretendo levar os senhores à exaustão lendo a integra desta MAGNÍFICA CARTA! Tão somente transcreverei algumas frases que considero cruciais para o entendimento do nosso tempo! O tempo em que vivemos!

1º - “COMO CULTORES DA CIÊNCIA, DO DIREITO E DO ESTADO, NÓS NOS RECUSAMOS, DE UMA VEZ POR TODAS, A ACEITAR A FALSIFICAÇÃO DOS CONCEITOS. PARA NÓS A DITADURA SE CHAMA DITADURA, E A DEMOCRACIA SE CHAMA DEMOCRACIA”

2 º - “DAS LEIS, A FONTE LEGÍTIMA PRIMÁRIA É A COMUNIDADE A QUE AS LEIS DIZEM RESPEITO; É O POVO AO QUAL ELAS INTERESSAM, COMUNIDADE E POVO, EM CUJ0 SEIO AS IDÉIAS DAS LEIS GERMINAM, COMO PRODUTOS NATURAIS DAS EXIGÊNCIAS DA VIDA”

3º - “O SENSO GRAVE DA ORDEM É O DOS QUE ABRAÇAM OS PROJETOS RESULTANTES DO ENTRE CHOQUE LIVRE DA OPINIÕES, DAS LUTAS FECUNDAS ENTRE IDÉIAS E TENDÊNCIAS NAS QUAIS NENHUMA AUTORIDADE SE SOBREPÕE ÀS LEIS E AO DIREITO. NINGUÉM SE ILUDA. A ORDEM SOCIAL JUSTA NÃO P0DE SER GERADA PELA PRETENSÃO DE GOVERNANTES PREPOTENTES. A FONTE GENUINA DA ÓRDEM NÃO É A FORÇA, MAS O PODER “.

4ª - “PROCLAMAMOS A SOBERANIA DA CONSTITUIÇÃO”.

5ª - “SUSTENTAMOS QUE NENHUM ATO LEGISLATIVO PODE SER TIDO COMO LEI SUPERIOR À CONSTITUIIÇÃO”.

6ª - “PROCLAMAMOS QUE O ESTADO LEGÍTIMO É O ESTADO DE DIREITO, E QUE O ESTADO DE DIREITO É O ESTADO CONSTITUCIONAL”.

7ª - “QUEM DEVE PROPULCIONAR O DESENVOLVIMENTO É O POVO ORGANIZADO, MAS LIVRE, PORQUE ELE É QUE TEM COMPETENCIA, MAIS DO QUE NINGUÉM, PARA DEFENDER SEUS
INTERESSES E SEUS DIREITOS”.

8º - “A NOSSA TESE É A DE QUE O HOMEM SE APERFEIÇOA À MEDIDA QUE INCORPORA VALORES MORAIS AO SEU PATRIMÔNIO ESPIRITUAL. SUSTENTAMOS QUE OS ESTADOS SÓMENTE PROGRIDEM, SÒMENTE SE APRIM0RAM QUANDO TENDEM A SATISFAZER ANSIEDADES DO CORAÇÃO HIMANO, ASSEGURANDO A FRUIÇÃO DE VALORES ESPIRITUAIS, DE QUE A IMPORTÂNCIA DA VIDA INDIVIDUAL DEPENDE”.

Acrescento: Isto só pode ocorrer quando o cidadão é dotado de um bom índice de escolaridade, infelizmente isto não ocorre em nossa Pátria!

FINALIZANDO:
QUERO AGRADECER A PRESENÇA DOS SENHORES NESTE ATO, EM ESPECIAL OS ILUSTRES SENHORES VEREADORES QUE MUITO ME HONRARAM ATRAVÉS DESTA HOMENAGEM E,
EM ESPECIAL, A QUERIDA VEREADORA ESTELA ALMAGRO, DÍGNA REPRESENTANTE DO PARTIDO DOS TRABALHADORES NESTE PARLAMENTO MUNICIPAL. OBRIGADO".
MILTON DOTTA, Bauru SP, 12 de agosto de 2022
Eis o link de áudio gravado por este HPA com as falas dos homenageados:

Um comentário:

Garoeiro disse...

Nesta minha funestação nefasta que o fascismo disfarçado sangra sem parar, essa postagem do HPA no seu glorioso Mafuá, ponto fora da curva da deterioração geral, é alegria no cemitério. Milton e Mary vão virando patrimônio histórico e cultural de Bauru, em direção à eternidade ...
Valeu!