Em17/04/2018 publiquei por aqui: "MSLT - Movimento Social de Luta dos Trabalhadores é simbolo de lutas por moradias e por uma sociedade mais justa, marcando forte presenca na luta por democracia e LULA LIVRE".
Não está fácil a construção hoje em dia de um ato em prol dos trabalhadores. Até pouco mais de uma dezena de anos, todo 1º de Maio, uma manifestação comemorativa, na maioria das vezes no parque Vitória Régia. Antes até com música, palco lá no meio da praça e com apoio da Prefeitura Municipal. Reunia-se muita gente e no meio da festança, sempre alguma conscientização. Isso hoje é coisa do passado, infelizmente. Até alguns anos atrás, algo ainda foi tentado, mas o país hoje é outro e assim sendo, muita coisa se perdeu e está muito difícil reatar esses nós. Nó desatado é difícil de ser refeito, ainda mais quando as condições se mostram adversas ano após ano. Sim, não existe como negar, existe hoje o receio desse tipo de concentração não mais reunir gente como no passado.
E mais que tudo, existe também uma divisão dentre os ainda dispostos a botar o bloco na rua. Pelo que sei, aqui em Bauru, deve ocorrer algo marcado pelo pessoal da Apeoesp, ligado ao PSOL. Estes continuam nas ruas. Por outro lado, a CUT, antes tão atuante, hoje um arremedo. Ouço que talvez saia uma carreata, sendo tentada por um Núcleo de Base. E por que não algo juntando todos? Está difícil unir, juntar oponentes, todos se dizendo na mesma luta, a em prol do trabalhador, contra o golpe e fazendo de tudo e mais um pouco contra o avanço da ultradireita, porém, com atividades separadas.
No mais, corre na boca pequena que, dia 28/4, quem estará por aqui será o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que está em plena campanha Brasil afora, para a presidência do PT e falando em todos os lugares sobre o PED. O PED (Processo de Eleição Direta) é um instrumento da democracia interna do PT (Partido dos Trabalhadores, onde filiados e filiadas vão as urnas para renovar as direções em todas as instâncias partidárias: municipais, regionais, estaduais e nacional. A intenção principal é a de aprofundar a democracia e os debates em prol de um partido mais plural, com representatividade de vários segmentos da sociedade e com diversidade.
Coisa de uma semana atrás, Edinho já viria, depois desconfirmou algo previamente anunciado e agora, remarcado, porém ainda não divulgado. Na verdade, será difícil unir novamente os descontentes com o ocorrido na cidade na última eleição, quando a direção estadual passou por cima da instância municipal e praticamente golpeou as intenções de candidatura própria. Pra Edinho fazer campanha aqui por Bauru precisará antes tentar conversar separadamente com os grupos, pois do contrário sua vinda será esvaziada e enfraquecida. Isso tudo precisa ser previamente costurado e depois, mesmo em cima da hora, marcar algo onde todos possam estar juntos com algo marcante pro Dia do Trabalhador.
OBS.: As fotos são da manifestação de 2018 na Praça Rui Barbosa, centro bauruense.
GREIFO É O CARA - PASSAR PELA USP PARA PRESENCIAR EXPOSIÇÃO DESTE GRANDE ARTISTA BAURUENSEOs grandes artistas do traço bauruense são todos muito bem conhecidos por todos os admiradores dessa arte. GREIFO um dos seus expoentes. O danado tem um baita currículo, pois já circulou por todos os cantos desta cidade. Seu traço é bem conhecido e está exposto em várias HQs e suas caricaturas deitam fama em eventos variados. O conheço de longa data. Foi um dos primeiros a colocar seu traço numa camiseta do bloco carnavalesco Bauru Sem Tomate é Mixto e assim por diante, está por todos lados e lugares.
Veio do Paraná, começou cedo por aqui, aprendeu o ofício com o mestre Aucione, caricaturista e chargista do Jornal da Cidade por décadas, por lá fez e aconteceu. Depois ganhou o mundo. Como todo artista, passou o diabo tentando se impor e mesmo assim, nunca parou de produzir. Incansável no que faz, sempre tem coisa nova dentro de suas pastas, debaixo de seus braços e batendo perna pela aí. O vejo sempre no ateliê do Leandro Gonçalez, ali na rua Bandeirantes, atrás dos Correios, ou seja, sempre nas paradas de sucesso. Uma caneta ou um lápis - não seria um pincel? - nas maõs e uma ideia na cabeça. E tudo o que sai dali é ouro.
Agora, um pouco de tudo o que já fez, ele conseguiu reunir numa bela exposição dentro do campus da USP - Universidade de São PAulo -, num dos mais belos locais para essa finalidade em Bauru e até o final deste mês, com possibilidade de dilatação do prazo, com visitação no horário comercial. Ali um pouco de tudo o que já fez e continua fazendo. Greifo é polivalente, bate em todas as posições, desenha muito e se esforça cada vez mais. Quem é do ramo e gosta um bocadinho que seja dessa arte proveniente de mãos hábeis, deve por lá passar e reverenciar este já mestre neste quesito.
Este é um artista que precisa e muito ser valorizado. Ficar escrevendo dele é chover no molhado. O bom mesmo é quando passando por ali na avenida Octavio Pinheiro Brisolla, parar e adentrar, ir conhecer ou rever o que está ali exposto. Greifo vale a pena. Seu trabalho é valoroso e representa e muito o esforço de nossos artistas do traço, os que decidiram viver de sua arte e para tanto, fazem misérias e mais um pouco. Vamos?
o inconcebível está em curso
ISSO É MAIS QUE ABSURDO - PUNIÇÃO EXEMPLAR PARA QUEM PROPAGA ATOS NAZISTAS E REVERENCIANDO A KLU KLUX KLANEis o link para o vídeo gravado pelos próprios policiais: https://www.instagram.com/reel/DIgqZPWgjS3/Tem algo de muito estranho ocorrendo dentro de instituições, ditas, vistas e pagas para nos proteger. Eu, na qualidade de professor de História, abomino o nazismo em qualquer instância e temos leis suficientes para, não só enquadrar, como enjaular quem defenda abertamente essa aberração, que assassina cruelmente opositores e prega um regime de governo despótico, mais do que autoritário, diria mesmo, criminoso. Agora, como o Brasil de hoje anda com suas instituições, principalmente as constituídas e atuando em estados da federação comandadas por políticos de ultradireita, com tudo de pernas para o ar, não só a licenciosidade, mas como a perversão predomina. O que está sendo divulgado neste momento, como ocorrido por agentes públicos do BAEP, portanto da Polícia Militar do Estado de São Paulo é abrerrante, abominante e criminoso. Não merece só punição exemplar, como expulsão da corporação. Quando vejo algo assim ocorrendo de forma aberta, com vídeo circulando pela aí, o sentido de impunidade está mais do que aflorado. Portanto, quando alguém vem me dizer que se joga pesado demais contra o estado atual de atuação da Polícia Militar, eis um comprovado exemplo de que, na verdade, ela está num caminho meio que sem volta de perdição. Algo precisa ser feito para conter essa abominação. Não sou bocó de mola e sei que, se ela, a PM age assim, descardamente é por incentivo de alguém superior lhe dando guarida e sustentação. No caso, creio que, em primeiro lugar, depois desse vídeo estar circulando, deveriam procurar o governador Tarcísio de Freitas e perguntar o que acha do ocorrido e quais providências tomará - ou já tomou a respeito. Dependendo da resposta, a certeza de que, Tarcísio é muito pior do que o antigo mentor, o hoje encralacrado Seu jair. Se nenhuma punição ocorrer, daí sim, a nossa PM está fadada a não ter mais conserto. Algo como o visto por este visto, deveria ser repudiado em todos os meios de comunicação deste país e mundiais. Quando isso também não acontece, muitas de nossas instituições já estão contaminadas e assim sendo, creio que, se passarem o pano para isso, já devo começar a procurar um lugar para me esconder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário