sábado, 18 de dezembro de 2010

ALGO DA INTERNET (39)

"ORA PRO NOBIS", UMA PLANTA QUE ME FOI APRESENTADA POR JOÃO ALCARÁ
Conheci João Alcará esse ano. O matuto é bauruense, mas caiu no mundo e depois de uns trinta anos resolveu aportar novamente em sua terra natal (já está arrependido). Vendeu um apê em Sampa e comprou uma casa aqui no começo do ano. Fez a vida com várias atividades, dentre elas a de fotógrafo. Especializou-se em fotos do cerrado e numas molduras de material de demolição, trabalho muito lindo. Um cara quieto, mas muito boa praça. Caladão, desses que alguns suspeitam, mas nos demos muito bem. Hoje, está prestes a bater as asas novamente. Vendeu a casa que havia comprado aqui e está louco por adquirir uma chácara nas imediações da grande Curitiba. Vai tão logo concretize o negócio. Cansou de dar murro em ponta de faca por aqui. Percebeu que as coisas interioranas são meio que empacadas, andam meio que só sob o efeito de empurrões e não gosta disso. Vai viver em outros ares, no que faz muito bem. Nessa foto que publico dele, gostei tanto da estampa da camiseta, que fui achá-la na internet (olha ela aqui do lado).

E do jeito que veio irá. Antes disso conto aqui uma história dele. Viajamos juntos para algumas cidades, eu vendendo minhas chancelas, ele uns descolados chaveiros feitos em Curitiba. E antes de uma dessas viagens fui conhecer sua casa. O cara tem um belo jardim e uma horta nos fundos da casa. Lá me apresentou a uma planta que gostei muito (foi amor à primeira vista). Nunca tinha ouvido falar dela (olha minha ignorânica). É a tal do ORA PRO NOBIS. Vi aquilo no seu jardim (ou seria horta?) e ele me disse se não queria levar um pouco para minha casa e experimentar. Ensinou a fazer refogado. Veio até aqui e mostrou como se faz para a Cida, a dona do fogão aqui em casa. Ela fez, ninguém achou lá uma grandiosidade, mas nas pesquisas feitas, algo grandioso. A planta é valiosa, tem proteínas mil e mais que isso, tem história. Uma linda história. Algo dela a seguir: http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A03orapronobis.htm

Ele mesmo me contou que nos primordios do Brasil, os padres a plantavam e não deixavam ninguém colher. Os matutos mineiros, espertos como nunca, esperavam os religiosos irem orar, naqueles demorados cultos e nesse momento colhiam as plantas. Daí o nome da mesma. Gostei muito (adoro esses passa-moleques em padres) e li mais no: http://www.ritapolis.com/?p=2171 . O fato é que João já trouxe três remessas de Ora pro Nobis aqui em casa e acho que vou plantar umas mudas aqui em frente, num terreno público (sei lá quem é o dono), onde de vez em quando montam circos e parques. Virei fã da folhagem. Nas fotos a seguir o resultado da panelada feita pela competente Cida e provado por todos, desde pais, namorada, filho, irmãos, genros, noras, vizinhos e até um pedinte no final da tarde. Deu para todo mundo dar sua lambiscada, como se diz nos meios mais acaipirados desse nosso pedaço. Aqui mais um bocadinho dessa saborosa história: http://www.melissotroficas.com.br/orapronobis/ora_06.asp . Quem souber mais da tal planta que me conte aqui e agora ou cale-se para sempre.

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa estampa é do album do Velvet Underground & Nico(saudades desta bela cantora)de 1967 produzida pelo saudoso e sensacional Andy Warhol.
Velvet, Lou Reed, Nico, Andy, todos maravilhosos e grande cultura musical.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rita disse...

essa ovelha negra é meu irmão,ele tem incriveis histórias dessas andanças pelo mundo,aprendi muito com ele hoje sou apaixonada por cactos e tenho uma hortinha em uma bacia,apesar de nossas diferenças eu o admiro muito.