quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

UM COMENTÁRIO QUALQUER (76)

DUAS OCORRÊNCIAS BEM DEZEMBRINAS, COM INCORPORADO ESPÍRITO NATALINO
Na primeira não resisti e na última sexta, 03/12, levo meu pai para rever um passeio de trem. Ciente de que a composição da Maria Fumaça iria se movimentar das oficinas da NOB para a estação central, num percurso de pouco mais de 600 metros, tudo para que nela chegasse o personagem do Papai Noel, no ato simbólico de abertura do comércio noturno em Bauru, consigo algumas vagas e vou junto dele e de pessoas queridas, reviver algo de que sempre gostei muito. Nesses momentos volto a ser criança. O vereador Mariano continua apregoando que está fazendo de tudo para que o trem turístico volte a funcionar (toc toc toc). Novamente ouço isso dele no tal passeio, do qual o prefeito Rodrigo Agostinho também participou. Chegamos na estação lotada de gente, principalmente crianças e constato novamente o carinho que todos possuem pelo apito férreo. Alex Gimenez, Luiz e Jesus, o trio de abnegados funcionários do Ferrovia para Todos são de uma atenção de dar gosto. Desdobram-se para atender a todos. Com um pouco mais de vontade política nosso trem voltaria, só aqui em trecho urbano ou num percurso regional. Já do Papai Noel pouco posso dizer, ele chegou na estação, subiu num automóvel antigo, acompanhado de um banda e sumiu nos rumos da Batista de Carvalho, incendiando o comércio noturno. Não me interesso por suas atividades, mas sim, pelo que os humanos possam fazer para nos devolver um enfumaçado trem nos trilhos bauruenses. Bauru tem tudo para ingressar de vez no Clube dos Passeios Turísticos Ferroviários no Brasil, mas... Por que não um grupo, com dedicação exclusiva para tratar desse tema? Agilizar é preciso.

No sábado, 04/12, leio nos jornais que um grupo organizado iria enfeitar o viaduto inacabado de Bauru, clamando por providências para seu término. Mais que isso, um grupo de moradores da zona rural iria protestar pela falta de água e luz em suas moradias. Solidarizo-me com ambas as causas e especulo de participar do ato. Entendo que o viaduto precise mesmo ser entregue ao uso, assim como olvidar esforços para entender os motivos pelos quais aquela parcela da população não receba o mínimo, água e luz. Passo por perto e ouço um caminhão de som com o sindicalista Marcos ao microfone apregoando culpas ao Governo Federal. Nem desço do carro. Não me junto a isso. Espero tudo acabar e vou tirar algumas fotos dos moradores em seus meios de locomoção, carroças e das faixas espalhadas pelo viaduto, que disseram estar agora enfeitado para o Natal que se aproxima. Já participei de muitas manifestações ao longo de minha vida, mas não costumo mais entrar em barca furada (“entrei de gaiato no navio, entrei, entrei pelo cano”, diz a música como se fosse uma lição de vida). O Sindicato dos Bancários e o tal do grupo Resgate Bauru (quem são e o que querem, quais seus interesses?), organizadores do evento, ajudariam muito mais se denunciassem os verdadeiros motivos de ambas as situações estarem a ocorrer. Gritar palavras fortes ao vento só desgastam o gogó. Se assim quiserem proceder, que façam diante de quem de fato possa resolver alguma coisa e parem de culpar sempre o Governo Federal. Vi a imprensa divulgar o ato no dia seguinte e na seqüência mais nada, como se nada tivesse ocorrido. E assim não se resolve nem uma coisa nem outra. O que fizeram já é “página virada, descartada no meu folhetim”, como na famosa letra musical.

ATÉ AS PEDRAS DO REINO MINERAL SABEM DISSO...
Nos jornais de hoje uma frase da vice-prefeita de Bauru para o prefeito Rodrigo: "Nós estamos em um barco. O capitão é você, mas não vamos aceitar navegar sem o mapa". Que bonitinho, hem! Reclama, mas não abandona o barco, pelo menos nesse momento e o fará, com toda certeza e pompa quando se aproximar as próximas eleições municipais, pois almeja o cargo deste. Disso todos sabem e não é necessário ser bidu para saber o que acontecerá no futuro.

7 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE

Adoro suas provocações para com a vice-prefeita. Pura cara de pau, não? Se faz de santa, quando todos sabem que já é candidatíssima dela mesmo para eleição de prefeito daqui há dois anos. Bato na madeira só de pensar.

E esse trenzinho que não volta nem com reza braba. Galho de arruda nele, sal grosso e benzedeira de comprovada e reconhecida competência.

O pessoal do Resgate Bauru são todos bem intencionados viu, Henrique. Vou ver a relação do nome deles e te passo em breve. Quanto mais pessoas com outros olhares, direcionamentos, melhor para eles, pois não se deixam levar só por uma vertente.

Aurora

Anônimo disse...

Ia responder algo ao Henrique, mas o faço para a Aurora.

Grupos como esse, Resgate não sei do que, Salve Bauru, Tudo por Bauru, são lindos no começo e depois seus membros todos saem como candidatos a vereador. Trampolim. Observe se isso não irá acontecer. Não suporto o termo "Forças Vivas de Bauru", pois isso representa os interesses de quem tem dinheiro, dos graúdos da cidade e não do povão, do zé povinho.

Acompanho isso com todo denodo e atenção. Faça o mesmo.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Entre comitivas de barbudos, fico com os da entrada triunfal de Havana em 59, esses sim trouxeram presentes para os trabalhadores.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Quem não se lembra do Grupo PRÓ BAURU, do Reinaldo Cafeo, que na verdade não defendia Bauru e sim, o interesse dos empresários de Bauru. É disso que devemos tomar cuidado, para não comer gato por lebre.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Olá amigos,

Encaminho a todos matéria publicada no site da 94fm sobre movimento que FOI feito em prol do viaduto incabado. Vejam como essa obra é importante para a cidade. A sociedade está começando a se organizar para reinvindicar soluções. Afinal os moradores dos bairros envolvidos sabem da necessidade de terminarem o viaduto.

Abraço a todos.

Ludmilla

www.94fm.com.br
Bauru
Movimento realizará protesto decorando viaduto inacabado
quarta-feira, 24 de novembro de 2010 15:39
Tamanho da Letra: A A ARedação

Crédito/Arquivo 94FM

Viaduto inacabado de Bauru




O Movimento “Resgate de Bauru”, formado por bauruenses que lutam por melhorias na cidade, vai realizar um ato de protesto, decorando o viaduto inacabado , que interligaria a região central, com o Jardim Bela Vista e Vila Falcão. O ato público está marcado para o dia 4 de dezembro, sábado, às 16h.

Um dos idealizadores do movimento, Carlos Alexandre de Carvalho deixa claro que o ato não tem conotação político-partidária. Ele explica que o objetivo é cobrar das autoridades um posicionamento diante do problema que já se arrasta há mais de dez anos.

“A decoração será o primeiro protesto de uma série que toda a comunidade bauruense por participar. Para demonstrar para as autoridades que nós sabemos da necessidade [de ter um viaduto] e nós queremos mudança.”

De acordo com os organizadores, toda a população está convidada a participar do protesto, levando enfeites natalinos, faixas, buzinas, nariz de palhaço, entre outros objetos que sirvam para demonstrar a indignação dos bauruenses diante do viaduto inacabado.

Anônimo disse...

O trenzinho de Bauru fez fiu-fiu e foi-se... para não sei lá quando voltar.

André Ramos

Anônimo disse...

PREZADO AMIGO HENRIQUE: INFELIZMENTE NÃO FUI AO VIADUTO E NAO POSSO JULGAR O QUE VC OUVIU LÁ. ENTRETANTO ADMIRO GENTE QUE TEM A CORAGEM DE ROMPER A MAIOR FORÇA DO UNIVERSO: A FORÇA DA INÉRCIA!SE TIVERMOS QUE NOMEAR OS CULPADOS DESDE O INICIO DE SUA CONSTRUÇÃO DARÁ UM LIVRO, POR USURA,VEZURA E OMISSÃO.ENTÃO, QUE VIVA ESTE GRUPO.ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGO E NÃO É SÓ PELO VIADUTO, NÃO. TEM OUTRAS COISAS SENDO DESCONSTRUÍDAS (POR AÇÕES E OMISSÃO DO PODER PÚBLICO E DAQUELES QUE DEVERIAM FISCALIZÁ-LO)
COMO O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE, QUE ESTÁ DEIXANDO DE SER PÚBLICO SEM QUE PERCEBAMOS...HÁ SIM QUE SE RESGATAR BAURU!TAMBÉM QUERO SABER QUEM SÃO AS PESSOAS QUE COMPOEM O GRUPO E QUAIS SUAS INTENÇÕES, MAS SOU DAQUELAS QUE ACHAM QUE TODO MUNDO É INOCENTE ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO.UM ABRAÇO. ROSE BARRENHA